sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Claquete 13 de novembro de 2009


Newton Ramalho - colunaclaquete@gmail.com


O que está em cartaz

O fim do mundo começa hoje, sexta-feira, 13 - pelo menos, nos cinemas. É a esperada estréia de “2012”, mais uma apocalíptica obra do diretor Roland Emmerich. Estreiam, também, “Hotel Atlântico”, com Mariana Ximenes, o drama “Sinédoque, Nova York”, na Sessão Cult do Cinemark, e o documentário “Cantoras do Rádio”, no Projeto Moviecom Arte. Continuam em cartaz o thriller “Código de Conduta” (vejam em Filme da Semana), com Gerard Butler e Jamie Foxx, o terror “Jogos Mortais VI”, a animação “Os Fantasmas de Scrooge”, o nacional “Besouro”, e o documentário “Michael Jackson's This Is It”. Nas programações exclusivas, o Cinemark exibe o drama “Uma Prova de Amor” e a animação “Tá Chovendo Hambúrguer”, enquanto o Moviecom mantém o documentário “Boca a Boca”.


Estréia 1: “2012”


Em 2008, o presidente americano (Danny Glover) convoca uma reunião de emergência com as principais potências para conversar sobre um grande perigo para a humanidade. Os anos passam e, com a proximidade de 2012, as autoridades decidem que não é mais possível conter o perigo eminente que pode significar o fim do mundo. Com isso, colocam em prática o plano iniciado anos atrás, sob o comando dos cientistas Adrian Helmsley (Chiwetel Ejiofor) e Carl Anheuser (Oliver Platt). Enquanto isso, o escritor Jackson Curtis (John Cusack) leva sua vida de marido separado, pai de dois filhos, como motorista de limusine e tendo que aturar as reclamações da ex-mulher (Amanda Peet). Ao levar os filhos para passear, ele descobre os primeiros sintomas da destruição do planeta. A direção é de Roland Emmerich. “2012” estreia nesta sexta-feira, nas Salas 4 (dublado) e 6 (legendado) do Moviecom e nas Salas 2 e 7 do Cinemark. Classificação indicativa 14 anos.


Estréia 2: “Hotel Atlântico”



Um ator desempregado embarca numa viagem sem destino, um voo cego sem instrumentos. Durante a jornada, se depara com situações absurdas, contraditórias e inesperadas, sem relações de causa e efeito. Encontra pessoas bizarras, amores suspeitos e quase a morte. Sempre no fio da navalha, “Hotel Atlântico” faz da realidade uma farsa e apresenta o absurdo da vida, onde os eventos ocorrem inesperados, muitas vezes sem explicações lógicas. A direção é de Suzana Amaral. “Hotel Atlântico” estreia nesta sexta-feira, na Sala 3 do Moviecom. Classificação indicativa 14 anos.

Projeto Moviecom Arte: “Cantoras do Rádio”

O documentário “Cantoras do Rádio” resgata passagens da Era de Ouro do rádio brasileiro, entre 1930 e 1950, período no qual o rádio se consolidou como o veículo absoluto de comunicação de massas no Brasil. O fio condutor do filme é o show “Estão Voltando as Flores”, com direção e roteiro do pesquisador Ricardo Cravo Albin, no qual se apresentaram quatro expoentes da época: Carmélia Alves, Carminha Mascarenhas, Violeta Cavalcanti e Ellen de Lima. A direção é de Gil Baroni e Marcos Avellar. “Cantoras do Radio” estreia nesta sexta-feira, na Sala 3 do Moviecom, na sessão de 17h20. Classificação indicativa 12 anos.

Sessão Cult: “Sinédoque, Nova York”

Caden Cotard (Philip Seymour Hoffman) é um diretor de teatro que está preparando uma nova peça, ao mesmo tempo em que enfrenta problemas pessoais. Sua esposa, Adele Lack (Catherine Keener), resolveu deixá-lo para morar em Berlim, levando consigo a filha Olive (Sadie Goldstein). Madeleine Gravis (Hope Davis), sua terapeuta, aparenta estar mais interessada em divulgar seu best seller do que em ajudá-lo. Preocupado com a vida e seu estado de saúde, cada vez mais debilitado, Caden decide reunir um grupo de atores em um armazém de Nova York. Lá ele pode enfim dar vazão à sua criatividade, buscando uma peça que seja cada vez mais um paralelo de sua própria vida. A direção é de Charlie Kaufman. A partir desta sexta-feira, na Sala 1 do Cinemark, na sessão de 14h. Classificação indicativa 18 anos.






Confira na TV

“Exorcista: O Início”, no SBT

Um ex-padre, perito em ícones religiosos, é contratado por um colecionador particular para participar das escavações arqueológicas de uma igreja no leste africano, onde ocorrem fatos aterrorizantes. Sexta-feira, às 22h15.

“Mais Velozes e Mais Furiosos”, na Record

Após deixar a polícia, Brian O'Conner (Paul Walker) é forçado a participar de uma nova missão: se infiltrar no crime organizado de Miami, com a ajuda de seu ex-colega Roman Pearce (Tyrese) e da agente secreta Monica Clemente (Eva Mendes). Sábado, às 20h15.

“Reencarnação”, no SBT

Às vésperas de se casar novamente, uma viúva é surpreendida por um garoto desconhecido, que se anuncia como a reencarnação do falecido marido. Com Nicole Kidman e Lauren Bacall. Sábado, às 22h15.


“O Sacrifício”, na Globo

Um policial recebe o pedido de ajuda de uma ex-namorada para encontrar a filha desaparecida. Mas, logo ele se vê envolvido em estranhos e grotescos rituais. Com Nicolas Cage e Ellen Burstyn. Sábado, às 22h10.

“O Colar Mágico”, na Band

O aparelho erótico do Dr Fez é roubado por duas mulheres que estão em busca de um colar que também tem poderes sexuais fabulosos. Sábado, às 0h45.


“King Kong”, na Record

Um inescrupuloso diretor (Jack Black) convida uma atriz desempregada (Naomi Watts) e um roteirista (Adrien Brody) para fazer um filme e se envolvem com um gorila gigante. Domingo, às 10h.


“Notas Sobre um Escândalo”, na Globo

Uma professora rígida e controladora faz amizade com a jovem professora de artes, mas, o envolvimento desta com um aluno precipita uma série de acontecimentos. Com Judi Dench e Cate Blanchett. Domingo, às 0h35.



“O Garoto e Eu”, na Band

Um ator em decadência aproveita a chance da continuação do filme que o lançou para levar vantagem em cima de um jovem estreante. Domingo, à meia-noite.





Lançamentos em DVD


"Quem Quer Ser um Milionário?", em DVD


Jamal Malik (Dev Patel) tem 18 anos, vem de uma família das favelas de Mumbai, Índia, e está prestes a experimentar um dos dias mais importantes de sua vida. Visto pela TV por toda a população, Jamal está a apenas uma pergunta de conquistar o prêmio de 20 milhões de rúpias na versão indiana do programa Who Wants To Be A Millionaire?. No entanto, no auge do programa, a polícia prende o jovem Jamal por suspeita de trapaça. A questão que paira no ar é: como um rapaz das ruas pode ter tantos conhecimentos? Melhor filme nas três maiores premiações do cinema: Oscar, Globo de Ouro e Bafta. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1.



“Vítimas da Guerra”, em DVD



No Caótico pós-guerra, um grupo de alemães prisioneiros de guerra é enviado, acidentalmente, para um campo de concentração soviético para mulheres. Enquanto os guardas interrogam os oficiais da SS, eles fazem um amargo jogo de gato e rato com os prisioneiros. Ambos os grupos, aos poucos, percebem que a situação não é a que eles pensam; preconceitos algumas vezes são armas injustas; e o amor poder ser encontrado até mesmo nos lugares mais inóspitos. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1.

“Vagas Estrelas da Ursa”, em DVD

“Vagas Estrelas da Ursa”, uma das obras-primas do mestre Luchino Visconti, foi ganhador do Leão de Ouro no Festival de Cinema de Veneza, com Claudia Cardinale no auge de sua beleza. Baseando-se nos versos iniciais de um poema de Giacomo Leopardi, Visconti atualiza a tragédia grega Electra, ao nos contar a história de Sandra que, acompanhada do marido Andrew, retorna a Volterra, cidade onde nasceu e passou a infância, para participar de uma homenagem ao falecido pai. Lá, Andrew conhece Gianni, irmão de Sandra, e descobre que os dois compartilham um terrível segredo. O disco traz o filme com formato de tela standard e áudio em Dolby Digital 2.0.

.
“Diplomata: Ameaça Internacional”, em DVD


Quando uma grande quantidade de droga é descoberta em um contêiner pertencente ao diplomata britânico Lan Porter (Dougray Scott), ele sofre um atentado. A Scotland Yard começa investigar o caso e a comandante Julia Hales descobre durante um interrogatório que Porter tornou-se íntimo de Serge Krousov, um poderoso traficante. Um novo atentado e um míssil russo desaparecido irão fazer a situação ficar ainda mais caótica. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital.






Eventos


CINESESC

A programação do CineSesc em Natal continua, no próximo dia 16, com a exibição do documentário “Santiago”, do diretor João Moreira Sales. No dia 18, quarta-feira, será a vez do filme “Corisco & Dadá”, do diretor Rosemberg Cariry. Na sexta-feira, dia 20, a música entra em cena, com o Projeto Janela Aberta apresentando a cantora Lene Macedo ao lado de Jô Fernandes no violão. As exibições acontecem em sessões únicas, às 12h, no SESC Restaurante, na Avenida Rio Branco, 375, Cidade Alta.

FestNatal

Na próxima quinta-feira, dia 19, começa a Seleção Oficial do FestNatal 2009, indo até o dia 25. Além da Seleção Oficial, um evento paralelo, o Festival da Criança, acontece nos dias 23, 24 e 25, presenteando o público infantil com duas sessões diárias. A premiação de todas as etapas do FestNatal acontece no dia 26, com a cerimônia de encerramento. Todas as exibições serão na rede Moviecom.

Adeus a Anselmo Duarte


No sábado passado, dia 07, o Brasil perdeu um de seus maiores expoentes do cinema, o ator, roteirista e diretor Anselmo Duarte. Anselmo, que atuou como galã em muitos filmes, escreveu e dirigiu “O Pagador de Promessas”, baseado na peça de Dias Gomes. O filme foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, e ganhou a Palma de Ouro em Cannes, feito nunca mais alcançado por outro filme brasileiro. O filme, atualíssimo até hoje, foi e continua sendo solenemente desprezado pelos intelectuais, por ser considerado uma obra “comercial”.







Filme da Semana: “Código de Conduta”

No sábado passado, na aula de francês que freqüento, fizemos um debate, como exercício, tendo como tema a pena de morte. Depois de muita discussão, a conclusão que chegamos é que tudo depende de como as leis são aplicadas, o que nem sempre é feito da maneira mais correta. Nesta mesma noite, assisti ao filme “Código de Conduta”, onde esse tema é amplamente explorado.

O filme inicia com uma cena brutal, quando a casa de Clyde Shelton (Gerard Butler) é invadida por dois homens, que o deixam mortalmente ferido, abusam de sua mulher e a matam, assim como sua filha de oito anos.

Clyde sobrevive ao ataque, e, um ano depois, ele se encontra com Nick Rice (Jamie Foxx), o promotor encarregado do caso. Clyde fica revoltado quando descobre que o promotor fizera um acordo com um dos assassinos, Clarence Darby (Christian Stolte), exatamente o mais violento, que se dispunha a confessar o crime e acusar o outro, em troca da redução da pena. A alegação do promotor era de que “era melhor ter alguma condenação, do que condenação alguma”.

Dez anos se passam, e vamos encontrar Nick muito bem de vida, pai de uma talentosa menina, à qual não dedica muita atenção, em função do seu trabalho. Nesse dia será executado Rupert Ames (Josh Stewart) um dos assassinos da família de Clyde Shelton, após os julgamentos de todos os recursos possíveis. O que era para ser uma execução rotineira vira uma aterrorizante morte, na frente das testemunhas. Chocado, Nick e os policiais procuram explicações, e descobrem que um dos produtos que seria utilizado na execução fora trocado.

As atenções se voltam para Darby, que conseguira uma pena mais branda com sua delação falsa, e que saíra da prisão recentemente. Darby foge do cerco policial, graças à ajuda de um benfeitor desconhecido, que lhe transmite instruções pelo celular. Logo, Darby descobre que caíra em uma armadilha planejada por Clyde, que reservava uma longa e dolorosa morte.

Quando o corpo de Darby é descoberto, Clyde é imediatamente preso, mesmo sem provas definitivas de sua culpa. Nick, ainda em seu papel de promotor eficiente, consegue, em poucos minutos, o que seria uma confissão da culpa. Mas, logo Nick percebe que não está lidando com uma pessoa comum, mas, com uma inteligência fora do normal, e que manipula tudo ao seu redor, sem deixar perceber quais são as suas reais intenções.

O filme prossegue, em um crescente de violência que sugere as histórias rotineiras de vingança. Mas, o que está por trás é muito mais do que aparenta, pois, como diz o personagem de Butler, “se ele quisesse simplesmente vingança, ele teria dez anos para isso”. Suas ações, na verdade, são um doloroso protesto contra um sistema de justiça viciado e incompetente, onde as vítimas são esquecidas e os criminosos premiados.

Como no debate da minha aula de francês, o filme leva o espectador na dúvida de quais são as intenções do personagem principal. Embora tenhamos debatido a questão da pena de morte como castigo, sentimento de vingança para a família da vítima, e outros tantos aspectos, a conclusão que se chega é a de impotência perante um sistema onde um criminoso tem todos os direitos preservados, os mesmos direitos que ele negou à sua vítima.

Se a realidade mostrada no filme é muito diferente da nossa, dificilmente o serão a dor da perda de um ente querido, o desânimo perante a inoperância de um sistema judiciário cuja ineficiência só beneficia o criminoso, e a revolta diante do descaso do poder em relação à verdadeira vítima de um crime.

Nenhum comentário: