Newton Ramalho - colunaclaquete@gmail.com
O que está em cartaz
Neste final de semana, teremos as seguintes estréias: o polêmico “Ensaio Sobre a Cegueira”, do diretor Fernando Meirelles, a comédia romântica “Amigos, Amigos, Mulheres à Parte”, o suspense “Espelhos do Medo”, a ação “Corrida Mortal” (só no Moviecom), a animação “Branca de Neve – Depois do Casamento”, na Sessão Cult do Cinemark e o drama “Paranóia Americana”, no Projeto Moviecom Arte. Continua em cartaz o policial “As Duas Faces da Lei”, a comédia nacional “A Guerra dos Rocha”, o drama “Noites de Tormenta”, as comédias “Super-Heróis: A Liga da Injustiça” e “A Casa da Mãe Joana” e a animação “Os Mosconautas no Mundo da Lua”. Nas programações exclusivas, o Cinemark exibe a cinebiografia “Bezerra de Menezes – O Diário de um Espírito”, enquanto o Moviecom mantém em cartaz o policial “Busca Implacável”, “Kung Fu Panda” e o nacional “Era Uma Vez...”.
Estréia 1: “Ensaio Sobre a Cegueira”
O filme, baseado na obra de José Saramago, conta a hist

Estréia 2: “Amigos, Amigos, Mulheres à Parte”
Tank (Dane Cook) é um grande sem

Estréia 3: “Espelhos do Medo”
Um atormentado ex-policial (Kiefer Sutherland) foi susp

Estréia 4: “Corrida Mortal”

No ano de 2020, Jensen Ames (Jason Statham), um prisioneiro condenado e prestes a ser libertado, é forçado pela diretora de uma notória penitenciária (Joan Allen) a competir no esporte mais popular da época: uma corrida de carros na qual internos devem matar uns aos outros pela vitória. Refilmagem do cult “Death Race 2000”, de 1975, estrelado por David Carradine. A direção é de Paul W. S. Anderson. “Corrida Mortal” estréia nesta sexta-feira, no Cine 1 do Moviecom. Classificação indicativa 16 anos.
Sessão Cult: “Branca de Neve – Depois do Casamento”

“Branca de Neve – Depois do Casamento” é uma pretensa seqüência de Branca de Neve e os Sete Anões, imaginando que as coisas talvez não tenham corrido tão bem depois do casamento da alva personagem com seu Príncipe Encantado. Observe-se que não é um filme infantil, mas, uma paródia em animação. A direção é de Picha. A partir desta sexta-feira, na Sala 1 do Cinemark, na sessão de 15h10. Classificação indicativa 14 anos.
Projeto Moviecom Arte: “Paranóia Americana”
Após perder o emprego, Ter

Confira na TV
“Exorcista – O Início”, no SBT
Após ter perdido a fé e abandonado o sacerdócio, o padre Merrin se defronta, pela primeira vez, com o demônio Pazuzu. Sexta-feira, às 23h.
“Alguém Tem Que Ceder”, no SBT
Após sofrer uma parada cardíaca, um executivo se apaixona pela mãe de sua atual namorada. Com Jack Nicholson, Diane Keaton e Keanu Reeves. Sábado, às 23h.
“Kill Bill – Volume 2”, na Globo
A Noiva segue adiante com sua vingança, partindo em busca de Budd, Elle Driver e, principalmente, Bill. Dirigido por Quentin Tarantino e com Uma Thurman, David Carradine, Lucy Liu, Daryl Hannah e Michael Madsen. Sábado, às 23h25.
“Erotismo Virtual”, na Band
Suspeitando de assassinato, uma policial entra em um clube de erotismo virtual. Sábado, às 2h.
“O Terno de 2 Bilhões de Dólares”, na Globo
Após seu patrão sofrer um acidente que o hospitaliza, um chofer veste seu paletó sem saber que ele dá superpoderes a quem o vestir. Com Jackie Chan e Jennifer Love Hewitt. Domingo, às 13h20.
“Soldado Universal”, na Record
Exército americano ressuscita soldados mortos em combate e os transforma em ciborgues indestrutíveis. Com Jean-Claude Van Damme e Dolph Lundgren. Domingo, às 22h.
“Pterodactyl - A Ameaça Jurássica”, no SBT
Quando um vulcão entra em erupção, gigantescos e famintos Pterodáctilos da era jurássica entram em ação de forma violenta. Após o Domingo Legal.
“Fim dos Dias”, na Globo
Arnold Schwarzenegger é um amargurado guarda-costas que precisa proteger uma jovem, que é o alvo do demônio em pessoa para ser a mãe de seu filho. Com Gabriel Byrne e Kevin Pollak. Domingo, às 23h55.
“Acerto Final”, na Band
Após perder sua filha em um acidente de carro, um homem espera seis anos até que o responsável, saia da prisão. Ao final da pena, ele avisa o outro que tem uma semana de vida. Domingo, à 1h.
“Vôo Noturno”, na Globo
Uma jovem que tem medo de voar precisa seguir os planos do homem que está na poltrona ao seu lado, que ameaça matar o pai dela caso não receba sua ajuda para matar um político que estará hospedado no hotel em que ela trabalha. Segunda-feira, às 22h10.
Lançamentos em DVD
“O Melhor Amigo da Noiva”, em DVD

O quarentão Tom (Patrick Dempsey) sabe que sempre que pode contar com Hannah (Michelle Monaghan), sua melhor amiga. Quando Hannah viaja para a Escócia, Tom descobre-se apaixonado por ela. Decidido a pedi-la em casamento assim que retorne de viagem, Tom é surpreendido ao saber que ela voltou noiva de um belo e rico escocês. Seu objetivo agora é impedir que o casamento de Hannah aconteça e tentar conquistá-la de uma vez por todas. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 5.1.
“Guru do Amor”, em DVD

Disputando o título de melhor guru de auto-ajuda do mundo, Pitka (Mike Myers) tem que ajudar um astro jogador de hóquei a reconquistar sua esposa, que está com o atleta rival Jacques "Le Coq" Grande (Justin Timberlake), além de ganhar a Copa Stanley. Será que a cômica intervenção kármica de Pitka vai ser suficiente para transformar esse time perdedor em campeão? O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 5.1, e, como extras, Mike Meyers e "Guru do Amor", Um Elefante e Tando, Treinamento de hóquei para atores, Cenas Inéditas e originais, Erros de Gravação, Na cabine com Trent e Jay e Outras Tomadas.
“Querelle”, em DVD

Na cidade portuária de Brest, nada é o que parece ser. Neste cenário de sonho, Querelle (Brad Davis), um marinheiro amoral que desperta sentimentos de amor e morte em homens e mulheres, planeja crimes e procura satisfazer os seus desejos. Baseado livremente em romance de Jean Genet, Querelle é uma obra transgressora, na qual o cineasta alemão Rainer Werner Fassbinder não faz concessões para transmitir sua visão de mundo ao espectador. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 2.0, e, como extras, Galeria de fotos e pôsteres e Vida e obra de Fassbinder.
“Beatles – Yellow Submarine”, em DVD

Em um tempo mágico, existia um distante paraíso chamado Pepperland - um lugar onde a felicidade e a música reinavam totalmente. Mas, tudo isso ficou ameaçado quando os terríveis Blue Meanies declararam guerra e enviaram um exército liderado pela ameaçadora Luva Voadora, para destruir tudo o que era bom. O jeito foi pedir a ajuda de John, Paul, George e Ringo, que, armados com pouco mais do que bom humor, canções e, é claro, seu Submarino Amarelo, o Quarteto Fabuloso enfrenta a fúria dos mares num esforço de derrotar as forças malignas. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 2.0, e, como extras, biografias, filmografias e Galeria de fotos e pôsteres.
Eventos
Anim!Arte
Estão abertas, até o dia 27 de outubro, as inscrições para o Festival Brasileiro Estudantil de Animação – Anim!Arte, que será realizado no Rio de Janeiro, de 5 a 14 de novembro. Voltado para o público estudantil, tem como objetivo incentivar a cultura e o crescimento profissional e artístico na área de animação no Brasil. Mais informações no site http://www.vouanimarte.com.br/.
“A Primeira Noite de Tranqüilidade” no Cine Vanguar

O Cineclube Natal, em parceria com o Teatro da Cultura Popular, apresentará o filme “A Primeira Noite de Tranqüilidade”, do diretor italiano Valério Zurlini. Rimini, início dos anos 70. Daniele Dominici é um angustiado professor de literatura que se envolve afetivamente com uma de suas alunas. Será que esse amor irá preencher o vazio existencial de sua vida? Considerada a melhor atuação de Alain Delon, o filme conta ainda com Renato Salvatori, Alida Valli e Giancarlo Giannini. A sessão começa às 17h e as entradas custam dois reais. O TCP fica na Rua Jundiaí, 641, Tirol.
Cine SESI exibe filmes em São Miguel do Gostoso
O Cine SESI Cultural continua sua programação pelo interior do Rio Grande do Norte. Neste final de semana, a cidade de São Miguel do Gostoso terá exibições na sexta, no sábado e no domingo, a partir das 18h30. A programação é: sexta – “Até o Sol Raiá” e “Tapete Vermelho”; sábado – “Câmera Viajante” e “O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias” e domingo – “Vida Maria” e “Ratatouille”, além da apresentação do Grupo de Chorinho do Solar Bela Vista - SESI. A exibição será na praia da Xêpa.
Petrobras lança Programa Petrobras Cultural
A Petrobras lançou na última terça-feira a edição 2008/2009 do Programa Petrobras Cultural (PPC), que engloba os editais de seleção pública para projetos de Audiovisual, Artes Cênicas, Música, Literatura e Cultura Digital. O PPC é o maior programa de patrocínio cultural já lançado no país e sua verba é a maior já destinada por qualquer empresa a um programa de cultura. Para esta primeira fase será destinada uma verba de R$ 42,3 milhões. Mais informações e editais no site http://www.petrobras.com.br/.
Treco-nologia
Simples e eficazes
Muitas vezes o consumidor gasta muito dinheiro com equipamentos caros e se decepciona com o resultado. Mas, pequenos ajustes podem melhorar muito o ambiente do home theater. Duas técnicas simples e eficazes: pintar a parede que fica atrás da TV de uma cor escura melhora muito a percepção visual. A parede clara reflete a luz e diminui o contraste, principalmente nas cenas mais escuras. Para evitar que o som ecoe de maneira desagradável, principalmente nas notas mais agudas, evite paredes nuas, grandes áreas de vidraças e pisos expostos. Para evitar a reverberação, faça uso de cortinas e tapetes, além de, obviamente, distribuir as caixas de forma equilibrada, respeitando a distancia entre elas e do ponto de vista do espectador.
Filme da Semana: “A Guerra dos Rocha”
Fazer comédia, ao contrário do que julga a maioria das pessoas, é coisa séria, e extremamente difícil de funcionar. Claro, há os que adoram as escatológicas comédias com Eddie Murphy e Jim Carrey, mas, não é esse tipo de trabalho que me refiro. A escolha do ator, um bom roteiro e uma edição rigorosa fazem a diferença entre um filme ser engraçado ou chato. “A Guerra dos Rocha”, embora não seja perfeito, é um exemplo de uma boa comédia nacional.
Os Rocha, outrora tradicional família de Santa Teresa, hoje vive em melancólica desintegração. O filho mais velho, Marcos Vinícius (Diogo Vilela) é um político corrupto, prestes a ser processado,

O filho do meio, César (Marcello Antony) é advogado, hipocondríaco e vive se queixando do excesso de trabalho, enquanto a mulher, Júlia (Giulia Gam) só se preocupa com a festa de debutante que insiste que a filha Bebel (Cecília Dassi) participe.
O caçula, Marcelo (Lúcio Mauro Filho), é músico, e vive grudado no violão, ignorando o choro do filho pequeno e a impaciência da mulher, Carol (Taís Araújo), que corre feito uma louca para administrar a casa, o filho e um patrão exigente.
Em meio a tudo isso está a matriarca da família, Dona Dina (Ary Fontoura), que vive em atrito com as noras, sendo rejeitada por todas, mesmo tendo cedido a própria casa para o filho César.
Quando os filhos decidem se reunir para resolver o que fazer com a mãe, descobrem que esta desaparecera por completo. Dina, na verdade, estava com Nonô (Nicete Bruno), sua grande amiga e avó de Bilinho (Felipe Dylon). O que era para ser uma conversa entre duas amigas virou um estranho seqüestro, quando dois fugitivos da polícia invadem a casa de Nonô.
Enquanto isso, o resto da família Ro

Na casa de Nonô, os bandidos compartilham uns estranhos bombons com as velhinhas e logo estão todos no maior barato. A poucos metros dali, a casa dos Rocha se abre para o velório de Dina, com direito a muitas amigas, músicas saudosas e muita briga entre os irmãos, divididos entre a morte da mãe e os próprios interesses.
Só quando eles forem confrontados pela realidade é que descobrirão qual é o tesouro mais valioso guardado por Dona Dina.
Além das tradicionais gags, presentes em todas comédias de costumes, “A Guerra dos Rocha” traz uma louvável e justa homenagem aos idosos, não só ao trazer o delicado tema da convivência da família com os parentes mais velhos, mas, também, da presença de inúmeros atores da velha guarda, que há muito não apareciam na TV ou no cinema.
Embora tenham surgido algumas críticas do porquê da escolha de Ary Fontoura para o papel de uma mulher, não resta dúvida sobre o brilhantismo do ator, um eterno coadjuvante, sempre lembrado pelo papel de coronel Formigão da novela “Saramandaya”. Ary, debaixo de uma penosa maquiagem, carrega o filme nas costas, com uma valiosa parceria de Nicete Bruno, outra atriz maravilhosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário