sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Claquete – 10 de outubro de 2008


Newton Ramalho - colunaclaquete@gmail.com

O que está em cartaz

Neste final de semana, as estréias são o policial “As Duas Faces da Lei”, com a inédita parceria de Al Pacino e Robert de Niro, a comédia nacional “A Guerra dos Rocha”, “Ainda Orangotangos”, na Sessão Cult do Cinemark, e “4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias”, no Projeto Moviecom Arte. Continuam em cartaz o drama “Noites de Tormenta”, o policial “Busca Implacável” (veja em Filmes da Semana), o suspense “Controle Absoluto”, a comédia “Super-Heróis: A Liga da Injustiça”, a animação “Os Mosconautas no Mundo da Lua” e o nacional “A Casa de Mãe Joana”. Nas programações exclusivas, o Cinemark exibe “Bezerra de Menezes – O Diário de um Espírito” e “Caçadores de Dragões”. Já o Moviecom mantém em cartaz “Os Desafinados”, “Era Uma Vez...”, “Zohan - Agente Bom de Corte” e “Kung Fu Panda”.

Estréia 1: “As Duas Faces da Lei”

Depois de 30 anos de serviço, dois veteranos da polícia de Nova York (Robert de Niro e Al Pacino) estão a caminho da aposentadoria. Antes de sair, eles são chamados para investigar o assassinato de um conhecido cafetão, ligado a um caso resolvido por eles anos atrás. Como no crime original, a vítima é um criminoso suspeito, cujo corpo é encontrado junto com um poema justificando o assassinato. Quando outros crimes acontecem, começa a ficar claro que os detetives estão às voltas com um serial killer, cuja missão é fazer o que os policiais não conseguiram - acabar com os culpados e limpar as ruas. As semelhanças entre as mortes recentes e seus casos anteriores trazem à tona uma desconfortável questão: será que eles colocaram o homem errado atrás das grades? A direção é de Russell Gewirtz, com John Leguizamo e Carla Gugino. “As Duas Faces da Lei” estréia nesta sexta-feira, no Cine 6 do Moviecom e na Sala 2 do Cinemark. Classificação indicativa 14 anos.

Estréia 2: “A Guerra dos Rocha”

O filme conta a história da simpática, mas, desastrada velhinha Dina Rocha (Ary Fontoura) e seus três filhos, Marcos Vinicius (Diogo Vilela), César (Marcello Antony) e Marcelo (Lúcio Mauro Filho), que vivem em pé de guerra sobre quem deve ficar com a mãe. Durante uma das muitas batalhas familiares, Dona Dina some e até os irmãos se darem conta para começar a procurar, parece que já é tarde demais. Recebem a trágica notícia no IML de que uma velhinha cuja descrição é de sua mãe foi atropelada por um ônibus. Enquanto os irmãos preparam o velório da mãe, mal sabiam eles que ela na verdade estava na casa ao lado com sua amiga Nonô, onde as duas foram seqüestradas por dois desastrados e divertidos aprendizes de ladrões. A direção é de Maria Carmem Barbosa. “A Guerra dos Rocha” estréia nesta sexta-feira, no Cine 1 do Moviecom e na Sala 7 do Cinemark. Classificação 12 anos.

Sessão Cult: “Ainda Orangotangos”

Porto Alegre, no dia mais quente do verão. Um casal de imigrantes chineses cruza a cidade em um vagão de metrô. Doentes e cansados, eles tentam ajudar um ao outro, ao mesmo tempo em que enfrentam a desconfiança dos demais passageiros e a incompreensão de sua língua. O chinês vagueia pelos corredores da estação de metrô e pelo mercado público da cidade, em busca de ajuda. É o início de uma série de situações-limite vividas por diversos habitantes da cidade. É o primeiro longa-metragem filmado em um único plano-seqüência no Brasil. A direção é de Gustavo Spolidoro. A partir desta sexta-feira, na Sala 3 do Cinemark, na sessão de 15h10. Classificação indicativa 16 anos.

Projeto Moviecom Arte: “4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias”

Em 1987, nos últimos dias do comunismo, Otilia (Anamaria Marinca) e Gabita (Laura Vasiliu) dividem um quarto num dormitório estudantil. Elas são colegas de classe na universidade de uma pequena cidade romena. Gabita está grávida e o aborto é ilegal no país. Otilia aluga um quarto num hotel barato. Lá elas recebem um certo Sr. Bebe (Vlad Ivanov), chamado para resolver a questão. Mas, ao saber que Gabita está com a gravidez mais adiantada do que havia informado, Sr. Bebe aumenta as exigências para o serviço. Ele cobra um preço que as duas não estão preparadas para pagar. Com a direção de Cristian Mungiu, o filme ganhou a Palma de Ouro do Festival de Cannes. A partir desta sexta-feira, na Sala 3 do Moviecom, na sessão de 16h55. Classificação indicativa 16 anos.





Confira na TV

“O Filho do Máskara”, no SBT

Um bebê encontra a Máscara de Loki, que permite que ele se transforme no que quiser. Só que precisa enfrentar o próprio Loki, que deseja o objeto de volta. Com Alan Cumming e Bob Hoskins. Sexta-feira, às 23h.

“Scooby-Doo 2: Monstros À Solta”, no SBT

Scooby-Doo e sua turma chegam a uma pequena cidade, onde um homem mascarado ameaça usar uma máquina criadora de monstros. Com Freddie Prinze Jr, Sarah Michelle Gellar, Matthew Lillard, Seth Green e Alicia Silverstone. Sábado, às 23h.

“A Mulher do Meu Irmão”, na Globo

Após dez anos de casamento, Zoe sente-se entediada com a vida monótona e sem surpresas, deixando-se seduzir pelo cunhado. Essa situação desencadeia uma série de eventos que levarão os personagens a um arriscado jogo de vinganças secretas e paixões. Sábado, às 23h25.

“Noites de Sexo”, na Band

Após o ex-policial Scott ter roubado um corpo uma série de assassinatos começam a ocorrer de uma maneira misteriosa e até sobrenatural. Sábado, às 2h.

“George, O Curioso”, na Record

O guia de um museu parte em uma expedição para a África, na tentativa de encontrar um ídolo gigante que possa salvar o museu de fechar as portas. Lá ele faz amizade com um pequeno macaco, que o acompanha escondido quando ele volta para casa. Domingo, às 8h.

“A Nova Onda do Imperador”, na Globo

Um arrogante imperador é transformado em uma lhama por uma poderosa bruxa e recebe a ajuda de um simples camponês para poder recuperar seu trono. Com as vozes de Selton Melo, Humberto Martins e Marieta Severo. Domingo, às 13h20.

“Hércules”, no SBT

A rivalidade entre Hera e Zeus faz com que um casal brigue devido ao nascimento de uma criança, que seria filho do próprio Zeus. Com Leelee Sobieski, Elizabeth Perkins, Timothy Dalton e Sean Astin. Após o Domingo Legal.

“A Outra Face”, na Globo

Para descobrir a localização de uma bomba, um policial aceita trocar de identidade com um perigoso bandido, que está em coma. Com Nicolas Cage e John Travolta. Domingo, às 23h55.

“Acerto Final”, na Band

Após perder sua filha em um acidente de carro, Freddy Gale espera seis anos até que John Booth, o responsável, saia da prisão. Ao final da pena Gale avisa que Booth tem uma semana de vida. Domingo, às 0h45.

“O Contrato”, na Globo

Um professor de educação física, viúvo, sai para acampar com o filho adolescente. No caminho, eles encontram um assassino profissional, procurado pela polícia, pelo FBI e por matadores que querem exterminá-lo. Com Morgan Freeman e John Cusack. Segunda-feira, às 22h20.




Lançamentos em DVD

“Sex and the City – O Filme”, em DVD

Carrie Bradshaw (Sarah Jessica Parker) é uma escritora de sucesso obcecada por moda, que vive em Nova York. Assim como suas amigas Samantha Jones (Kim Cattrall), Charlotte York (Kristin Davis) e Miranda Hobbes (Cynthia Nixon), Carrie tenta equilibrar o trabalho com seus relacionamentos. O filme é uma continuação da famosa série de televisão, quatro anos após a última temporada, quando as quatro amigas preparam o casamento de Carrie. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 5.1.

“Sem Medo de Morrer”, em DVD

A impetuosa adolescente Diana (Evan Rachel Wood) decide testar seus limites com sexo e drogas, mas, ela e sua amiga Maureen (Eva Amurri) são envolvidas em um massacre que acontece na escola em que estudam, onde a última é assassinada. Quinze anos Diana (agora interpretada por Uma Thurman) ainda está tentando está traumatizada pelos acontecimentos daquele dia fatídico. Ela vive um momento delicado, com o marido cada vez mais ausente, sua filha revelando-se rebelde e ela, confusa quanto em que momento de sua vida ela está. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 2.0.

“Butch Cassidy”, em DVD

Dois amigos inseparáveis, Butch (um ex-açougueiro, daí o nome) Cassidy (Paul Newman) e Sundance Kid (Robert Redford), lideram o Bando do Buraco na Parede e vivem de assaltar trens e bancos. Caçados por todo o país, resolvem ir para a Bolívia e juntamente com Etta (Katharine Ross), a namorada de Sundance. Mas, esta decisão não lhes proporcionará grandes assaltos ou uma vida mais tranqüila. Indicado para sete Oscars, ganhou os de Roteiro Original, Fotografia, Trilha Sonora e Canção Original ("Raindrops Keep Fallin' on My Way"). O disco traz o filme com formato de tela widescreen anamórfico e áudio Dolby Digital 5.1, e, como extras, comentários em áudio do diretor George Roy Hill, entrevistas, Making Of e Notas de Produção.

“Partículas Elementares”, em DVD

Dois irmãos com mais de 30 anos possuem personalidades opostas, sendo um deles tímido e introspectivo, enquanto o outro é adepto de fantasias sexuais realizadas com prostitutas. Quando ambos conhecem duas mulheres pelas quais se apaixonam, algo muito sério acontece, fazendo com que os dois homens decidam entre lutar pelas suas conquistas ou voltar a viver como antes. Com Moritz Bleibtreu, Franka Potente e Martina Gedeck. O disco traz o filme com formato de tela widescreen anamórfico e áudio Dolby Digital 2.0.



Eventos

Paul Newman (I)

O veterano e engajado ator Paul Newman faleceu no último dia 26, aos 83 anos, após uma longa carreira, com mais de oitenta aparições no cinema e na TV. Newman recebeu muitas indicações a prêmios (só no Oscar foram dez, recebendo o de Melhor Ator em “A Cor do Dinheiro”, em 1987). Ganhou ainda dois Oscars especiais, concedidos pela Academia: um em 1985, em reconhecimento ao seu trabalho junto ao cinema, e outro em 1993, por sua atuação junto a causas humanitárias. O que parecia ser apenas mais um belo rosto entre tantos outros revelou ser um dos mais produtivos atores de sua geração, emocionando até em produções recentes, como “Uma Carta de Amor” e “Estrada Para Perdição”.

Paul Newman (II)

Estão disponíveis, em DVD, os mais importantes filmes do ator. Além dos já citados, recomendo “Gata em Teto de Zinco Quente”, “A Piscina Mortal” (onde desponta a jovem Melanie Griffith), “Exodus”, “Golpe de Mestre”, “Inferno na Torre”, “Uma Lição Para Não Esquecer”, “Cortina Rasgada” (dirigido por Hitchcock), “A Roda da Fortuna”, “Buffalo Bill” e “Blaze – O Escândalo”. Não podemos esquecer a magnífica animação “Carros”, da Pixar, onde Newman deu a voz ao personagem Doc Hudson, quase um alter ego do ator.

“Roma, Cidade Aberta”, no Cine Café

Nesta sexta-feira, dia 10 de outubro, o Cineclube Natal em Parceria com o Nalva Melo Café Salão, apresentará o filme “Roma, Cidade Aberta”, de 1945, do diretor italiano Roberto Rosselinni. Entre 1943 e 1944, Roma, sob ocupação nazista, é declarada “cidade aberta”, para evitar bombardeios aéreos. Nas ruas, comunistas e católicos deixam suas diferenças de lado para combater os alemães. Filmado logo após a libertação da Itália, em locações reais e com atores amadores, este filme tornou-se um dos marcos iniciais do neo-realismo italiano. A exibição será no próprio café, ás 20h, na Av. Duque de Caxias, 110, Ribeira, com ingressos a R$ 2,00. Classificação indicativa 16 anos.

CURTACOM 2008

Estão abertas, até 18 de outubro, as inscrições para o CURTACOM 2008 – Festival Universitário de Curtas, que acontecerá em Natal, nos dias 10 e 11 de novembro. O festival é realizado pelo Curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, através dos alunos de Radialismo e Jornalismo, estando em sua quarta edição. Para mais informações e inscrições, consulte o site www.curtacom.xpg.com.br.






Filmes da Semana: “Noites de Tormenta” e “Busca Implacável”

Na atual entressafra dos grandes lançamentos, discretamente vão chegando produções que passam despercebidas, já que não tem a máquina publicitária despejando milhões para divulgá-las. Dois destes filmes, que estão em cartaz, atingem públicos totalmente opostos, que não sairão decepcionados. São eles o drama “Noites de Tormenta” e o policial “Busca Implacável”.

Apesar de ser estrelado por um ator do segundo escalão de Hollywood, o ótimo Liam Neeson, “Busca Implacável” é rodado na França, com a direção de Pierre Morel e a participação indiscutível de Luc Besson no roteiro e na produção. A soma destes fatores já nos leva a imaginar um produto diferente dos insossos policiais americanos, com traços bem característicos do filme policial francês.

Bryan (Liam Neeson) é um ex-agente, provavelmente da CIA, que se aposentou precocemente, para ficar perto da filha, já que cinco anos de carreira lhe custaram o casamento com Lenore (Fanke Janssen). Ele hoje sobrevive de pequenos serviços de segurança para celebridades, enquanto tenta manter-se próximo à filha, Kim (Maggie Grace), uma menina mimada, que vive com a mãe e o padrasto, um rico empresário.

Contra a vontade do pai, Kim viaja para a Paris, com outra colega, para passar as férias na Europa, curtindo a turnê do U2. Mas, mal chegam elas na cidade, e são vítimas de uma gangue especializada em rapto de mulheres jovens, para uma sofisticada rede de prostituição.

No momento do seqüestro, Kim consegue manter contato com o pai, que mantém a frieza para conseguir um mínimo de pistas que o conduzam até os seqüestradores. Partindo para a Europa, Bryan desembarca em Paris com a fúria de um carrasco, deixando um rastro de destruição por onde passa.

Todos os elementos de um bom policial estão presentes: tiroteios, perseguições de carros, lutas corporais e até torturas, na boa e velha moral de que vale tudo quando o que está em jogo é precioso para alguém. Na linha do bom e velho filme policial francês, não há leis ou regras para serem respeitadas, e todos são inimigos em potencial, se ficam no caminho do herói. Isso se torna mais palatável graças à magnífica atuação de Neeson, longe do charme de 007 ou dos músculos de Stallone.

“Busca Implacável” é um bom exemplar de filme de ação policial, com locações em uma Paris diferente dos cartões postais. A única coisa curiosa é como todos falam inglês, os franceses, os mafiosos albaneses, os mercadores árabes, etc.. Mas, se até os alienígenas de “Quarteto Fantástico” falam inglês entre si, por que estranhar?...

“Noites de Tormenta” tem uma temática voltada para um público totalmente diferente. O drama, estrelado por Richard Gere e Diane Lane, mostra o romance entre duas pessoas maduras, que vivem momentos especiais em suas vidas.

Adrienne (Diane Lane) é uma dona de casa que abriu mão de seus sonhos de artista para dedicar-se à família. Atualmente, ela vive com os dois filhos, Danny e Amanda, pois o marido a deixou para viver com outra mulher. Alguns anos após a separação, porém, o ex-marido pede para voltar, no que é entusiasticamente apoiado pelos filhos.

Confusa, Adrienne pede um tempo para pensar, e enquanto os filhos viajam para Orlando com o pai, ela vai para uma pequena cidade, no sul da Flórida, para ajudar uma amiga que tem uma pousada à beira-mar. Sua tarefa será recepcionar um único hóspede, que resolveu visitar a cidade em plena baixa estação.

O estranho hóspede é Paul Flaner (Richard Gere), um médico famoso de uma grande cidade, que também passa por um momento crucial. Ele acaba de divorciar da mulher, e sente a falta do filho, também médico, que resolveu clinicar em um rincão longínquo do Equador, e com quem não mantém contato há mais de um ano. Para completar os dissabores, Paul está sendo processado pela família de uma mulher que morreu quando ele a operava.

Decidido a promover uma mudança em sua vida, Paul resolve enfrentar os seus fantasmas, e o primeiro é um encontro com Robert Torrelson (o ótimo Scott Glenn), o viúvo da mulher morta.

O encontro de Paul com Adrienne passa da fria cordialidade de dois estranhos para a percepção de que tem muito em comum. Aos poucos, uma atração mútua acontece, principalmente depois de enfrentarem um furacão, que, por pouco não destrói a pousada.
O despertar da paixão pelo outro também traz à tona um amor por si mesmos, lembrando-os de que ainda eram jovens, embora maduros, e que precisavam de outras motivações para manter-se vivos e felizes.

Suas missões de vida os levarão para destinos diferentes, mas, o encontro os transforma, tornando-os capazes de enfrentar as suas próprias vidas. Terão eles a chance de serem felizes juntos? Assista e verá.

Fugindo do tom piegas e previsível dos dramas românticos hollywoodianos, “Noites de Tormenta” traz uma história intimista e poderosa, com uma química perfeita do casal central, e que certamente agradará a um público mais maduro.

Nenhum comentário: