sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Claquete – 31 de outubro de 2008

Newton Ramalho - colunaclaquete@gmail.com

O que está em cartaz

A Claquete desta semana é escrita em Mossoró, onde, infelizmente, já não existem mais cinemas em funcionamento. As estréias da semana são o drama nacional “Linha de Passe”, o terror “Jogos Mortais 5”, a comédia “Trovão Tropical” (só no Moviecom), de Bem Stiller, o drama nacional “Nossa Vida Não Cabe Num Opala”, na Sessão Cult do Cinemark, e “A Morte de George W Bush”, no Projeto Moviecom Arte. Continua em cartaz o nacional “Ultima Parada 174”, o musical “High School Musical 3”, o ótimo drama “Ensaio Sobre a Cegueira”, o besteirol “Amigos, Amigos, Mulheres à Parte” e a animação “Os Mosconautas no Mundo da Lua”. Nas programações exclusivas, o Cinemark exibe a comédia nacional “A Guerra dos Rocha”, enquanto o Moviecom mantém em cartaz “Bezerra de Menezes – O Diário de um Espírito”, o suspense “Espelhos do Medo” e o policial “As Duas Faces da Lei”.

Estréia 1: “Linha de Passe”

São Paulo. Reginaldo (Kaique de Jesus Santos) é um jovem que procura seu pai obsessivamente. Dario (Vinícius de Oliveira) sonha em se tornar jogador de futebol, mas, aos 18 anos, vê a idéia cada vez mais distante. Dinho (José Geraldo Rodrigues) dedica-se à religião. Dênis (João Baldasserini) enfrenta dificuldades em se manter, sendo também pai involuntário de um menino. Os quatro são irmãos, criados por Cleuza (Sandra Corveloni, que ganhou o prêmio de Melhor Atriz em Cannes), que trabalha como empregada doméstica e está, mais uma vez, grávida, de pai desconhecido. Eles precisam lidar com as transformações religiosas pelas quais o Brasil passa. A direção é de Walter Salles e Daniela Thomas. “Linha de Passe” estréia nesta sexta-feira, no Cine 1 do Moviecom e na Sala 4 do Cinemark. Classificação indicativa 16 anos.

Estréia 2: “Jogos Mortais 5”

Você acha que acabou? O Jogo só está começando. Na quinta parte da popular franquia “Jogos Mortais”, Hoffman (vivido pelo ator Costas Mandylor no filme anterior) parece ser a última pessoa viva que pode continuar com o legado de Jigsaw. Mas, quando seu segredo é ameaçado, Hoffman deve partir para a caça para eliminar todas as pontas soltas. A direção do longa-metragem ficou a cargo de David Hackl. “Jogos Mortais 5” estréia nesta sexta-feira, no Cine 6 do Moviecom e na Sala 6 do Cinemark. Classificação indicativa 18 anos.

Estréia 3: “Trovão Tropical”

Depois que custos elevados - e egos inflados - ameaçam acabar com a produção do maior filme de guerra da história, o frustrado diretor do projeto se recusa a parar de gravar, levando seu elenco para dentro da selva do sudeste asiático em busca de “mais realismo”. Sem assistentes, comitivas ou telefones celulares, o elenco logo se depara com um real e perigoso bando de traficantes de drogas. Confundindo os atores com agentes do Departamento Antidrogas Americano, eles resolvem capturar os “invasores”. A direção é de Ben Stiller, que também atua, ao lado de Robert Downey Jr., Jack Black, Nick Nolte e Steve Coogan. “Trovão Tropical” estréia nesta sexta-feira, no Cine 3 do Moviecom. Classificação indicativa 16 anos.

Sessão Cult: “Nossa Vida Não Cabe Num Opala”

O filme fala sobre quatro pessoas marginalizadas, os irmãos Monk (Leonardo Medeiros), Lupa (Milhem Cortaz), Slide (Gabriel Pinheiro) e Magali (Maria Manoella). O pai (Paulo César Pereio) está morto, mas, conversa com os filhos em aparições constantes. Monk e Lupa são ladrões de carros, com nítida preferência pelos Opalas. Slide, o caçula, leva jeito para o boxe, mas, sente-se atraído para a vida marginal dos irmãos. Magali, a única mulher dos quatro, é musicista de gosto clássico, mas, para sobreviver, toca órgão numa churrascaria. Ela não aprova a vida criminosa dos irmãos, tenta manter alguma dignidade, mas, no geral mostra-se apática. Bonita, ela está sendo assediada por um gângster, Gomes (Jonas Bloch). A partir desta sexta-feira, na Sala 4 do Cinemark, na sessão de 15h10. Classificação indicativa 16 anos.

Projeto Moviecom Arte: “A Morte de George W. Bush”

O presidente norte-americano George W. Bush está em Chicago para discursar para o empresariado local. Uma multidão indignada o recepciona com uma manifestação contra a guerra. Os seguranças e policiais se esforçam para conter a situação. Mas, com seu discurso concluído, Bush insiste em encontrar seus partidários na recepção do hotel onde está hospedado. De repente, começa um tiroteio e o presidente é atingido. Um pandemônio se instala e Bush é levado às pressas para o hospital, onde morre cinco horas depois. Misto de ficção e documentário, foi eleito pela crítica o melhor filme de 2006 no festival de Toronto, Canadá. A partir desta sexta-feira, no Cine 3 do Moviecom, na sessão de 17h45. Classificação indicativa livre.



Confira na TV

“Os Irmãos Grimm”, no SBT

Dois contadores de histórias que levam a vida enfrentando monstros imaginários são obrigados a enfrentar uma maldição real em uma floresta encantada. Com Matt Damon, Heath Ledger e Monica Bellucci. Sexta-feira, às 22h.

“O Golpe”, no SBT

Após se mudar para o Havaí, um surfista se une a uma criminosa e um homem de negócios para realizar um golpe. Com Owen Wilson, Morgan Freeman, Gary Sinise, Charlie Sheen e Vinnie Jones. Sábado, às 23h.

“Por um Triz”, na Globo

Um delegado usa dinheiro do tráfico para pagar um tratamento médico. Porém, sua amante e o marido dela são mortos em um incêndio, com todas as pistas apontando para ele. Com Denzel Washington e Eva Mendes. Sábado, às 22h15.

“Pequenos Espiões 3D”, na Globo

Após ter sua irmã presa em um jogo de realidade virtual, Juni parte para salvá-la. Com Antonio Banderas, Sylvester Stallone, Salma Hayek e Ricardo Montalban. Domingo, às 11h50.

“A Paixão de Cristo”, na Record

Uma narrativa sobre as últimas doze horas de vida de Jesus Cristo (Jim Caviezel), antes de sua crucificação. Direção de Mel Gibson. Domingo, às 21h.

“A2 Racer: Riscando o Asfalto”, no SBT

Um atrapalhado policial precisa da ajuda de pilotos de racha para perseguir ladrões de carros de luxo. Com Luke Wilkins e Alexandra Neldel. Após o Domingo Legal.

“Determinado a Matar”, na Globo

Um arqueólogo é acusado erroneamente de traficar drogas através de relíquias por ele descobertas. Para limpar seu nome, ele parte atrás da máfia chinesa. Com Steven Seagal. Domingo, às 23h05.

“O Fabuloso Destino de Amelie Poulain”, na Band

Uma jovem (Audrey Tautou) que veio do subúrbio se muda para a cidade de Paris, onde após devolver um objeto encontrado ao seu antigo dono resolve ajudar as pessoas que a cercam através de pequenos gestos. Recebeu cinco indicações ao Oscar. Domingo, à 1h.

“Segundo em Comando”, na Globo

Ex-soldado americano vai a um pequeno país da Europa Oriental e é obrigado a comandar a defesa da embaixada contra rebeldes armados. Com Jean-Claude Van Damme e Julie Cox. Segunda-feira, às 21h15.




Lançamentos em DVD

“A Ilha da Imaginação”, em DVD

Uma garotinha chamada Nim (Abigail Breslin) vive em uma ilha selvagem com seu pai e seus amigos Silkie a foca, a louca iguana Fred e Galileo, o pelicano! Inspirada por antigas lendas e por seus livros favoritos, escritos pela reservada autora Alexandra Rover (Jodie Foster), Nim leva uma vida selvagem e divertida. Seu herói nos livros, Alex Rover (Gerard Butler) é o maior aventureiro de todo o mundo e quando a ilha em que ela vive é colocada em perigo ela recorre ao seu maior herói para ajudá-la a salvar seu paraíso. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 5.1.

“Fim dos Tempos”, em DVD

Em questão de minutos estranhas mortes ocorrem em várias das principais cidades dos Estados Unidos. Elas coincidem em dois pontos: desafiam a razão e chocam pelo inusitado com que ocorrem. Sem saber o que está ocorrendo, o professor Elliot Moore (Mark Wahlberg) apenas quer encontrar um meio de escapar do misterioso fenômeno. Apesar dele e sua esposa Alma (Zooey Deschanel) estarem em plena crise conjugal, os dois decidem partir para as fazendas da Pensilvania. Lá, eles acreditam que estarão a salvo, o que logo se mostra um equívoco. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 5.1.

“O Mahabharata”, em DVD triplo

Filme sobre o clássico hindu, que narra a luta entre clãs rivais para decidir o controle do mundo. "A Grande História dos Bharatas", a tradução literal, é o principal épico religioso da civilização indiana e também o maior poema de todos os tempos, com cerca de 200 mil versos. Em sãnscrito, bharatas quer dizer originalmente "saqueadores", termo que deu nome às tribos arianas que teriam ocupado a Índia por volta de 1.700 a.C.. O Mahabharata narra a guerra entre Pandavas e Kauravas - duas famílias com laços de parentesco muito próximos - pela posse de um reino no norte da Índia. Atores e atrizes de 42 países foram selecionados pelo diretor Peter Brook. O disco traz o filme com formato de tela cheia e áudio Dolby Digital, e, como extras, biografias e filmografias.




Eventos

Curso de Cinematografia Eletrônica Digital

O CANNE – Centro Audiovisual Norte e Nordeste está promovendo - em parceria com a Fundação José Augusto e apóio da Imagine Filmes, UnP e ABD RN – o curso de CINEMATOGRAFIA ELETRÔNICA DIGITAL. O curso é gratuito e destinado, a priori, aos profissionais que já atuam na área. Os interessados devem enviar currículo e carta de intenção para o e-mail gerafilme@rn.gov.br (Assessoria Audiovisual da Fundação José Augusto). O curso será realizado de 10 a 14 novembro de 2008.


Cursos de Cinema e Audiovisual em Cuba

Para quem tem interesse em cursos na área de cinema e audiovisual em Cuba, esta é a hora de se inscrever, já alguns cursos tem uma demanda grande. A lista de cursos, informações complementares sobre o processo de inscrição e a dinâmica geral dos cursos está disponível no endereço www.cuba-cursos.org/oficinas/inscricao-oficinas. O contato para inscrições é Patricia Martin - Projeto Pro@rte Brasil, fone: 011-37171084 e email patriciamartin00@gmail.com. O endereço da escola é http://www.eictv.org/.


Vencedores do 8° Festival do Vídeo Potiguar

Os vencedores do 8° Festival do Vídeo Potiguar de 2008 foram “Elizeu Ventania, Rei das Canções”, dirigido por Leilane Andrade, na categoria documentário, e, “Mais que um Filme Legendado’, dirigido por João Rodrigo Costa, na categoria ficção. O Júri Oficial, do qual este colunista teve a honra de fazer parte, também conferiu duas Menções Honrosas: “Memórias em Canto”, dirigido por Alexandre Santos, George Diniz e Anne Souza e “Surpresa e Tudo Pode Acontecer”, dirigido por Daniel Rizzi.

CineMaterna, uma idéia carinhosa

CineMaterna são sessões de cinema para mães (pais e acompanhantes) com seus bebês de até 18 meses, seguidas de bate-papo em local próximo. As sessões acontecem em algumas salas de cinema na cidade de São Paulo. As sessões têm algumas características especiais, como som reduzido, trocadores na sala, luzes um pouco acesas, ar condicionado fraco e tapete de atividades em frente à tela. Os filmes são escolhidos pelo público através de enquete no site e excluem filmes com violência explícita ou de terror. Fica a idéia para os natalenses.

Brasileiros verão o novo 007 antes dos americanos

“007 - Quantum of Solace”, o 22º filme da série James Bond, estréia nos cinemas brasileiros antes dos americanos. Numa atitude rara das distribuidoras, o filme estreará no Brasil em 7 de novembro, enquanto que, nos Estados Unidos, o lançamento será apenas no dia 14 do mesmo mês. O privilégio da estréia mundial será dos britânicos, que poderão conferir o novo filme do agente secreto mais famoso do cinema a partir desta sexta-feira.

IX Projeta Brasil Cinemark

Na próxima segunda-feira, 3 de novembro, a rede Cinemark exibirá várias produções nacionais com preço promocional do ingresso de R$ 2,00. De acordo com a empresa, toda a renda será revertida para apoio à produção nacional. Os filmes são “Casa de Mãe Joana”, “A Guerra dos Rocha”, “Era Uma Vez...”, “Linha de Passe”, “Meu Nome Não é Johnny”, “O Guerreiro Didi e a Ninja Lili”, “Os Desafinados”, “Os Porralokinhas”, “Polaróides Urbanas” e “Sexo Com Amor?”.


Filme da Semana: “O Samurai do Entardecer”

Alma de madeira

Quando eu peço um exemplo de um filme de samurai, as pessoas citam, na maioria das vezes, “O Último Samurai”, embora pensem que o título se refere ao personagem de Tom Cruise. Menos mal, pois alguns arriscam filmes de Jet Li e até de Jackie Chan. Mas, um bom exemplar é “O Samurai do Entardecer”, embora fuja totalmente dos estereótipos do gênero.

Em pleno Japão feudal, Seibei Iguchi (Hiroyuki Sanada, que depois faria o cara que vivia dando porrada em Tom Cruise, em “O Último Samurai”) não lembra, nem de longe, a figura do samurai heróico e elegante. Viúvo, desarrumado e sujo, exerce um cargo burocrático no castelo do seu daymio, sendo o responsável pelo estoque de comida.

Seibei, ao contrário da maioria dos colegas, é extremamente pobre. Uma prolongada doença e o funeral da mulher levaram-no a assumir pesadas dívidas, e, para honrá-las, cometeu o ato mais desonroso para um samurai: vendeu a sua espada longa, a katana, considerada a “alma do samurai”.

Homem dedicado à família, Seibei luta para manter as filhas estudando, salientando a importância de saber ler e entender Confúcio, enquanto cuida da mãe, que sofre de doença degenerativa, a ponto de não reconhecê-lo. Para melhorar sua renda, ele fabrica gaiolas para pássaros, atividade que também seria execrada, já que, na rígida sociedade japonesa feudal, só que fazia trabalhos manuais eram os camponeses e servos.

A esperança de uma nova vida aparece, quando Tomoe (Rie Miyazwa) irmã de seu melhor (e único) amigo, um antigo amor da infância, retorna para a família, fugindo do marido que a maltrata. Mas, a diferença social, mesmo entre famílias samurais, e o ex-marido de Tomoe serão barreiras difíceis de serem transpostas.

Quando ele enfrenta o arrogante oponente armado apenas com um bastão de madeira, sua fama como exímio espadachim corre mundo, e ele é praticamente obrigado a enfrentar um perigoso ronim, o samurai sem senhor, que se recusa a se entregar.

“O Samurai do Entardecer”, do diretor Yôji Yamada, é um belo exemplo do cinema de um país que oscila sempre entre a alta tecnologia e a manutenção de tradições milenares. Muito diferente dos filmes marciais que inundam o mercado, repleto de lutas incessantes, este filme, com dois prosaicos confrontos, prefere explorar outros valores da cultura japonesa, como o sentimento de honra, o amor à família e o respeito às tradições.

Embora não fique claro para a maioria dos espectadores ocidentais, a trama, assim como “O Último Samurai”, se passa em um delicado momento da história do Japão, quando a figura do samurai e a própria estrutura social do país é questionada. É, por assim dizer, o entardecer de uma era que durava mil anos.

Mesmo privilegiando a parte dramática, “O Samurai do Entardecer” chamou a atenção da crítica internacional, ficando entre os finalistas do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, e do Festival de Berlim. De aspecto negativo, apenas o ritmo, lento e suave, próprio da cinematografia japonesa, que pode desagradar o público acostumado com os filmes-pipoca.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Claquete – 24 de outubro de 2008


Newton Ramalho - colunaclaquete@gmail.com

O que está em cartaz

Neste final de semana, teremos as seguintes estréias: o musical da Disney “High School Musical 3 – O Ano da Formatura”, o drama nacional “Última Parada 174”, de Bruno Barreto, a produção francesa “Uma Garota Dividida em Dois”, na Sessão Cult do Cinemark e o drama espanhol “Caótica Ana”, no Projeto Moviecom Arte. Continuam em cartaz: o drama “Ensaio Sobre a Cegueira”, de Fernando Meirelles (veja em Filme da Semana), a comédia “Amigos, Amigos, Mulheres à Parte”, o suspense “Espelhos do Medo”, o policial “As Duas Faces da Lei”, as comédias nacionais “A Guerra dos Rocha” e “A Casa da Mãe Joana” e a animação “Os Mosconautas no Mundo da Lua”. Nas programações exclusivas, o Cinemark exibe a cinebiografia “Bezerra de Menezes – O Diário de um Espírito”, enquanto o Moviecom mantém em cartaz a ação “Corrida Mortal” e a comédia “Super-Heróis: A Liga da Injustiça”. Na próxima quinta-feira acontece a pré-estréia de “Arctic Monkeys At The Apollo”.

Estréia 1: “High School Musical 3 – O Ano da Formatura”

O fenômeno “High School Musical”, da Disney, retorna às telas do cinema no longa-metragem “High School Musical 3: Ano da Formatura”, que nos reúne com os alunos Troy (Zac Efron) e Gabriella (Vanessa Hudgens), do último ano do colegial, diante da perspectiva de se separarem ao escolherem universidades diferentes. Junto aos outros Wildcats, eles apresentam um elaborado musical de primavera que reflete suas experiências, esperanças e temores em relação ao futuro. A direção é de Kenny Ortega. “High School Musical 3 – O Ano da Formatura” estréia nesta sexta-feira, no Cine 6 do Moviecom e na Sala 2 do Cinemark. Classificação indicativa livre. Cópias dubladas.

Estréia 2: “Última Parada 174”

Drama baseado em fatos reais sobre a vida do rapaz Sandro do Nascimento, menino de rua que sobreviveu à chacina da Candelária e, em 2000, seqüestrou um ônibus no Rio de Janeiro. Após horas de tensão, transmitido ao vivo pela televisão, um ataque mal feito provocou a morte da refém. Capturado com vida, Sandro morreu a caminho da prisão. Em 2002, o diretor José Padilha, de “Tropa de Elite”, transformou a história no documentário “Ônibus 174”. A direção é de Bruno Barreto. “Última Parada 174” estréia nesta sexta-feira, no Cine 4 do Moviecom e na Sala 6 do Cinemark. Classificação indicativa 16 anos.

Pré-Estréia: “Artic Monkeys At The Apollo

O filme-concerto “Arctic Monkeys at The Apollo”, rodado durante o último show da turnê mundial da banda, será exibido ao mesmo tempo em cinemas de Inglaterra, Bélgica, Luxemburgo, Espanha e Brasil. São 76 minutos de imagens capturadas em 16 mm do show de encerramento da turnê do segundo disco da banda, “Favourite Worst Nightmare”, no Manchester Apollo (Inglaterra), em 17 de dezembro do último ano. “Artic Monkeys At The Apollo” estréia na quarta-feira, na sessão de 21h45, no Cine 3 do Moviecom. Classificação indicativa 14 anos.

Sessão Cult: “Uma Garota Dividida em Dois”

Gabrielle (Ludivine Sagnier) tem 25 anos e vive com sua mãe, Marie (Marie Bunel), que a criou sozinha, cercada por muitos livros. Inteligente e charmosa, Gabrielle trabalha no canal de TV a cabo local. Um dia, ela conhece o grande escritor Charles Saint-Denis (François Berléand). Talentoso com as palavras e na sedução, ele não encontra dificuldades em seduzir a admiradora 30 anos mais jovem. Mas o que parecia ser uma aventura sem importância acaba transformando em sentimentos mais fortes, especialmente quando Paul (Benoît Magimel) entra na disputa pelas atenções da moça. A direção é de Claude Chabrol. A partir desta sexta-feira, na Sala 7 do Cinemark, na sessão de 15h10. Classificação indicativa 16 anos.

Projeto Moviecom Arte: “Caótica Ana”

Um recorte específico sobre quatro anos da vida de Ana, dos 18 aos 22. Uma conta feita em escala decrescente, como que em hipnose, que lhe permite fazer uma viagem em sua própria história para comprovar que não vive sozinha, que sua existência parece uma continuação da vida de outras jovens que morreram de forma trágica e que moram no abismo de sua memória inconsciente. É este o seu caos. Com Manuela Vellés e Charlotte Rampling. A direção é de Julio Medem. A partir desta sexta-feira, na Sala 3 do Moviecom, na sessão de 17h20. Classificação indicativa 16 anos.


Confira na TV

“Como Cães e Gatos”, no SBT

Dispostos a dominar os humanos, os gatos elaboram um plano que os deixará sem a proteção dos cachorros. Porém, uma equipe de super agentes caninos irá combatê-los. Sexta-feira, às 22h.

“Até as Últimas Conseqüências”, no SBT

Quatro amigas planejam e realizam o assalto a um banco, cujo dinheiro serviria para começarem vida nova em outro lugar. Mas, a polícia e outros bandidos estão atrás delas. Sábado, às 22h.

“Cuidado... Ela é Francesa”, na Globo

Garota mais popular da escola recebe em sua casa uma francesa. Só que esta pretende tomar o lugar dela. Sábado, às 22h05.

“Amor na Noite”, na Band

Repórter investiga a vida de prostitutas e descobre a sua própria sexualidade. Sábado, às 2h.

“A. I. – Inteligência Artificial”, na Globo

Um menino-robô, programado para ser o filho perfeito e amar seus pais, entra em crise existencial e sonha em ser um menino de verdade. De Spielberg. Domingo, às 12h15.

“Ruas Sangrentas – O Acerto Final”, na Record

Em Los Angeles, pai e filho lutam para sobreviver, porém, as coisas se complicam quando o garoto é seqüestrado por um perigoso criminoso, forçando o pai a voltar ao mundo de violência e crimes. Domingo, às 21h.

“Premonição 3”, no SBT

Prestes a embarcar numa montanha-russa, uma jovem tem a visão de um acidente que matará a todos. Ela consegue deixar o local e o acidente se confirma, mas isto não impede que ela continue correndo perigo. Após o Domingo Legal.

“O Retorno da Múmia”, na Globo

Família de arqueólogos explora um templo secular e encontram um bracelete capaz de ressuscitar o Escorpião Rei e seu exército canino, desaparecidos em 3067 A.C.. Domingo, às 22h35.

“A Lula e a Baleia”, na Globo

Família entra em conflito quando o pai, um escritor frustrado, descobre que a mulher tem um grande talento para escrever. Com Jeff Daniels. Domingo, às 22h35.

“Alex Rider Contra o Tempo”, na Globo

Jovem é recrutado pelo Serviço Secreto Britânico para se infiltrar, sem ser reconhecido, na organização do criminoso bilionário. Com Ewan McGregor e Mickey Rourke. Segunda-feira, às 21h05.


Lançamentos em DVD

“Conspiração”, em DVD

Após ser ferido no Iraque, MacPherson (Val Kilmer) aceita o convite para se juntar a um amigo soldado em seu rancho no Arizona. Mas, quando MacPherson chega ao lugar, seu amigo havia desaparecido e ninguém admite conhecê-lo. Quando ele descobre que uma empresa está trabalhando de todos os modos possíveis com imigrantes ilegais, MacPherson decide descobrir a verdade. Com Jennifer Espósito e Gary Cole. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 5.1.

“Caçada Explosiva”, em DVD

O Detetive Jacob Stillwell (Steven Seagal) é um dos mais reconhecidos detetives da divisão de homicídios. Seu jeito nada convencional de prender os bandidos e fazer justiça se torna uma espécie de lenda entre a corporação, pelo menos até seu último trabalho. O policial agora precisa caçar um assassino extremamente perigoso e sem medo da lei que tem transformado a vida de uma cidade. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 5.1.

“Feios, Sujos e Malvados”, em DVD

Vencedor do Prêmio de Melhor Direção no Festival de Cannes, “Feios, Sujos e Malvados” é uma das obras-primas do cineasta Ettore Scola (“Cinema Paradiso”). Giacinto (Nino Manfredi ) mora com a esposa, os dez filhos e vários parentes, num barraco de uma favela de Roma. Todos querem roubar o dinheiro que ele ganhou do seguro, por ter perdido um olho quando trabalhava. A situação fica ainda pior quando ele decide levar uma amante para dentro de casa. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 2.0, e, como extras, trailer de cinema.


“O Dia em Que a Terra Parou”, em DVD

Klaatu é um homem que vem do espaço trazendo uma mensagem para o povo da Terra. Depois de ser recebido de forma nada amigável (com um tiro) ele tenta reunir todos os líderes das nações para uma reunião, mas sem sucesso. Ele vai, então, se infiltrar entre os terrestres. Produto típico da Guerra Fria, o filme mostra como pessoas comuns, no auge do pânico anticomunista, reagem a algo que temem e desconhecem. O disco traz o filme com formato de tela standard e áudio Dolby Digital 5.1, e, como extras, Comentário em áudio, Featurettes, Fox Movietone News, Trailers e Galeria de fotos.


Eventos

Dia Internacional da Animação I

Dia 28 de Outubro é o Dia Internacional da Animação. A Mostra Oficial será exibida simultaneamente às 19h30, em 150 cidades, em todos os estados brasileiros, sendo o maior evento simultâneo do gênero, a ser realizado no país. Foi nesta data, em 1892, que Émile Reynaud realizou a primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) do mundo. Em 2008 o Dia Internacional da Animação está sendo realizado em 51 paises que farão intercâmbio de suas mostras.

Dia Internacional da Animação II

Em Natal, além da Mostra Oficial, serão exibidas mostras infantis, pela manhã e à tarde, para alunos do ensino fundamental. À noite, após a exibição da Mostra Oficial, haverá um bate-papo com profissionais de animação do mercado potiguar. Todas as exibições acontecerão no salão externo e jardim do espaço cultural Solar Bela Vista, à Av. Junqueira Aires, 417. Mais informações através do site www.abca.org.br/dia, ou, do telefone 3211-2921.

“Pai Patrão” no Cine Assembléia

Na próxima quinta-feira (30), o Cineclube Natal, em parceria com a Assembléia Legislativa apresentará, dentro do projeto Cine Assembléia, o filme “Pai Patrão” (1977), dos irmãos Paolo e Vittorio Taviani. Baseado numa história real, este contundente drama mostra a trajetória de Gavino, um menino que é obrigado pelo pai a abandonar os estudos para trabalhar no campo, cuidando de ovelhas na Sardenha, sul da Itália. Todas as suas tentativas de mudar de vida são frustradas pela ignorância e pela violência do patriarca. A sessão começa às 18h, no auditório da Assembléia Legislativa. A entrada é gratuita e haverá distribuição de pipoca.

Cine SESI exibe filmes em Touros

O Cine SESI Cultural encerra sua programação deste ano no interior do Rio Grande do Norte. Neste final de semana, a cidade de Touros terá exibições na sexta, no sábado e no domingo, a partir das 18h30. A programação é: sexta – “Até o Sol Raiá” e “Tapete Vermelho”; sábado – “Câmera Viajante” e “O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias” e domingo – “Vida Maria” e “Ratatouille”, além da apresentação do Grupo de Chorinho do Solar Bela Vista - SESI. A exibição será ao lado da igreja Matriz.

8º Festival do Vídeo Potiguar

Aconteceu, nos dias 21 e 22 deste, o 8º Festival do Vídeo Potiguar, onde foram exibidos doze vídeos produzidos no Rio Grande do Norte. O evento faz parte do Festival de Cinema de Natal, Os vencedores nas categorias de ficção e documentário representarão o Rio Grande do Norte na Mostra do Curta Nordestino e receberão Diploma de Premiação.



Filme da Semana: “Ensaio Sobre a Cegueira”

Em terra de cegos, quem tem um cego é rei...

Dificilmente um filme baseado numa obra do Nobel de Literatura José Saramago, e dirigido por Fernando Meirelles, autor de “Cidade de Deus”, chegaria ao mercado sem despertar discussões. O curioso é que “Ensaio Sobre a Cegueira” despertou o furor de associações de cegos, por entenderem que um dos personagens retratados denegria a imagem de pessoas numa condição tão desfavorecida. Essa visão, com o perdão das metáforas, é, no mínimo, míope.

A história inicia em uma época e lugar não identificado, provavelmente nos Estados Unidos. Um homem (Yusuke Isea) é acometido por uma estranha cegueira no meio do trânsito. A doença tem um caráter misterioso, pois, como o médico (Mark Ruffalo) constata, não há nenhuma alteração fisiológica, e, ao invés da escuridão, o homem vê tudo leitoso. Logo, o Médico também é acometido pela “cegueira branca”, como é denominada, assim como as pessoas que estavam no consultório, um velho com um tapa-olho (Danny Glover), a garota de óculos escuros (a brasileira Alice Braga), o garoto que a acompanha (Mitchell Nye), e outros mais.

Quando a doença toma a proporção de epidemia, o governo age da maneira que sabe mais: varre a sujeira para debaixo do tapete. O Médico e todo o grupo de contaminados é levado para um sanatório abandonado onde são confinados, e guardados por soldados armados. Junto com o grupo vai a mulher do Médico (Julianne Moore), a única que não foi acometida pela doença.

O Médico e sua mulher tentam administrar a situação, propondo um mínimo de organização, embora tenham dificuldades com o Ladrão (Don McKellar, o roteirista do filme), que se recusa a aceitar a situação.

Logo, vão chegando mais e mais levas de doentes, apinhando os dormitórios e sofrendo os problemas de superlotação. Para complicar a situação, um grupo de recém-chegados decide se aproveitar da situação, dominando os outros através da força, liderados pelo auto-proclamado Rei da Ala 3 (Gael Garcia Bernal), ajudado pelo Contador (Maury Chaykin), um cego de nascença, portanto, já acostumado com a situação.

As exigências do Rei, que a princípio eram dinheiro e jóias, passam a ser mais absurdas, como as mulheres, para satisfazer a necessidade de sexo de seus homens. As mulheres se submetem, já que é a única maneira de conseguir comida, mas, a visão do inferno cria um sentimento de revolta na Mulher do Médico.

Essa revolta irá desencadear em um verdadeiro motim, onde a destruição e morte irão atingir todo o sanatório. É quando eles descobrem que estão sozinhos, entregues à própria sorte, pois os soldados se foram.

Ao sair do sanatório, o grupo descobre que estão em um mundo de cegos, completamente perdidos, no completo caos. Liderados pela Mulher do Médico, única pessoa capaz de enxergar, eles atravessam o cenário de horror e abandono, tentando encontrar um porto seguro. Nesse mundo sem visão, as pessoas aprendem a se ver de outras formas, criando novos conceitos e regras, na adaptação e aceitação da nova vida.

Embora seja declaradamente apocalíptico, “Ensaio Sobre a Cegueira” não tem nenhuma conotação pejorativa com os cegos. Se ficarmos apenas no plano “ao pé-da-letra”, o filme traz uma interessante especulação sobre as relações humanas em um ambiente diferente daquele a que estamos acostumados, com as regras e costumes da sociedade moderna. Será que agiríamos diferente, se estivéssemos submetidos às mesmas condições dos personagens? Duvido muito.

É possível que algumas platéias reclamem das cenas mais cruas, com sujeiras, pessoas nuas circulando (nenhuma bonita, fora a Alice Braga), simulações de estupro, etc.. Mas, se lembrarmos de “Cidade de Deus”, quero crer que Meirelles suavizou muito as situações, pois num ambiente de caos, a coisa seria muito mais feia.

Além da atuação excepcional do elenco, principalmente Julianne Moore, Danny Glover e Alice Braga, a fotografia do filme é primorosa, graças ao mesmo César Charlone de “Cidade de Deus”. Quanto à produção, são impressionantes as cenas panorâmicas da cidade arrasada e cheia de lixo, que deve ter sido de um trabalho absurdo.

É possível fazer outras leituras deste filme, se pensarmos na cegueira dos personagens como a ignorância política que está nos levando ao caos econômico (será que Meirelles previu que o lançamento de seu filme coincidiria com a crise atual?). De qualquer forma, é um filme que recomendo, embora esta crítica seja feita através da ótica de quem não leu o livro de Saramago, autor, aliás de quem sou um grande admirador.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Claquete – 17 de outubro de 2008


Newton Ramalho - colunaclaquete@gmail.com

O que está em cartaz

Neste final de semana, teremos as seguintes estréias: o polêmico “Ensaio Sobre a Cegueira”, do diretor Fernando Meirelles, a comédia romântica “Amigos, Amigos, Mulheres à Parte”, o suspense “Espelhos do Medo”, a ação “Corrida Mortal” (só no Moviecom), a animação “Branca de Neve – Depois do Casamento”, na Sessão Cult do Cinemark e o drama “Paranóia Americana”, no Projeto Moviecom Arte. Continua em cartaz o policial “As Duas Faces da Lei”, a comédia nacional “A Guerra dos Rocha”, o drama “Noites de Tormenta”, as comédias “Super-Heróis: A Liga da Injustiça” e “A Casa da Mãe Joana” e a animação “Os Mosconautas no Mundo da Lua”. Nas programações exclusivas, o Cinemark exibe a cinebiografia “Bezerra de Menezes – O Diário de um Espírito”, enquanto o Moviecom mantém em cartaz o policial “Busca Implacável”, “Kung Fu Panda” e o nacional “Era Uma Vez...”.

Estréia 1: “Ensaio Sobre a Cegueira”

O filme, baseado na obra de José Saramago, conta a história de uma inexplicável epidemia de cegueira que se abate sobre uma cidade. A “cegueira branca” - assim chamada, pois as pessoas infectadas passam a ver apenas uma superfície leitosa - espalha-se pelo país. Aos poucos, todos acabam cegos e reduzidos a meros seres lutando por suas necessidades básicas, expondo seus instintos primários. À medida que os afetados pela epidemia são colocados em quarentena e os serviços do Estado começam a falhar, a trama segue a mulher de um médico, a única pessoa que não é afetada pela doença. A direção é do brasileiro Fernando Meirelles, e, no elenco, estão Danny Glover, Mark Ruffalo, Julianne Moore, Gael García Bernal e Alice Braga. “Ensaio Sobre a Cegueira” estréia nesta sexta-feira, no Cine 7 do Moviecom e na Sala 7 do Cinemark. Classificação indicativa 16 anos.

Estréia 2: “Amigos, Amigos, Mulheres à Parte”

Tank (Dane Cook) é um grande sem noção que normalmente é contratado por ex-namorados para levar as garotas perdidas a encontros terríveis. Traumatizadas e assustadas com o comportamento do rapaz, as moças repensam seus atos e decidem voltar correndo para seus ex-parceiros afinal, o mercado anda fraco de homens interessantes e não custa nada dar uma segunda chance. Aproveitando a oportunidade, depois de terminar um relacionamento, Dustin (Jason Biggs), o melhor amigo de Tank precisa dos serviços dele e decide contratá-lo para sair com sua ex-namorada, Aléxis (Kate Hudson). A direção é de Howard Deutch. “Amigos, Amigos, Mulheres à Parte” estréia nesta sexta-feira, no Cine 6 do Moviecom e na Sala 6 do Cinemark. Classificação indicativa 16 anos.

Estréia 3: “Espelhos do Medo”

Um atormentado ex-policial (Kiefer Sutherland) foi suspenso da polícia de Nova York por ter atingido com um tiro outro policial infiltrado. Desesperado para retomar sua vida e restabelecer os vínculos com a família, Carson aceita um emprego como vigia noturno nas ruínas do incêndio de uma loja de departamentos. Enquanto patrulha a loja, ele começa a notar algo sinistro nos espelhos. Há imagens horripilantes refletidas nos gigantescos espelhos que chocam Carson. Além de projetarem imagens hediondas do passado, os espelhos parecem também manipular a realidade. A direção é de Alexandre Aja. “Espelhos do Medo” estréia nesta sexta-feira, no Cine 4 do Moviecom, e na Sala 2 do Cinemark. Classificação indicativa 16 anos.

Estréia 4: “Corrida Mortal”

No ano de 2020, Jensen Ames (Jason Statham), um prisioneiro condenado e prestes a ser libertado, é forçado pela diretora de uma notória penitenciária (Joan Allen) a competir no esporte mais popular da época: uma corrida de carros na qual internos devem matar uns aos outros pela vitória. Refilmagem do cult “Death Race 2000”, de 1975, estrelado por David Carradine. A direção é de Paul W. S. Anderson. “Corrida Mortal” estréia nesta sexta-feira, no Cine 1 do Moviecom. Classificação indicativa 16 anos.

Sessão Cult: “Branca de Neve – Depois do Casamento”

“Branca de Neve – Depois do Casamento” é uma pretensa seqüência de Branca de Neve e os Sete Anões, imaginando que as coisas talvez não tenham corrido tão bem depois do casamento da alva personagem com seu Príncipe Encantado. Observe-se que não é um filme infantil, mas, uma paródia em animação. A direção é de Picha. A partir desta sexta-feira, na Sala 1 do Cinemark, na sessão de 15h10. Classificação indicativa 14 anos.

Projeto Moviecom Arte: “Paranóia Americana”

Após perder o emprego, Terry Allen (Peter Krause) encontra na janela de sua casa uma maneira eficaz de enganar o ócio. Ele passa a observar a movimentação da vizinhança e desconfia que seu vizinho, um estudante islâmico, faz parte de uma perigosa organização terrorista. As saídas misteriosas durante a madrugada e as mercadorias que chegam à casa do suspeito fazem com que Allen o siga, entrando em um perigoso jogo contra seus próprios medos. Sua esposa e o FBI não colaboram com suas ações, que passam a ser cada dia mais atrevidas e arriscadas. A direção é de Jeff Renfroe. A partir desta sexta-feira, na Sala 3 do Moviecom, na sessão de 17h20. Classificação indicativa 14 anos.


Confira na TV

“Exorcista – O Início”, no SBT

Após ter perdido a fé e abandonado o sacerdócio, o padre Merrin se defronta, pela primeira vez, com o demônio Pazuzu. Sexta-feira, às 23h.

“Alguém Tem Que Ceder”, no SBT

Após sofrer uma parada cardíaca, um executivo se apaixona pela mãe de sua atual namorada. Com Jack Nicholson, Diane Keaton e Keanu Reeves. Sábado, às 23h.

“Kill Bill – Volume 2”, na Globo

A Noiva segue adiante com sua vingança, partindo em busca de Budd, Elle Driver e, principalmente, Bill. Dirigido por Quentin Tarantino e com Uma Thurman, David Carradine, Lucy Liu, Daryl Hannah e Michael Madsen. Sábado, às 23h25.

“Erotismo Virtual”, na Band

Suspeitando de assassinato, uma policial entra em um clube de erotismo virtual. Sábado, às 2h.

“O Terno de 2 Bilhões de Dólares”, na Globo

Após seu patrão sofrer um acidente que o hospitaliza, um chofer veste seu paletó sem saber que ele dá superpoderes a quem o vestir. Com Jackie Chan e Jennifer Love Hewitt. Domingo, às 13h20.

“Soldado Universal”, na Record

Exército americano ressuscita soldados mortos em combate e os transforma em ciborgues indestrutíveis. Com Jean-Claude Van Damme e Dolph Lundgren. Domingo, às 22h.

“Pterodactyl - A Ameaça Jurássica”, no SBT

Quando um vulcão entra em erupção, gigantescos e famintos Pterodáctilos da era jurássica entram em ação de forma violenta. Após o Domingo Legal.

“Fim dos Dias”, na Globo

Arnold Schwarzenegger é um amargurado guarda-costas que precisa proteger uma jovem, que é o alvo do demônio em pessoa para ser a mãe de seu filho. Com Gabriel Byrne e Kevin Pollak. Domingo, às 23h55.

“Acerto Final”, na Band

Após perder sua filha em um acidente de carro, um homem espera seis anos até que o responsável, saia da prisão. Ao final da pena, ele avisa o outro que tem uma semana de vida. Domingo, à 1h.

“Vôo Noturno”, na Globo

Uma jovem que tem medo de voar precisa seguir os planos do homem que está na poltrona ao seu lado, que ameaça matar o pai dela caso não receba sua ajuda para matar um político que estará hospedado no hotel em que ela trabalha. Segunda-feira, às 22h10.


Lançamentos em DVD

“O Melhor Amigo da Noiva”, em DVD

O quarentão Tom (Patrick Dempsey) sabe que sempre que pode contar com Hannah (Michelle Monaghan), sua melhor amiga. Quando Hannah viaja para a Escócia, Tom descobre-se apaixonado por ela. Decidido a pedi-la em casamento assim que retorne de viagem, Tom é surpreendido ao saber que ela voltou noiva de um belo e rico escocês. Seu objetivo agora é impedir que o casamento de Hannah aconteça e tentar conquistá-la de uma vez por todas. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 5.1.

“Guru do Amor”, em DVD

Disputando o título de melhor guru de auto-ajuda do mundo, Pitka (Mike Myers) tem que ajudar um astro jogador de hóquei a reconquistar sua esposa, que está com o atleta rival Jacques "Le Coq" Grande (Justin Timberlake), além de ganhar a Copa Stanley. Será que a cômica intervenção kármica de Pitka vai ser suficiente para transformar esse time perdedor em campeão? O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 5.1, e, como extras, Mike Meyers e "Guru do Amor", Um Elefante e Tando, Treinamento de hóquei para atores, Cenas Inéditas e originais, Erros de Gravação, Na cabine com Trent e Jay e Outras Tomadas.

“Querelle”, em DVD

Na cidade portuária de Brest, nada é o que parece ser. Neste cenário de sonho, Querelle (Brad Davis), um marinheiro amoral que desperta sentimentos de amor e morte em homens e mulheres, planeja crimes e procura satisfazer os seus desejos. Baseado livremente em romance de Jean Genet, Querelle é uma obra transgressora, na qual o cineasta alemão Rainer Werner Fassbinder não faz concessões para transmitir sua visão de mundo ao espectador. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 2.0, e, como extras, Galeria de fotos e pôsteres e Vida e obra de Fassbinder.


“Beatles – Yellow Submarine”, em DVD

Em um tempo mágico, existia um distante paraíso chamado Pepperland - um lugar onde a felicidade e a música reinavam totalmente. Mas, tudo isso ficou ameaçado quando os terríveis Blue Meanies declararam guerra e enviaram um exército liderado pela ameaçadora Luva Voadora, para destruir tudo o que era bom. O jeito foi pedir a ajuda de John, Paul, George e Ringo, que, armados com pouco mais do que bom humor, canções e, é claro, seu Submarino Amarelo, o Quarteto Fabuloso enfrenta a fúria dos mares num esforço de derrotar as forças malignas. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 2.0, e, como extras, biografias, filmografias e Galeria de fotos e pôsteres.




Eventos

Anim!Arte

Estão abertas, até o dia 27 de outubro, as inscrições para o Festival Brasileiro Estudantil de Animação – Anim!Arte, que será realizado no Rio de Janeiro, de 5 a 14 de novembro. Voltado para o público estudantil, tem como objetivo incentivar a cultura e o crescimento profissional e artístico na área de animação no Brasil. Mais informações no site http://www.vouanimarte.com.br/.

“A Primeira Noite de Tranqüilidade” no Cine Vanguarda

O Cineclube Natal, em parceria com o Teatro da Cultura Popular, apresentará o filme “A Primeira Noite de Tranqüilidade”, do diretor italiano Valério Zurlini. Rimini, início dos anos 70. Daniele Dominici é um angustiado professor de literatura que se envolve afetivamente com uma de suas alunas. Será que esse amor irá preencher o vazio existencial de sua vida? Considerada a melhor atuação de Alain Delon, o filme conta ainda com Renato Salvatori, Alida Valli e Giancarlo Giannini. A sessão começa às 17h e as entradas custam dois reais. O TCP fica na Rua Jundiaí, 641, Tirol.

Cine SESI exibe filmes em São Miguel do Gostoso

O Cine SESI Cultural continua sua programação pelo interior do Rio Grande do Norte. Neste final de semana, a cidade de São Miguel do Gostoso terá exibições na sexta, no sábado e no domingo, a partir das 18h30. A programação é: sexta – “Até o Sol Raiá” e “Tapete Vermelho”; sábado – “Câmera Viajante” e “O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias” e domingo – “Vida Maria” e “Ratatouille”, além da apresentação do Grupo de Chorinho do Solar Bela Vista - SESI. A exibição será na praia da Xêpa.

Petrobras lança Programa Petrobras Cultural

A Petrobras lançou na última terça-feira a edição 2008/2009 do Programa Petrobras Cultural (PPC), que engloba os editais de seleção pública para projetos de Audiovisual, Artes Cênicas, Música, Literatura e Cultura Digital. O PPC é o maior programa de patrocínio cultural já lançado no país e sua verba é a maior já destinada por qualquer empresa a um programa de cultura. Para esta primeira fase será destinada uma verba de R$ 42,3 milhões. Mais informações e editais no site http://www.petrobras.com.br/.


Treco-nologia

Simples e eficazes

Muitas vezes o consumidor gasta muito dinheiro com equipamentos caros e se decepciona com o resultado. Mas, pequenos ajustes podem melhorar muito o ambiente do home theater. Duas técnicas simples e eficazes: pintar a parede que fica atrás da TV de uma cor escura melhora muito a percepção visual. A parede clara reflete a luz e diminui o contraste, principalmente nas cenas mais escuras. Para evitar que o som ecoe de maneira desagradável, principalmente nas notas mais agudas, evite paredes nuas, grandes áreas de vidraças e pisos expostos. Para evitar a reverberação, faça uso de cortinas e tapetes, além de, obviamente, distribuir as caixas de forma equilibrada, respeitando a distancia entre elas e do ponto de vista do espectador.


Filme da Semana: “A Guerra dos Rocha”

Fazer comédia, ao contrário do que julga a maioria das pessoas, é coisa séria, e extremamente difícil de funcionar. Claro, há os que adoram as escatológicas comédias com Eddie Murphy e Jim Carrey, mas, não é esse tipo de trabalho que me refiro. A escolha do ator, um bom roteiro e uma edição rigorosa fazem a diferença entre um filme ser engraçado ou chato. “A Guerra dos Rocha”, embora não seja perfeito, é um exemplo de uma boa comédia nacional.

Os Rocha, outrora tradicional família de Santa Teresa, hoje vive em melancólica desintegração. O filho mais velho, Marcos Vinícius (Diogo Vilela) é um político corrupto, prestes a ser processado, que vive em uma luxuosa mansão na Barra da Tijuca, cercado por aduladores, principalmente o assessor e guarda-costas Marcondes (Ailton Graça). Sua cara-metade é a dondoca Paola (Ludmila Dayer).

O filho do meio, César (Marcello Antony) é advogado, hipocondríaco e vive se queixando do excesso de trabalho, enquanto a mulher, Júlia (Giulia Gam) só se preocupa com a festa de debutante que insiste que a filha Bebel (Cecília Dassi) participe.

O caçula, Marcelo (Lúcio Mauro Filho), é músico, e vive grudado no violão, ignorando o choro do filho pequeno e a impaciência da mulher, Carol (Taís Araújo), que corre feito uma louca para administrar a casa, o filho e um patrão exigente.

Em meio a tudo isso está a matriarca da família, Dona Dina (Ary Fontoura), que vive em atrito com as noras, sendo rejeitada por todas, mesmo tendo cedido a própria casa para o filho César.

Quando os filhos decidem se reunir para resolver o que fazer com a mãe, descobrem que esta desaparecera por completo. Dina, na verdade, estava com Nonô (Nicete Bruno), sua grande amiga e avó de Bilinho (Felipe Dylon). O que era para ser uma conversa entre duas amigas virou um estranho seqüestro, quando dois fugitivos da polícia invadem a casa de Nonô.

Enquanto isso, o resto da família Rocha entra em polvorosa, quando chega a notícia de que uma velhinha foi atropelada e está no IML. Marcos Vinícius reconhece o vestido e todos acreditam que o corpo seja o da sua infeliz mãe.

Na casa de Nonô, os bandidos compartilham uns estranhos bombons com as velhinhas e logo estão todos no maior barato. A poucos metros dali, a casa dos Rocha se abre para o velório de Dina, com direito a muitas amigas, músicas saudosas e muita briga entre os irmãos, divididos entre a morte da mãe e os próprios interesses.

Só quando eles forem confrontados pela realidade é que descobrirão qual é o tesouro mais valioso guardado por Dona Dina.

Além das tradicionais gags, presentes em todas comédias de costumes, “A Guerra dos Rocha” traz uma louvável e justa homenagem aos idosos, não só ao trazer o delicado tema da convivência da família com os parentes mais velhos, mas, também, da presença de inúmeros atores da velha guarda, que há muito não apareciam na TV ou no cinema.

Embora tenham surgido algumas críticas do porquê da escolha de Ary Fontoura para o papel de uma mulher, não resta dúvida sobre o brilhantismo do ator, um eterno coadjuvante, sempre lembrado pelo papel de coronel Formigão da novela “Saramandaya”. Ary, debaixo de uma penosa maquiagem, carrega o filme nas costas, com uma valiosa parceria de Nicete Bruno, outra atriz maravilhosa.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Claquete – 10 de outubro de 2008


Newton Ramalho - colunaclaquete@gmail.com

O que está em cartaz

Neste final de semana, as estréias são o policial “As Duas Faces da Lei”, com a inédita parceria de Al Pacino e Robert de Niro, a comédia nacional “A Guerra dos Rocha”, “Ainda Orangotangos”, na Sessão Cult do Cinemark, e “4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias”, no Projeto Moviecom Arte. Continuam em cartaz o drama “Noites de Tormenta”, o policial “Busca Implacável” (veja em Filmes da Semana), o suspense “Controle Absoluto”, a comédia “Super-Heróis: A Liga da Injustiça”, a animação “Os Mosconautas no Mundo da Lua” e o nacional “A Casa de Mãe Joana”. Nas programações exclusivas, o Cinemark exibe “Bezerra de Menezes – O Diário de um Espírito” e “Caçadores de Dragões”. Já o Moviecom mantém em cartaz “Os Desafinados”, “Era Uma Vez...”, “Zohan - Agente Bom de Corte” e “Kung Fu Panda”.

Estréia 1: “As Duas Faces da Lei”

Depois de 30 anos de serviço, dois veteranos da polícia de Nova York (Robert de Niro e Al Pacino) estão a caminho da aposentadoria. Antes de sair, eles são chamados para investigar o assassinato de um conhecido cafetão, ligado a um caso resolvido por eles anos atrás. Como no crime original, a vítima é um criminoso suspeito, cujo corpo é encontrado junto com um poema justificando o assassinato. Quando outros crimes acontecem, começa a ficar claro que os detetives estão às voltas com um serial killer, cuja missão é fazer o que os policiais não conseguiram - acabar com os culpados e limpar as ruas. As semelhanças entre as mortes recentes e seus casos anteriores trazem à tona uma desconfortável questão: será que eles colocaram o homem errado atrás das grades? A direção é de Russell Gewirtz, com John Leguizamo e Carla Gugino. “As Duas Faces da Lei” estréia nesta sexta-feira, no Cine 6 do Moviecom e na Sala 2 do Cinemark. Classificação indicativa 14 anos.

Estréia 2: “A Guerra dos Rocha”

O filme conta a história da simpática, mas, desastrada velhinha Dina Rocha (Ary Fontoura) e seus três filhos, Marcos Vinicius (Diogo Vilela), César (Marcello Antony) e Marcelo (Lúcio Mauro Filho), que vivem em pé de guerra sobre quem deve ficar com a mãe. Durante uma das muitas batalhas familiares, Dona Dina some e até os irmãos se darem conta para começar a procurar, parece que já é tarde demais. Recebem a trágica notícia no IML de que uma velhinha cuja descrição é de sua mãe foi atropelada por um ônibus. Enquanto os irmãos preparam o velório da mãe, mal sabiam eles que ela na verdade estava na casa ao lado com sua amiga Nonô, onde as duas foram seqüestradas por dois desastrados e divertidos aprendizes de ladrões. A direção é de Maria Carmem Barbosa. “A Guerra dos Rocha” estréia nesta sexta-feira, no Cine 1 do Moviecom e na Sala 7 do Cinemark. Classificação 12 anos.

Sessão Cult: “Ainda Orangotangos”

Porto Alegre, no dia mais quente do verão. Um casal de imigrantes chineses cruza a cidade em um vagão de metrô. Doentes e cansados, eles tentam ajudar um ao outro, ao mesmo tempo em que enfrentam a desconfiança dos demais passageiros e a incompreensão de sua língua. O chinês vagueia pelos corredores da estação de metrô e pelo mercado público da cidade, em busca de ajuda. É o início de uma série de situações-limite vividas por diversos habitantes da cidade. É o primeiro longa-metragem filmado em um único plano-seqüência no Brasil. A direção é de Gustavo Spolidoro. A partir desta sexta-feira, na Sala 3 do Cinemark, na sessão de 15h10. Classificação indicativa 16 anos.

Projeto Moviecom Arte: “4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias”

Em 1987, nos últimos dias do comunismo, Otilia (Anamaria Marinca) e Gabita (Laura Vasiliu) dividem um quarto num dormitório estudantil. Elas são colegas de classe na universidade de uma pequena cidade romena. Gabita está grávida e o aborto é ilegal no país. Otilia aluga um quarto num hotel barato. Lá elas recebem um certo Sr. Bebe (Vlad Ivanov), chamado para resolver a questão. Mas, ao saber que Gabita está com a gravidez mais adiantada do que havia informado, Sr. Bebe aumenta as exigências para o serviço. Ele cobra um preço que as duas não estão preparadas para pagar. Com a direção de Cristian Mungiu, o filme ganhou a Palma de Ouro do Festival de Cannes. A partir desta sexta-feira, na Sala 3 do Moviecom, na sessão de 16h55. Classificação indicativa 16 anos.





Confira na TV

“O Filho do Máskara”, no SBT

Um bebê encontra a Máscara de Loki, que permite que ele se transforme no que quiser. Só que precisa enfrentar o próprio Loki, que deseja o objeto de volta. Com Alan Cumming e Bob Hoskins. Sexta-feira, às 23h.

“Scooby-Doo 2: Monstros À Solta”, no SBT

Scooby-Doo e sua turma chegam a uma pequena cidade, onde um homem mascarado ameaça usar uma máquina criadora de monstros. Com Freddie Prinze Jr, Sarah Michelle Gellar, Matthew Lillard, Seth Green e Alicia Silverstone. Sábado, às 23h.

“A Mulher do Meu Irmão”, na Globo

Após dez anos de casamento, Zoe sente-se entediada com a vida monótona e sem surpresas, deixando-se seduzir pelo cunhado. Essa situação desencadeia uma série de eventos que levarão os personagens a um arriscado jogo de vinganças secretas e paixões. Sábado, às 23h25.

“Noites de Sexo”, na Band

Após o ex-policial Scott ter roubado um corpo uma série de assassinatos começam a ocorrer de uma maneira misteriosa e até sobrenatural. Sábado, às 2h.

“George, O Curioso”, na Record

O guia de um museu parte em uma expedição para a África, na tentativa de encontrar um ídolo gigante que possa salvar o museu de fechar as portas. Lá ele faz amizade com um pequeno macaco, que o acompanha escondido quando ele volta para casa. Domingo, às 8h.

“A Nova Onda do Imperador”, na Globo

Um arrogante imperador é transformado em uma lhama por uma poderosa bruxa e recebe a ajuda de um simples camponês para poder recuperar seu trono. Com as vozes de Selton Melo, Humberto Martins e Marieta Severo. Domingo, às 13h20.

“Hércules”, no SBT

A rivalidade entre Hera e Zeus faz com que um casal brigue devido ao nascimento de uma criança, que seria filho do próprio Zeus. Com Leelee Sobieski, Elizabeth Perkins, Timothy Dalton e Sean Astin. Após o Domingo Legal.

“A Outra Face”, na Globo

Para descobrir a localização de uma bomba, um policial aceita trocar de identidade com um perigoso bandido, que está em coma. Com Nicolas Cage e John Travolta. Domingo, às 23h55.

“Acerto Final”, na Band

Após perder sua filha em um acidente de carro, Freddy Gale espera seis anos até que John Booth, o responsável, saia da prisão. Ao final da pena Gale avisa que Booth tem uma semana de vida. Domingo, às 0h45.

“O Contrato”, na Globo

Um professor de educação física, viúvo, sai para acampar com o filho adolescente. No caminho, eles encontram um assassino profissional, procurado pela polícia, pelo FBI e por matadores que querem exterminá-lo. Com Morgan Freeman e John Cusack. Segunda-feira, às 22h20.




Lançamentos em DVD

“Sex and the City – O Filme”, em DVD

Carrie Bradshaw (Sarah Jessica Parker) é uma escritora de sucesso obcecada por moda, que vive em Nova York. Assim como suas amigas Samantha Jones (Kim Cattrall), Charlotte York (Kristin Davis) e Miranda Hobbes (Cynthia Nixon), Carrie tenta equilibrar o trabalho com seus relacionamentos. O filme é uma continuação da famosa série de televisão, quatro anos após a última temporada, quando as quatro amigas preparam o casamento de Carrie. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 5.1.

“Sem Medo de Morrer”, em DVD

A impetuosa adolescente Diana (Evan Rachel Wood) decide testar seus limites com sexo e drogas, mas, ela e sua amiga Maureen (Eva Amurri) são envolvidas em um massacre que acontece na escola em que estudam, onde a última é assassinada. Quinze anos Diana (agora interpretada por Uma Thurman) ainda está tentando está traumatizada pelos acontecimentos daquele dia fatídico. Ela vive um momento delicado, com o marido cada vez mais ausente, sua filha revelando-se rebelde e ela, confusa quanto em que momento de sua vida ela está. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 2.0.

“Butch Cassidy”, em DVD

Dois amigos inseparáveis, Butch (um ex-açougueiro, daí o nome) Cassidy (Paul Newman) e Sundance Kid (Robert Redford), lideram o Bando do Buraco na Parede e vivem de assaltar trens e bancos. Caçados por todo o país, resolvem ir para a Bolívia e juntamente com Etta (Katharine Ross), a namorada de Sundance. Mas, esta decisão não lhes proporcionará grandes assaltos ou uma vida mais tranqüila. Indicado para sete Oscars, ganhou os de Roteiro Original, Fotografia, Trilha Sonora e Canção Original ("Raindrops Keep Fallin' on My Way"). O disco traz o filme com formato de tela widescreen anamórfico e áudio Dolby Digital 5.1, e, como extras, comentários em áudio do diretor George Roy Hill, entrevistas, Making Of e Notas de Produção.

“Partículas Elementares”, em DVD

Dois irmãos com mais de 30 anos possuem personalidades opostas, sendo um deles tímido e introspectivo, enquanto o outro é adepto de fantasias sexuais realizadas com prostitutas. Quando ambos conhecem duas mulheres pelas quais se apaixonam, algo muito sério acontece, fazendo com que os dois homens decidam entre lutar pelas suas conquistas ou voltar a viver como antes. Com Moritz Bleibtreu, Franka Potente e Martina Gedeck. O disco traz o filme com formato de tela widescreen anamórfico e áudio Dolby Digital 2.0.



Eventos

Paul Newman (I)

O veterano e engajado ator Paul Newman faleceu no último dia 26, aos 83 anos, após uma longa carreira, com mais de oitenta aparições no cinema e na TV. Newman recebeu muitas indicações a prêmios (só no Oscar foram dez, recebendo o de Melhor Ator em “A Cor do Dinheiro”, em 1987). Ganhou ainda dois Oscars especiais, concedidos pela Academia: um em 1985, em reconhecimento ao seu trabalho junto ao cinema, e outro em 1993, por sua atuação junto a causas humanitárias. O que parecia ser apenas mais um belo rosto entre tantos outros revelou ser um dos mais produtivos atores de sua geração, emocionando até em produções recentes, como “Uma Carta de Amor” e “Estrada Para Perdição”.

Paul Newman (II)

Estão disponíveis, em DVD, os mais importantes filmes do ator. Além dos já citados, recomendo “Gata em Teto de Zinco Quente”, “A Piscina Mortal” (onde desponta a jovem Melanie Griffith), “Exodus”, “Golpe de Mestre”, “Inferno na Torre”, “Uma Lição Para Não Esquecer”, “Cortina Rasgada” (dirigido por Hitchcock), “A Roda da Fortuna”, “Buffalo Bill” e “Blaze – O Escândalo”. Não podemos esquecer a magnífica animação “Carros”, da Pixar, onde Newman deu a voz ao personagem Doc Hudson, quase um alter ego do ator.

“Roma, Cidade Aberta”, no Cine Café

Nesta sexta-feira, dia 10 de outubro, o Cineclube Natal em Parceria com o Nalva Melo Café Salão, apresentará o filme “Roma, Cidade Aberta”, de 1945, do diretor italiano Roberto Rosselinni. Entre 1943 e 1944, Roma, sob ocupação nazista, é declarada “cidade aberta”, para evitar bombardeios aéreos. Nas ruas, comunistas e católicos deixam suas diferenças de lado para combater os alemães. Filmado logo após a libertação da Itália, em locações reais e com atores amadores, este filme tornou-se um dos marcos iniciais do neo-realismo italiano. A exibição será no próprio café, ás 20h, na Av. Duque de Caxias, 110, Ribeira, com ingressos a R$ 2,00. Classificação indicativa 16 anos.

CURTACOM 2008

Estão abertas, até 18 de outubro, as inscrições para o CURTACOM 2008 – Festival Universitário de Curtas, que acontecerá em Natal, nos dias 10 e 11 de novembro. O festival é realizado pelo Curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, através dos alunos de Radialismo e Jornalismo, estando em sua quarta edição. Para mais informações e inscrições, consulte o site www.curtacom.xpg.com.br.






Filmes da Semana: “Noites de Tormenta” e “Busca Implacável”

Na atual entressafra dos grandes lançamentos, discretamente vão chegando produções que passam despercebidas, já que não tem a máquina publicitária despejando milhões para divulgá-las. Dois destes filmes, que estão em cartaz, atingem públicos totalmente opostos, que não sairão decepcionados. São eles o drama “Noites de Tormenta” e o policial “Busca Implacável”.

Apesar de ser estrelado por um ator do segundo escalão de Hollywood, o ótimo Liam Neeson, “Busca Implacável” é rodado na França, com a direção de Pierre Morel e a participação indiscutível de Luc Besson no roteiro e na produção. A soma destes fatores já nos leva a imaginar um produto diferente dos insossos policiais americanos, com traços bem característicos do filme policial francês.

Bryan (Liam Neeson) é um ex-agente, provavelmente da CIA, que se aposentou precocemente, para ficar perto da filha, já que cinco anos de carreira lhe custaram o casamento com Lenore (Fanke Janssen). Ele hoje sobrevive de pequenos serviços de segurança para celebridades, enquanto tenta manter-se próximo à filha, Kim (Maggie Grace), uma menina mimada, que vive com a mãe e o padrasto, um rico empresário.

Contra a vontade do pai, Kim viaja para a Paris, com outra colega, para passar as férias na Europa, curtindo a turnê do U2. Mas, mal chegam elas na cidade, e são vítimas de uma gangue especializada em rapto de mulheres jovens, para uma sofisticada rede de prostituição.

No momento do seqüestro, Kim consegue manter contato com o pai, que mantém a frieza para conseguir um mínimo de pistas que o conduzam até os seqüestradores. Partindo para a Europa, Bryan desembarca em Paris com a fúria de um carrasco, deixando um rastro de destruição por onde passa.

Todos os elementos de um bom policial estão presentes: tiroteios, perseguições de carros, lutas corporais e até torturas, na boa e velha moral de que vale tudo quando o que está em jogo é precioso para alguém. Na linha do bom e velho filme policial francês, não há leis ou regras para serem respeitadas, e todos são inimigos em potencial, se ficam no caminho do herói. Isso se torna mais palatável graças à magnífica atuação de Neeson, longe do charme de 007 ou dos músculos de Stallone.

“Busca Implacável” é um bom exemplar de filme de ação policial, com locações em uma Paris diferente dos cartões postais. A única coisa curiosa é como todos falam inglês, os franceses, os mafiosos albaneses, os mercadores árabes, etc.. Mas, se até os alienígenas de “Quarteto Fantástico” falam inglês entre si, por que estranhar?...

“Noites de Tormenta” tem uma temática voltada para um público totalmente diferente. O drama, estrelado por Richard Gere e Diane Lane, mostra o romance entre duas pessoas maduras, que vivem momentos especiais em suas vidas.

Adrienne (Diane Lane) é uma dona de casa que abriu mão de seus sonhos de artista para dedicar-se à família. Atualmente, ela vive com os dois filhos, Danny e Amanda, pois o marido a deixou para viver com outra mulher. Alguns anos após a separação, porém, o ex-marido pede para voltar, no que é entusiasticamente apoiado pelos filhos.

Confusa, Adrienne pede um tempo para pensar, e enquanto os filhos viajam para Orlando com o pai, ela vai para uma pequena cidade, no sul da Flórida, para ajudar uma amiga que tem uma pousada à beira-mar. Sua tarefa será recepcionar um único hóspede, que resolveu visitar a cidade em plena baixa estação.

O estranho hóspede é Paul Flaner (Richard Gere), um médico famoso de uma grande cidade, que também passa por um momento crucial. Ele acaba de divorciar da mulher, e sente a falta do filho, também médico, que resolveu clinicar em um rincão longínquo do Equador, e com quem não mantém contato há mais de um ano. Para completar os dissabores, Paul está sendo processado pela família de uma mulher que morreu quando ele a operava.

Decidido a promover uma mudança em sua vida, Paul resolve enfrentar os seus fantasmas, e o primeiro é um encontro com Robert Torrelson (o ótimo Scott Glenn), o viúvo da mulher morta.

O encontro de Paul com Adrienne passa da fria cordialidade de dois estranhos para a percepção de que tem muito em comum. Aos poucos, uma atração mútua acontece, principalmente depois de enfrentarem um furacão, que, por pouco não destrói a pousada.
O despertar da paixão pelo outro também traz à tona um amor por si mesmos, lembrando-os de que ainda eram jovens, embora maduros, e que precisavam de outras motivações para manter-se vivos e felizes.

Suas missões de vida os levarão para destinos diferentes, mas, o encontro os transforma, tornando-os capazes de enfrentar as suas próprias vidas. Terão eles a chance de serem felizes juntos? Assista e verá.

Fugindo do tom piegas e previsível dos dramas românticos hollywoodianos, “Noites de Tormenta” traz uma história intimista e poderosa, com uma química perfeita do casal central, e que certamente agradará a um público mais maduro.