sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Claquete – 29 de agosto de 2008


Claquete – 29 de agosto de 2008

Newton Ramalho - colunaclaquete@gmail.com

O que está em cartaz

Agosto vai chegando ao fim, com muitas promessas olímpicas desfeitas. Nos cinemas, estréiam o suspense “O Nevoeiro”, com Thomas Jane, a ação “O Reino Proibido”, com as feras Jackie Chan e Jet Li, a cinebiografia “Bezerra de Menezes – O Diário de um Espírito” (só no Cinemark), o drama francês “De Víbora em Punho”, na Sessão Cult do Cinemark e o premiado drama “A Banda”, no Projeto Moviecom Arte. Continuam em cartaz a ação “O Procurado” (veja em Filme da Semana), com Angelina Jolie, a comédia “Casamento em Dose Dupla”, com Diane Keaton, a ficção-científica “Star Wars: The Clone Wars”, o drama nacional “Era Uma Vez...”, “A Múmia: Tumba do Imperador Dragão” e “Batman – O Cavaleiro das Trevas”. Nas programações exclusivas, o Cinemark exibe a comédia “O Guerreiro Didi e a Ninja Lili”, enquanto o Moviecom mantém a comédia “O Grande Dave”, com Eddie Murphy, e a animação “Kung Fu Panda”.

Estréia 1: “O Nevoeiro”

Depois que uma violenta tem
pestade, David Drayton (Thomas Jane) e seu filho de oito anos correm para o mercado, antes que os suprimentos se esgotem. Porém, um estranho nevoeiro toma conta da cidade, deixando David e um grupo de pessoas presas no mercado - entre elas um cético forasteiro e uma fanática religiosa. David logo descobre que o nevoeiro esconde algo sobrenatural e que sair do mercado pode ser fatal. Mas, conforme o grupo tenta desvendar o mistério, o caos se instala e fica evidente que as pessoas dentro do mercado podem tornar-se tão ameaçadoras quanto as criaturas do lado de fora. Baseado em conto de Stephen King. A direção é de Frank Darabont. “O Nevoeiro” estréia nesta sexta-feira, no Cine 7 do Moviecom e na Sala 6 do Cinemark. Classificação indicativa 14 anos.

Estréia 2: “O Reino Proibido”

"O Reino Proibido", baseado na lenda
chinesa do Rei Macaco, conta a história de Jason, um adolescente de Boston fã do kung fu (Michael Angarano), que faz amizade com um idoso chinês, dono de uma casa de penhores (Jackie Chan). Quando o velho é morto num assalto, Jason resgata uma bengala mágica e, num passe de mágica, se vê na China antiga, onde enfrenta a tarefa de libertar o fabuloso Rei Macaco (Jet Li), aprisionado por um poderoso senhor de guerra. Jason recebe ajuda do mestre de kung fu Lu Yan (Jackie Chan) e do Monge Silencioso (Jet Li), para a dificílima tarefa de derrotar o Senhor da Guerra de Jade. A direção é de Rob Minkoff. “O Reino Proibido” estréia nesta sexta-feira, no Cine 6 do Moviecom e na Sala 1 do Cinemark. Classificação indicativa 12 anos.

Estréia 3: “Bezerra de Menezes – O Diário de um Espírito”

“Bezerra de Menezes: o Diário de Um Espírito” conta a hist
ória de Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti, ou, simplesmente, Bezerra de Menezes. Cearense, nascido em uma tradicional família fazendeiros de criação, ligada à política e ao militarismo na Província do Ceará, Bezerra de Menezes (Carlos Vereza), só aos dezoito anos, o protagonista segue para o Rio de Janeiro, onde inicia seus estudos de Medicina. Na então Capital da República, elegeu-se vereador e deputado em várias legislaturas e defendeu as idéias abolicionistas. Mas, o que lhe trouxe o maior reconhecimento foi o trabalho anônimo realizado em prol dos desfavorecidos. Por conta disso, ficou conhecido como o “Médico dos Pobres”. Seja como político devotado às causas humanitárias ou como médico conhecido por jamais negar socorro a quem batesse à sua porta, Bezerra de Menezes tornou-se um exemplo de homem e escreveu uma história de vida marcada pelo amor e pela caridade. A direção é de Glauber Filho e Joe Pimentel. “Bezerra de Menezes: o Diário de Um Espírito” estréia nesta sexta-feira, na Sala 7 do Cinemark. Classificação indicativa livre.

Sessão Cult: “De Víbora em Punho”



Grito de ódio e revolta, o filme é adaptado de um dos mais famosos romances infanto-juvenis da literatura francesa, de autoria de Hervé Bazin. Em boa parte autobiográfico, conta num tom tragicômico o combate violento, impiedoso e ferozmente engraçado, travado por uma criança contra sua própria mãe, numa família burguesa no final dos anos 20. Jean Rezeau e seu irmão mais velho vivem felizes em La Belle Angerie, o castelo da família, mas a morte de sua avó provoca o retorno de seus pais da Indochina, e com isso o fim da infância... A direção é de Philippe De Broca. A partir desta sexta-feira, na Sala 3 do Cinemark, na sessão de 15h10. Classificação indicativa livre.

Projeto Moviecom Arte: “A Banda”

Uma pequena banda da polícia egípcia chega

a Israel. Eles vieram para tocar na cerimônia de inauguração de um centro cultural árabe. Porém, por causa da burocracia, falta de sorte e outros imprevistos, são esquecidos no aeroporto. A banda tenta se deslocar por conta própria, mas vai parar numa pequena e quase esquecida cidade israelense, em algum lugar no coração do deserto. Uma banda perdida numa cidade perdida – pouca gente se lembra disso. A obra conquistou oito prêmios da Academia de Cinema de Israel. A direção é de Eran Kolirin. A partir desta sexta-feira, na Sala 3 do Moviecom. Classificação indicativa livre.



Confira na TV

“Dupla Confusão”, no SBT

Um ladrão foge da prisão juntamente com um homem tagarela e tapado. Ele passa a perseguir seus antigos companheiros de crimes, desejando vingança e querendo recuperar a quantia que roubou antes de ser preso. Com Gérard Depardieu e Jean Reno. Sexta-feira, às 23h15.

“Twister”, na Globo

Uma equipe de cientistas sai em busca de ventos fortes a fim de poder testar um dispositivo que pode prever o início dos tornados. Com Helen Hunt, Bill Paxton e Philip Seymour Hoffman. Sábado, às 16h17.

“Meninas Malvadas”, no SBT

Ao retornar à sua cidade-natal, uma garota sente na pele o mal que a língua venenosa de suas novas colegas pode causar. Com Lindsay Lohan e Rachel MacAdams. Sábado, às 23h15.

“Em Seu Lugar”, na Globo

Duas irmãs completamente diferentes realizam uma viagem de autoconhecimento, contando com a ajuda da avó recém-descoberta. Com Cameron Diaz, Toni Collette e Shirley MacLaine. Sábado, às 23h15.

.

“K-9 – Detetive Particular”, na Globo

O tira Thomas Dooley está prestes a se aposentar. No entanto, por causa de seu pastor alemão, ele acaba se tornando o suspeito de um roubo em uma companhia de alta tecnologia. Com James Belushi. Domingo, às 13h.

“Xeque-Mate”, na Record

Slevin Kelevra (Josh Hartnett) está com vários problemas em sua vida. O prédio onde mora foi condenado, sua identidade foi roubada e ele recentemente flagrou sua namorada com outro homem. Com Morgan Freeman, Bruce Willis e Ben Kingsley. Domingo, às 23h.

“S.W.A.T. - Comando Especial”, na Globo

Divisão da S.W.A.T. é encarregada de realizar o transporte de um importante traficante de drogas para uma prisão federal. Mas, a situação se complica quando ele oferece US$ 100 milhões a quem libertá-lo. Domingo, às 23h55.

“Máquina Mortífera 3”, no SBT

Às vésperas de sua aposentadoria, o policial Roger Murtaugh se vê envolvido por seu parceiro em uma perigosa investigação para desbaratar uma quadrilha de ladrões de armas. Com Mel Gibson, Danny Glover, Joe Pesci e Rene Russo. Após o Domingo Legal.

“O Amigo Oculto”, na Globo


Um psiquiatra viúvo mora com a filha Emily, de 9 anos. Ela cria um amigo imaginário, chamado Charlie, com quem costuma brincar. Aos poucos, Charlie se revela malvado e vingativo, o que ameaça toda a família. Com Robert De Niro, Dakota Fanning e Famke Janssen. Segunda-feira, às 22h10.




Lançamentos em DVD

“Em Nome do Rei”, em DVD

O Poderoso Rei Konreid (Burt Reynolds) precisa def
ender seu castelo e seu povo do diabólico Gallian (Ray Liotta), que quer derrubá-lo. Um homem simples chamado Farmer (Jason Statham) arrisca-se numa aventura perigosa para resgatar a esposa seqüestrada (Claire Forlani) e vingar o assassinato do filho. Ambos os crimes foram cometidos pelos Krugs, como são chamados os animais guerreiros comandados por Gallian. Adaptação do popular videogame da Microsoft. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 5.1, e, como extras, Por Trás das Câmeras, Cenas Deletadas e Cenas Adicionais.

“Stop-Loss – A Lei da Guerra”, em DVD

O Sargento Brandon (Ryan Phillippe), é um herói de guerra do Iraque que retorna a sua terra natal no Texas. Quando tenta recomeçar a sua vida, o exército faz uma requisição para que ele volte ao campo de batalha, mas, Brandon se recusa a cumprir a missão. A decisão de Brandon o deixa em apuros com ex-soldados e coloca em xeque a sua relação com velhos amigos. A direção é de Kimberly Peirce (“Meninos Não Choram”). O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 5.1, e, como extras, Making Of, Cenas Inéditas, Um dia de treinamento e Comentários da diretora Kimberly Peirce e do co-roterista Mark Richard.

“Olhar do Desejo”, em DVD

Hallam Foe é um jovem perturbado cuja tendência ao voyeurismo revela seus medos mais obscuros e seus desejos mais peculiares. Preferindo acreditar que sua mãe foi assassinada pela madrasta, que antes era secretária de seu pai, Hallam se recusa a aceitar que ela se afogou após uma overdose de comprimidos para dormir e passa todo o tempo espionando as pessoas ao seu redor. Com Jamie Bell, Claire Forlani e Sophia Myles, A direção é de David Mackenzie. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 5.1.

“Podecrer!”, em DVD

Um grupo de amigos vive as aventuras, romances e tormentos que fazem parte da vida de todo jovem ao longo do último ano do colegial. O filme, que se passa no Rio de Janeiro de 1981, ano anterior ao boom do rock-Brasil, faz um retrato divertido e emocionado de uma geração pioneira, disposta a renovar os costumes e valores do país. Uma deliciosa volta ao passado dos adolescentes dos anos 80. A direção é de Arthur Fontes. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital, e, como extras, Making Of e Trailer de cinema.




Eventos

“O Corcel Negro”, no Cine Curumim

Neste sábado, dia 30 de agosto, dentro do projeto "Cine Curumim", o Cineclube Natal, em parceria com o SESC, exibirá o filme "O Corcel Negro". Um garoto e um cavalo indomado, ambos sobreviventes de um naufrágio, se vêem perdidos em uma ilha onde precisam contar um com o outro para sobreviver. Na segunda parte, levados de volta para a civilização, o garoto conhece um treinador aposentado (Mickey Rooney, indicado ao Oscar por esse filme) que concorda em treinar ambos para uma corrida. A sessão do Cine Curumim acontecerá às 9h, no Cine SESC da Av. Rio Branco. O acesso é gratuito.

Cine SESI exibe filmes em Parelhas

O Cine SESI Cultural continua sua programação pelo interior do Rio Grande do Norte. Neste final de semana, a cidade de Parelhas terá exibições na sexta, no sábado e no domingo, a partir das 18h30. A programação é: sexta – “Até o Sol Raiá” e “Tapete Vermelho”; sábado – “Câmera Viajante” e “O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias” e domingo – “Vida Maria” e “Ratatouille”. A exibição será no Espaço da Folia.


Treco-nologia

DVD turbinado

A Toshiba, que fazia parte do grupo que perdeu a batalha contra o Blue-Ray, não entregou os pontos, e anuncia uma novidade que vai estimular a continuidade do “velho” DVD. A empresa promete um aparelho dotado de um novo padrão (DVD 2.0), que inclui a mesma codificação MPEG2 do DVD-Video, além de recursos de interatividade e de acesso fácil à internet desenvolvidos em parceria com a Microsoft. Os novos aparelhos usarão um poderoso chip, feito em conjunto com a IBM, que permitirá simular uma imagem de alta definição, por meio de um processo de interpolação, convertendo os sinais digitalmente. Se a promessa se concretizar, o DVD (oficial e pirata) terão uma sobrevida que pode complicar a expansão do Blue-Ray.



Filme da Semana: “O Procurado”

A curvatura da reta

É muito comum o espectador começar a assistir um filme e ficar em dúvida quanto ao gênero ou ao “realismo” da história. Em “O Procurado”, certamente, esta dúvida não passa dos minutos iniciais. Ao ser alvejado, um assassino profissional atravessa uma vidraça e pula até o prédio vizinho, para eliminar os seus atacantes. Se assistir essa cena e ainda quiser permanecer no cinema, aproveite, pois irá curtir muita coisa maluca.

A história gira em torno de Wesley Allan Gibson (James McAvoy), um apático contador que sofre crises de ansiedade, mora vizinho a uma linha de metrô e é traído pela namorada, com o seu melhor amigo. Não fosse isso pouco, Wes ainda é obrigado a suportar uma chefe grosseira e exigente, que sempre está pegando no pé dele. O rapaz detesta a sua vida desde criança, quando foi abandonado pelo pai quando tinha apenas sete dias de nascido.

Sua vida sofre uma reviravolta quando ele conhece Fox (Angelina Jolie), uma estranha e audaciosa mulher, que o protege de diversas tentativas de assassinato, e revela que o pai de Wes foi um dos maiores exterminadores do mundo, pertencente a uma misteriosa organização conhecida como Fraternidade.

Wes é levado por Fox à sede da Frater
nidade, uma antiga tecelagem, onde é apresentado a Sloane (Morgan Freeman), que explica que o rapaz, assim como o pai, era dotado de uma capacidade de chegar a 400 batimentos cardíacos por minuto – e, com isso, pensar e agir mais rápido e mais preciso que qualquer outro ser humano!

Para entrar na Fraternidade e vingar a morte do pai, Wes é submetido a um cruel e rigoroso treinamento, físico e mental. Isso inclui ser surrado diariamente, levar cortes de um açougueiro, e, o mais legal, atirar balas com trajetórias curvas! Mas, o bom é que existe um banho especial que cura todos os ferimentos em questão de horas. Se a moda pega, o Walfredo Gurgel ia ficar entregue às moscas...

Quando Wes é considerado apto para enfrentar o assassino de seu pai, o embate acontecerá na Europa Central, onde um misterioso armeiro (Terence Stamp, ótimo, como sempre) promove um encontro entre os dois. O embate acontece em um trem desgovernado em meio a montanhas e precipícios, e o que acontece muda toda a perspectiva de Wes, em relação à Fraternidade e ao seu lema, “Matar um pode salvar mil”.

Este filme é o primeiro do russo Timur Bekmambetov em Hollywood. O diretor ganhou fama mundial com “Guardiões da Noite” e “Guardiões do Dia”, duas produções russas que fizeram sucesso pela inovação do tema e uso inteligente de efeitos especiais. Muitos espectadores irão pensar em “Matrix” e “300”, ao ver “O Procurado”, e não estarão errados. Mas, muito do estilo original do diretor está presente no filme atual.

O filme é baseado na história em quadrinhos “Wanted”, de Mark Millar e J.G. Jones, embora tenha fugido a algumas premissas básicas da versão original. Os quadrinhos trazem um grupo de supervilões uniformizados, enquanto que, no filme, eles são mostrados como uma irmandade de assassinos e não usam roupas coloridas.

Um aspecto interessante do filme é a filosofia da Fraternidade, que, para manter o equilíbrio no mundo, assassina pessoas para que essas não causem mal a muitos outros. Essa idéia, a princípio, irreal, traduz o desejo de muitas pessoas normais, que se sentem injustiçadas e desprotegidas pelo Estado. O problema é que, quando alguém se arroga ao direito de decidir quem deve morrer, termina usando isso em proveito próprio, como é mostrado no filme.

Se o leitor está achando a idéia fantasiosa, basta lembrar-se das milícias no Rio, dos traficantes donos dos morros, dos coronéis do sertão, dos líderes de sem-isso ou aquilo, dos deputados serradores de gente, e até do sucesso do fictício Capitão Nascimento... A lista é grande, principalmente quando não se aceita o estado de direito, mesmo com todas as suas fraquezas.

Mas, independente da leitura filosófica que o espectador possa fazer, “O Procurado” é dirigido para um público que gosta de filmes de ação, e não se importa em ver inúmeras leis da Física totalmente distorcidas. Aliás, professores desta disciplina, o filme é um maravilhoso jogo de encontre-os-erros físicos, para ser discutido com os alunos. A cena mais curiosa é uma bala com trajetória curva, que volta ao ponto original... Divirtam-se!







Um comentário:

Anônimo disse...

quero muito ver o filme Podecrer pra ver a linda e gatinha da Maria Flor só de biquini! e a Fernanda Paes também aparece deliciosa de biquini na praia! Marcos Paintero.