Newton Ramalho - colunaclaquete@gmail.com
O que está em cartaz
As Olimpíadas se aproximam do final, infelizmente com muitas decepções para os brasileiros. Para consolo, confira as estréias da ação “O Procurado”, com Angelina Jolie e a comédia “Casamento em Dose Dupla”, com Diane Keaton, “Falsa Loura”, de Carlos Reichenbach, na Sessão Cult do Cinemark, e, inaugurando um novo espaço no cinema de arte em Natal, o Projeto Moviecom Arte, com o filme “Santiago”, de João Moreira Salles. Continuam em cartaz a ficção-científica “Star Wars: The Clone Wars” (veja em Filme da Semana), o drama nacional “Era Uma Vez...”, as comédias “Mais do Que Você Imagina”, com Meg Ryan, e “O Grande Dave”, com Eddie Murphy, “A Múmia: Tumba do Imperador Dragão”, “Batman – O Cavaleiro das Trevas” e “Kung Fu Panda”. Nas programações exclusivas, o Cinemark exibe a animação “Space Chimps – Micos no Espaço”.
Estréia 1: “O Procurado”
Wes (James McAvoy) é um zero à esquerda. Seu chefe grita com ele, a namorada o ignora e sua vida arrasta-se sem fim. A rotina muda, quando ele conhece uma mulher chamada Fox (Angelina Jolie). Depois que o pai de Wes é assassinado, a sexy Fox o recruta para a Fraternidade, uma sociedade secreta de assassinos. Enquanto Fox o ensina a desenvolver grande agilidade e reflexos tão rápidos quanto um raio, Wes descobre que esse grupo vive de acordo com um antigo código que não pode ser quebrado: executar as ordens de morte dadas pelo próprio destino. Com tutores perversamente brilhantes — incluindo o enigmático líder da fraternidade, Sloan (Morgan Freeman) — Wes começa a usufruir toda a força que sempre quis. Mas, lentamente, ele passa a perceber que há mais por trás de seus sócios do que consegue enxergar. E, enquanto oscila entre heroísmo e vingança, Wes aprenderá o que ninguém pode ensiná-lo: que ele mesmo tem controle de seu destino. A direção é de Timur Bekmambetov. “O Procurado” estréia nesta sexta-feira, no Cine 6 do Moviecom e na Sala 2 do Cinemark. Classificação indicativa 18 anos.
Estréia 2: “Casamento em Dose Dupla”
Quando Noah Cooper (Dax Shepard) é demitido de seu trabalho ele acha que seus dias não podem piorar. Mas, quando chega em casa, ela já esta cheia e vai à loucura quando Marilyn (Diane Keaton), mãe superprotetora de Noah chega com seus cinco cachorros na cidade, precisando de um lugar para ficar. A história piora quando Noah precisa lidar com a pressão de arrumar um novo emprego, uma esposa (Liv Tyler) que quer desesperadamente um filho e, o pior de tudo, uma mãe que não pára de incomodá-los. A direção é de Vince Di Meglio. “Casamento em Dose Dupla” estréia nesta sexta-feira, no Cine 4 do Moviecom e na Sala 1 do Cinemark. Classificação indicativa 12 anos.
Sessão Cult: “Falsa Loura”
Operária especializada e competente, a bela Silmara (Rosanne Mulholland) sustenta o pai, Antero (João Bourbonnais), um ex-presidiário fisicamente deformado pelo fogo e tenta a todo custo reatar relações amigáveis entre o pai e o irmão caçula, o cabeleireiro Tê (Léo Áquila). Apesar de atrair e ser atraída pelos homens, Silmara mantém um ambíguo relacionamento com a professora de dança Regina (Luciana Brites). Silmara compensa a deprimente miséria familiar com um comportamento aparentemente agressivo, fútil e despachado. Entre a fábrica e as amigas, Silmara acaba se envolvendo com dois astros da música, o jovem Bruno (Cauã Reymond) e o maduro Luís Ronaldo (Maurício Mattar), e com cada um deles irá experimentar traumáticas lições de vida... A direção é de Carlos Reichenbach. A partir desta sexta-feira, na Sala 6 do Cinemark, na sessão de 15h10. Classificação indicativa 16 anos.
Projeto Moviecom Arte: “Santiago”
Em 1992 o diretor João Moreira Salles planejou o documentário "Santiago", baseado na vida do mordomo da casa de sua família. Devido à sua incapacidade em editar as cenas filmadas, o longa-metragem nunca foi concluído. Em 2005 o diretor voltou a trabalhar sobre as cenas gravadas, encontrando outro foco no material rodado. Ganhou o prêmio de Melhor Filme - Júri Popular, no Festival de Alba. O diretor João Moreira Salles tinha 30 anos quando rodou as cenas de Santiago, e 44 quando concluiu sua edição. A partir desta sexta-feira, na Sala 3 do Moviecom. Classificação indicativa livre.
Lançamentos em DVD
“Ensinando a Viver”, em DVD
Quando era criança, David (John Cusack) sempre se sentiu excluído, e cresceu sonhando com o dia em que os ETs viriam levá-lo para o espaço. Desde a trágica morte de sua noiva há dois anos, ele nunca mais experimentou qualquer traço de vida afetiva. Mas David sempre quis ser um pai. E finalmente resolve tentar, adotando o problemático Dennis. Assim como David, Dennis vive em seu mundo de fantasia, acreditando que é um marciano em missão de exploração na Terra. E talvez seja mesmo... O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 5.1.
“Três Vezes Amor”, em DVD
Will Hayes (Ryan Reynolds) vive em Mahattan com a filha Maya (Abigail Breslin) que resolve questioná-lo a respeito da sua vida amorosa, já que ele está se divorciando. Maya insiste em saber detalhadamente como os pais se conheceram e se apaixonaram. Will começa a descrever três de seus relacionamentos passados, dando detalhes de cada umas das mulheres. Mas, propositalmente, ele troca os nomes, desafiando a filha a descobrir com qual ele se casou. À medida que Maya começa a juntar as peças desse quebra-cabeça, ela ajuda o pai a entender que existe a possibilidade de um final feliz. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 5.1.
“Bubble”, em DVD
Três jovens israelenses dividem um apartamento em um bairro moderno de Tel Aviv. Lulu, que trabalha em uma boutique de produtos para banho; o extravagante Yelli, gerente de um café moderninho; e Noam, balconista de uma loja de música. Quando Noam se apaixona por um palestino chamado Ashraf, ele e os amigos decidem ajudá-lo a ficar ilegalmente em Tel Aviv. Mas, no final das contas, a utopia cuidadosamente construída por eles é quebrada pelas realidades políticas e sociais do Oriente Médio, e as constantes explosões de violência. O disco traz o filme com formato de tela cheia e áudio Dolby Digital 2.0.
“Tristana – Uma Paixão Mórbida”, em DVD
Tristana (Catherine Deneuve, três anos depois de “A Bela da Tarde”) é uma jovem órfã, inocente, entregue a um homem maduro (Fernando Rey). O relacionamento da jovem com o tutor se desenvolve até que os dois se tornam amantes, com Tristana acumulando amargura e crueldade. A chegada de um jovem (Franco Nero) vai abalar este relacionamento. Foi indicado ao Oscar de Melhor Filme em língua estrangeira. A direção é de Luis Buñuel. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital, e, como extras, biografias e filmografias.
Eventos
8º FESTIVAL DO VÍDEO POTIGUAR
Estão abertas as inscrições para o 8° Vídeo Potiguar, que abre a programação oficial do FestNatal 2008. O Festival compreenderá os vídeos produzidos no Rio Grande do Norte, e que tenham até trinta minutos de duração. Os candidatos deverão preencher a ficha de inscrição na sede do FestNatal, à Av. Campos Sales, 930, juntamente com a entrega do vídeo, até o dia 15 de outubro. Mais informações, através do email contato@festnatal.com.
Abertas as inscrições para o 7º NÓIA
Estão abertas, até 30 de agosto, as inscrições para o 7º Nóia - Festival Brasileiro do Audiovisual Universitário, que acontece em Fortaleza (CE), de 28 de outubro a 1º de novembro. Podem participar alunos regularmente matriculados nas instituições de ensino superior público e privado de todo o Brasil. Inscrições e outras informações: www.festivalnoia.com.
Cine Sesi exibe filmes em Acari
O Cine SESI Cultural continua sua programação pelo interior do Rio Grande do Norte. Neste final de semana, a cidade de Acari terá exibições na sexta, no sábado e no domingo, a partir das 18h30. A programação é: sexta – “Até o Sol Raiá” e “Tapete Vermelho”; sábado – “Câmera Viajante” e “O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias” e domingo – “Vida Maria” e “Ratatouille”. A exibição será na rua do Museu do Sertanejo.
Treco-nologia
TV a Laser
A Mitsubishi anuncia para os próximos meses o lançamento de uma tv fina, com resolução Full HD (1920 x 1080), com 65 polegadas, vida útil de 50 mil horas sem perda de definição, e com metade do peso das atuais. Plasma ou LCD? Nenhuma das duas, a nova tecnologia é laser. A nova tecnologia já chega provocando polêmica, pois alguns especialistas afirmam que o aparelho é uma versão melhorada de uma tv com retroprojeção, e, conseqüentemente, com os mesmos problemas de imagem ruim para quem não está de frente, que o preço será muito alto, por ser um produto recente, etc.. Quem viver, verá.
Filme da Semana: “Star War: The Clone Wars”
Clones, robôs e bebês
Pode até parecer heresia para os fãs da grife Star Wars, mas, é possível que muitas pessoas, mesmo nascidas no milênio passado, ainda desconheçam os meandros da saga futurista criada por George Lucas, nos idos de 1977. Como, então, acompanhar esta nova aventura, a animação “Star Wars: The Clone Wars”, que se passa entre os acontecimentos narrados nos Episódios 2 e 3?
Esta nova produção é dirigida a um público específico, infanto-juvenil que já conhece os principais personagens da série. Aqui ainda não existem Han Solo, Princesa Lea ou Luke Skywalker, os heróis dos capítulos finais – que foram lançados antes. A trama da produção atual gira em torno de Anakin Skywalker, ainda a caminho de se tornar Darth Vader, o maior vilão da história do cinema.
Encontramos o universo profundamente dividido, entre os que querem manter a República como está, e os separatistas, liderados pelo pérfido Conde Dooku, que querem estabelecer uma nova Ordem, um império totalitário liderado pelos Sith, o lado oposto dos Cavaleiros Jedi.
Entre estas duas forças, outras servem permanecem não-alinhadas, aproveitando-se do que render melhores frutos. É o caso da região comandada pelo clã de Jabba, the Hut, que domina importantes passagens interestelares, sem as quais nenhum dos lados pode sobreviver.
Num golpe de ousadia extrema, o filho de Jabba é seqüestrado, e levado para um planeta ermo, onde é aprisionado em uma fortaleza inexpugnável. Ao saber disso, o Mestre Yoda e Mace Windu decidem que os Jedi deverão recuperar o refém, e, para isso, procuram Obi-Wan Kenobi e Anakin Skywalker.
Os dois estão envolvidos em problemas mais urgentes, no meio de uma batalha entre as forças da República, com seu exército de Clones, contra as do Conde Dooku, formadas por legiões de robôs. Sem comunicações, sem suprimentos ou forças reservas, as tropas da República estão acuadas, enfrentando um grande poder de fogo dos separatistas.
Quem chega para trazer a mensagem do Mestre Yoda é Ahsoka Tano, uma adolescente que foi encaminhada para ser Padawan de Anakin. Padawan é a designação de um jovem aluno, que fica sob a tutela de um Mestre Jedi.
Enfrentando alguma resistência de Anakin, este resolve aceitar a sua nova pupila, por reconhecer nela um pouco da sua própria rebeldia. Os dois seguem para a fortaleza onde está aprisionado o filho de Jabba, sem saber que os espera uma armadilha, preparada pela malévola Asajj Ventress.
Enfrentando um combate encarniçado, Anakin, Ahsoka e um punhado de Clones consegue resgatar o bebê Jabba, mas ficam encurralados pelos robôs separatistas. Anakin, Ahsoka e o bebê conseguem fugir numa velha nave e rumam para Tatooine, o planeta sede do império de Jabba.
Lá, eles enfrentarão novos desafios, pois o Conde Dooku convence Jabba de que foram os Jedi que seqüestraram o seu filho, e que estão vindo para matá-lo. Sem saber de nada, Anakin, sua Padawan e o bebê rumam para o palácio de Jabba, onde os espera uma morte certa.
Enquanto isso, em Coruscant, a sede da República, a senadora Amidala procura ajudar Obi-Wan e Anakin, e termina sendo aprisionada, quando descobre que tudo foi um plano para prejudicar os Jedi, inclusive com a participação de um parente de Jabba!
A animação tem uma excelente qualidade, embora não chegue no realismo das produções da Pixar, por exemplo. Considerando-se que este é um piloto para uma série a ser exibida na TV americana, o padrão está muito bom.
Além de todos os personagens que fazem parte dos Episódios 1, 2 e 3, o espectador irá encontrar muitos elementos presentes até nos filmes antigos. Um exemplo é a banda de ETs de Varginha, que toca no bar onde Han Solo encontra Luke Skywalker. Isso, sem falar nos sabres de luz que cortam tudo, menos um outro sabre.
A grife Star Wars é uma mina de ouro que parece não ter fim, principalmente com George Lucas sempre reinventando o que parecia terminado. Basta dizer que os três primeiros filmes foram lançados no cinema, em VHS, em laserdisc, novamente no cinema e em VHS com novos efeitos, em DVD e, logo mais, em Blue-Ray. A parte nova da saga já rendeu três filmes e várias animações, iniciando agora uma outra série. Se, para alguns parece oportunismo, para os fãs, é deleite.
Um comentário:
já vi o trailer e tô cada vez me encantando mais pelo filme Falsa Loira com a bela e talentosa Rosanne Mulholland! gostei de conhecer o Coluna! vou visitar sempre! Marcos Paintero.
Postar um comentário