Newton Ramalho - colunaclaquete@gmail.com
O que está em cartaz
A maior novidade deste início de final de ano é a Mostra Competitiva do FestNatal, em sua edição de 20 anos (veja a programação no box). As estréias, no circuito comercial, são o terror “30 Dias de Noite”, com Josh Hartnet, a ação “Mandando Bala”, com Clive Owen e Mônica Bellucci, a animação “Bee Movie – A História de uma Abelha” e o drama “Mundo Novo” (apenas no Moviecom). Continuam em cartaz a fantasia “A Lenda de Beowulf”, e o drama “O Passado”, de Hector Babenco. Nas programações exclusivas, o Cinemark exibe o infantil “A Loja Mágica de Brinquedos”, com Dustin Hoffman e Natalie Portman, a animação “Deu a Louca na Cinderela”, a comédia romântica “Antes Só do Que Mal Casado”, com Ben Stiller, e, na Sessão Cult, “Paris, te Amo”. O Moviecom, por sua vez, exibe e a aventura “Desbravadores” (só no Moviecom) e o nacional “O Homem Que Desafiou o Diabo”.
Estréia 1: “30 Dias de Noite”
Durante os trinta dias do inverno local a pequena cidade

Estréia 2: “Mandando Bala”
Em um beco escuro, o mis

Estréia 3: “Mundo Novo”
Sicília, começo do século 20. Salvatore Mancu

Estréia 4: “Bee Movie – A História de uma Abelha”
Barry B. Benson, uma abelha que acaba de se for

Pré-Estréia: “Encantada”
Giselle (Amy Adams) é uma bela princesa que foi banida por uma rainha malvada de seu mundo mágico e musical. Com isso, ela vai para em Nova York, nos dias atuais, um local completamente diferente de onde vivia. Logo, ela recebe a ajuda de Robert (Patrick Dempsey), um advogado divorciado, por quem se apaixona. Só que Giselle já está prometida em casamento para o príncipe Edward (James Marsden), que decide também deixar o mundo mágico para reencontrar sua amada. Produção da Disney, com direção de Kevin Lima. “Encantada” terá pré-estréia neste final de semana no Cine 5 do Moviecom (15h) e na Sala 5 do Cinemark (19h). Censura livre. Cópias dubladas.
Sessão Cult: “Paris, Te Amo”
Coletânea de 21 curtas-metragens, contando histórias de amor situadas na “Cidade do Amor”, Paris. Um filme sobre a pluralidade do cinema, em que vinte cineastas trazem seus toques pessoais, enfatizando a ampla variedade de estilos, gêneros, encontros e várias atmosferas e estilos de vida que prevalecem nas vizinhanças da capital francesa. Entre os diversos cineastas estão Wes Craven, Gus Van Sant, Alfonso Cuarón e Walter Salles. A partir desta sexta-feira, na Sala 4 do Cinemark, na sessão de 15h. Para maiores de 16 anos.
Lançamentos em DVD
Os ataques a Pearl Harbor, em DVD
Embora hoje já se levante sérias suspeitas se houve surpresa no ataque dos japoneses a Pearl Harbor, em 7 de dezembro de 1941, o cinema já reviu o fato em várias ocasiões. Tem o recente “Pearl Harbor”, estrelado por Bem Affleck, o detalhado “Tora! Tora! Tora!” e “A um Passo da Eternidade”, com Burt Lancaster, Montgomery Cliff, Deborah Kerr, Donna Reed, Frank Sinatra e Ernest Borgnine, filme ganhador de oito Oscars. Mas, a cena mais marcante deste filme é o famoso beijo na praia, entre Burt Lancaster e Deborah Kerr.
“Blade Runner, O Caçador de Andróides”, em Edição Especial
Um dos filmes de ficção mais reverenciados de todos os tempos está sendo relançado em DVD, com a versão final do diretor. O box traz três discos (a versão americana tem cinco), sendo o primeiro com a versão do Ridley Scott, com incluindo cenas estendidas e efeitos especiais, o segundo disco com as versões para o cinema americano e internacional, de 1982, e a versão do diretor de 1992. O terceiro disco traz vários documentários sobre o filme. Nas lojas.
“Duro de Matar 4.0”, em DVD
Os Estados Unidos sofrem um novo ataque terrorista, desta vez através da informática. Um hacker consegue invadir a infra-estrutura computadorizada que controla as comunicações, transporte e energia do país, ameaçando causar um gigantesco blecaute. O autor do ataque planejou todos os passos envolvidos, mas, não contava que John McClane (Bruce Willis), um policial da velha guarda, fosse chamado para confrontá-lo. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 5.1. Nas locadoras.
Eventos
Dose dupla na Sessão Cine Café
O Cineclube Natal, em sessão especial dessa sexta-feira, em parceria com Nalva Melo Café Salão, exibirá dois filmes, “Os Vivos e os Mortos”, do diretor John Huston, sobre as lembranças de um amor antigo, e o musical “Hair”, do diretor Milos Forman, sobre a Guerra do Vietnã e os movimentos culturais e de rebeldia dos anos 60. A Sessão Cine Café acontece hoje, dia 07 de dezembro, às 18 horas. Os ingressos custam R$ 2,00, e sócios do Cineclube e os filiados à Adurn não pagam.
“Quando Nietzsche Chorou”, em DVD
Baseado no romance de Irvin Yalom, o filme “Quando Nietzsche Chorou” conta a história de um encontro fictício entre o filósofo alemão Friedrich Nietzsche (Armand Assante) e o médico Josef Breuer (Ben Cross), professor de Sigmund Freud (Jamie Elman). Nietzsche é ainda um filósofo desconhecido, pobre e com tendências suicidas. Breuer passa por uma má fase após ter se envolvido emocionalmente com uma de suas pacientes, Bertha (Michal Yannai), com quem cria uma obsessão sexual e fica completamente atormentado. O disco traz o filme com formato de tela letterbox e áudio Dolby Digital 5.1. Nas locadoras.
Especial: FestNatal 2007
O Festival de Cinema de Natal – FestNatal, na sua edição de 20 anos, chega à sua última etapa, com início, hoje, da Seleção Oficial, com a exibição de sete longas-metragens nacionais. O FestNatal, filho da heróica cruzada de Valério Andrade, abrange também o Festival de Vídeo Potiguar e a Mostra “Vidas na Tela”, realizadas em julho e novembro, respectivamente. Tive a honra de ser convidado para participar do Júri Oficial, o que aceitei, com muito prazer.
A Mostra Competitiva, com os concorrentes ao Troféu Estrela do Mar, serão exibidos de hoje até a próxima quinta-feira, dia 13, com três sessões diárias (às 14h10, 16h30 e 20h), no Cine Moviecom, no Praia Shopping, com ingressos ao preço único de quatro reais. A programação será a seguinte:
Dia 7, sexta-feira: “Casa de Areia”.
No início do século 20, o português Vasco (Ruy Guerra) conduz a esposa Áurea (Fernanda Torres) e a sogra, Dona Maria (Fernanda Montenegro) para as terras recém adquiridas por ele. Quando chegam lá, descobrem que ficam em um lugar inóspito, no meio de imensas dunas de areia e sem nenhum sinal de civilização próxima. Áurea quer voltar, mas, Vasco insistem em ficar e constrói uma casa de madeira para que lá possam viver. Seus destinos e sonhos parecem perder-se como a areia que os cerca, carregados pelo vento inclemente. Direção de Andrucha Waddington. Para maiores de 14 anos.
Dia 8, sábado: “O Casamento de Romeu e Julieta”
Alfredo Baragatti (Luís Gustavo), um palmeirense fanático, criou a sua filha Julieta (Luana Piovani) para ser como ele, mais uma apaixonada pelo Palmeiras. A paixão da família é tanta que a moça joga, como centro-avante, na equipe feminina do clube. Julieta se apaixona por Romeu (Marcos Ricca), um médico de 45 anos, que é corintiano roxo. Em nome do amor, Romeu aceita se passar por palmeirense, chegando a se filiar como sócio do clube e ir aos jogos para torcer pelo rival. Tais atitudes geram desconfiança em sua família, principalmente no filho Zilinho e na avó Nenzica, ambos corintianos. Direção de Bruno Barreto. Para maiores de 12 anos.
Dia 9, domingo: “Zuzu Angel”
No Brasil da década de 60, os militares estavam no poder, mergulhando o país em um dos momentos mais negros de sua história. Indiferente, a estilista Zuzu Angel (Patrícia Pillar) ficava cada vez mais famosa, tanto no Brasil quanto no exterior. Já o seu filho, Stuart (Daniel de Oliveira), era um ativista contrário à Revolução, ingressando na luta armada contra os militares, junto com a mulher, Sonia (Luana Piovani). Uma noite, Zuzu recebe a informação de que Stuart fora preso. Aí se inicia uma cruzada solitária de uma mãe em busca do corpo do filho, já que este fora morto devido às torturas. A própria Zuzu, que nunca encontrou o filho, teria uma morte igualmente suspeita, anos depois. Direção de Sérgio Rezende. Para maiores de 14 anos.
Dia 10, segunda-feira: “Sonhos e Desejos”
Nos anos 70, três militantes contrários à ditadura militar são obrigados a ficar confinados dentro de um apartamento em Belo Horizonte. Um deles, bailarino, chega ferido e mantém o rosto coberto por um capuz. É recebido pela estudante Cristiana (Mel Lisboa) e seu professor de literatura, Saulo, com quem a jovem mantinha um romance. Durante a convivência, eles confrontam suas opções políticas e afetivas, que envolvem desejo, traição e lealdade, junto à realidade da época. Com o tempo, ela se envolve e acaba se apaixonando pelo revolucionário, causando sérios problemas com o namorado. A direção é de Marcelo Santiago. Para maiores de 16 anos.
Dia 11, terça-feira: “Terra de Deus”
Piano precisa de uma enxada emprestada para fazer o plantio do arroz nas terras do Coronel Elpídio, para quem ele irá trabalhar até saldar a dívida. Sua mulher, Olaia, com dificuldade para andar, e o filho Ninho, sempre perdido no mundo dos sonhos, tiveram que mudar para uma terra devoluta, no Açude do Coronel. A sina de Piano, daí para a frente, é tentar, inventar, pedir, implorar a todos por uma enxada. Mas, parece estar escrito que ele não vai conseguir. Entretanto, a esperança e a determinação de Piano continuam fortes e inesgotáveis. Apesar de todos os obstáculos, ele não desiste e faz planos, enquanto a esposa do Coronel gira aos céus com seus devotos de Santa Luzia. A direção é de Iberê Cavalcanti. Para maiores de 14 anos.
Dia 12, quarta-feira: “Cabra-cega”
Thiago e Rosa são dois jovens militantes da luta armada, que sonham com uma revolução social no Brasil. Após ser ferido por um tiro, em uma emboscada da polícia, Thiago precisa se esconder na casa de Pedro, um arquiteto simpatizante da causa. O grupo comandado por Thiago está, no momento, debilitado, e estuda um retorno à luta contra o regime militar. Rosa é o contato de Thiago com o mundo, sendo agora ainda mais importante, por estar ferido. Com o passar do tempo, Pedro passa a ficar preocupado com a segurança deles, adotando um comportamento estranho e deixando dúvidas em Thiago se ele não seria um traidor. A direção é de Toni Venturi. Para maiores de 14 anos.
Dia 13, quinta-feira: “Achados e Perdidos”
Vieira é um delegado aposentado, que vive um caso com a prostituta Magali. Quando ela é encontrada morta, amarrada nua à cama, e com um saco na cabeça, Vieira é considerado, pela polícia, como o principal suspeito do crime. O próprio Vieira não sabe se cometeu o assassinato, pois, no dia anterior, estava embriagado e não se lembra nada do que aconteceu. Em meio às suspeitas, Vieira se envolve com Flor, uma jovem prostituta, muito amiga de Magali, e passa a ser chantageado por um velho companheiro da polícia. A direção é de José Joffily. Para maiores de 16 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário