sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Claquete – 30 de novembro de 2007


Newton Ramalho - colunaclaquete@gmail.com

O que está em cartaz

Chegou o Carnatal, a cíclica insanidade coletiva que arruína bolsos, corações e mentes de Natal e adjacências. Quem ainda tiver um pouquinho de juízo, vai preferir conferir as estréias nos cinemas. As novidades são “A Lenda de Beowulf”, épico inglês com surpreendentes efeitos digitais, o drama “O Passado”, de Hector Babenco e a aventura “Desbravadores” (só no Moviecom). Nas continuações, temos a ótima ficção-suspense “Invasores” (veja em Filme da Semana), com Nicole Kidman e Daniel Craig, o infantil “A Loja Mágica de Brinquedos”, com Dustin Hoffman e Natalie Portman, a animação “Deu a Louca na Cinderela”, o terror “1408”, com John Cusack, e o nacional “O Homem Que Desafiou o Diabo”. Nas programações exclusivas, o Cinemark exibe o policial “Os Donos da Noite”, a comédia romântica “Antes Só do Que Mal Casado”, com Ben Stiller, os dramas nacionais “Tropa de Elite” e “Sem Controle”, com Eduardo Moscovis, e, na Sessão Cult, o drama “People – Histórias de Nova Iorque”. O Moviecom, por sua vez, exibe o drama “Leões e Cordeiros” e a animação “Tá Dando Onda”,

Estréia 1: “A Lenda de Beowulf”

Inspirado em um poema inglês datado do início da Idade Média, o filme conta a história de Beowulf (Ray Winstone), um herói determinado a derrotar o monstruoso Grendel (Crispin Glover), que ataca o castelo do rei Hrothgar (Anthony Hopkins) sempre que é realizada alguma comemoração, pois não suporta o barulho gerado. Em seus ataques, Grendel sempre mata várias pessoas, apesar de poupar Hrothgar. Com a população em pânico, Hrothgar ordena que o salão onde as comemorações são realizadas seja fechado. O filme utiliza as mesmas técnicas empregadas em “Expresso Polar” e “A Casa Monstro”, com os movimentos dos atores transformados no ambiente de animação. O filme conta ainda com a estonteante Angelina Jolie, encarnando a perigossíma mãe do monstro. Com direção de Robert Zemeckis, “A Lenda de Beowulf” estréia nesta sexta-feira, no Cine 6 do Moviecom (Dublado) e na Sala 2 do Cinemark (Legendado). Para maiores de 14 anos.

Estréia 2: “O Passado”


Rímini (Gael García Bernal) é um jovem tradutor que terminou recentemente um casamento de 12 anos com Sofia (Analía Couceyro). A separação foi tranqüila, até Rímini iniciar um namoro com Vera (Moro Angheleri), uma modelo de 22 anos. Um dia, Sofia tenta beijá-lo à força, o que faz com que Vera, que presencia a cena, morra atropelada. Um ano depois, já refeito, Rímini se casa com Carmen (Ana Celentano), sua parceira de tradução. O trauma da morte de Vera lhe rendeu uma amnésia misteriosa, que o faz se esquecer dos idiomas que precisa traduzir no trabalho. Ajudado por Carmen e pelo nascimento de seu filho, Lúcio, Rímini precisa se adaptar à sua nova realidade de marido dependente. Até que Sofia mais uma vez retorna à sua vida, sequestrando Lúcio e atraindo Rímini a um hotel de encontros. Com direção de Hector Babenco, “O Passado” estréia nesta sexta-feira, no Cine 7 do Moviecom e na Sala 1 do Cinemark. Para maiores de 16 anos.


Estréia 3: “Desbravadores”

Há muitos anos, numa época em que os vikings tentavam conquistar a América do Norte, um garoto viking é acidentalmente esquecido, durante uma batalha contra os índios americanos. Criado pelos índios, ele passa a fazer parte da tribo como se fosse uma das crianças indígenas. Ao crescer, sua vila é mais uma vez ameaçada pelos vikings, o que faz com que ele tenha que lutar contra seu próprio povo. “Desbravadores” estréia nesta sexta-feira, no Cine 4 do Moviecom. Para maiores de 16 anos.

Pré-Estréia 1: “Bee Movie – A História de uma Abelha

Barry B. Benson, uma abelha que acaba de se formar na faculdade e está desiludida com a perspectiva de ter apenas uma escolha de carreira: fabricar mel. Um certo dia, Barry consegue sair da colméia e sua vida é salva por uma mulher, Vanessa, florista da cidade de Nova York. À medida que o relacionamento entre os dois floresce, Barry passa a observar o mundo dos humanos e não demora a descobrir que as pessoas consomem mel. Armado com essa informação, Barry se dá conta de sua verdadeira vocação e decide processar a raça humana por roubar o mel das abelhas. “Bee Movie – A História de uma Abelha” terá pré-estréia neste final de semana, no Cine 7 do Moviecom (14h50), e na Sala 5 do Cinemark (16h10). Censura livre. Cópias dubladas.

Pré-Estréia 2: “Encantada”

Giselle (Amy Adams) é uma bela princesa que foi banida por uma rainha malvada de seu mundo mágico e musical. Com isso, ela vai para em Nova York, nos dias atuais, um local completamente diferente de onde vivia. Logo, ela recebe a ajuda de Robert (Patrick Dempsey), um advogado divorciado, por quem se apaixona. Só que Giselle já está prometida em casamento para o príncipe Edward (James Marsden), que decide também deixar o mundo mágico para reencontrar sua amada. Produção da Disney, com direção de Kevin Lima. “Encantada” terá pré-estréia neste final de semana no Cine 4 do Moviecom (14h50) e na Sala 4 do Cinemark (14h45). Censura livre. Cópias dubladas.

Sessão Cult: “People – Histórias de Nova Iorque”

Um ano após os eventos dramáticos do 11 de setembro, um grupo de nova-iorquinos busca refazer suas vidas. Sandie (Jim Gaffigan) testemunhou uma tragédia no escritório e tenta superar a raiva com a ajuda do Dr. Trabulous (Tony Shalhoub), seu psicólogo. Emme Keeler (Maggie Gyllenhaal), proprietária de uma confeitaria, luta para ultrapassar a concorrente. Allison (Judy Greer) e David Burbage (Thomas McCarthy) se esforçam para manter o casamento e lidar com o problemático filho de dez anos. Já os imigrantes Avi (Naseeruddin Shah) e Satish (Sharat Saxena) trabalham como seguranças e andam pelas ruas da cidade, observando as tendências da América contemporânea e debatendo as suas opiniões divergentes. A partir desta sexta-feira, na Sala 1 do Cinemark, na sessão de 15h. Para maiores de 14 anos.


Lançamentos em DVD

“Piratas do Caribe - No Fim do Mundo”, em DVD

O lorde Cutler Beckett (Tom Hollander) assumiu o controle do apavorante barco fantasma Holandês Voador e agora vaga pelos sete mares matando piratas sem misericórdia, sob o comando do almirante Norrington (Jack Davenport). Will Turner (Orlando Bloom), Elizabeth Swann (Keira Knightley) e o capitão Barbossa (Geoffrey Rush) precisam reunir os Nove Lordes da Corte da Irmandade para tentar derrotar Beckett. Mas, falta um dos lordes, o capitão Jack Sparrow (Johnny Depp), que está preso ao baú de Davy Jones (Bill Nighy). Assim, os heróis enfrentar um pirata chinês, o capitão Sao Feng (Chow Yun-Fat), para conseguir os mapas que os conduzirão ao Fim do Mundo e resgatar Jack, o Pérola Negra e lutar enfim contra o temido Holandês Voador. Nas locadoras.

D.W. Griffith, em DVD

O pioneiro cineasta D.W. Griffith, considerado, por muitos, o Criador da Linguagem Cinematográfica, foi um dos fundadores United Artists, produziu e dirigiu mais de 300 filmes. Griffith, finalmente, tem as suas obras mais importantes disponíveis em DVD. Citados em todos trabalhos acadêmicos sobre cinema, “Intolerância”, de 1916, e “Nascimento de uma Nação”, de 1915, foram lançadas em formato digital. Os filmes podem ser comprados independentes ou em um Box, junto com “Lirio Partido”, “Orfãs de Tempestade”, “América” e “Guerra dos Sexos”. Nas lojas e locadoras.

“Os Amores de Maria”, em DVD

Depois que seu namorado da adolescência Ivan (John Savage) volta da Segunda Guerra Mundial, Maria (Nastassja Kinski) aceita sua proposta de casamento e acha que será feliz para sempre. Mas, sua felicidade dura pouco. O passado sombrio de Ivan estraga a noite do casamento e cria uma barreira entre eles que nenhum dos dois sabe como superar. Confusa e abatida, Maria tenta consertar a situação com seu verdadeiro amor apesar do interesse de outros pretendentes. Mas, um músico viajante (Keith Carradine) encontra o caminho para o seu coração, e Maria faz tudo que pode para justificar sua vida infeliz. Nas locadoras.

“Não Por Acaso”, em DVD

Ênio (Leonardo Meideiros) é um engenheiro de trânsito que comanda o fluxo de carros em São Paulo. Ele possui uma mania de controle que também se reflete em sua casa, onde suas ações são extremamente controladas. Ele se surpreende quando reencontra Mônica (Graziella Moretto), sua ex-mulher, que lhe diz que sua filha Bia (Rita Batata), de 16 anos, deseja conhecê-lo. O encontro é adiado, devido a um acidente sofrido por Mônica, que atropela Teresa (Branca Messina). Ambas morrem, o que faz com que Ênio e Pedro (Rodrigo Santoro), namorado de Teresa e dono de uma marcenaria especializada na construção de mesas de sinuca, entrem em luto. Seis meses, depois Bia encontra Ênio, mas, pai e filha enfrentam dificuldades em se relacionar. Já Pedro é forçado a visitar o antigo apartamento de Teresa, onde agora vive Lúcia (Letícia Sabatella). Nas locadoras.



Filme da Semana: “Invasores”

Invasores no microscópio

Desde que os seres extra-terrestres entraram no imaginário do Homem, já se levantou a hipótese de uma invasão. O pioneiro foi H.G.Wells, com o seu visionário “A Guerra dos Mundos”, na verdade um libelo anti-guerra. Mas, entre homenzinhos verdes e visitas do ET, um dos romances que mais ganhou versões no cinema foi “Invasores de corpos”, de Jack Finney, uma das quais chega aos nossos cinemas, com o título “Invasores”.

O filme, estrelado por Nicole Kidman e Daniel Craig, atualiza o tema central de Finney para os dias atuais. Após um acidente, um ônibus espacial cai sobre os Estados Unidos, fragmentando-se em milhares de pedaços, todos, contaminados com um estranho microorganismo.

A psiquiatra Carol Bennell (Nicole Kidman) começa a notar mudança de atitude nas pessoas, após o acidente, a começar pelo seu ex-marido, que parece ter perdido qualquer senso de emoção.

Com a ajuda do amigo Ben Driscoll (Daniel Craig) e de um cientista, Dr. Stephen Galeano (Jeffrey Wright), Carol descobre que o vírus que veio do espaço contamina as pessoas e altera o seu DNA, transformando-os em autômatos, subordinados a uma inteligência coletiva. A transformação acontece durante o sono, após a pessoa ter sido infectada.

Carol tenta, desesperadamente, fugir com o seu filho, mas, as coisas se complicam, pois, além dela ter sido infectada, o menino parece ser imune ao vírus, o que não é tolerado pelos alienígenas. Ela busca uma rota de fuga, ao mesmo tempo em que luta para se manter acordada, pois é a única maneira de preservar a sua identidade.

Esta é a quarta versão da história levada às telas, sendo a primeira, de 1956, “Vampiros de Almas”, um dos clássicos mais elogiados até hoje. Depois disto, vieram as versões de 1978, “Invasores de Corpos” e de 1993 “Invasores de Corpos”.

O autor diz se divertir com os significados ocultos imaginados pelas pessoas que leram o livro, ou, assistiram às diferentes versões dos filmes. Apesar das interpretações, de que os invasores seriam os comunistas, na época da Guerra Fria, ele jura que só pensou nos alienígenas mesmo.

O pior é que, existem teorias que admitem a possibilidade de que a vida na Terra teria começado a partir de organismos trazidos por cometas, e que caíram aqui, após vagar pelo espaço.

“Invasores” termina sendo um thriller bastante movimentado, com bons atores e uma direção segura, de Oliver Hirschbiegel, que fez “A Queda! - As Últimas Horas de Hitler”, e, que merece ser visto com atenção.


Especial: TV Digital

Começam, oficialmente, no dia 2 de dezembro, as transmissões da nova TV Digital na cidade de São Paulo. Na prática, o que isto significa? Para a imensa maioria dos brasileiros, pouco. Mesmo os paulistas, para desfrutar da nova transmissão, deverão investir entre 500 e 1100 reais para adquiri uma antena UHF e um conversor, para poder assistir a programação em seus receptores.
A nova TV Digital vem sendo anunciada como um grande avanço de som e, principalmente, de imagem, com direito também à interatividade. Vamos por partes, pois é assim que ela vai chegar, também.





A transmissão digital permitirá que os espectadores tenham um nível de resolução de imagem muito superior ao que tem hoje. Claro, se o aparelho receptor tiver, também, uma resolução boa. Explico: os aparelhos atuais possuem resolução de 640 x 480, o que dá bem para assistir a programação atual de televisão, fitas VHS e DVD. As futuras transmissões serão na resolução de 1920 x 1080 entrelaçado (1080i), que terá uma qualidade muito superior à de hoje, embora ainda inferior à tv digital americana, por exemplo.





E quem vai poder aproveitar isso? Quem tiver uma tv de plasma ou LCD do tipo Full HD, que ainda estão com os preços elevadíssimos. As tvs de plasma atuais dispõem, em sua maioria, de uma resolução de 1024 x 768 (cuidado pois, no mercado, ainda tem muitas de 852 x 480, sendo vendidas como se fosse de alta resolução). As de LCD, em sua maioria, são 1366 x 768, que também é inferior ao Full HD. Mas, e ai? Nenhuma delas serve? Muito pelo contrário, todas exibirão uma imagem nunca vista antes. Mesmo assim, será necessário o conversor, também. Of course.





O padrão de som, que já tratei em matérias anteriores, será o AAC da Apple, um formato pouco conhecido, diferente do Dolby Digital, que é praticamente universal no mundo do home theater.
A propalada interatividade, que consiste em usar a televisão para fazer compras, acessar email, e tantas outras atividades comuns na internet, também irá demorar um pouco. E, ainda tem um agravante. É possível que os conversores atuais tenham que ser trocados, quando o novo sistema for implantado.





Nessas alturas, os meus pacientes leitores já deverão estar confusos. A TV Digital chega ou não chega, compro um televisor LCD ou não, compro o conversor, caso, ou compro uma bicicleta...





A verdade é que a implantação da TV Digital será lenta e gradual, como dizia um ex-presidente. A transmissão chegará ao Rio de Janeiro em maio, e, até o final de 2008, nas principais capitais do país. É provável que só chegue em Natal em 2009. Mas, ninguém precisa ficar estressado, ou pensar em mudar de cidade por conta da TV. Os sinais analógicos deverão ser mantidos como estão, por força de lei, até 2016.

Nenhum comentário: