Newton Ramalho
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O que está em cartaz
Março
começa animado, com a lista do Janot e muito político tremendo na base em
Brasília. Enquanto isso, nas salas de cinema, as estreias da semana são o
thriller “Kingsman – Serviço Secreto”, o terror “Renascida do Inferno”, e o
romance “Simplesmente Acontece”. Teremos também reexibição do clássico “De
Volta Para o Futuro”, e as pré-estreias de “Birdman ou (A Inesperada Virtude da
Ignorância)”, “Para Sempre Alice”, e “Mapas Para as Estrelas”. Continuam em
cartaz a comédia nacional “Superpai”, a animação “Tinker Bell e o Monstro da
Terra do Nunca”, “Sniper Americano”, “Cinquenta Tons de Cinza”, e a animação
“Bob Esponja – Um Herói Fora D’Água”. Nas programações exclusivas, o Moviecom
mantém a ficção-científica “O Destino de Júpiter”.
Estreia 1: “Kingsman – Serviço Secreto”
Eggsy (Taron Egerton) é um jovem com problemas
de disciplina que parece perto de se tornar um criminoso. Determinado dia, ele
entra em contato com Harry (Colin Firth), que lhe apresenta à agência de
espionagem Kingsman. O jovem se une a um time de recrutas em busca de uma vaga
na agência. Ao mesmo tempo, Harry tenta impedir a ascensão do vilão Valentine
(Samuel L. Jackson). Adaptação da série de quadrinhos criada por Mark Millar e
Dave Gibbons. A direção é de Matthew Vaughn. “Kingsman – Serviço Secreto” está
em exibição na Sala 4 do Moviecom, Sala 2 do Cinemark, Salas 1, 2 e 5 do Natal
Shopping, e Salas 1 e 2 do Partage Norte Shopping. Classificação indicativa 16
anos. Cópias dubladas e legendadas. (T. O.: “Kingsman: The Secret Service”)
Estreia 2: “Renascida do Inferno”
Um grupo de cientistas está fazendo uma
pesquisa sobre o cérebro humano, buscando uma fórmula capaz de reanimar animais
que acabam de morrer. Durante um dos experimentos, a pesquisadora Zoe (Olivia
Wilde) sofre uma descarga elétrica e morre dentro do laboratório. Desesperados
para trazê-la de volta à vida, eles aplicam o medicamento experimental na
colega, fazendo com que ela acorde. Apesar de estar viva, Zoe manifesta um
comportamento estranho, como se estivesse possuída por forças malignas.
Enquanto tentam se proteger do perigo, eles também devem impedir que a amiga
fuja do laboratório e mate as pessoas ao redor. A direção é de David Gelb. “Renascida
do Inferno” está em exibição na Sala 6 do Moviecom, Sala 3 do Cinemark, e Sala 3
do Partage Norte Shopping. Classificação indicativa 14 anos. Cópias dubladas e
legendadas, (T. O.: “The Lazarus Effect”)
Estreia 3: “Simplesmente Acontece”
Os jovens britânicos Rosie (Lily Collins) e
Alex (Sam Claflin) são amigos inseparáveis desde a infância, experimentando
juntos as dificuldades amorosas, familiares e escolares. Embora exista uma
atração entre eles, os dois mantêm a amizade acima de tudo. Um dia, Alex decide
aceitar um convite para estudar medicina em Harvard, nos Estados Unidos. A
distância entre eles faz com que nasçam os primeiros segredos, enquanto cada um
encontra outros namorados e namoradas. Mas o destino continua atraindo Rosie e
Alex um ao outro. “Simplesmente Acontece” está em exibição na Sala 1 do
Moviecom, Sala 6 do Cinemark, Sala 3 do Natal Shopping, e Sala 5 do Partage
Norte Shopping. Classificação indicativa
14 anos. (T. O.: “Love, Rosie”)
Pré-Estreia 1: “Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)”
No passado, Riggan Thomson (Michael Keaton) fez
muito sucesso interpretando o Birdman, um super-herói que se tornou um ícone
cultural. Entretanto, desde que se recusou a estrelar o quarto filme com o
personagem sua carreira começou a decair. Em busca da fama perdida e também do
reconhecimento como ator, ele decide dirigir, roteirizar e estrelar a adaptação
de um texto consagrado para a Broadway. Entretanto, em meio aos ensaios com o
elenco formado por Mike Shiner (Edward Norton), Lesley (Naomi Watts) e Laura
(Andrea Riseborough), Riggan precisa lidar com seu agente Brandon (Zach
Galifianakis) e ainda uma estranha voz que insiste em permanecer em sua mente. Ganhador
do Oscar de Melhor Filme, Diretor, Roteiro Original, e Fotografia. A direção é
de Alejandro González Iñarritu. “Birdman ou (A Inesperada Virtude da
Ignorância)” está em pré-estreia na Sala 5 do Cinemark (sessão 13h50), e Sala 4
do Natal Shopping (sessão 18h10). Classificação
indicativa 16 anos. (T. O.: “Birdman”)
Pré-Estreia 2: “Para Sempre Alice”
A Dra. Alice Howland (Julianne Moore) é uma
renomada professora de linguística. Aos poucos, ela começa a esquecer de certas
palavras e se perder pelas ruas de Manhattan. Ela é diagnosticada com
Alzheimer. A doença coloca em prova a força de sua família. Enquanto a relação
de Alice com o marido, John (Alec Baldwinse), fragiliza, ela e a filha
Lydia (Kristen Stewart) se aproximam. A
atriz Julianne Moore ganhou o Oscar 2015 de Melhor Atriz devido a sua atuação
neste filme. A direção é de Richard Glatzer e Wash Westmoreland. “Para Sempre Alice” terá pré-estreia no
sábado, na Sala 6 do Cinemark, na sessão de 00h10, e na Sala 5 do Natal
Shopping (sessão de 22h30). Classificação indicativa 12 anos. (T. O.: “Still
Alice”)
Pré-Estreia 3: “Mapas Para as Estrelas”
Agatha Weiss (Mia Wasikowska) acabou de chegar
a Los Angeles e logo conhece Jerome Fontana (Robert Pattinson), um jovem
motorista de limusine que sonha se tornar ator. Eles começam a sair juntos e
flertar um com o outro, por mais que Agatha mantenha segredo sobre seu passado.
Não demora muito para que ela comece a trabalhar para Havana Segrand (Julianne
Moore), uma atriz decadente que está desesperada para conseguir o papel
principal da refilmagem de um sucesso estrelado por sua mãe, décadas atrás. Paralelamente,
o garoto Benjie Weiss (Evan Bird) enfrenta problemas ao lidar com seu novo
colega de elenco, já que é a estrela principal de uma série de TV de relativo
sucesso. Entretanto, como esteve internado recentemente, está sob a atenção
especial de sua mãe (Olivia Williams) e dos produtores da série, que temem um
escândalo. A direção é de David Cronenberg.
“Mapas Para as Estrelas” terá pré-estreia hoje, na Sala 6 do Natal
Shopping, na sessão de 19h30. Classificação indicativa 16 anos. (T. O.: “Maps
To The Stars”)
Clássicos Cinemark: “De Volta Para o Futuro”
Um jovem (Michael J. Fox) aciona acidentalmente
uma máquina do tempo construída por um cientista (Christopher Lloyd) em um DeLorean,
retornando aos anos 50. Lá conhece sua mãe (Lea Thompson), antes ainda do
casamento com seu pai, que fica apaixonada por ele. Tal paixão põe em risco sua
própria existência, pois alteraria todo o futuro, forçando-o a servir de cupido
entre seus pais. “De Volta Para o Futuro” é o primeiro de uma
série de três filmes baseados nos personagens Marty McFly e Doc Brown. Os
demais são “De Volta Para o Futuro 2” (1989) e “De Volta Para o Futuro 3”
(1990). Este filme ganhou o Oscar de Efeitos Sonoros, além de três indicações. “De
Volta Para o Futuro” será exibido no Cinemark no sábado
às 23h00 (Sala 4),
no domingo às 11h30 (Sala 5), e na quarta-feira às 19h40 (Sala 6). Classificação indicativa livre. (T. O.: “Back
to the Future”)
O Maravilhoso Mundo da Disney: “Detona Ralph”
Ralph é o vilão de Conserta Félix Jr., um
popular jogo de fliperama que está completando 30 anos. Apesar de cumprir suas
tarefas à perfeição, Ralph gostaria de receber uma atenção maior de Felix Jr e
os demais habitantes do jogo, que nunca o convidam para festas e nem mesmo o
tratam bem. Para provar que merece tamanha atenção, ele promete que voltará ao
jogo com uma medalha de herói no peito, no intuito de mostrar seu valor. É o
início da peregrinação de Ralph por outros jogos, em busca de um meio de obter
sua sonhada medalha. “Detona Ralph” será exibido na Sala 7 do Cinemark no sábado e domingo às 12h20.
Classificação indicativa livre. Cópia dublada. (T. O.: “Wreck-It Ralph”)
Especial: Fatos da Semana
Devido à entressafra de filmes
interessantes em cartaz, falarei esta semana de alguns eventos marcantes, relacionados
ao mundo do cinema: o aniversário de cinquenta anos de “A Noviça Rebelde”, a
morte do ator e diretor Leonard Nimoy, e um documentário sobre o diretor
japonês Hayao Miyazaki.
“A Noviça Rebelde” (“The Sound of
Music” no original) talvez seja um dos filmes de Hollywood mais assistidos em
todos os tempos, e tem a seu favor ser uma história atemporal, um elenco de
primeira grandeza e um repertório de músicas maravilhosas, que ficaram marcadas
na memória afetiva de várias gerações.
A história contada no filme é por
demais conhecida, a do ex-comandante da marinha austríaca que ficou viúvo e
recebeu uma noviça para servir como governante para os seus sete filhos.
Na falta de melhor prática, o
capitão Von Trapp (Christopher Plummer) adotava as técnicas da marinha para
controlar os filhos, com apitos e ordem unida. A jovem noviça Maria (Julie
Andrews), ela própria carecendo de disciplina, consegue dominar os meninos
através do amor, do qual nem o próprio capitão escapa.
Uma ameaça surge sob a forma do
nazismo, que dominava a Alemanha, e logo o seu líder, Adolf Hitler, ele próprio
austríaco, procede à anexação do seu rincão natal. Frente à crescente dominação
nazista, e à ameaça de ter que comandar um navio de guerra faz a família tomar
a decisão de fugir.
A história já seria muito bonita se
fosse ficção, mas o que pouca gente sabe é que tudo foi baseado em fatos reais.
A família Von Trapp existiu mesmo, fugindo para a América, onde se
estabeleceram.
Outro fato desconhecido do público
é que o capitão Georg Ludwig Von Trapp fora um herói da Primeira Guerra
Mundial, quando comandara um dos primeiros submarinos em operação no mundo. Com
o fim do conflito, e a separação da Áustria do antigo império austro-húngaro, a
marinha foi dissolvida.
A estrela Julie Andrews quase
desiste do papel de Maria por considerar muito parecido com a babá Mary
Poppins, lançado no ano anterior. Para nossa sorte, ela foi convencida a
participar do filme, que se tornou quase que uma marca registrada da atriz.
“A Noviça Rebelde” foi muito premiado,
tendo ganhado Oscar de Melhor Filme, Melhor Diretor (Robert Wise), Melhor
Edição, Melhor Som, e Melhor Trilha Sonora, além das indicações de Melhor Atriz
(Julie Andrews), Melhor Atriz Coadjuvante (Peggy Wood), Melhor Fotografia a
Cores, Melhor Direção de Arte a Cores, e Melhor Figurino a Cores. O filme ainda
ganhou o Globo de Ouro de Melhor Filme e Melhor Atriz (Andrews).
Face à sua imortalidade, este é um
programa ótimo para juntar a família e os amigos e fazer uma boa sessão de
cinema – mesmo que as pessoas conheçam as falas de cor, como as minhas filhas,
de tanto que o assistiram!
No dia 27 passado o universo
trekker ficou desolado com a notícia da morte do seu personagem mais famoso,
Leonard Nimoy, o eterno Sr. Spock. Leonard Nimoy Simon nasceu em Boston, EUA,
em 26 de março de 1931, filho de imigrantes judeus da Ucrânia.
Desde criança mostrou tendência
para as artes cênicas, mas só depois de servir o exército, em 1955 foi que
conseguiu pequenos papéis em filmes e séries de TV, como "Bonanza",
"Além da Imaginação", "Os Intocáveis", "A Quinta
Dimensão", "O Homem de Virginia", e "Agente 86", antes
de alcançar a fama em "Jornada nas estrelas".
A série “Star Trek” (“Jornada nas
Estrelas” no Brasil) foi ao ar originalmente entre 1966 a 1969, em três temporadas,
sem conseguir muita audiência na época. Curiosamente, foi após o encerramento
das gravações que o seriado começou a ganhar fama, amealhando milhões de fãs ao
redor do mundo, que se autodenominam trekkers.
A série parecia estar destinada
unicamente para as reprises até que, em 1979, após o sucesso de filmes como
“Guerra nas Estrelas” e “Contatos Imediatos do Terceiro Grau”, a Paramount
decidiu levar às telas o filme “Jornada nas Estrelas – O Filme”, com o elenco
da série original, incluindo aí o mítico Sr. Spock de Nimoy.
Uma curiosidade chama atenção: quem
dirigiu “Jornada nas Estrelas – O Filme” foi o mesmo Robert Wise de “A Noviça
Rebelde”! O sucesso do filme foi tamanho que gerou onze sequências, sendo que
da sétima em diante foi com uma nova geração de tripulantes.
Além da série original e dos filmes
do cinema, Star Trek serviu como base para uma série em desenho animado, outra
com a nova geração, e três spin-off: Deep Space Nine, Enterprise e Voyager.
Entre os vai-e-vém da série Star
Trek Nimoy manteve uma vida ativa, seja atuando em filmes e séries, no teatro,
dublando personagens de animações, produzindo filmes e peças, dirigindo
episódios na TV e filmes como “Star Trek III: À Procura de Spock”, em 1984,
“Star Trek IV: A Volta Para Casa”, em 1986, e também, em1987, “Três Solteirões
e um Bebê”.
Após uma vida tão profícua, Nimoy
deixa saudades entre suas legiões de fãs, que sempre o associarão ao sempre
lógico Sr. Spock.
O terceiro tema que falarei é do
Studio Ghibli, um estúdio de animação japonês que já produziu mais de vinte
filmes de animação primorosos, graças à genialidade de seus fundadores, Hayao
Miyazaki, Isao Takahata, Toshio Suzuki e Yasuyoshi Tokuma.
Com o anúncio da aposentadoria de
Miyazaki, foi produzido um documentário sobre os seus últimos momentos na
empresa, durante a produção de dois filmes, “Vidas ao Vento” e “O Conto da
Princesa Kaguya”. O documentário tem o nome “O Império de Sonhos e Loucuras”,
uma alusão à atividade de Miyazaki, que cria histórias maravilhosas que permeiam
os sonhos e as loucuras.
É uma experiência interessante
observar o cotidiano deste senhor de cabelos brancos que, aos 72 anos, mantém
uma disciplina férrea de trabalho, comparecendo rigidamente ao seu posto das
onze da manhã às nove da noite, de segunda a sábado, não importa se é dia
normal ou feriado. Como ninguém é de ferro, aos domingos ele reserva para uma
atividade de lazer: ajudar a limpar o rio de sua cidade, ainda com os detritos
do tsunami de 2011.
Chega a ser engraçado ver a equipe
do estúdio fazer os exercícios laborais que são transmitidos pelo rádio – e
Miyazaki no meio dos jovens. Uma cena semelhante foi utilizada no filme “Ainda
Ontem” (“Omohide Poro Poro”, 1991).
Ao longo do filme é mostrado a
incrível tarefa de fazer os desenhos manualmente, antes de passá-los para o
computador, a dificuldade em encontrar as vozes certas para a dublagem, e a
própria dificuldade de relacionamento entre os membros da equipe.
Um dos filmes em andamento no
documentário era “O Conto da Princesa Kaguya”, que foi indicado ao Oscar 2015
de Melhor Animação. Um dos filmes de Miyazaki, “A Viagem de Chihiro”, ganhou o
Oscar e o Urso de Ouro de Berlim em 2003.
O que chama atenção nos filmes da
Ghibli não é apenas o apuro técnico, mas, principalmente o enfoque de suas
histórias. Enquanto que no Ocidente, tudo é muito binário, com os vilões sempre
maus e os heróis bonzinhos, nos filmes japoneses essa característica é mais
difusa, pois, como na vida real, ninguém é totalmente do Bem ou do Mal. Todos
os filmes da Ghibli estão disponíveis em mídia, e recomendo-os para toda a
família.
Livros de
cinema:
Era Uma Vez no Spaghetti Western: O Estilo de Sergio
Leone
No começo dos anos 1960, produtores
europeus se lançaram à tarefa de realizar westerns. Durante quase duas décadas,
realizadores de Itália, Espanha, França e Alemanha lançaram 550 filmes dentro
desse ciclo de produção, que ficou conhecido como spaghetti western. Críticos
prestigiados espinafraram as obras e seus diretores, mas isso não impediu que o
subgênero se tornasse sucesso de público. Um diretor foi o grande responsável
por esse fenômeno. Sergio Leone introduziu humor negro e ironia no gênero,
representou os caubóis como homens sujos e criou novas técnicas de
representação imagética e sonora. O livro de Rodrigo Carreiro examina todos os
filmes de Leone, analisando exaustivamente cenas importantes para encontrar e
explicar os padrões recorrentes de imagem, som e narrativa que constroem o
estilo do diretor. 290 p – Editora Estronho.
Lançamentos
em DVD/Blu-Ray:
“Jogos
Vorazes: A Esperança – Parte 1”
Após ser resgatada do Massacre Quaternário pela resistência
ao governo tirânico do presidente Snow (Donald Sutherland), Katniss Everdeen
(Jennifer Lawrence) está abalada. Temerosa e sem confiança, ela agora vive no
Distrito 13 ao lado da mãe (Paula Malcomson) e da irmã, Prim (Willow Shields).
A presidente Alma Coin (Julianne Moore) e Plutarch Heavensbee (Philip Seymour
Hoffman) querem que Katniss assuma o papel do tordo, o símbolo que a
resistência precisa para mobilizar a população. Após certa relutância, Katniss
aceita a proposta desde que a resistência se comprometa a resgatar Peeta
Mellark (Josh Hutcherson) e os demais Vitoriosos, mantidos prisioneiros pela
Capital. O disco traz o filme com tela widescreen anamórfico e Áudio em Dolby
Digital. (T. O.: “The Hunger Games - Mockingjay : Part 1”)
“Saint
Laurent”
Entre os anos 1967 e 1976, o estilista Yves Saint-Laurent
(Gaspard Ulliel) reinou sozinho no mundo da alta costura francesa. Esta
biografia mostra o seu processo criativo, as fotografias e entrevistas
polêmicas, a relação com o marido e empresário Pierre Berger (Jérémie Renier),
os casos amorosos extraconjugais e a relação com o álcool e as drogas, que
quase destruíram o império da marca YSL. Indicação oficial da França para Melhor Filme Estrangeiro
no Oscar 2015. Filme com formato de tela widescreen anamórfico e áudio em Dolby
Digital. (T. O.: “Saint Laurent”)
“Os Amigos”
Téo (Marco Ricca) é um arquiteto solitário que passa por
uma fase difícil na vida, devido ao falecimento de seu melhor amigo na
infância. Sua melhor amiga na atualidade é Majú (Dira Paes), mãe de duas
crianças que vive tentando arranjar uma namorada para ele. Ao longo do dia Téo
se perde em meio às lembranças do passado, o que faz com que visite a viúva
Lígia (Sandra Corveloni), e as atribuições do trabalho. Várias referências
artísticas contribuíram à criação de Os Amigos, incluindo a jornada de Ulysses,
contada por James Joyce, o poema "Fábula de um Arquiteto", de João
Cabral de Melo Neto, e o conto "Os Amigos dos Amigos", de Henry
James, que deu origem ao título do filme. Filme com formato de tela widescreen
anamórfico e áudio em Dolby Digital. (T. O.: “Os Amigos”)
“Que Estranho
Chamar-se Federico”
“Que Estranho Chamar-se Federico” é um magnífico tributo do
diretor italiano Ettore Scolla ao colega e amigo Fellini. O filme segue a vida
e a amizade do aclamado diretor, que conheceu Ettore Scolla desde 1947 até sua
morte em 1993, revivendo o quase meio século de amizade entre os dois. O
longa-metragem é uma mistura de ficção e documentário, com cenas dos dois
diretores quando jovens, compostas por arquivos documentais, gravações da voz
de Fellini, trechos de filmes de ambos, entre outros. Filme com formato de tela
widescreen e Áudio em Dolby Digital. (T. O.: “Che Strano Chiamarsi Federico”)
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