sexta-feira, 14 de junho de 2013

Coluna Claquete – 14 de junho de 2013



Newton Ramalho

 

colunaclaquete@gmail.comwww.colunaclaquete.blogspot.com  - @colunaclaquete

 

 

O que está em cartaz

Depois da chuva de ontem, só mesmo com a ajuda do capitão Kirk e da nave Enterprise. Nas estreias da semana, a esperada ficção-científica “Além da Escuridão: Star Trek”, o drama “Um Golpe Perfeito”, com Colin Firth e Cameron Diaz, e a produção francesa “Elles”, na Sessão Cine Cult. Continuam em cartaz o clássico drama “O Grande Gatsby”, com Leonardo DiCaprio, a ficção-científica “Depois da Terra” (vejam na Sessão Filme da Semana), com Will Smith, a comédia nacional “Odeio o Dia dos Namorados”, o besteirol “Se Beber Não Case! Parte III”, o drama nacional “Faroeste Caboclo”, e o policial “Velozes e Furiosos 6”. Nas programações exclusivas, o Cinemark mantém a animação “A Fuga do Planeta Terra”.

 

Estreia 1: “Além da Escuridão: Star Trek


       Em sua nova missão, a tripulação da nave Enterprise é enviada para um planeta primitivo, que está prestes a ser destruído devido à erupção de um vulcão. Spock (Zachary Quinto) é entra no vulcão, para deixar um dispositivo que irá congelar a lava incandescente. Entretanto, ele fica preso dentro do vulcão, e para salvá-lo, James T. Kirk (Chris Pine) precisa expor a nave, o que é uma grave violação das regras da Frota Estelar, o que faz com que Kirk perca o comando. A situação muda por completo quando John Harrison (Benedict Cumberbatch), um renegado da Frota Estelar, comanda um ataque a uma importante base da organização. Kirk é reconduzido ao posto de capitão da Enterprise e parte em busca de Harrison em um planetóide dentro do império Klingon. A direção é de J.J. Abrams. “Além da Escuridão – Star Trek” estreia nesta sexta-feira, na Sala 2 do Cinemark, e nas Salas 1 e 6 do Moviecom. Classificação indicativa 12 anos. Cópias legendadas e dubladas, em 2D e 3D. (T. O.: “Star Trek Into Darkness”)

Estreia 2: “Um Golpe Perfeito


        Harry Deane (Colin Firth) trabalha no mundo das artes plásticas, mas é também um grande malandro na arte de enganar o próximo. No momento, seu próximo plano é passar para trás um dos mais ricos colecionadores do mundo. Para fazer seu serviço, Deane planeja contratar a bela PJ Puznowski (Cameron Diaz), uma rainha de rodeios, para que sua vítima caia de encantos por ela e ele possa concluir seu "trabalho" com relativa tranqulidade. Mas ele não contava que também acabaria fisgado por sua própria isca e aí os erros começam a aparecer e tudo pode ir por água abaixo. A direção é de Michael Hoffman. “Um Golpe Perfeito” estreia nesta sexta-feira, na Sala 4 do Cinemark. Classificação indicativa 14 anos. (T. O.: “Gambit”)
 

Estréia 3: “Elles” (Sessão Cine Cult)


         Jornalista de uma grande revista voltada para o público feminino, Anne (Juliette Binoche) trabalha em uma matéria sobre a prostituição estudantil. Ela consegue os depoimentos de duas estudantes de Paris, Alicja (Joanna Kulig) e Charlotte (Anaïs Demoustier), que abrem suas vidas sem pudor ou vergonha. Tais confissões acabam ecoando no dia a dia de Anne e interferindo em seus relacionamentos pessoais. A direção é de Malgorzata Szumowska. “Elles” será exibido somente terça-feira (18/06) e quinta-feira (20/06), na Sala 4 do Cinemark, na sessão de 19h30. Classificação indicativa 16 anos. (T. O.: “Elles”)

 

Filme da Semana: “Depois da Terra”

O diretor M. Night Shyamalan sempre desperta controvérsias com seus filmes, gerando legiões de defensores e detratores, desde o sucesso mundial de “Sexto Sentido”. Não poderia ser diferente com “Depois da Terra”, embora, diferentemente da maioria de seus filmes, este não foi originado de um argumento seu, mas, de Will Smith.
Como o próprio título sugere, “Depois da Terra” é uma ficção-científica apocalíptica, onde, em um futuro distante, a raça humana foi obrigada a abandonar o planeta Terra. Além da exploração desenfreada dos recursos naturais pelos próprios habitantes, uma ameaça externa chegou na forma de alienígenas.
A arma utilizada pelos invasores eram seres monstruosos apelidados de Ursas, que, embora cegas de visão, farejavam os feronômios gerados pelos humanos em uma situação de pânico. A destruição de vidas só não foi maior devido ao aparecimento de guerreiros apelidados de “fantasmas”, pois eram capazes de controlar o medo e enfrentar as bestas alienígenas.
O mais famoso destes “fantasmas” era o general Cypher Raige (Will Smith), o adorado líder dos Rangers, os soldados defensores da colônia humana de Nova Prime, onde o resto da Humanidade se refugiou, em algum lugar do espaço, tornando a Terra um local proibido.
Embora fosse aclamado em seu meio, Cypher tinha dificuldades sérias no relacionamento com o filho Kitai (Jaden Smith). Este, traumatizado pela morte brutal da irmã, atacada por uma Ursa, não conseguia bons resultados nas atividades ao ar livre, o que o prejudicava no desejo de se tornar um Ranger.
Numa tentativa de melhorar as relações entre os dois, Cypher convidou o filho para viajar com ele até um centro de treinamento em outro planeta. A viagem, que seria apenas um transporte de rotina, na verdade conduzia uma Ursa, que seria utilizada no treinamento de novos “fantasmas”.
Mas, uma tempestade de asteróides causa sérios danos à nave, que é obrigada a pousar no planeta mais próximo – obviamente, o proibidíssimo planeta Terra! No choque, a maioria dos tripulantes morre, e sobrevivem apenas Kitai e o pai, este gravemente ferido.
Tendo como única solução enviar o pedido de socorro através de um equipamento que ficava na parte traseira da nave, Cypher se vê obrigado a enviar o garoto em uma missão arriscada, caminhar mais de cem quilômetros em um terreno povoado de seres desconhecidos, com uma atmosfera rarefeita, e obstáculos inimagináveis. Já seria uma tarefa difícil para um soldado treinado, e mais ainda para um adolescente inexperiente.
Mas, como era o único meio, Kitai parte em busca do resto da nave, enquanto Cypher fica monitorando o filho, e temendo por ele devido à pior ameaça do universo: uma Ursa à solta, e trazida por eles mesmos!
A Terra que Kitai enfrenta mudou muito desde a partida da Humanidade. A temperatura cai a níveis congelantes à noite, e muitos animais adaptaram-se às novas condições de vida, tornando-se seres monstruosos.
Mas, a maior batalha que Kitai deverá enfrentar será com o seu próprio medo. Para isso, ele precisará entender o que o pai diz, quando explica que “o perigo é real, mas o medo é uma escolha”.
O roteiro do filme apresenta alguns furos, mas o foco principal é a jornada do garoto, a real, em meio aos perigos da terra desconhecida, e no seu próprio íntimo, onde tem que lidar com a relação com o pai e a perda da irmã.
Além da jornada aventureira, cheia de situações de ação, o filme sugere uma analogia interessante, com a não menos arriscada e dolorosa passagem da infância para a vida adulta.
Como seria de esperar, os efeitos especiais são magníficos, tanto nos ambientes “tecnológicos”, quanto na criação dos animais, em especial a Ursa alienígena.
  T. O. : “After Earth”
.

Eventos

 

“No” na Mostra Cinema Pela Verdade
 
Criada com o objetivo de promover exibições de filmes seguidas de debates sobre o período da Ditadura Civil-Militar na América Latina e suas consequências, o evento acontecerá simultaneamente em universidades dos 27 estados da federação entre os meses de maio e agosto. Na abertura da mostra em Natal, será exibido o filme “No”, dirigido por Pablo Larraín. Chile, 1988. Pressionado pela comunidade internacional, o ditador Augusto Pinochet aceita realizar um plebiscito nacional para definir sua continuidade ou não no poder. Com poucos recursos e sob a constante observação dos agentes do governo, René Saavedra (Gael García Bernal) consegue criar uma campanha consistente que ajuda o país a se ver livre da opressão governamental. A exibição será do dia 18 de junho, às 19h no auditório da Biblioteca Central da UFRN.


Lançamentos em DVD/Blu-Ray

“Duro de Matar: Um Bom Dia Para Morrer”
 
Nova York, Estados Unidos. O policial John McClane (Bruce Willis) está em busca de informações sobre o filho, Jack (Jai Courtney), com quem não fala há alguns anos. Com a ajuda de um amigo, ele descobre que Jack está preso na Rússia, acusado de ter cometido um assassinato. John logo parte para o país na intenção de rever o filho e, pouco após chegar, acaba encontrando-o em plena fuga do tribunal onde seria julgado. Jack está com Yuri Komorov (Sebastian Koch), um terrorista que diz ter em mãos um dossiê que pode incriminar um potencial candidato à presidência russa, Chagarin (Sergey Kolesnikov). Ele não gosta nem um pouco de reencontrar o pai, mas a insistência de John em ajudá-lo acaba, aos poucos, quebrando o gelo entre pai e filho. O disco traz o filme com formato de tela widescreen anamórfico e áudio em DD 5.1. (T.O.: “A Good Day to Die Hard”).

“Meu Namorado é um Zumbi”

Em um cenário pós-apocalíptico,  o zumbi R (Nicholas Hoult) passa por uma crise existencial e criando laços de amizade com uma humana chamada Julie (Teresa Palmer), uma de suas vítimas por quem acaba se interessando amorosamente. O problema é que este relacionamento acaba causando uma reação em cadeia em outros mortos-vivos, mas o general Grigio (John Malkovich) não está interessado neste tipo de mudança e sim no total extermínio da ameaça zumbi. Disco com formato de tela widescreen e áudio DD 5.1. (T. O.: “Warm Bodies”)

“O Filho do Outro”

Prestes a integrar o exército israelense para cumprir seu serviço militar, Joseph descobre que foi trocado na infância com Yacine, filho de uma família palestina da Cisjordânia. A vida das duas famílias se transforma radicalmente com esta descoberta, forçando cada um a reconsiderar seus valores e sua identidade. Antes de poder participar do teste de elenco, o jovem ator israelense Juliano Mer-Khamis foi assassinado por extremistas palestinos. Mesmo assim, a diretora decidiu que não interromperia o projeto. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 5.1. (T. O.: “Le Fils de L’Autre”)

“O Gato do Rabino”

Na Argélia da década de 1920, o rabino Sfar (Maurice Bénichou) vive com sua filha Zlabya (Hafsia Herzi), além de um papagaio tagarela e um gato sem nome (François Morel), que devora o papagaio e começa a falar sem parar. Para não ficar longe de sua amada dona, o gato decide se converter ao judaísmo, e passa a compreender melhor os fundamentos da religião. Ao mesmo tempo, a chegada inesperada de um judeu russo à cidade obriga o Rabino e seu amigo, um líder islâmico (Fellag), a fazerem uma cruzada pela África, local marcado pelas mais diversas crenças religiosas, raças e línguas. Vários novos amigos - e inimigos - cruzam o caminho desta caravana. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 5.1. (T. O.: “Le Chat Du Rabbin”)



Nenhum comentário: