sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Coluna Claquete – 30 de setembro de 2011





Newton Ramalho

 

colunaclaquete@gmail.comwww.colunaclaquete.blogspot.com  - @colunaclaquete



 

 

O que está em cartaz

A coluna Claquete volta ao ar depois de merecidas férias. Para compensar, teremos algumas estreias interessantes. Entre elas, a ficção-científica “Contra o Tempo”, com Jake Gyllenhaal, o romance “Amizade Colorida”, com Mila Kunis e Justin Timberlake, a comédia nacional “Família Vende Tudo”, com Caco Ciocler e Luana Piovani, o musical “Palavra Cantada”, e o drama francês “Cópia Fiel”, na Sessão Cine Cult do Cinemark. Continuam em cartaz o filme de ação “Sem Saída” (Vejam na Sessão Filme da Semana), com Taylor Lautner, a comédia “Missão Madrinha de Casamento”, o nacional “O Homem do Futuro”, com Wagner Moura, e o suspense “Premonição 5”. Nas programações exclusivas, o Cinemark exibe “Manda-Chuva – O Filme”, e “Diário de um Banana 2: Rodrick é o Cara”, enquanto o Moviecom mantém “Larry Crowne – O Amor Está de Volta”, a ficção “Planeta dos Macacos – A Origem”, e “Os Smurfs”. No próximo sábado, teremos a pré-estreia da refilmagem de “A Hora do Espanto”.

 

 

Estreia 1: “Contra o Tempo


O capitão Colter Stevens (Jake Gyllenhaal) faz parte de um projeto ultrasecreto denominado Source Code capaz de transportar um homem para o corpo de outro, assumindo a sua identidade nos oito minutos de vida restantes de cada alvo escolhido para a "ocupação". Um atentado terrorista explodiu um trem nos arredores de Chicago, matando todos os passageiros e agora a sua missão é voltar no tempo, no corpo de uma das vítimas e tentar descobrir o autor do crime porque um novo ataque será realizado dentro de seis horas. Agora, ele precisa identificar o criminoso para evitar novas mortes, mas acaba se apaixonando por Christina (Michelle Monaghan), uma das vítimas do trem, e pretende mudar a história, alterando as regras do jogo e – possivelmente - colocando o futuro em risco.  A direção é de Duncan Jones. “Contra o Tempo” estréia nesta sexta-feira, na Sala 4 do Cinemark, e na Sala 7 do Moviecom. Classificação indicativa 12 anos.

Estreia 2: “Amizade Colorida


Jamie (Mila Kunis) é uma jovem recrutadora de Nova York que convence um cliente em potencial (Justin Timberlake) a deixar seu emprego em São Francisco para trás e aceitar um emprego na Big Apple. Apesar de haver uma atração mútua, ambos percebem que tudo de que eles estão fugindo é de um relacionamento e decidem se tornar amigos... com benefícios. É o arranjo perfeito – até que eles percebem que não há nada melhor do que estar amarrado. A direção é de Will Gluck. “Amizade Colorida” estréia nesta sexta-feira, na Sala 2 do Cinemark, e na Sala 4 do Moviecom. Classificação indicativa 14 anos.

Estreia 3: “Família Vende Tudo


Após a apreensão da muamba vinda do Paraguai, uma família se vê em sérios problemas financeiros. A saída é usar a filha Lindinha (Marisol Ribeiro) para aplicar o golpe da barriga. O alvo passa a ser Ivan Carlos (Caco Ciocler), um astro da música brega que enlouquece suas fãs ao rebolar usando calça justa ao som do xique, ritmo musical em alta. Desta forma, Lindinha e seus pais (Lima Duarte e Vera Holtz) passam a acompanhar a agenda de shows de Ivan Carlos, de forma a fazer com que ela tenha um encontro com o cantor no dia mais propício para que engravide. Eles só não contavam com Jennifer (Luana Piovani), a esposa ciumenta do cantor. A direção é de Alain Fresnot. “Família Vende Tudo” estréia nesta sexta-feira, na Sala 3 do Cinemark, e na Sala 5 do Moviecom. Classificação indicativa 12 anos.

Estreia 4: “Palavra Cantada


1° show infantil filmado em 3D no Brasil. Sandra Peres, Paulo Tatit e os músicos da Palavra Cantada exploram suas músicas e brincadeiras de forma inédita no Brasil. Eles lançam em cinema 3D um show interativo com 19 músicas da dupla, entre elas, algumas das mais queridas do público e algumas inéditas. Com direção de Marcelo Siqueira e Carlos Garcia, o filme estreia dia 30 de setembro com exclusividade nas salas da Rede Cinemark em todo o país. A direção é de Marcelo Siqueira e Carlos Garcia. “Palavra Cantada” estréia nesta sexta-feira, na Sala 6 do Cinemark. Classificação indicativa livre. Exibição em 3D.

 

Sessão Cine Cult: “Cópia Fiel


James Miller (William Shimell) é um filósofo inglês que vai a uma pequena cidade da Toscana apresentar seu livro sobre o valor da cópia na arte. Chegando lá, encontra Elle (Juliete Binoche), uma francesa que é dona de uma galeria de arte há muitos anos, que vive com seu filho pré-adolescente (Adrian moore). Eles passam a tarde juntos. Ao mesmo tempo em que vão se conhecendo, começam a desenvolver um complexo jogo de interpretação de personagens. A direção é de Abbas Kiarostami. “Cópia Fiel” estréia nesta sexta-feira, na Sala 1 do Cinemark, na sessão de 14h. Classificação indicativa 14 anos.

Pré-Estreia: “A Hora do Espanto


Charley Brewster (Anton Yelchin) está encantado por sua namorada, Amy Peterson (Imogen Poots), o que faz com que não dê muita atenção a Ed Thompson (Christopher Mintz-Plasse), seu melhor amigo, e sua mãe Jane (Toni Collette). Da mesma forma não dá grande importância ao súbito desaparecimento de alguns colegas de escola. Até que, um dia, ele passa a desconfiar que seu novo vizinho, Jerry Dandridge (Colin Farrell), seja na verdade um vampiro. Sem convencer alguém de sua teoria, Charley passa a contar com a ajuda de Peter Vincent (David Tennant), o apresentador de seu programa de TV favorito. A direção é de Craig Gillespie. “A Hora do Espantoterá pré-estréia no próximo sábado, na sessão de 21h40, na Sala 7 do Cinemark. Classificação indicativa 14 anos. Exibição em 3D.





Sessão Filme da Semana: “Sem Saída


O filme “Sem Saída” (“Abduction”), que estreou em nossos cinemas a semana passada, parecia ter como principal atributo o início da carreira solo do jovem astro de “Crepúsculo” Taylor Lautner, que encarna um lobisomem na saga dos vampiros, rivalizando com Edward pelo amor por Bella.
Contudo, a sinopse apontava outra semelhança, com o filme “Sem Saída” (“No Way Out”), de 1987, estrelado por Kevin Costner, onde ele vive um oficial da marinha perseguido por um crime que não tinha cometido.
No filme atual, encontramos Nathan (Taylor Lautner) vivendo como todos os seus jovens amigos de classe média, dividindo o tempo entre a escola, os esportes e as festinhas. Logo se percebe que a família de Nathan é diferente, pois, ao acordar de ressaca após uma farra, o pai, Kevin (Jason Isaacs), o submete a uma dura sessão de boxe, sob o olhar crítico da mãe, Mara (Maria Bello).
Como todo adolescente, Nathan também tem sua atração pelo sexo oposto, e neste caso, o alvo de suas atenções é Karen (Lily Collins), vizinha e amiga de infância, que prefere o namorado universitário.
A única coisa diferente na vida de Nathan é um sonho recorrente, onde ele presencia um ataque a uma mulher. Mas, segundo a sua psicóloga, Dra. Bennett (Sigourney Weaver), isso são criações de sua mente, que devem ser deixadas de lado, e ele precisa priorizar o autocontrole acima de tudo.
Um dia, porém, tudo muda, quando ele e Karen estão fazendo um trabalho escolar sobre crianças desaparecidas. Ao verificar um site, que mostra como seria a criança após vários anos, Nathan vê o seu rosto, o que confirma as suspeitas de que ele seria adotado.
Ao questionar a mãe, ela admite que isso é verdade, mas, antes que tenha tempo para explicar melhor, a casa é invadida por dois assassinos à procura do rapaz, que matam os pais de Nathan friamente.
Nathan e Karen passam a ser fugitivos, sendo ora ajudados, ora perseguidos, sem ter ideia do que lhes estava acontecendo, mas, principalmente, sem saber em quem poderiam confiar. Entre os que os cercam estão a Dra Bennet, que revela ser uma ex-agente da CIA, um importante chefão da agência, Frank Burton (Alfred Molina), e um misterioso e perigoso assassino, o ex-espião sérvio Kozlow (Michael Nyqvist).
A vida dos jovens passa a ser uma montanha-russa, onde os ataques se sucedem, e é impossível saber qual o passo a seguir. O objetivo de toda essa perseguição é uma lista codificada, onde estariam nomes de agentes e políticos que estariam envolvidos em corrupção e venda de informações aos inimigos.
Nathan percebe que, mesmo com a sua pouca idade e experiência de vida, ele deverá tomar as rédeas dos acontecimentos para lutar contra o poderoso inimigo, mesmo que isso signifique colocar em risco tudo o que considera mais importante.
Apesar da má recepção por parte da crítica especializada, “Sem Saída” consegue trazer para o espectador um retrato do mundo atual, onde, apesar de vivermos na Era da Comunicação, não se sabe onde está a verdadeira informação.
Diferentemente de uma época onde o inimigo se diferenciava pela cor do uniforme, hoje vive-se uma batalha surda, onde não existem fronteiras físicas, e o interesse pelo dinheiro assumiu um valor muito mais importante do que a ética ou o patriotismo.
No filme atual, ao contrário das histórias de James Bond, onde um agente preparadíssimo enfrenta tudo, o que temos é um herói perplexo, ainda muito jovem, que luta para tentar acreditar que tudo o que era verdade até o dia anterior, hoje já não o é mais.
Taylor Lautner, embora seja jovem e pouco experiente no mundo do cinema, consegue dar credibilidade ao seu personagem, criando uma cumplicidade com o espectador ao partilhar a sua profunda ignorância pelos fatos que ocorrem.
O elenco de apoio, por sua vez, dá um suporte extraordinário ao filme, com a participação dos veteranos Alfred Molina e Sigourney Weaver. O sueco Michael Nyqvist, embora seja pouco conhecido fora do seu país, também tem uma longa carreira, embora tenha sido o seu papel na trilogia dos livros de Stieg Larsson que o tenham tornado famoso (“Os Homens Que Não Amavam as Mulheres”, “A Menina Que Brincava Com Fogo” e “A Rainha do Castelo do Ar”).
“Sem Saída” é um bom filme de ação, que deverá ajudar a consolidar a carreira de Lautner, e que deverá agradar, não só o público de Crepúsculo, mas, aos amantes dos filmes de espionagem. Recomendo.



Lançamentos em DVD/Blu-Ray


“Transformers 3: O Lado Oculto da Lua”

Sam (Shia LaBeouf), que tem uma nova namorada e procura emprego depois de se formar na faculdade, mais uma vez irá enfrentar, ao lado de Optimus e demais Autobots, as ameaças de Megatron e aliados, em uma batalha que começou nos anos 60 com a corrida espacial à Lua. Desta vez será o destino da Humanidade que estará em jogo! Terceira sequência da série Transformers, mais uma vez dirigida por Michael Bay. Disco com formato de tela widescreen anamórfico e áudio Dolby Digital 5.1.

“Eu Sou o Número 4”
 
Em "Eu Sou o Número Quatro", nove crianças dotadas e os seus guardiães são os únicos sobreviventes de uma guerra sangrenta no seu planeta natal, Lorien, e instalaram-se na Terra sob a proteção de um encantamento que obriga aos seus inimigos de os matarem por ordem numérica. Três deles morrem; o Número Quatro é o próximo. Escondido numa pequena cidade, o rapaz tenta fugir ao seu destino. Produção dos Estúdios Disney. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1.

“Malu de Bicicleta”

Luiz Mario é um empresário da noite paulistana, bon vivant e mulherengo que coleciona casos amorosos. Até ser atropelado de bicicleta pela carioca Malu, na orla do Rio de Janeiro. O casal vive um romance perfeito, que é abalado com a descoberta de uma enigmática carta de amor. Baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva. Com Marcelo Serrado, Fernanda de Freitas e Marjorie Estiano. A direção é de Flávio R. Tambellini.  O disco traz o filme com formato de tela cheia e áudio Dolby Digital 5.1, e, como extras, Making Of.

“Os Pinguins do Papai”

Jim Carrey é o Sr. Popper, em uma divertida comédia para a família que conta a história de um homem de negócios totalmente sem noção do que fazer quando o assunto são as coisas importantes da vida - até o dia em que ele recebe seis pinguins como herança. Apesar dos pinguins de Popper transformarem seu chiquérrimo apartamento em Nova York num parque de diversões de inverno - e virarem a vida de Popper de cabeça para baixo, eles também lhe ensinam importantes lições sobre famílias... humanas ou não. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1.



Confira na TV

Poseidon”, no SBT

Em pleno ano novo, o transatlântico Poseidon é atingido por uma onda gigantesca que o faz virar de cabeça para baixo em alto-mar. O desastre deixa poucos sobreviventes e, contrariando as orientações do capitão, um grupo liderado por John Dylan decide buscar uma saída. Além dos perigos causados pelos destroços, o grupo tem que se unir para enfrentar um possível naufrágio. Sexta-feira, às 23h.

Tudo Por Dinheiro”, no SBT

Por obra do acaso, o trambiqueiro Franklin Hatchett é levado para cadeia ao lado de Willard, um perigoso contrabandista internacional de diamantes. No caminho, a escolta policial é atacada e Franklin é obrigado a fugir! Agora, Hatchett é perseguido pela polícia, que pensa ser ele o autor da ação, e pela quadrilha do ladrão, cujo objetivo é eliminar a única testemunha que conhece o esconderijo dos diamantes! Sábado, às 21h00.

A Casa de Cera”, no SBT

Seis jovens amigos viajam de carro quando, cansados, param no meio do caminho para acampar e pernoitar. Na manhã seguinte um dos carros está quebrado e, mesmo desconfiados, aceitam carona de um cara muito estranho até uma cidadezinha cuja principal atração é a casa de cera de Trudy, cuja perfeição das estátuas "aterrorizam"! Sábado, às 22h45.

Bater ou Correr em Londres”, na Globo

Chong larga a sua honrada vida de xerife, depois de receber a notícia que seu pai fora vítima de um misterioso ataque. Prometendo vingança, Chong reencontra seu parceiro de outras histórias, Roy. As pistas levam os heróis da América para Londres e os dois se envolvem numa intriga de família. Domingo, às 14h00.

Alta Fidelidade”, na Globo

O dono de uma loja de discos de vinil costuma fazer listas dos "cinco mais" com seu incrível conhecimento sobre música e a ajuda de dois vendedores malucos. Ele leva o fora da namorada e, tentando entender o que fez com que ela o deixasse, faz uma lista dos cinco maiores foras que recebeu e analisa seus relacionamentos e sua vida. Domingo, às 03h10.

A Casa das Coelhinhas”, na Globo

Loura, bonita e sexy, Shelley leva uma vida perfeita até ser despejada da mansão Playboy. Sem ter para onde ir, ela acaba em uma república universitária de um grupo de estudantes excluídas socialmente. Com tudo o que sabe sobre homens e truques de beleza, Shelley vai fazer com que as tais universitárias deem a volta por cima. Segunda-feira, às 22h25.


Nenhum comentário: