O que está em cartaz
Final de férias, a molecada de volta às aulas, e começam a chegar os títulos voltados para o público adulto. Neste final de semana teremos a estreia do policial nacional “Assalto ao Banco Central”, e do drama “Reencontrando a Felicidade”, com Nicole Kidman e Aaron Eckhart, na Sessão Cine Cult do Cinemark. Continuam em carta a ótima fantasia “Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2” , (vejam na Sessão Filme da Semana), a comédia nacional “Cilada.com”, com Bruno Mazzeo, a ficção-científica “Transformers: O Lado Oculto da Lua”, a comédia “Os Pinguins do Papai”, com Jim Carrey, e a animação “Carros 2”. Nas apresentações exclusivas, o Moviecom mantém a animação “Kung-Fu Panda 2”.
Estreia 1: “Assalto ao Banco Central”
Barão (Milhem Cortaz) teve a grande ideia de ganhar muito dinheiro em pouco tempo ao cometer o crime perfeito, sem violência. Para isso, basta arrumar as pessoas certas, dispostas a receber R$ 2 milhões, botar o plano em prática e executar a façanha. Após cerca de três meses de operação, R$ 164,7 milhões foram roubados do Banco Central, em Fortaleza, no Ceará. Sem dar um único tiro, sem disparar um alarme, os bandidos entraram e saíram por um túnel de 84 metros cavado sob o cofre, carregando três toneladas de dinheiro. Foi o segundo maior assalto a banco do mundo. O elenco conta ainda com Hermila Guedes, Giulia Gam, Lima Duarte e Tonico Pereira. A direção é de Marcos Paulo. O filme é inspirado em um fato verídico, o assalto realizado no Banco Central em Fortaleza, entre 6 e 7 de agosto de 2005. “Assalto ao Banco Central” estréia nesta sexta-feira, na Sala 1 do Cinemark, e na Sala 4 do Moviecom. Classificação indicativa 14 anos.
Sessão Cine Cult: “Reencontrando a Felicidade”
Becca (Nicole Kidman) e Howie Corbett (Aaron Eckhart) formavam uma família feliz, mas suas vidas viraram do avesso após a morte do filho, Danny (Phoenix List), num acidente de carro. Depois de largar a carreira de executiva para virar dona de casa, ela tenta redefinir sua vida se cercando dos familiares e pessoas bem intencionadas para ajudar a superar a dor da perda. Enquanto dá início a uma "estranha" amizade com o jovem Jason (Miles Teller), motorista do carro no fatídico acidente, seu marido mergulha no passado, buscando apoio em estranhos que poderiam oferecer algo que a esposa não consegue. Assim, perdidos em seu sofrimento, os Corbett fazem escolhas surpreendentes para seu futuro. A direção é de John Cameron Mitchell. “Reencontrando a Felicidade” estreia nesta sexta-feira na Sala 6 do Cinemark, na sessão de 11h00. Classificação indicativa 12 anos.
Filme da Semana: “Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2”
Não pude deixar de sentir certa saudade antes mesmo de entrar na sala para assistir “Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2” . Afinal de contas, foram dez anos entre o primeiro filme e o atual, retratando uma obra que cresceu com os fãs, tanto os dos livros quanto os dos filmes.
Fruto de uma genial combinação de fatores, onde entram a brilhante imaginação da escritora Joanne Kathleen Rowling, mais conhecida como J. K. Rowling, e uma inteligente campanha de marketing, revolucionaram o mercado de literatura infanto-juvenil, reacendendo o gosto pela leitura em uma geração predominantemente televisiva.
O caminho natural, obviamente, era as telas de cinema. Mantendo o controle de sua criação, J. K. Rowlings não permitiu que Harry Potter fosse bater em Hollywood – já imaginou se George Lucas fosse filmá-lo? Em vez da espada de Gryfindor seria um sabre laser ou coisa do gênero...
Os sete livros foram convertidos em oito filmes, e, da mesma forma, foram mudando de público, à medida que os espectadores iam crescendo. É fácil observar isso nos dois primeiros filmes, “Harry Potter e a Pedra Filosofal” e “Harry Potter e a Câmara Secreta”, onde o elenco principal era só de crianças, a trama era mais simples, e a fantasia era mais explícita. A partir do terceiro filme, “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban”, com os personagens e o elenco já adolescente, a trama ganha tons mais sombrios.
O fio condutor que sustenta a história da saga é o embate entre o menino Harry Potter e o bruxo Voldemort. Quando Harry ainda era um bebê, e Voldemort tentou matá-lo, um poderoso feitiço usado pela mãe do menino não apenas impediu sua morte como fez desaparecer o malévolo feiticeiro.
Durante dez anos, o menino foi criado pelos tios, sem saber a verdadeira história de seus pais, só descobrindo quando foi convidado para entrar na escola de Hogwarths. Ao chegar à escola, Harry (Daniel Radcliffe) conhece os que se tornarão seus melhores amigos, Hermione Granger (Emma Watson) e Ron Weasley (Rupert Grint), bem como o rival Draco Malfoy (Tom Felton), e o professor com tem uma antipatia mútua e explícita, Severo Snape (Alan Rickman).
Só muito adiante é que se conhece o segredo da sobrevivência de Voldemort. Quando ainda era um simples aluno, atendendo pelo nome de Tom Riddle, ele toma conhecimento de um poderoso feitiço de magia negra, que permite dividir a alma e escondê-la em objetos, de modo que só pode vir a morrer se todos os objetos ou Horcruxes forem encontrados e destruídos.
Quando Voldemort (Ralph Fiennes) voltou à vida em “Harry Potter e o Cálice de Fogo”, o mundo inteiro passou a sofrer a ameaça do poderoso bruxo e dos seus fiéis seguidores, os Comensais da Morte.
Só nos últimos episódios é que os Horcruxes vêm à tona como a forma de sobrevivência de Voldemort – e a forma de eliminá-los. À medida que o bruxão se apossa do poder no mundo dos feiticeiros, seus seguidores assumem o Ministério da Magia, e, após a morte de Dumbledore pelas mãos de Snape, este assume o seu lugar como diretor de Hogwarths.
Harry, por sua vez, é banido e perseguido como inimigo dos bruxos. Sempre contando com a ajuda dos amigos Ron e Hermione, além dos poucos sobreviventes da Ordem de Fênix, ele empreende uma cruzada solitária em busca dos Horcruxes, sem muita esperança de sucesso.
É neste ponto que inicia o último filme da saga. Voldemort consegue a varinha mágica mais poderosa do mundo, que estava em poder de Dumbledore. Agora nada mais parece ser capaz de detê-lo. A varinha era considerada uma lenda, uma das três Relíquias da Morte cuja existência era contada em um dos contos de “Beedle, o Bardo”.
Os três objetos, a varinha, a capa da invisibilidade, e a pedra que devolve a vida, são reais, e são altamente cobiçados por Voldemort, que, junto com os seus Horcruxes, garantiria sua imortalidade.
Todos os caminhos, porém, remetem para Hogwarths. Harry tem uma conexão com Voldemort inexplicável, e ele sente que os Horcruxes restantes estão na sua velha escola.
Lá, ele reencontrará os amigos, e também a horda de bruxos comandados por Voldemort, para a batalha final. Graças a importantes revelações do mais improvável de todos os aliados, Harry Potter descobre que a única maneira de derrotar Voldemort implicará no sacrifício de sua própria vida.
Dificilmente encontraremos paralelo, na indústria do cinema, em uma série que tenha sido levada às telas com tamanho sucesso de público, e, com um episódio final que talvez tenha sido o melhor filme de todos.
Falar de efeitos especiais e de qualidade do elenco seria uma mera repetição de outras críticas. O esmero dos efeitos é de um preciosismo impressionante, mesmo para quem já está acostumado com o padrão destes filmes. A batalha dos bruxos em Hogwarths lembra a grandiosidade de “Senhor dos Anéis”.
O elenco está todo muito bom, mesmo os mais jovens, que cresceram vivendo estes papéis. No filme aparecem, mesmo em breves ocasiões, praticamente todos os personagens que já estiveram nos outros filmes, inclusive os “finados” Dumbledore (Michael Gambon) e Sirius Black (Gary Oldman).
O destaque, considero que foi Alan Rickman, que consegue levar a ambiguidade do Snape com uma perfeição notável, mantida do primeiro ao último filme, e cuja explicação aparece nos minutos finais do episódio atual.
Não há como não sentir certo pesar ao término do filme, por saber que ali termina uma das mais interessantes histórias da fantasia moderna. Para o futuro, quem sabe se J. K. Rowlings não resolve fazer as aventuras do filho de Harry Potter? Quem viver, verá.
Lançamentos em DVD/Blu-Ray
“Rango”
Rango (Johnny Depp) é um camaleão da cidade grande que vai parar, após um acidente, em pleno velho oeste, na cidade de Poeira no deserto do Mojave, na Califórnia. De uma hora para outra, sua rotina de animal de estimação mudou radicalmente e agora ele precisa deixar a vida "camuflada" para enfrentar os perigos existentes no mundo real, fazendo com que ele vivencie a experiência de fazer amigos, conhecer inimigos e até, quem sabe, se tornar um herói. Disco com formato de tela widescreen anamórfico e áudio Dolby Digital 5.1, e, como extras, Comentários, As Verdadeiras criaturas da Poeira, Dez Cenas Inéditas, Créditos, e Trailers.
“Os Pilares da Terra: A Saga Completa”
Este box com quatro discos, baseado no Best Seller Os Pilares da Terra, é um arrebatador épico sobre o Bem e o Mal, traição e intriga, violência e beleza. A apaixonante história tem como pano de fundo guerras, conflitos religiosos e a luta pelo poder. Durante esse período, é construída uma magnífica catedral em Kingsbridge, na Inglaterra. As histórias de amor e guerra entre diferentes personagens se misturam às turbulências políticas da Inglaterra do século XII, criando um mundo relevante e atual para muitas gerações. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1.
“As Baleias de Agosto”
As velhas irmãs Libby (Bette Davis) e Sarah (Lillian Gish) vivem juntas numa casa ampla no rochoso litoral do Maine, onde costumavam passar o verão desde a infância, sempre de olho nas baleias que aparecem em agosto. Agora Libby está cega e Sarah precisa cuidar dela. Ambas vivem de recordações da família, dos maridos e dos amigos. O sr. Maranov (Vincent Price), um velho nobre russo fugido da Revolução de 1917, passa a visitá-las, mas é rechaçado asperamente por Libby, que teme que ele apenas queira se instalar na casa delas para aproveitar o pouco de dinheiro que ainda possuem. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital, e, como extras, Filmografia, Biografia e Trailers.
“Centurião”
“Centurião” se passa onde hoje é a Grã-Bretanha, nos primeiros anos depois de Cristo. Quintus, o único sobrevivente de um ataque selvagem aos soldados romanos, se junta à IX Legião do general Virilus em sua marcha ao norte para acabar com as terríveis tribos conhecidas como Pict. Depois de um ataque surpresa, Virilus é mantido prisioneiro. Só restam sete soldados e Quintus está disposto a enfrentar todos os perigos para resgatar Virilus e proteger seus homens. Em uma luta pela sobrevivência em campo inimigo, não vai ser nada fácil escapar da morte. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1.
Confira na TV
“Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban”, no SBT
Harry Potter e seus amigos estão prontos para o 3º ano em Hogwarts; mas a paz acaba quando o assassino Sirius Black foge da prisão de Azkaban, e jura dar continuidade ao trabalho de seu mestre Voldemort: matar Harry Potter! Para proteção de todos, o Ministério da Magia manda para Hogwarts os dementadores de Azkaban, perigosas criaturas que sugam a energia vital de qualquer pessoa que se aproxime deles. Sexta-feira, às 23h.
“Momento Crítico”, no SBT
Rumo a Washington, um avião com 400 passageiros é sequestrado por terroristas que planejam detonar uma bomba. Uma equipe de elite entra em ação e corre contra o tempo, pois, se o avião invadir o espaço aéreo americano antes de cumprirem sua missão, a única saída será explodir a aeronave, sacrificando 400 vidas para salvar 40 milhões de pessoas! Sábado, às 22h45.
“Medidas Desesperadas”, na Globo
Em São Fancisco, um oficial da polícia busca desesperadamente por um doador de medula óssea para salvar a vida de seu filho de nove anos. O único doador compatível é um presidiário que cometeu duplo homicídio. Ele vê na viagem para o hospital uma perfeita oportunidade de fugir e, quando escapa, o pânico e a tensão tomam conta do local. Ironicamente, o oficial tenta capturar o assassino. Sábado, às 23h15.
“Carros”, na Globo
Relâmpago McQueen, um carro de corrida arrogante, está prestes a participar da corrida mais importante da sua vida. Ele se perde no interior dos EUA, em uma cidadezinha com pouquíssimo movimento, que jamais ouviu falar de Relâmpago, e acaba destruindo a principal rua da cidade. Como lição, é condenado a consertá-la, fato que pode mudar sua vida. Domingo, às 13h50.
É descoberta uma cura para os mutantes, que agora podem optar por manter seus poderes ou se tornarem seres humanos normais. A descoberta põe em campos opostos Magneto, que acredita que esta cura se tornará uma arma contra os mutantes, e os X-Men, liderados pelo professor Charles Xavier. Domingo, às 23h05.
“Sob Suspeita”, na Globo
Após anos de investigação de autoridades federais, 20 membros da família Lucchese, a maior família de mafiosos nos Estados Unidos, foram levados a julgamento para responderem por 76 crimes diferentes. O governo americano se preparava para derrubar os Lucchese, até que um dos réus decide fazer o impensável: dispensar seus advogados e passar a fazer sua própria defesa. Domingo, às 0h55.
“Shrek Terceiro”, na Globo
O rei Harold, pai de Fiona, morre repentinamente. Com isto Shrek precisa ser coroado rei, algo que ele jamais pensou em ser. Juntamente com o Burro e o Gato de Botas, ele precisa encontrar alguém que possa substituí-lo no cargo de soberano do reino Tão, Tão Distante. O principal candidato é Artie, um jovem desprezado por todos em sua escola, que é primo de Fiona. Segunda-feira, às 22h20.
Nenhum comentário:
Postar um comentário