Newton Ramalho
colunaclaquete@gmail.com – www.colunaclaquete.blogspot.com - @colunaclaquete
O que está em cartaz
Estamos chegando à época mais animada do Nordeste, a das festas juninas. E, enquanto não chega a hora de pular a fogueira ou marcar a quadrilha, vamos conferir as estreias na telona. Neste final de semana teremos a estreia do drama “Meia-Noite em Paris”, do diretor Woody Allen, e do nacional “Não Se Pode Viver Sem Amor”, com Cauã Reymond. Continuam em cartaz a animação “Kung-Fu Panda 2” (vejam na Sessão Filme da Semana), o romance nacional “Qualquer Gato Vira-Lata”, com Cleo Pires, o ótimo “X-Men: Primeira Classe”, o quinto filme da série X-Men, a comédia “Se Beber Não Case! Parte 2” , e a aventura “Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas”, com Johnny Depp, Penélope Cruz e Geoffrey Rush. Nas programações exclusivas, o Cinemark mantém o drama de Sofia Coppola “Em um Lugar Qualquer”, na Sessão Cine Cult.
Estreia 1: “Meia-Noite em Paris”
Gil (Owen Wilson) sempre idolatrou os grandes escritores americanos e quis ser como eles. A vida o levou a trabalhar como roteirista em Hollywood, o que se por um lado fez com que fosse muito bem remunerado, por outro lhe rendeu uma boa dose de frustração. Agora, ele está prestes a ir para Paris, ao lado de sua noiva, Inez (Rachel McAdams), e dos pais dela, John (Kurt Fuller) e Helen (Mimi Kennedy). John irá à cidade para fechar um grande negócio, e não se preocupa nem um pouco em esconder sua desaprovação pelo futuro genro. Estar em Paris faz com que Gil volte a se questionar sobre os rumos de sua vida, desencadeando o velho sonho de se tornar um escritor reconhecido. A direção é de Woody Allen. “Meia-Noite em Paris” estreia nesta sexta-feira na Sala 5 do Cinemark. Classificação indicativa dez anos.
Estreia 2: “Não Se Pode Viver Sem Amor”
23 de dezembro. Gabriel, de 10 anos, e Roseli, de 30, chegam ao Rio de Janeiro para encontrar o pai do menino que os abandonou. Sem conhecer a cidade, eles perambulam pelas ruas sem ter ideia para onde ir. Assim encontram João, um jovem advogado desempregado que busca desesperadamente um meio de melhorar de vida; Pedro, um pesquisador universitário que precisa se decidir entre a mulher e a profissão; e Gilda, uma dançarina de boate que deseja ir embora, mas está presa ao passado. Todos vivem situações limite em suas vidas, que se tornam ainda mais fortes devido à proximidade do Natal. Só que, a partir destes encontros inesperados, surge uma nova esperança. A direção é de Jorge Durán. “Não Se Pode Viver Sem Amor” estreia nesta sexta-feira na Sala 3 do Moviecom. Classificação indicativa 12 anos.
Sessão Cine Cult: “Em um Lugar Qualquer”
Johnny Marco (Stephen Dorff) é um bem sucedido ator de Hollywood que não possui uma reputação das melhores. Hospedado no lendário hotel Chateau Marmont para recuperar-se de um acidente no set de filmagens, ele passa os dias em festas com strippers ou dirigindo sua Ferrari por puro prazer. Porém, o ator tem sua rotina subitamente alterada pela presença de Cleo (Elle Fanning), sua filha de 11 anos, que passa a visitá-lo com certa frequência. Embora a princípio seja incapaz de dar à menina a atenção que precisa, a progressiva aproximação leva Johnny a reavaliar sua vida. A direção é de Sofia Coppola. “Em um Lugar Qualquer” está em cartaz a partir desta sexta-feira, na Sala 1 do Cinemark, na sessão de 14h00. Classificação indicativa 14 anos.
Filme da Semana: “Kung-Fu Panda 2”
O pesadelo de todo filme de sucesso é fazer uma continuação à altura, capaz de satisfazer os fãs, e, obviamente, garantir as cifras alcançadas pelo filme original. Em se tratando de “Kung-Fu Panda”, que unia humor, kung-fu e a tradição da Dreamworks, o desafio se torna ainda maior. Bem, se “Kung-Fu Panda 2” não chegou lá, pelo menos tentou com esforço.
O retorno ao universo do panda Po (Jack Black no original, Lúcio Mauro Filho na versão dublada) traz uma nova dimensão na história, em um belo prólogo, onde é apresentado ao espectador um novo personagem, o pavão Chen, cujo passado está ligado ao do nosso herói.
Chen era filho dos imperadores-pavões, que governavam a China com sabedoria, e eram muito amados pelos súditos. Um dia, Chen escuta de uma vidente uma profecia que dizia que ele morreria nas mãos de um animal preto e branco. Furioso, ele e sua guarda pessoal de lobos executam todos os pandas do reino, e, por isso, é banido por seu pai da corte imperial.
Anos mais tarde, vamos encontrar Po e os Cinco Furiosos exercendo os seus papéis de guardiões de sua montanha. Uma nova ameaça surge na forma de lobos armados, que roubam tudo de metal que encontram pela frente. Po e seus amigos defendem a aldeia, mas, ficam preocupados com aquela nova ameaça.
O cérebro por trás do roubo de metais é Lorde Chen, o pavão banido da corte, que comanda um bando de perigosos lobos, e utiliza o metal roubado para construir uma arma secreta. Com essa arma, ele se torna capaz de enfrentar e derrotar os antes invencíveis guardiões do império, que usam o kung-fu para proteger os seus cidadãos.
Po e seus amigos recebem a missão de enfrentar Chen e destruir a nova arma, para proteger a China e o próprio kung-fu. O que complica as coisas é que Po, ao enfrentar um dos lobos, tem despertadas memórias das quais não tinha consciência, e que poderiam explicar a sua origem.
Obstinado em descobrir o que acontecera com ele e sua verdadeira família, Po enfrenta Chen e seus asseclas, e às vezes precisa bater de frente com a Tigresa para justificar a sua busca incansável pela verdade.
A derradeira batalha, entre os guardiões do kung-fu e as forças leais a Chen implicarão na definição do próprio destino da China, e Po entende que precisará da paz interior para que a verdadeira paz reine para todos.
Se no primeiro filme o espectador se divertia com as trapalhadas do guloso e inocente panda, o segundo filme já tem um tom um pouquinho mais pesado (não muito, afinal de contas é um filme para crianças), mas, trata de assuntos sérios, como o poder destrutivo das armas, adoção de crianças órfãs, e o vazio provocado pelo abandono dos pais.
Este último aspecto transforma os dois personagens principais, o panda Po e o vilão Chen em partes intrinsecamente unidas, como a figura do Yin-Yang. Po sofre com o abandono porque estes o esconderam para salvar a sua vida e fugir do massacre. Chen é banido pelo próprio pai por ter ordenado o massacre.
O sofrimento dos dois irá desencadear destinos diferentes, pois cada um fará as escolhas que acha mais corretas. Mas, fica evidente nos diálogos entre os dois, quando Po pergunta sobre seus pais, e a resposta de Chen parece ser para ele mesmo.
Se, por um lado, o filme trata de temas mais sérios, por outro mantém a plateia sempre atenta ao desenrolar da história principalmente pelas cenas de ação extremamente bem feitas, que unem os movimentos marciais dos personagens com as características de cada um animal.
Como no filme original, a animação exibe técnicas sofisticadas, que são realçadas na exibição das salas 3D, com profusão de movimentos e cores, mas, que não comprometem o entendimento do espectador.
Um aspecto interessante é a maneira como os flashbacks e memórias são evidenciados para o espectador, com uma mudança no estilo da animação.
A dublagem nacional está muito boa, embora seja uma pena que o espectador de Natal não tenha a chance de ouvir as vozes de Jack Black, Angelina Jolie, Jackie Chan e inúmeros outros atores famosos.
“Kung-Fu Panda 2” é um filme infantil, com forte enfoque para a família, no melhor estilo Dreamworks. E, como se vê na última cena do filme já podemos esperar uma continuação da série, num futuro bem próximo. Confiram!
Lançamentos em DVD/Blu-Ray
“Bravura Indômita”
“Bravura Indômita” é uma poderosa história de vingança e valor, ambientada e uma imperdoável e imprevisível fronteira, onde a justiça é rudimentar e a misericórdia é rara. Mattie Ross (Hailee Steinfeld) esta decidida a vingar a morte de seu pai, contratando Rooster Cogburn (Jeff Bridges), um delegado federal, que adora atirar, tem um olho só e muita afinidade com a bebida, e também a Laboeuf, um intrépido oficial do Texas (Matt Damon), para caçar o foragido Chaney. Apesar das diferenças, a implacável determinação dos três os leva a uma perigosa aventura, com um único resultado: a recompensa. O disco traz o filme com formato de tela widescreen anamórfico e áudio em Dolby Digital 5.1, e, como extras, A Bravura Indômita de Mattie, O Figurino dos Anos 1880, Recriando Fort Smith e O Elenco.
“Besouro Verde”
Britt Reid (Seth Rogen) é preguiçoso de dia e baladeiro à noite... até encontrar uma carreira séria que é sinceramente bacana: herói de combate ao crime. Como Besouro Verde, ele se une ao gênio das bugigangas e mestre das artes marciais Kato (Jay Chou) a fim de acabar com o submundo de L.A. Nem Lenore (Cameron Diaz), assistente de Britt, suspeita que esse par improvável seja a dupla mascarada que prende os maiores bandidos da cidade, por sua vez liderados por Chudnofsky (Christoph Waltz). Com estilo, ousadia e um arsenal de equipamentos incríveis, o Besouro Verde e Kato fazem justiça ao próprio estilo. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1.
“Bravura Indômita”
Em 1970, John Wayne ganhou um Oscar por sua performance como o bêbado, grosseiro e totalmente destemido comissário Rooster Cogburn. O rabugento Rooster é contratado por uma decidida garota (Kim Darby) para encontrar o homem que matou seu pai e fugiu com as economias da família. Quando a nova patroa de Cogburn insiste em acompanhá-lo na empreitada, voam faíscas. Mas, a situação vai de problemática a desastrosa quando o inexperiente, mas entusiasmado, Texas Ranger (Glen Cambell) entra na festa. Risos e lágrimas pontuam a movimentada aventura neste extraordinário faroeste, que apresenta ainda Robert Duvall e Strother Martin. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 5.1.
“O Último Exorcismo”
Numa fazenda no estado de Louisiana, nos Estados Unidos, Louis Sweetzer (Louis Herthum) acredita que sua filha Nell (Ashley Bell) está possuída por um demônio. Ele chama o reverendo Cotton Marcus (Patrick Fabian), com dezenas de exorcismos realizados, para salvar a jovem. Marcus decide filmar para um documentário este que será seu último exorcismo, mas o que encontra no local é diferente de tudo que já tinha visto antes. O disco traz o filme com formato de tela letterbox e áudio em Dolby Digital 5.1.
Confira na TV
“O Implacável”, no SBT
Jack Carter é um cobrador que, ao investigar a morte do irmão, aparentemente acidental, descobre que se tratava de um assassinato e que sua sobrinha fora estuprada. Ele se revelará implacável em nome da vingança! Com Silvester Stalone e Michael Caine. Sexta-feira, às 23h.
“Coach Carter - Treino para a Vida”, no SBT
Ken Carter, campeão de basquete no passado, aceita o desafio de ser técnico do time da escola onde ele estudou! Diante de alunos desinteressados, agressivos, pais despreparados e uma direção omissa, só tem a seu favor o interesse dos rapazes pelo basquete! Ken usará seus métodos controversos para alcançar seu objetivo: transformá-los em homens valorosos dentro e fora das quadras! Sábado, às 23h30.
“O Voo da Fúria”, na Globo
John Sands é um agente especial trabalhando para uma divisão clandestina da Força Aérea dos Estados Unidos. Quando sua própria agência se sente ameaçada por seus conhecimentos de missões passadas, eles decidem prendê-lo e apagar o seu passado, forçando-o a fugir de um centro de detenção de alta tecnologia.. Sábado, às 23h20.
“O Espanta Tubarões”, na Globo
Oscar é um pequeno peixe que tem sonhos grandes e que se torna um heroi involuntário após pregar uma grande mentira. Depois ser perseguido pelo filho do tubarão-chefe, Oscar presencia sua morte. Querendo bancar o heroi ele assume a autoria do assassinato e, com isso, se torna uma grande celebridade no mundo aquático. Domingo, às 13h55.
Laranjinha e Acerola são amigos, que cresceram juntos em uma favela do Rio de Janeiro e agora estão com 18 anos. Acerola tem um filho de 2 anos para cuidar, mas sente-se preso pelo casamento e lamenta a paternidade precoce. Já Laranjinha está decidido a encontrar seu próprio pai, que não conhece. Paralelamente o morro em que vivem é sacudido pelo mundo do tráfico. Domingo, às 23h05.
“Stop-Loss – A Lei da Guerra”, na Globo
Após servir na guerra do Iraque, um soldado retorna para sua casa no Texas, mas é chamado de volta ao campo de batalha, o que causa sua revolta contra o departamento de defesa dos Estados Unidos. Domingo, às 01h00.
“Heróis”, na Globo
Kira Hudson, jovem com poderes telepáticos rouba uma substância secreta de uma misteriosa agência denominada Divisão. Hudson busca ajuda de dois jovens com poderes de clarividência. Mas enquanto a Divisão tenta recuperar seu experimento, um grupo oriental, também com poderes paranormais, procura se apoderar do poderoso frasco, colocando em risco a vida de todos. Segunda-feira, às 22h25.
Nenhum comentário:
Postar um comentário