Newton Ramalho
colunaclaquete@gmail.com – www.colunaclaquete.blogspot.com - @colunaclaquete
O que está em cartaz
Sexta-feira, dia de São João, a festa mais bonita do Nordeste, e talvez a mais genuinamente brasileira. É hora da pamonha, canjica, milho assado, milho cozido, arroz doce, bolo preto, mungunzá, pé-de-moleque... E, se sobrar um tempinho, confiram as estreias da animação “Carros 2”, do documentário “Foo Fighters – Back And Forth”, e de “127 Horas”, na Sessão Cine Cult do Cinemark. Continuam em cartaz a animação “Kung-Fu Panda 2”, o romance nacional “Qualquer Gato Vira-Lata”, com Cleo Pires, o ótimo “X-Men: Primeira Classe”, o quinto filme da série X-Men, e a comédia “Se Beber Não Case! Parte 2”. Nas apresentações exclusivas, o Cinemark exibe “Meia-Noite em Paris”, de Woody Allen, enquanto o Moviecom mantém “Não Se Pode Viver Sem Amor”, com Cauã Reymond, e “Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas”. Vejam na Sessão Filme da Semana a análise do filme “Os Agentes do Destino”, com Matt Damon.
Estreia 1: “Carros 2”
O astro das corridas Relâmpago McQueen) e o incomparável reboque Mate levam sua amizade para novos e excitantes lugares em "Carros 2" quando partem para o exterior para competir no primeiro World Grand Prix e determinar quem é o carro mais rápido do mundo. Mas, o caminho para o campeonato está repleto de buracos, desvios e surpresas hilariantes quando Mate se vê envolvido em uma aventura fascinante: espionagem internacional. Dividido entre dar assistência a Relâmpago McQueen nas corridas e continuar com sua missão ultra-secreta de espionagem, a jornada cheia de ação de Mate o leva em uma caçada explosiva através das ruas do Japão e da Europa, seguida de perto por seus amigos e sendo assistida pelo mundo inteiro. A direção é de Brad Lewis. “Carros 2” estreia nesta sexta-feira nas Salas 1 e 2 do Cinemark, e nas Salas 4 e 6 do Moviecom. Classificação indicativa livre. Cópias em 2D e 3D.
Estreia 2: “Foo Fighters – Back And Forth”
Um ano depois da morte de Kurt Cobain, o baterista do Nirvana, Dave Grohl, resolveu gravar as músicas que ele havia composto desde garoto e nunca mostrado para ninguém. Nascia assim o FOO FIGHTERS, banda que desde 1995 conquistou milhões de fãs. Acompanhe esta história, com a participação dos membros e ex-membros da banda, produtores e amigos. Logo após o documentário tem uma incrível apresentação da banda em 3D. A direção é de James Moll. “Foo Fighters – Back And Forth” terá duas exibições, nesta sexta-feira e no sábado, na sessão da meia-noite, na Sala 6 do Cinemark. Classificação indicativa dez anos.
Pré-Estreia: “Transformers: O Lado Oculto da Lua”
Os Autobots, liderados por Optimus Prime, estão de volta em ação, em uma luta contra os terríveis Decepticons, que estão determinados a vingar a sua derrota em "Transformers: A Vingança dos Derrotados". Neste novo filme, os Autobots e Decepticons se envolvem em uma perigosa corrida espacial entre os EUA e a Rússia, e uma vez mais o humano Sam Witwicky (Shia Lebouf) tem de vir em auxílio de seus amigos robôs. Há também novos personagens, incluindo um novo vilão, Shockwave, um transformer que governa Cybertron enquanto os Autobots e Decepticons se enfrentam na Terra. A direção é de Michael Bay. “Transformers: O Lado Oculto da Lua” terá duas exibições diárias, na quarta-feira e quinta-feira próximas, nas sessões de 18h40 e 21h10, na Sala 6 do Cinemark. Classificação indicativa 12 anos.
Sessão Cine Cult: “127 Horas”
“127 Horas” conta a história real da luta de um homem para sobreviver apesar da gigantesca improbabilidade. Aron Ralston (James Franco) é apaixonado por atividades ao ar livre. Mas, quando uma rocha cai e prende-o num cânion remoto de Utah, a aventura do viciado em adrenalina torna-se o desafio da sua vida. Durante os cinco dias seguintes, Ralston embarca numa memorável jornada pessoal, na qual ele revive as lembranças de sua família e amigos, bem como analisa sua própria coragem e ingenuidade - até conseguir transformar a adversidade num triunfo. A direção é de Danny Boyle. “127 Horas” está em cartaz a partir desta sexta-feira, na Sala 5 do Cinemark, na sessão de 11h00. Classificação indicativa 16 anos.
Filme da Semana: “Os Agentes do Destino”
Já tive a oportunidade – e creio que muitos dos leitores também – de participar de longas conversas de mesa de bar sobre destino, acaso, sorte, caminhos traçados, etc.. Mas, não me lembro de muitos filmes onde esses conceitos tenham sido tema – pelo menos até assistir o interessante “Os Agentes do Destino”, do diretor estreante George Nolfi.
Este filme irá provocar mais outra discussão, também interminável. É que o filme é baseado no conto “Adjustment Team”, de Philip K. Dick, cujas obras geraram filmes como “Blade Runner – O Caçador de Andróides”, “Minority Report – A Nova Lei”, “O Pagamento” e “O Vingador do Futuro”. Como todos os outros, a visão pessimista do escritor foi suavizada, o que sempre causa furor em seus fãs.
No início do filme somos apresentados ao protagonista, o político David Norris (Matt Damon). David é um jovem e promissor deputado, oriundo do Brooklin, que concorre a uma vaga no Senado americano. Apesar de ir muito bem nas pesquisas, uma indiscreta foto dele, no tempo da faculdade, o fez perder muitos votos, e ele terá que encarar a derrota.
Enquanto remói sua decepção no banheiro, tenta ensaiar o discurso de derrota, e descobre que uma moça se escondera ali. A mulher era Elise (Emily Blunt), e a primeira conversa entre os dois inspira David em um discurso que se torna memorável.
Algum tempo depois, David reencontra Elise em um ônibus, reacendendo o interesse mútuo. Eles não sabiam, mas, misteriosos homens de chapéu queriam, a todo custo, evitar aquele encontro, que só acontecera devido a uma falha de um deles.
Quando David chega no escritório, ele encontra as pessoas paralisadas, e estranhos homens fazendo uma lavagem cerebral em seu melhor amigo e assessor, Charlie (Michael Kelly). O rapaz tenta fugir, mas, os estranhos homens de chapéu parecem estar em toda parte. Ele é capturado e ameaçado pelos homens de ter o cérebro “apagado”, se revelar qualquer coisa sobre eles, ou, se tentar se aproximar de Elise novamente.
Algum tempo depois, David recebe um estranho convite. Um dos homens de chapéu que o haviam ameaçado se oferece para explicar o que puder sobre os estranhos acontecimentos dos últimos dias.
McCrady (Anthony Mackie) explica para David que eles são os Agentes, que estão a serviço do Presidente. Eles tem muitos poderes, e algumas limitações, e a sua função é zelar para que o Plano funcione como planejado.
Ele explicou que já se tentara deixar a Humanidade controlar o seu próprio destino, mas, por muito pouco eles não tinham se matado mutuamente, forçando o Presidente a retomar o controle do Plano.
Atônito, David perguntou o que tinha ele a ver com isso, e por que fora proibido de encontrar Elise, mas, a resposta era sempre a mesma, de que isso fazia parte do Plano.
Tres anos após esses acontecimentos, David reencontra Elise, o que desperta a irritação dos Agentes. Um deles comenta que David e Elise, originalmente, era para se encontrarem e ficarem juntos. Porém, uma alteração no Plano modificara isso, e essa atração entre os dois era um efeito residual.
Como David parece estar cada vez mais obstinado em enfrentar os agentes para ficar com Elise, um novo Agente, Thompson (Terence Stamp) é designado para demovê-lo. Thompson é duro e direto – sua alcunha no trabalho era Martelo” – e não hesita em provocar um acidente com Elise para convencer David. Por medo de que ela sofra por sua causa, David decide afastar-se dela.
Essa decisão só perdura até ele saber que a moça vai casar com o antigo noivo. Contando com a ajuda preciosa de Mackie, ele decide enfrentar – literalmente – Deus e o mundo para ficar com ela.
Embora os fãs mais conservadores de Philip K. Dick se contorçam entre choros e ranger de dentes, pelo que consideram uma desfiguração da obra do atormentado escritor, não há dúvidas de que George Nolfi, que roteirizou e dirigiu o filme, levou para as telas uma história muito mais palatável para o público dos cinemas atuais.
Um dos elementos que não existia no conto é o caso de amor impossível, que ganha muita força com a excelente química do casal central. Matt Damon mostra a sua versatilidade, que vai do super agente Bourne ao sofrido médium de “Além da Vida” com igual competência. Emily Blunt, por sua vez, cresce a cada filme, desde a secretária invejosa de “O Diabo Veste Prada” até o papel atual.
O elenco coadjuvante também dá muita vida ao filme, em especial John Slattery, como Richardson, Anthony Mackie (McCrady) e o sempre magnífico Terence Stamp, que tanto faz bem os papéis de durão como o do travesti de “Priscilla – A Rainha do Deserto”.
A produção do filme é um destaque a mais, e embora os Agentes lembrem o Smith de “Matrix”, tem uma atmosfera misteriosa e dúbia, que oferece um clima especial à história. Um detalhe que dá uma dimensão bem diferente, e leva o leitor a entender que não se trata de uma farsa, são as famosas portas, que podem ligar um armário de vassouras ao estádio dos Yankees.
Esse truque das portas, muito bem aproveitado pela montagem enxuta e vigorosa, aliado a uma trilha sonora envolvente, fornecem ao filme um ritmo extremamente dinâmico, que certamente agradará aos fãs dos filmes de ação.
E onde fica a discussão filosófica, a teologia, os anjos, Deus, etc.? Bem, tudo isso é apresentado de forma subtendida, permitindo ao espectador elaborar as suas próprias conclusões. A visão otimista de Nolfi, que contraria a de Dick, certamente pende para o livre-arbítrio como a principal dádiva de Deus aos homens. Veja e tire as suas próprias conclusões.
Lançamentos em DVD/Blu-Ray
“127 Horas”
“127 Horas” conta a história real da luta de um homem para sobreviver apesar da gigantesca improbabilidade. Aron Ralston (James Franco) é apaixonado por atividades ao ar livre. Mas, quando uma rocha cai e prende-o num cânion remoto de Utah, a aventura do viciado em adrenalina torna-se o desafio da sua vida. Durante os cinco dias seguintes, Ralston embarca numa memorável jornada pessoal, na qual ele revive as lembranças de sua família e amigos, bem como analisa sua própria coragem e ingenuidade - até conseguir transformar a adversidade num triunfo. O disco traz o filme com formato de tela widescreen anamórfico e áudio em Dolby Digital 5.1.
“Esposa de Mentirinha”
Danny Maccabee (Adam Sandler) conhece a garota dos seus sonhos (Brooklyn Decker), mas tem de pedir a ajuda de sua leal assistente, Katherine (Jennifer Aniston), para fingir que ela é a futura ex-mulher dele e encobrir uma pequena mentira. Quando ele se enrola nas mentiras, os filhos da Katherine entram em cena e todos vão juntos para o Havaí para um fim de semana ridículo e aloprado, testando os limites do que podemos fazer por amor. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1, e, como extras, Comentários de Adam Sandler, Nick Swardson e dos Realizadores, Comentário do Diretor Dennis Dugan, Cenas Excluídas, Dolph - Não Aquele de Rocky IV, Rir é Contagioso, O Casal Perfeito - Jen e Adam, Filmando no Havai e Promoção no Grand Wailea.
“Os Mercenários”
O ano: 1964. O lugar: o sangrento Congo durante sua luta para proclamar sua independência da Bélgica. O serviço: pegar um trem e entrar 300 milhas através do território dos perigosos Simbas, salvar 62 refugiados e recuperar 50 milhões de dólares em diamantes brutos. Tempo permitido: 3 dias. Chances de sobrevivência: poucas. Para o mercenário Bruce Curry (Rod Taylor), a missão significa um pagamento muito atraente de 50 mil dólares e para Ruffo (Jim Brown), seu parceiro, significa o retorno qual seja o motivo, o resultado é uma emocionante e explosiva aventura. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 2.0.
“Demônio”
Em um dia comum cinco pessoas normais têm suas vidas viradas do avesso ao entrar em um elevador que simplesmente para de funcionar. O que não se dão conta é de que o demônio esta entre eles. O detetive Bowden (Cris Messina) está no mesmo prédio atendendo a um chamado de suicídio, e ao perceber estranhos acontecimentos tenta controlar a situação. O medo se instaura no momento em que a luz acaba e o medo toma conta de todos, que temem por suas vidas. O que eles não sabem é que existe um motivo para todos estarem ali. Do diretor M. Night Shyamalan. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1.
Confira na TV
“Linha do Tempo”, no SBT
Johnston, professor de arqueologia, deixa seus alunos fazendo escavações num sítio arqueológico enquanto vai à empresa patrocinadora, onde experimenta a mais nova invenção que, acidentalmente, o transporta para o século XIV. Agora, cabe aos alunos se arriscarem numa viagem no tempo para resgatar o professor. Sexta-feira, às 23h.
“Moonwalker”, no SBT
Mr. Big, um poderoso traficante de drogas, é um enorme perigo às crianças. Para defendê-las surge Michael na pele de um herói extraterrestre com poderes mágicos. Com Michael Jackson e Joe Pesci. Sábado, às 22h45.
“Filha das Sombras”, na Globo
Grávida de seu primeiro filme, Laura está vivendo o momento mais feliz de sua vida. No entanto, depois do nascimento da pequena Jéssica, aos poucos a rotina vai se tornando dolorosa para a mãe de primeira viagem. Deprimida, angustiada e quase sempre sozinha devido às ausências constante do marido, Laura passa por uma série de incidentes estranhos em sua nova moradia. Sábado, às 23h20.
“Didi, o Caçador de Tesouros”, na Globo
Didi é o mordomo do pai de Pedro, um garoto de 10 anos que se tornará seu grande companheiro de aventuras. Ao achar um mapa num velho baú de fotos, Didi parte com o menino para um misterioso hotel abandonado em busca de um tesouro. Domingo, às 13h55.
Os policiais Mike Lowrey (Will Smith) e Marcus Burnett (Martin Lawrence) precisam investigar o tráfico de drogas, em Miami, e alcançar um perigoso homem que deseja se tornar o chefe das drogas na cidade. Domingo, às 23h05.
“Michael Jackson’s This Is It”, na Globo
Imagens raras da preparação do artista, desenvolvendo e criando, para os shows que teriam início no verão de 2009 na Arena O2 de Londres e que já estavam com lotação esgotada. Relatando os meses de abril a junho de 2009, o filme mostra mais de 100 horas de bastidores apresentando Michael Jackson ensaiando suas canções para o show. Domingo, às 01h40.
“Meu Nome É Taylor, Drilbit Taylor”, na Globo
Ryan, Wade e Emmit estão iniciando o ensino médio. Porém, logo no seu primeiro dia de aula eles começam a ser perseguidos por Filkins e Ronnie, o que faz eles contratarem Drillbit Taylor como seu guarda-costas. Só que eles não esperavam que Taylor fosse uma grande fraude, fazendo eles passem por treinamentos esquisitos. Segunda-feira, às 22h25.