colunaclaquete@gmail.com – colunaclaquete.blogspot.com - @colunaclaquete
O que está em cartaz
Hoje comemoramos a libertação dos escravos no Brasil. Bem, pelo menos para aqueles que usavam correntes. Todos os outros terão que esperar a vinda de uma nova princesa Isabel... Enquanto isso, nos cinemas, teremos a esreia da ficção-científica “Padre”, com Paul Betanny, o romance “O Noivo da Minha Melhor Amiga”, o nacional “As Doze Estrelas”, e o drama “Inverno da Alma”, na Sessão Cine Cult do Cinemark. Continuam em cartaz o policial “Velozes e Furiosos 5 – Operação Rio” (vejam na Sessão Filme da Semana), com Vin Diesel e Paul Walker, a aventura “Thor”, com Natalie Portman, o ótimo drama “Água Para Elefantes”, com Robert Pattinson e Reese Whiterspoon, e a animação “Rio”. Nas programações exclusivas, o Cinemark exibe o terror “Sobrenatural”, enquanto o Moviecom mantém a ótima fantasia “A Garota da Capa Vermelha”, com Amanda Seyfried, e o drama nacional “VIPs”.
Estreia 1: “Padre”
O mundo foi devastado por uma guerra entre humanos e vampiros que durou séculos. Com o final do combate, um Padre Guerreiro (Paul Betanny) foi forçado a viver escondido entre os cidadãos comuns em uma cidade completamente controlada pela Igreja. Mas, tudo muda quando sua sobrinha de 18 anos é sequestrada por um grupo de sanguinários vampiros, comandados por um líder brutal (Karl Urban), que estão voltando a atacar após o breve período de paz. Contrariando as ordens da Igreja, que não admite que ainda existam vampiros, o Padre parte em busca da garota, contando com a ajuda do namorado dela (Cam Gigandet) e de uma poderosa Padre Guerreira (Maggie Q), especialista em combate. A direção é de Scott Charles Stewart. “Padre” estreia nesta sexta-feira, na Sala 1 do Moviecom, e na Sala 6 do Cinemark. Classificação indicativa 14 anos.
Estreia 2: “O Noivo da Minha Melhor Amiga”
Rachel (Ginnifer Goodwin), uma advogada muito certinha, está prestes a completar 30 anos. Na comemoração, ela acaba bebendo demais e vai para a cama com Dex (Colin Egglesfield), seu grande amigo da época de faculdade e também noivo da sua melhor amiga Darcy (Kate Hudson). Sentindo-se péssima com a situação, as coisas parecem piorar a cada momento, pois Rachel será madrinha do casamento e vai ter que lidar com os preparativos da festa, seus sentimentos por Dex e ainda, a sua amizade cultivada desde a infância com a noiva traída. Baseado no livro homônimo de Emily Giffin. A direção é de Luke Greenfield. “O Noivo da Minha Melhor Amiga” estreia nesta sexta-feira, na Sala 7 do Moviecom, e na Sala 4 do Cinemark. Classificação indicativa 12 anos.
Estreia 3: “As Doze Estrelas”
Herculano Fontes (Leonardo Brício) é um renomado astrólogo, chamado para trabalhar na equipe da próxima novela das oito. Sua função é entrevistar doze atrizes, cada uma de um signo do zodíaco, para compor o elenco da badalada novela. Só que uma visita inesperada complica bastante a situação. Com Paulo Betti, Cláudia Mello e Leona Cavalli. A direção é de Luiz Alberto Pereira. “As Doze Estrelas” estreia nesta sexta-feira, na Sala 3 do Moviecom. Classificação indicativa 14 anos.
Sessão Cine Cult: “Inverno da Alma”
Ree Dolly (Jennifer Lawrence), uma garota de 17 anos de idade que embarca em uma missão para encontrar seu pai depois que ele usa a casa de sua família como forma de garantir sua liberdade condicional e desaparece sem deixar vestígios. Confrontada com a possibilidade de perder a casa onde mora com seus irmãos pequenos e precisar voltar para a floresta de Ozark, Ree desafia os códigos e a lei do silêncio arriscando sua vida para salvar sua família. Ela desafia as mentiras, fugas e ameaças oferecidas por seus parentes e dessa forma começa a juntar a verdade sobre seu pai. A direção é de Debra Granik. “Inverno da Alma” estreia nesta sexta-feira na Sala 3 do Cinemark, na sessão de 14h. Classificação indicativa 14 anos.
Filme da Semana: “Velozes e Furiosos 5 – Operação Rio”
Quando foi anunciada a estreia de “Velozes e Furiosos 5 – Operação Rio”, eu já sabia que o filme iria agradar, de imediato, duas tribos: a dos fãs da série “Velozes e Furiosos”, e a dos “bombados”, que adoram os filmes com Vin Diesel e Dwayne Johnson “The Rock”. Claro, não podemos esquecer os amantes de filmes de ação, que se divertem com as cenas mirabolantes, sem nenhuma conexão com a realidade.
Para minha surpresa, descobri que há mais um grupo de cinéfilos que vai se divertir muito com o filme atual. Aquele pessoal que adora ver “furos” nos filmes vai ter muito que reparar, no tempo em que estiver no cinema, pois temos à disposição um “jogo dos mil erros”, principalmente para nós brasileiros.
Além dos carros envenenados e fortões com testosterona saindo pelos poros, o outro interesse deste filme era o fato da história passar-se no Rio de Janeiro – pelo menos, em teoria.
A verdade é que as filmagens em território tupiniquim duraram menos de uma semana, e foram estrategicamente inseridas na montagem do filme, dando a ilusão de que tudo realmente acontecia aqui. A maior parte das cenas, porém, foi filmada em Porto Rico e nos estados americanos da Califórnia, Arizona e Geórgia.
O filme começa exatamente no final do “Velozes e Furiosos 4” , quando Dominic Toretto (Vin Diesel) está sendo conduzido para a prisão federal. O ex-policial Brian O’Conner (Paul Walker), auxiliado pela irmã de Dom, Mia (Jordana Brewster) conseguem libertá-lo, com uma ação extremamente ousada. Dom consegue fugir, mas, os três passam a ser criminosos procurados pelo FBI.
Vamos reencontrar Brian e Mia chegando a uma favela do Rio de Janeiro, ele dirigindo um carro com a direção no lado direito, típico dos carros ingleses e japoneses. Lá eles são recebidos por Vince (Matt Schulze), que agora está casado com uma brasileira (com sotaque espanhol) e já pai de um garotinho.
Vince propõe a Brian um golpe fácil, roubar três carros de um trem. Brian fica em dúvida, mas, com a chegada de Dom, o velho bando parece estar de novo reunido. Logo, os quatro se juntam a Zizi (Michael Irby), o contato com um criminoso local, que está interessado nos carros.
O golpe é ousado, como sempre, e vemos um trem repleto de passageiros cortando a área desértica do Rio de Janeiro, com três carros de luxo no vagão de carga, guardados por dois agentes do DEA americanos.
Brian e Dom percebem que alguma coisa não está certa, quando Zizi e seus homens tentam se livrar deles. Os dois conseguem fugir, e escapam da morte pulando em um rio em um altíssimo cânion (nossa, já fui ao Rio várias vezes e não conheço esses lugares...).
Escapando da morte, os dois são capturados pelos homens de Reis (o português Joaquim de Almeida, que se esforça para falar com sotaque “brasileiro”), que tem um interesse especial nos carros roubados.
Novamente, a dupla de herois consegue fugir, e desmonta o carro remanescente para descobrir qual era o interesse de Reis. Com a ajuda involuntária de Vince, eles descobrem um chip que contém todas as informações dos negócios escusos do bandido.
Decididos a dar o troco a Reis, Dom e Brian decidem aplicar o golpe mais ousado de suas vidas, roubar a fortuna do chefão do crime do Rio de Janeiro (como se só houvesse um...). O problema é que Reis controla a polícia e esconde a sua fortuna em um sofisticado cofre dentro de um quartel da polícia carioca.
Se a vida dos nossos heróis já estava complicada, fica mais ainda com a chegada de um grupo de agentes americanos liderado por Luke Hobbs (Dwayne Johnson “The Rock”). Hobbs chega com uma carga de armas e veículos blindados, além da arrogância natural de quem é dono do mundo. O curioso é que o Brasil não tem tratado de extradição com os Estados Unidos, de modo que o fato de ser um foragido americano não implica que ele possa ser preso no Brasil, a menos que cometa um crime aqui.
Quando o comandante da polícia (vocês já viram algum coronel da polícia com cara de menino e usando cavanhaque?) oferece apoio, ele diz que quer os serviços de uma policial, Elena Neves (a espanhola Elsa Pataky), cujo marido fora morto pelos bandidos e era a única incorruptível do Rio de Janeiro (a coisa 'tá feia mesmo, será não dava pra chamar o capitão Nascimento?).
A partir daí a história gira entre a perseguição de Reis e de Hobbs ao grupo de Dom, que aumenta com a chegada de Pearce (Tyrese Gibson), Tej (Ludacris), Gal (Gisele Harabo), Tego (Tego Leo), Rico (Don Omar) e até Han Lue (Sung Kang). Este último personagem, morto em “Velozes e Furiosos 3 – Desafio em Tóquio”, pode ser “ressuscitado”, pois a história atual se passa antes daquela.
O resto do filme é um festival de tiros e explosões, culminando em uma louca perseguição pelas ruas do “Rio de Janeiro”, com um cofre pesando várias toneladas sendo arrastado por dois carros potentes, enquanto toda a polícia da cidade os persegue.
Como eu disse no começo, o filme destina-se aos que amam os filmes de ação com cenas inverossímeis, e os que gostam de encontrar furos na história. Confesso que me enquadro mais nesta última classificação, e pude exercitar essa vontade com a maior facilidade, pois nunca encontrei tantos absurdos em uma única produção. O mais curioso é que são tantas que termina se achando engraçado, como se fosse uma comédia pastelão.
A produção do filme se esforçou para copiar os modelos dos carros da polícia, utilizando até alguns similares aos da Rodoviária Federal. Agora, queria conhecer essa 74ª DP, que fica em São Gonçalo, no Rio, e que tem um monte de carros envenenados parados no pátio, à disposição dos ladrões.
Tem alguns conceitos utilizados no filme que abusam um pouco da inteligência dos espectadores. Tá bom, colocar o deserto do Arizona no Rio de Janeiro pode ser uma liberdade poética, agora, pegar um sofisticado carro projetado para o asfalto e colocar para correr na areia, aí é demais. Ou então, sair arrastando um cofre de metal pela cidade inteira, preso por dois cabos de aço – e que não quebram nunca! Confesso que, nos meus trinta e um anos como engenheiro, nunca soube de um cabo tão resistente...
O que sempre reclamo nos filmes hollywoodianos não é o exagero, ou as mentiras que são exibidas. O ruim é que, como o filme americano é um produto feito para o público americano, eles mostram o mundo como se fosse similar ao deles, mesmo que nada tenha a ver com a realidade. Daí não entenderem, por exemplo, que, enquanto eles tem uma polícia só, nós temos duas, com atribuições diferentes, atuando na mesma jurisdição.
O que mais incomoda é pensar que, com essa grana toda investida no filme – no caso, 125 milhões de dólares – daria para fazer um roteiro decente, mais verossímil, com uma história um pouquinho mais coerente. Obviamente, ninguém espera uma estrita proximidade com a realidade em um filme deste gênero, mas, que pelo menos não insulte a inteligência da maior parte do público.
Há uma preocupação grande com a imagem da cidade do Rio de Janeiro, que será uma das sedes da Copa do Mundo e local da próxima Olimpíada. Bem, o Rio já tem as suas mazelas, que precisarão de muito esforço para não fazer feio nestes eventos. Quanto ao resto, não será o público de “Velozes e Furiosos” que irá fazer qualquer diferença.
Lançamentos em DVD/Blu-Ray
“O Turista”
Os passos de Elise Clifton-Ward (Angelina Jolie) são acompanhados de perto pela equipe chefiada pelo inspetor John Acheson (Paul Bettany). Elise viveu por um ano com Alexander Pearce, procurado pela polícia devido a sonegação de impostos em torno de 700 milhões de libras. Ninguém sabe como é o rosto de Pearce, nem mesmo Elise, já que ele passou por várias operações plásticas para escapar de seus perseguidores. Ele enfim entra em contato com Elise ao lhe enviar um bilhete, onde pede que vá encontrá-lo em Veneza e, no caminho, procure alguém parecido com ele. Elise segue as ordens à risca e, no trem a caminho da cidade italiana, se aproxima do professor de matemática Frank Tupelo (Johnny Depp), que viaja sozinho. Ele fica atraído por sua beleza e aceita a oferta de ir até o hotel dela, assim que chegam a Veneza. Só que logo Frank se torna alvo de Reginald Shaw (Steven Berkoff), um poderoso gângster que teve mais de US$ 2,5 bilhões roubados por Pearce. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1.
“Megamente”
“A Suprema Felicidade”
Rio de Janeiro, 1945. Paulo é um menino de 8 anos e assiste à comemoração do fim da guerra ao lado do pai, Marco, aviador da FAB, e da mãe Sofia. O tempo passa e na juventude, a relação entre Paulo e o pai é distante, mas compensada pelo companheirismo de seu inseparável amigo Cabeção e pela grande cumplicidade do avô Noel, que o inicia na animada noite carioca. Inquieto, inseguro, intenso, o rapaz vai questionando cada situação de sua vida, mas de repente, tudo parece acontecer ao mesmo tempo: uma surpreendente história de amor com Marilyn, uma dançarina sensual e provocante, a deterioração mental da mãe, a aproximação com o pai, e até o envelhecimento do avô. Um dia, vai ser bom olhar para trás e perceber que, apesar de tudo, viveu momentos de suprema felicidade. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1.
“Entrando Numa Fria Maior Ainda Com a Família” em Blu-Ray
Greg Pinto (Ben Stiller) finalmente começou a obter o respeito de seu sogro Jack Byrnes (Robert de Niro), um ex-agente da CIA, mas um importante teste ainda está para acontecer : será que Greg poderá provar que está preparado para ser o próximo chefe da família Pinto... ou o laço de confiança será desfeito para sempre? Os astros Owen Wilson, Blythe Danner, Teri Polo, Dustin Hoffman e Barbara Streisand estão de volta, junto com os novos Jessica Alba, Laura Dern e Harvey Keitel, nesta histérica confusão familiar. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1, e, como extras, Abertura Alternativa: Acordando de um pesadelo; Final Alternativo: Casa na árvore; Cenas inéditas; Erros de gravação; Making Of; A briga e O sobrenome.
Confira na TV
“A Colheita do Mal”, no SBT
Katherine Winter, uma ex-missionária cristã, distante da fé desde que perdeu a família num crime brutal, se especializou em desvendar milagres e fenômenos paranormais. Por isso, é chamada para investigar acontecimentos numa pequena cidade: as águas de um rio, onde um garoto foi encontrado morto, tornaram-se vermelhas como sangue e a população atribui o acontecimento à uma garota de 12 anos, Loren, a quem querem matar. Sexta-feira, às 23h.
“Seven - Os Sete Crimes Capitais”, no SBT
David (Brad Pitt) e William (Morgan Freeman) são dois detetives muito diferentes: um jovem e impetuoso e o outro maduro e prestes a se aposentar. Juntos, investigam uma série misteriosa de crimes em que o assassino escolhe as vítimas de acordo com os sete pecados capitais. Sábado, às 23h00.
“Diário do Diabo”, na Globo
Ursula e Dominique encontram um estranho livro. Ursula, então, decide usá-lo como diário, sem saber que o livro realiza tudo o que nele se escreve. Enlouquecida por este poder, o mal se vira contra seus colegas de escola, e Dominique tenta detê-la, antes que seja tarde. Sábado, às 23h20.
“Os Sem-Floresta”, na Globo
Um grupo de animais acorda após um longo período de hibernação diante de um condomínio residencial, construído na entrada da floresta em que moram. Alguns querem reconquistar a floresta, mas surge RJ, um esperto guaxinim, que ensina o grupo a aproveitar a oportunidade e saquear as casas dos condôminos. Na disputa entre o certo e o errado, surge uma história cheia de ensinamentos. Domingo, às 14h05.
“Arrebentando em Nova York”, na Globo
Um homem perito em artes marciais chega a Nova York e compra briga com motoqueiros e mafiosos, causando um verdadeiro terremoto de pancadaria na cidade. Domingo, às 23h35.
“A Lenda do Tesouro Perdido – Livro dos Segredos”, na Globo
Quando uma página perdida do diário do assassino de Abraham Lincoln reaparece, um antepassado de Ben Gates torna-se o principal suspeito de conspirar contra o presidente americano. Querendo provar a inocência do parente, Ben reúne mais uma vez sua equipe e segue uma série de pistas, que os leva em uma caça ao tesouro por vários países. Segunda-feira, às 22h25.
Nenhum comentário:
Postar um comentário