NA TELONA – Megamente (Megamind, EUA, 2010) é o super-vilão que logo no início derrota o mocinho Metro Man e passa a ter uma vida sem sentido. Essa animação coloca na tela a pergunta prática: se Lex Luthor exterminasse o Super-Homem, o que sobraria? Dentro desse roteiro diferente, a Dreamworks mostra a luta clássica do bem contra o mal que curiosamente triunfa. Uma boa animação destacando da média, mas fica longe do pódio. Tendo piadas, referências e uma trilha sonora para os adultos, Megamente não decola. Detalhe: Brad Pitt faturou somente US$ 15 milhões para dublar o personagem Metro Man. 2010 foi o ano dos anti-heróis no cinema, entre eles “Os Mercenários”, “Esquadrão Classe A”, “RED” e “Os Perdedores”.
Legenda: humor e roteiro adulto para a molecada.
Créditos: Paramount
NA TV – Continuação. Battlestar Galáctica ou BSG (Battlestar Galactica, EUA, 1978-presente) é uma franquia que mostra a fuga do que sobrou da humanidade (50.000 pessoas em uma frota espacial) à procura de um planeta lendário (terra) enquanto tenta escapar dos Cylons. Como acontecido em 78, BSG 2004 é inovador tanto pelos efeitos especiais como pela concepção de ficção científica adotada em seus enredos e temas. BSG explora também as relações humanas em uma micro civilização ameaçada de extinção, na qual os humanos lutam entre si tanto como contra os Cylons. A fuga da raça humana é usada como pano de fundo para mostrar que, mesmo em situações de extremo perigo e total falta de esperança, os humanos continuam brigando entre si. Ocorre todos os tipos de situações conflituosas, desde greves trabalhistas até um comandante tramando a morte de outro, sem falar nas lutas de poder. Ao contrário da maioria das séries que exploram o filão ao máximo, BSG foi prevista para ter um começo, meio e fim. Programada para duas temporadas, sua popularidade e as premiações alongaram a série para 4, com 75 episódios, terminando ano passado. A greve dos roteiristas americanos em 2007 gerou três efeitos:
Tudo foi adiado e a série teve um atraso de dois anos. Para não perder público, foi feita uma série de filmes para tv e seriados para a internet que não conflitavam com a greve e, ainda que de viés, serviu de base para os “spins off” existentes assim como os futuros. Todos os “websodes” e filmes para tv feitos até a nova série “Caprica” podem ser vistos separadamente não influenciando a estória principal. Assim temos (excluindo os já citados) por ordem de exibição:
A resistência (The resistence, EUA 2006) mostra os eventos em Nova Cáprica depois dos Cylons invadirem, e equivale ao final da segunda temporada de BSG. Sendo um websode, tem um formato diferente, feita exclusivamente para a net com 10 episódios de 5 minutos cada. Continua.
Legenda: falta delegacia do homem, quem manda são elas.
Créditos: Universal
NA RUA – cineclube natal exibe hoje o filme Victor ou Victoria no salão Nalva Melo às 20h00. Já no domingo, a atração é Yentl, no TCP às 17h00. Mais informações no 8805-4666
Nenhum comentário:
Postar um comentário