Newton Ramalho - colunaclaquete@gmail.com – colunaclaquete.blogspot.com
O que está em cartaz
Que dificuldade para escolher um presidente! Ah, se o capitão Nascimento estivesse concorrendo... Mas, nem tudo está perdido, Nascimento está no aguardado “Tropa de Elite”, que estreia junto com “A Lenda dos Guardiões” e o drama “Brilho de uma Paixão”, na Sessão Cult do Cinemark. Continuam em cartaz o drama “Comer, Rezar, Amar” (vejam na Sessão Filme da Semana), com Julia Roberts, as comédias “Os Vampiros Que Se Mordam” e “Gente Grande”, com Adam Sandler, a ficção “Resident Evil 4: Recomeço”, com Milla Jovovich, e o belo drama nacional “Nosso Lar”, baseado na obra de Chico Xavier. Nas programações exclusivas, o Cinemark exibe o romance “Coincidências do Amor”, com Jennifer Aniston, enquanto o Moviecom mantém o drama “Wall Street – O Dinheiro Nunca Dorme”, com Michael Douglas e Shia LaBeouf, e o terror “O Último Exorcismo”.
Estreia 1: “Tropa de Elite 2”
Wagner Moura retoma o personagem mais marcante de sua carreira, o capitão Nascimento, na sequência de “Tropa de Elite”, também dirigido por José Padilha, e ganhador do Urso de Ouro no Festival de Berlin, 2008. Nascimento, dez anos mais velho, cresce na carreira, passa a ser comandante geral do BOPE, e depois Sub Secretário de Inteligência. Em suas novas funções, Nascimento faz o BOPE crescer e coloca o tráfico de drogas de joelhos, mas, não percebe que ao fazê-lo, está ajudando aos seus verdadeiros inimigos, policiais e políticos corruptos, com interesses eleitoreiros. Agora, os inimigos de Nascimento, são bem mais perigosos. “Tropa de Elite 2” estreia nesta sexta-feira, nas Salas 4 e 6 do Moviecom, e nas Salas 1 e 2 do Cinemark. Classificação indicativa 16 anos.
Estreia 2: “A Lenda dos Guardiões”
Soren é uma jovem coruja fascinada pelas histórias épicas contadas pelo seu pai sobre os Guardiões de GaHoole, um bando mítico de guerreiros alados que lutaram em uma grande batalha para salvar todas as corujas dos maldosos Puros. Enquanto Soren sonha em algum dia unir-se aos seus heróis, seu irmão mais velho, Kludd, zomba da ideia, e prefere caçar, voar e tirar a predileção de seu pai pelo irmão mais novo. Mas, a inveja de Kludd tem consequências terríveis — fazendo com que ambas as corujinhas caiam de sua casa no topo da árvore direto para as garras dos Puros. Agora, depende de Soren realizar uma fuga audaciosa com a ajuda de outras jovens corujas. Juntas elas voam para encontrar a Grande Árvore, lar dos lendários Guardiões. “A Lenda dos Guardiões” estreia nesta sexta-feira, na Sala 7 do Moviecom, e na Sala 6 do Cinemark. Classificação indicativa 14 anos. Cópias dubladas e legendadas.
Sessão Cult: “Brilho de uma Paixão”
Londres, 1818. Um caso de amor secreto se inicia entre o poeta inglês John Keats, de 23 anos, e sua vizinha Fanny Brawne, uma estudante de moda. Os dois não se dão bem, mas quando ela descobre que ele cuida do irmão mais novo, seriamente doente, se oferece para ajudá-lo. Sua bondade toca Keats que, em troca, concorda em ensinar-lhe poesia. Intensamente envolvidos, os jovens amantes são tomados por poderosas sensações. Juntos, eles criam uma onda de obsessão romântica que cresce na mesma progressão de seus problemas. Até que Keats fica doente, e o problema se mostra intransponível. “Brilho de uma Paixão” está em cartaz a partir desta sexta-feira, às 14h, na Sala 4 do Cinemark. Classificação indicativa 16 anos.
Confira na TV
“Harry Potter e o Cálice de Fogo”, no SBT
Seguidores de Lord Voldemort levam pânico à comunidade dos bruxos, sinalizando que o temido bruxo está preparando sua volta. Mesmo com o perigo à sua porta, Hogwards dá inicio às aulas, e Harry Potter, já no 4º ano, é misteriosamente sorteado para participar do torneio tribruxo. Sexta-feira, às 23h10.
“No Pique de Nova York”, no SBT
Jane e Roxy são duas irmãs gêmeas que não se dão bem, mas precisam viajar juntas para Nova York! Lá, elas conhecem pessoas legais e outras nem tanto... Assim, acabam até sendo procuradas como sequestradoras do cãozinho de uma senadora. Sábado, às 23h10.
“Todo Mundo em Pânico 4”, na Globo
Comédia que satiriza sucessos do cinema como Guerra dos Mundos, A Vila, O Segredo de Brokeback Mountain, entre outros. A jovem Cindy Campbell agora trabalha como enfermeira, e precisa cuidar de uma senhora que mora em uma casa onde fatos estranhos acontecem. Sábado, às 23h28.
“Selvagem”, na Globo
O Leão Sansão é a grande atração do zoológico de Nova York. Ele adora contar historias de arrepiar sobre sua juventude na selva ao seu filho Ryan e aos demais animais do zoológico. Cansado de viver a sombra do pai e sem conseguir dar um rugido realmente forte, Ryan decide fugir do zoológico rumo a vida selvagem. Ele logo é capturado para ser enviado à África. Domingo, às 14h10.
“As Panteras - Detonando”, na Globo
Após um arquivo do sistema de proteção à testemunha ser roubado do governo dos EUA, uma série de cinco assassinatos de participantes do programa ocorre. Para desvendar o caso é contratada a agência de detetives Charles Townsend e suas panteras. Domingo, às 0h30.
“Ultravioleta”, na Globo
No final do século XXI, surge uma sub-cultura de seres humanos, derivada de uma mutação genética que causa aumento de velocidade, força e inteligência. À medida que mais pessoas são infectadas, o governo fica aterrorizado e tenta exterminar as pessoas contaminadas. Para evitar que isto ocorra, Violet decide combater o governo. Domingo, às 3h10.
Lançamentos em DVD/Blu-Ray
“Esquadrão Classe A”
Eles estão armados, são perigosos... e completamente doidos! Condenados por um tribunal militar por um crime que não cometeram, a ousada equipe de ex-soldados das Forças Especiais precisa utilizar seus talentos incríveis para fugir da prisão e dar conta da missão mais difícil que já encararam. Será necessária muita coragem, um planejamento cuidadoso e um arsenal de armas explosivas. Este é um trabalho para o Esquadrão Classe A! O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1.
“Plano B”
Em “Plano B”, Jennifer Lopez interpreta Zoe, uma nova-iorquina solteira que sonha encontrar seu príncipe encantado, ter um bebê e viver feliz para sempre. Mas após uma sequência de “príncipes” nada encantados, Zoe resolve por em prática o seu Plano B: marca uma consulta com um especialista e decide se lançar sozinha no projeto da maternidade. Tudo parece perfeito, até que, logo após o procedimento ter sido realizado - e com sucesso! -, ela conhece Stan (Alex O’Loughlin), o homem dos seus sonhos. O que fazer agora? Essa e outras dúvidas fazem parte desta comédia romântica que fala sobre amor, casamento e filhos. Não necessariamente nessa ordem, é claro... O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1.
“Trinta Anos Esta Noite”
O filme fala sobre as últimas 48 horas de um homem totalmente perdido. Alain acaba de sair de um hospital onde fazia um tratamento para desintoxicação alcoólica. Sua amante e amiga de sua ex-mulher - que o abandonou - deseja ajudá-lo. Alain volta a Paris e, através dos bares e de velhos amigos, começa uma espécie de busca de si mesmo na reconstituição do passado. Ao final dessa peregrinação, Alain vai se preparar para a grande partida. A direção é de Louis Malle. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital.
“À Prova de Morte”
Ao cair da noite, Jungle Julia, a DJ mais sexy de Austin, pode enfim se divertir com as suas duas melhores amigas. As três garotas saem noite adentro, atraindo a atenção de todos os freqüentadores masculinos dos bares e boates do Texas. Mas, nem toda a atenção é inocente. Cobrindo de perto seus movimentos, está Stuntman Mike, um rebelde inquieto e temperamental, que se esconde atrás do volante do seu carro indestrutível. Segunda parte de “Planeta Terror”, um filme duplo realizado em parceria com Robert Rodriguez. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1.
Filme da Semana: “Comer, Rezar, Amar”
A desvantagem – ou vantagem – de um filme chegar às telas dos cinemas antes que o livro em que é baseado esteja bastante divulgado, é que não dá para comparar um com outro. Esse é o caso de “Comer, Rezar, Amar”, da americana Elizabeth Gilbert, que estreou nos nossos cinemas, com Julia Roberts no papel principal.
No início da história encontramos a nossa heroína em uma visita à exótica Bali, consultando um simpático xamã, Ketut (Hadi Subiyanto), que lê sua mão e faz algumas previsões estranhas: ela casará duas vezes, perderá todo dinheiro e ao final voltará ali, para que ele ensine a ela tudo o que sabe.
Ao voltar para a sua vida normal, Liz Gilbert percebe-se mais perdida do que cego em tiroteio, sem certeza do que é ou do quer ser, vivendo em um casamento com Stephen (Billy Crudup), um marido que a adora mas com quem ela não se identifica.
O casamento se desfaz, por iniciativa dela, mas, o vazio continua. Ela tenta um novo relacionamento com David (James Franco), um jovem ator fascinado pelo hinduísmo. O namoro não dá certo, e, apesar dos conselhos da amiga Delia (Viola Davis), Liz decide jogar tudo para o alto e partir em uma jornada pelo mundo, em busca de si mesma.
A viagem começa pela Itália, onde Liz aprende que a língua não se fala apenas com a boca, e que a comida não é só para nutrir o corpo. Com o apoio dos novos amigos Sofi (Tuva Novotny) e Giovanni (Luca Argentero), ela aprende novos significados para família e amizade.
A próxima parada de Liz é na Índia, em busca da espiritualidade que ela acredita que conseguirá em um centro dirigido pela guru Corella (Sophie Thompson). Lá ela encontra Richard (Richard Jenkins), um cínico e amargurado americano, também em busca de redenção. Após discussões e troca de confidências, Liz chega à conclusão de que a espiritualidade que sonhara alcançar na Índia estava dentro dela o tempo todo.
O próximo passo é Bali, onde ela espera que o xamã Ketut cumpra a promessa de ensinar-lhe o que sabe. O re-encontro é confuso, pois o idoso xamã mal lembra dela. Mas, ele a encarrega de copiar os seus preciosos manuscritos em um caderno escolar.
Durante um trajeto de bicicleta, Liz quase é atropelada por Felipe (Javier Bardem), um brasileiro que vive em Bali. Machucada, ela procura Wayan (Christine Hakim), uma curandeira divorciada que vive com a filha Tutti (Anakia Lapae), e com quem faz amizade.
Em um bar da ilha ela re-encontra Felipe, e a atração mútua é natural. Os dois saíram de separações sofridas e tem muito em comum. Mas, a insegurança de Liz, e uma falsa ilusão de vida em equilíbrio a levam a querer fugir de novo.
A história sempre é vista pela ótica de Liz, que, de uma forma extremamente sincera, revela sua porra-louquice, e assume que o vazio era dela mesmo. A longa viagem que empreendeu em busca da paz interior só teve sucesso quando ela conseguiu chegar ao centro dos seus problemas: ela própria.
O filme é uma sucessão de paisagens bonitas, entremeadas com imagens de pobreza e degradação, para criar uma sensação de “mundo real”. Nesse aspecto, as imagens da Itália são bem mais interessantes, pois é o mundo moderno e civilizado com ruelas cheias de roupas penduradas e carros e motos quase atropelando as pessoas.
O elenco todo está bem, inclusive a estrela Julia Roberts, que tem até alguma semelhança física com a Elizabeth real. Richard Jenkins impressiona com sua amargura pungente, enquanto Hadi Subiyanto sempre diverte com o seu confuso xamã.
Javier Bardem dispensa explicações quanto ao talento, e se esforça para fazer o brasileiro namorado, embora as poucas palavras que pronuncia em português soem mais como os patrícios de Portugal. Ele poderia até ter falado em espanhol, pois como todo americano sabe, essa é a nossa língua, além de nossa capital ser Buenos Aires... O lamentável é não existir um ator brasileiro que fosse considerado digno de assumir esse papel.
Embora esteja longe de ser um livro/filme de auto-ajuda, “Comer, Rezar, Amar” é muito interessante por levantar pontos de discussão sobre aspectos aparentemente banais da vida cotidiana, mas, que tem ligação direta com o nosso nível de felicidade. O crescimento da personagem se deve à descoberta do óbvio ululante, mas, cuja percepção varia de pessoa a pessoa.
E, como a vida às vezes imita a arte, o casal ainda precisou enfrentar a imigração americana, que barrou a entrada do namorado de Elizabeth nos Estados Unidos. Por isso, os dois tiveram que casar formalmente, para que ele pudesse entrar. Hoje, os dois mantêm uma loja de artigos religiosos exóticos no interior de New Jersey, e já emplacou o segundo sucesso literário, “Comprometida”, onde discorre sobre casamentos e suas últimas aventuras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário