sexta-feira, 2 de julho de 2010

Coluna Claquete – 02 de julho de 2010

Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4


Newton Ramalho - colunaclaquete@gmail.com – colunaclaquete.blogspot.com


O que está em cartaz


Preparem-se, pobres mortais: Natal foi invadida por vampiros e lobisomens! Mas, fiquem tranqüilos, as únicas mordidas serão das adolescentes roídas de inveja de Bella, a enjoada pretendente a morcego, eternamente disputada por Edward e Jacob, na estreia de “Eclipse”, o terceiro episódio da série “Crepúsculo”. Continuam em cartaz a deliciosa animação “Toy Story 3” (vejam na Sessão Filme da Semana), a comédia romântica “Plano B”, com Jennifer Lopez, e a aventura “Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo”, com Jake Gyllenhaal. Nas programações exclusivas, o Cinemark mantém o romance “Cartas Para Julieta”, com Amanda Sevfried. Na próxima quinta-feira, acontece a pré-estreia da animação “Shrek Para Sempre”, o quarto episódio da série.


Estreia 1: “Eclipse”


Em “Eclipse”, terceiro filme da saga Crepúsculo, a história continua com a volta de Edward Cullen e de sua família a Forks. Retorno que traz Bella de volta para sua vida normal ou quase normal. Com a ausência do namorado, ela tornou-se mais próxima do amigo de infância, Jacob Black, um jovem e apaixonado lobisomem que vê sua amiga se distanciar dele com o retorno de seus inimigos, os vampiros Cullen. Mas, há outros perigos em vista, como a aproximação da formatura e o fim do prazo dado pelos poderosos e temidos Volturi, para Bella tornar-se um deles. Como se não bastasse, a heroína continua sendo perseguida pela vampira Victoria que, em busca de vingança, forma um exército de jovens, fortes e inexperientes vampiros. Apenas a improvável união entre a alcatéia de Jacob e a família de Edward poderá frustrar os planos de Victoria para matar Bella. A direção é de David Slade. “Eclipse” está em cartaz nas Salas 4, 5 (legendado) e 7 (dublado) do Moviecom, e nas Salas 1, 4 (legendado) e 7 (dublado) do Cinemark. Classificação indicativa 12 anos.


Pré-Estreia: “Shrek Para Sempre”



Depois de enfrentar um dragão, resgatar a princesa e salvar o reino de seus sogros, Shrek virou um homem de família. Ao invés de assustar os moradores locais, agora, o ogro verde vive dando autógrafos. Mas, o que aconteceu com o valente marido de Fiona? Pensando no passado, Shrek assina um pacto com o falante duende Rumplestiltskin, e, subitamente, se vê em uma versão alternativa e deturpada do reino de Tão Tão Distante, onde os ogros são caçados. Além disso, ele e Fiona perdem seus postos, já que Rumplestiltskin toma os seus lugares, ao se tornar o rei. Agora, só Shrek pode desfazer seu erro, salvar seus amigos, seu reino e sua esposa. A direção é de Mike Mitchell. Pré-estreia na próxima quinta-feira, na Sala 2 do Moviecom e Sala 5 do Cinemark. Classificação indicativa livre. Cópias dubladas.




Confira na TV



“Mais Uma Sexta-feira em Apuros”, no SBT



Fugindo de um dos seus inimigos, Craig se muda para a casa de um tio rico que vive no "Rancho Cucamonga". O novo lar o surpreende: o tio era um maníaco sexual, a tia o assediava, havia drogas por toda parte... Sem falar na vizinhança, mais barra-pesada do que em seu bairro. Com Ice Cube e Nike Epps. Sexta-feira, às 23h10.


“Striptease”, no SBT


Por conta do marido trambiqueiro e mau caráter, a bela Erin Grant perde a função de secretária no FBI. Desempregada, perde a guarda da filha. Sem alternativa, ela começa a trabalhar como stripper numa casa noturna! Um incidente com um cliente poderoso complica ainda mais sua vida, o que parece diminuir ainda mais suas chances de reaver a guarda da filha. Com Demi Moore, Burt Reynolds e Armand Assante. Sábado, às 23h10.


“Terror na Estrada”, na Globo


Na véspera do Natal, dez estranhos viajam de ônibus pelo Texas. Quando atropelam um motoqueiro drogado, passam a ser perseguidos pelo outros membros da gangue. Eles se refugiam em um ferro-velho e usam armas improvisadas para montar uma defesa, mas, após sofrerem várias perdas decidem fazer o impensável: partir para o ataque. Sábado, às 23h.


“Indiana Jones e a Última Cruzada”, na Globo


Terceiro filme da série iniciada com "Caçadores da Arca Perdida". Em 1912, o adolescente Indiana Jones (Harrison Ford) busca reaver um precioso crucifixo roubado de um museu, seqüência que revela a origem de suas características. Em 1938, ele já é um professor de arqueologia e sai à procura de seu pai. Com Harrison Ford e Sean Connery. Domingo, às 15h23.


“Com Air – A Rota de Fuga”, na Globo


Cameron Poe (Nicolas Cage), um prisioneiro em liberdade condicional, pega carona em um vôo que transporta os piores criminosos do país. Quando este grupo toma o controle do avião e planeja fugir ele omite que já é um homem livre, e diz que ainda tem quinze anos para cumprir, para poder ser aceito entre os psicopatas e tentar reverter a situação. Com Nicolas Cage, John Cusack e John Malkovich. Domingo, às 0h05.


“Planeta dos Macacos”, na Band


O coronel George Taylor (Charlton Heston), astronauta americano, se perde no espaço, acaba pousando em um inóspito planeta e se surpreende com a nova realidade. Nesse lugar os macacos são a raça inteligente e dominante, enquanto os homens não passam de cobaias de laboratório. A chegada do astronauta causa um grande alvoroço na comunidade científica dos macacos. A pressão cresce e o grupo foge da cidade primata. Taylor, Cornelius, Zira e Nova, uma humana que Taylor conhece enquanto estava preso, se dirigem para a "Zona Proibida", tentando escapar da perseguição e descobrir mais sobre a heresia levantada por Zaius. Lá eles descobrem muito mais do que esperavam. Domingo, às 01h00.


“Melinda e Melinda”, na Globo


Quatro nova-iorquinos sofisticados se encontram para jantar em uma noite chuvosa. Uma história contada durante o jantar dá início a uma conversa entre dois escritores sobre o drama humano. Eles desenvolvem duas histórias, uma cômica e outra trágica, protagonizadas pela mesma mulher. Com Will Ferrell, Radha Mitchell, Amanda Peet e Chloe Sevigny. Domingo, às 2h05.


“Homem-Aranha 2”, na Globo


Após derrotar o Duende Verde a vida de Peter Parker (Tobey Maguire) muda por completo. Temendo que Mary Jane (Kirsten Dunst) sofra algum risco por ele ser o Homem-Aranha, Peter continua escondendo o amor que sente e se mantém longe dela. Ao mesmo tempo precisa lidar com Harry (James Franco), seu melhor amigo, cuja raiva pelo Homem-Aranha aumenta cada vez mais. Segunda-feira, às 22h15.


Lançamentos em DVD


“Simplesmente Complicado”


Jane (Meryl Streep) tem uma relação amigável com o ex-marido, Jake (Alec Baldwin). Mas, quando Jane e Jake vão à formatura do filho, o inimaginável acontece: começam um affair. O problema é que Jake acabou de se casar novamente e Jane, agora, se vê como a amante. No meio dessa confusão, chega Adam (Steve Martin), arquiteto contratado por Jane, que também está se recuperando de um divórcio. Ele apaixona-se por Jane e logo percebe que faz parte de um triângulo amoroso. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1.


“Atraídos Pelo Crime”


Richard Gere, Ethan Hawke, Don Cheadle, Wesley Snipes compõem o elenco deste filme de ação que retrata as histórias de três polícias nas ruas de Brooklyn. Em Atraídos pelo Crime, estes homens nunca se cruzaram, mas uma força maior que eles faz com que estejam destinados a encontrar-se. Um drama policial com realização de Antoine Fuqua. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1.




“O Mágico de Oz: Ed. de 70º Aniversário”


Levada por um tornado até a fantástica Terra de Oz, Dorothy (Judy Garland) precisa encontra um mágico que lhe dirá como retornar para casa. A garota segue então rumo à Cidade de Esmeralda pela estrada de pedras amarelas. No caminho, vão se juntando a ela um espantalho que gostaria de ter um cérebro, um homem de lata que almeja ter um coração e um leão covarde que quer ter coragem, todos em busca de realizar seus desejos. O Box contém dois discos e um minilivro com várias informações sobre o filme. O disco traz o filme com formato de tela standard e áudio em Dolby Digital 5.1, e, como extras, Comentários de John Frickie, Memórias de Oz, Sing Along, Cenas Deletadas e Galeria de Fotos.


“Risco Absoluto”


Acusado e condenado por assassinato, o ex-membro das Forças Especiais da policia Shane Daniels (Steven Seagal) está tentando levar uma vida normal em liberdade, até o dia que se vê no meio de uma guerra entre perigosos traficantes e policiais corruptos. Ao presenciar a morte de um policial a sangue frio, Daniels resolve investigar o local do crime e encontra uma garota assustada presa em um caminhão cheio de milhares de dólares. Agora, para salvar a garota e acabar com a guerra, este homem treinado para matar terá que enfrentar não só a mais poderosa gangue da cidade como, também, o grupo de policiais corruptos. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1.




Filme da Semana: “Toy Story 3”


Adoro contar para todos que, geralmente, sou o único adulto sem crianças em uma sessão de filme infantil. Mas, confesso que gosto do gênero, e fui conferir – mesmo dublada – a estreia de “Toy Story 3”. O filme me surpreendeu, tanto nos pontos positivos, quanto nos negativos, como veremos a seguir.


Falar de apuro técnico, de imagens altamente trabalhadas e detalhes incríveis seria, como se diz popularmente, “chover no molhado”. Afinal de contas, foi a Pixar quem levou ao circuito comercial o primeiro filme totalmente feito em computação gráfica – nada menos do que o primeiro episódio de “Toy Story”, no longínquo ano de 1995.


Depois do lançamento da sequência, “Toy Story 2”, em 1999, a grife parecia que estava abandonada. O episódio atual, lançado na onda tridimensional, marca a nova era da Pixar pertencendo aos Estúdios Disney, e já veio com o carimbo de último episódio da série.


A sequência inicial de “Toy Story 3”, além de fazer uma grande homenagem aos filmes clássicos de faroeste, também referencia o episódio inicial, trazendo a mesma brincadeira que abria aquele filme, mas, sob a ótica da imaginação fervilhante do garoto Andy, a quem pertenciam os brinquedos.


No capítulo seguinte, porém, muitos anos se passaram, e Andy, agora com 17 anos, está prestes a abandonar a casa dos pais e seguir sozinho para a universidade. Os principais brinquedos personagens dos filmes anteriores ainda sobrevivem ali, amontoados no velho baú de brinquedos em forma de carroção.


Todos os brinquedos estão ressentidos e assustados com a possibilidade de serem jogados no lixo, já que o seu dono não brinca mais com eles, e vai abandoná-los. Woody, sempre leal e cordato, tenta animar os companheiros, lembrando-os que existirão outras crianças no futuro, os filhos de Andy, para brincar com eles.


Quando a mãe pede que Andy separe o que vai levar com ele e o que vai guardar no sótão, um acidente faz com que o saco de brinquedos quase vá para o lixo. Os brinquedos decidem entrar na caixa de donativos para uma creche, junto com a Barbie, e, Woody, que tentava convencê-los a ficar, também fica retido.


Na creche, tudo parece maravilhoso, todos muito bem recebidos pelos brinquedos que lá vivem, comandados pelo fofo urso de pelúcia Lotso, pelo estranho Bebezão e pelo exibido Ken, “o metrossexual de plástico”. A realidade, porém, se mostra muito mais dura, quando eles se vêem aprisionados e submetidos a extremos maus tratos nas mãos de crianças muito pequenas.


Na tentativa de fuga, Woody conhece um novo lar, na casa de Bonnie, onde também encontra novos amigos, e um boneco-palhaço, que revela a origem da amargura de Lotso, que julga ter sido abandonado por sua antiga dona.



Woody volta à creche para salvar os amigos, e a fuga tem traços dos antigos filmes de guerra junto com “Missão Impossível”. No momento de maior perigo, todos ficam à beira da morte, a poucos metros da fornalha do lixão da cidade.


O roteiro Michael Ardnt é primoroso, unindo montes de referências aos filmes anteriores, e criando novas situações divertidas, conduzindo o espectador ao um clímax eletrizante, digno dos melhores filmes de ação. Um dos melhores momentos do filme é Buzz Lightyear incorporando um bailarino flamenco.


O final, que mostra a difícil passagem da infância para a vida adulta, é mostrado com uma beleza pouco vista em filmes semelhantes, e certamente emocionará quem ainda tem a sua porção criança viva.


O único senão do filme fica por conta do aspecto sombrio que foi dado à creche e seus vilões, criando um clima assustador, que faz com que o filme não seja recomendado para crianças pequenas. Na sessão que assisti, vi uma família se retirar no meio do filme devido à menina ter se assustado com o filme. Embora se saiba que crianças destroem brinquedos o tempo todo, para os pequenos espectadores, aqueles personagens não são brinquedos inanimados, mas, seres vivos, que andam e falam quando os humanos não estão por perto.


Embora “Toy Story 3” não possa ser classificado como terror infantil, gênero criado por uns amigos meus cujos filhos se assustaram com “Coraline”, mesmo assim, é mais indicado para crianças com mais de dez anos.


No geral, este filme reúne traços de duas empresas com um histórico de obras primorosas, os Estúdios Disney e a revolucionária Pixar, e traz um final brilhante a uma série inovadora, defendendo os valores de lealdade, amizade e respeito, tão ausentes nas produções atuais.


Um último lembrete: não saia do cinema antes dos créditos finais, ainda há uma sequência bem divertida.

Nenhum comentário: