sexta-feira, 28 de maio de 2010

Coluna Claquete – 28 de maio de 2010

Newton Ramalho - colunaclaquete@gmail.com – colunaclaquete.blogspot.com


O que está em cartaz

O mês de maio vai chegando ao fim, e as manchetes dividem-se entre a Copa atual, que inicia em junho, e a nossa Copa, que ninguém sabe quando iniciam as obras. As estreias do final de semana são a comédia romântica “Sex And The City 2” e o ótimo drama “Entre Irmãos”, com Tobey Maguire e Jake Gyllenhaal. Continuam em cartaz o remake de “Fúria de Titãs” (vejam na seção Filme da Semana), com Sam Worthington, o drama nacional “Quincas Berro D’Água”, com Paulo José e Mariana Ximenes, a aventura “Robin Hood” com Russell Crowe e direção de Ridley Scott, a ação “Homem de Ferro 2”, com Robert Downey Jr, e a versão de Tim Burton para “Alice no País das Maravilhas”, com Johnny Depp. Nas programações exclusivas, o Cinemark mantém o ganhador do Oscar “Guerra ao Terror”, na Sessão Cult.


Estreia 1: “Sex And The City 2”

Samantha (Kim Cattrall) tentará encontrar uma mãe de aluguel para ter um filho. Charlotte (Kristin Davis) passará por uma crise no casamento por achar que está sendo traída. Miranda Hobbs (Cynthia Nixon) abrirá um restaurante em família. Carrie (Sarah Jessica Parker) mostrará as desventuras de sua relação com Mr. Big (Chris Noth), ao mesmo tempo em que volta a encontrar um antigo affair. Desta vez, as quatro amigas mais glamorosas de Nova York se esbaldam em um dos lugares mais luxuosos, exóticos e enigmáticos do planeta. Uma viagem que surge no momento perfeito para as quatro amigas, que se descobrem envolvidas nas regras tradicionais do casamento e da maternidade. A direção é de Michael Patrick King. “Sex And The City 2” estreia nesta sexta-feira, na Sala 6 do Moviecom, e, na Sala 2 do Cinemark. Classificação indicativa 14 anos.

Estreia 2: “Entre Irmãos”

Sam (Tobey Maguire) é casado com Grace (Natalie Portman), pai de duas meninas, e segue uma brilhante carreira militar. O irmão mais novo, Tommy (Jake Gyllenhaal), se comporta como um eterno adolescente, com frequência do lado errado da lei, e é incapaz de estabelecer um relacionamento de longo prazo. Sam junta-se às forças de paz da OTAN no Afeganistão, cai prisioneiro e é dado como morto. Com o desaparecimento do irmão, Tommy passa a ajudar Grace e suas filhas, tentando fazer suas vidas voltarem ao curso normal. Inesperadamente, Sam retorna para casa, traumatizado e inquieto. Os irmãos terão que lidar com o amor, a lealdade e a mulher entre eles. A direção é de Jim Sheridan. “Entre Irmãos” estreia nesta sexta-feira, na Sala 2 do Moviecom. Classificação indicativa 14 anos.

Sessão Cult: “Guerra ao Terror”

Para um grupo de soldados americanos, alguns dias os separam do retorno para casa. Um período relativamente curto, se não fosse por tantas ocorrências que transformassem esse fim de jornada em um verdadeiro inferno. As forças armadas precisam de especialistas não só nos campos de combate, mas também no dia a dia, na proteção do grupo contra insurgentes que promovem atentados, matando milhares de cidadãos. Vencedor do Oscar de Melhor Filme e Diretor. A direção é de Kathryn Bigelow, e o elenco conta, ainda, com Brian Geraghty, Guy Pearce, David Morse, Evangeline Lilly e Ralph Fiennes. A partir desta sexta-feira, na Sala 5 do Cinemark, na sessão de 14h. Classificação indicativa 14 anos.




Confira na TV

“Momento Crítico”, no SBT

Rumo a Washington, um avião com 400 passageiros é sequestrado por terroristas que planejam detonar uma bomba. Uma equipe de elite entra em ação e corre contra o tempo, pois, se o avião invadir o espaço aéreo americano antes de cumprirem sua missão, a única saída será explodir a aeronave, sacrificando 400 vidas para salvar 40 milhões de pessoas. Com Kurt Russell e Halle Berry. Sexta-feira, às 22h15.

“A Filha do Chefe”, na Globo

Tom Stansfield (Ashton Kutcher) é um jovem executivo que está de olho em uma promoção no emprego. Tentando agradar o chefe, ele aceita tomar conta de sua casa enquanto ele viaja durante um final de semana. Tom está preparado para impressioná-lo e não deixar que nada aconteça com a residência, ao mesmo tempo em que planeja conquistar sua filha (Tara Reid). Sábado, às 14h35.

“O Cara”, no SBT

A fama do agente federal Derrick Vann o faz suspeito principal de dois crimes. Pressionado pela corregedoria, Vann tem apenas 24 horas para provar sua inocência. A situação piora ainda mais quando o desajeitado e atrapalhado vendedor, Andy Fidler, cruza seu caminho e, sem opção, o faz seu parceiro. Com Samuel L. Jackson e Eugene Levy. Sábado, às 23h15.

“O Diário de uma Babá”, na Globo

Para ganhar um dinheiro a mais, uma estudante universitária vai trabalhar como babá na casa de uma rica família. Mas nada será tão simples quanto ela esperava, já que vai ter que conciliar estudos e trabalho, lidar com os patrões que pretendem se divorciar, com um novo romance e, claro, com a criança de que toma conta: um menino mimado. Inédito. Sábado, às 23h05.

“Rituais do Sexo”, na Band

O professor Robson e Justine partem para a Rússia, em busca de um valioso cálice. Kuleshov, um nacionalista fanático, tem outros planos: ele pretende vender o cálice para comprar um exército e libertar a Rússia. No conflito entre os dois lados, Justine usa suas belas curvas como arma de guerra. Sábado, às 1h45.

“O Mentiroso”, na Globo

Fleetcher Reede (Jim Carrey) é um advogado espertalhão e cheio de falsas promessas. Ele tem sua vida transformada quando seu filho faz um pedido de aniversário inusitado: o pai deve se tornar incapaz de contar mentiras por 24 horas. Seu desejo se torna realidade e o advogado se mete em inúmeras confusões. Domingo, às 14h05.

“O Forasteiro”, na Globo

O agente secreto profissional de aluguel, Jonathon Cold (Steven Seagal), está na França e precisa ir à Polônia, onde seu pai será enterrado. Antes de partir, ele precisa entregar na Alemanha um pacote para um milionário. O conteúdo da encomenda é sigiloso e atrai muitos assassinos. Cold precisa ter muita atenção para permanecer vivo. Domingo, às 0h20.


“Adorável Pecadora”, na Band

Ao descobrir que será alvo de uma peça teatral satírica, o bilionário Jean-Marc Clement (Yves Montand) resolve ir ao teatro para ver os ensaios. É lá que ele conhece a bela Amanda (Marilyn Monroe) e decide fazer parte da equipe para ficar perto dela. Domingo, às 1h.






Lançamentos em DVD

“Percy Jackson e o Ladrão de Raios”

No mundo atual, os doze deuses do Olimpo estão vivos e criando uma nova raça de jovens heróis mitológicos, que são semideuses - metade humanos, metade imortais. Zeus suspeita que Percy, filho adolescente de Poseidon, tenha roubado seu raio, a arma mais poderosa do universo. Para provar sua inocência e evitar uma guerra devastadora entre os deuses, Percy embarca numa odisséia transcontinental com o objetivo de encontrar o verdadeiro ladrão. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1.

“Por uma Vida Melhor”

Burt Farlander e Verona De Tessant são um casal apaixonado, de Denver, vivendo a experiência do primeiro filho. Aos seis meses de gravidez, eles são surpreendidos por uma má notícia: os pais de Burt, Jerry e Glória, estão saindo do país para passar dois anos na Bélgica. Fixados na idéia de dividir sua experiência com pessoas que amam, eles decidem viajar pelos EUA e Canadá para rever outros parentes e velhos amigos e encontrar o lugar perfeito para começar uma família. Burt e Verona viajam muito, até descobrir o verdadeiro significado da palavra 'lar'. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1.


“Viver Por Viver”

Yves Montand é Robert Colomb, um famoso âncora de tv casado com a bela e inteligente Catherine, mas um marido infiel desde o princípio. Em mais uma de suas aventuras e trocas de amantes, ele conhece e se encanta com a jovem Candice. Ele viaja com ela para um trabalho no Kenya, e depois passa a mantê-la em Amsterdam. Ele revela seu caso a Catherine, mas apenas se cala. Quando é convocado para lutar no Vietnã, Robert termina com Candice - que aceita as condições por estar cansada do relacionamento. Retornando da guerra, ele decide voltar para Catherine, mas não fazia idéia de que ela também já tinha decidido retomar sua vida por conta própria... O disco traz o filme com formato de tela widescreen.


“Abismo do Medo 2”

Sarah (Shauna MacDonald) consegue sair da caverna onde ficou presa ao lado de suas amigas. Sem nenhuma explicação racional sobre o desaparecimento das garotas, ela é obrigada pela polícia a retornar ao local na tentativa de resgatá-las. Mas a missão começa a entrar em uma área desconhecida, enquanto Sarah é perturbada por memórias chocantes. O disco traz o filme com formato de tela letterbox e áudio em Dolby Digital 5.1.






Filme da Semana: “Fúria de Titãs”

Na semana passada, ao comentar sobre “Robin Hood”, observei sobre a utilização de personagens bem conhecidos do público, em uma história diferente da tradicional. Isso parece estar em moda, no cinema, pois foi a fórmula adotada na recente estreia “Fúria de Titãs”.

Confesso que, ao assistir “Fúria de Titãs”, fui acometido por uma onda de saudosismo, ao relembrar os inúmeros filmes italianos tão comuns no velho Cine Avenida no final dos anos 60. Nomes como Steve Reeves, Gordon Scott e Giuliano Gemma eram comuns nas produções que evocavam a mitologia greco-romana, trazendo como heróis Hércules, Maciste, Ursus e Sansão (acreditem, houve um filme com os quatro personagens!).

Não dá para comparar os humildes orçamentos daquela época com a astronômica dinheirama gasta com os efeitos especiais de hoje em dia. Mas, uma coisa é certa, os roteiristas de hoje, como os anteriores, conseguem fugir totalmente da historiologia clássica.

O fato de não seguir a história tradicional não invalida “Fúria de Titãs”. Apenas, quem ler algum livro sobre Perseu e Medusa vai ver que o embate entre os dois é a única coisa que permanece no filme atual.

Perseu (Sam Worthington), é o resultado de uma escapada de Zeus (Liam Neeson) com a linda Danae (Tine Stapelfeldt), que teve como conseqüência a morte desta, já que mãe e filho foram jogados no mar. Perseu é resgatado por um pescador, que o cria como seu filho.

Anos mais tarde, quando Perseu já está adulto, o mundo está sacudido entre uma guerra entre os homens, liderados por Acrísio (Jason Flemyng), o rei de Argos, e os deuses olímpicos. Zeus não quer a guerra, mas, Hades (Ralph Fiennes) o convence a castigar os ousados mortais. Hades tem os seus próprios objetivos, pois se sente traído por Zeus, que após ajudá-lo a derrotar os Titãs, foi relegado ao Mundo das Sombras.

Quando Hades age, destrói o barco onde estava Perseu e sua família, sendo ele o único sobrevivente. O jovem é conduzido para Argos, onde se une a outros guerreiros para salvar a princesa Andrômeda, cujo sacrifício foi exigido pelos deuses, através de Kraken, um monstro marinho que seria o último Titã.

Começa, então, a jornada de Perseu, com a ajuda preciosa de Io (Gemma Arterton), para descobrir uma maneira de derrotar o poderoso deus Hades. Ele precisará enfrentar as Gréias, três velhas irmãs que compartilhavam um olho e um dente entre si, a própria Medusa, enquanto Calibos, o ser hediondo em que Acrísio se transformou, tenta sabotar o seu caminho.

A batalha final ocorrerá com direito a perseguições aéreas, destruições espetaculares e extenso uso de efeitos especiais, explorando bastante o aspecto tridimensional, bem ao gosto da garotada de hoje.

O filme atual é uma refilmagem do clássico homônimo de 1981, dirigido por Desmond Davis, e com os efeitos especiais de Ray Harryhausen, o maior nome dessa área, da época anterior à computação gráfica. Uma homenagem ao filme de 1981 é uma breve aparição da coruja mecânica que foi a co-heroína da versão anterior.

A salada mista que fizeram da lenda de Perseu só é evidente para quem procura saber mais sobre o mito original, onde o herói é desafiado a matar a Medusa, derrota Calibo no caminho, salva Andrômeda do monstro marinho e, de quebra, ainda casa com ela. O Kraken, a quem se referem os dois filmes, nunca foi um Titã, é um elemento da mitologia nórdica, bem mais recente.

O filme atual é um produto destinado aos espectadores atuais, principalmente os adolescentes que curtem os filmes de ação. Os efeitos visuais, irrepreensíveis, foram elaborados visando a exibição nas salas 3D, mas, mesmo nas salas normais são de encher os olhos.

Resumindo, “Fúria de Ttitãs” é um bom filme de ação, no melhor estilo daqueles que eu assistia quando criança, embora o Sam Worthington dificilmente conseguisse competir com os halterofilistas que ficavam exibindo os músculos naquela época. Toda época tem os seus heróis.

Nenhum comentário: