sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Claquete – 16 de outubro de 2009


Newton Ramalho - colunaclaquete@gmail.com

O que está em cartaz

O final de semana chegou, trazendo o novo horário de verão e algumas estreias interessantes. A que promete mais é a inovadora ficção-científica sul africana “Distrito 9”. Teremos, também, o romance “Te Amarei Para Sempre”, com Eric Bana e Rachel McAdams, a aventura “Pequenos Invasores” (só no Cinemark), e o drama “De Repente, Califórnia”, no Projeto Moviecom Arte. Continuam em cartaz “9 – A Salvação”, de Tim Burton, e “Bastardos Inglórios”, de Quentin Tarantino (vejam em Filme da Semana), o drama “Salve Geral”, com Andréia Beltrão, a animação “Tá Chovendo Hambúrguer”, o romance “A Verdade Nua e Crua”, a animação da Pixar “Up – Altas Aventuras”, e a comédia “Os Normais 2”. Nas programações exclusivas, o Cinemark exibe “Anticristo”, na Sessão Cult, e a comédia “Se Beber Não Case”, enquanto o Moviecom mantém a ficção “Gamer”, com Gerard Butler.

Estréia 1: “Distrito 9”

A humanidade esperava por um ataque hostil ou por gigantes avanços tecnológicos, nada disso veio. Os alienígenas chegam à Terra como refugiados e se instalam em uma área da África do Sul, o Distrito 9, enquanto os humanos decidem o que fazer com eles. A Multi-National United (MNU) é uma empresa contratada para controlar os alienígenas e mantê-los em campos de concentração e deseja receber imensos lucros para fabricar armas que tenham como "matéria-prima" as defesas naturais dos extraterrestres. Mas a MNU falha na tentativa de fabricação das armas e descobre que para que elas sejam ativadas, o DNA dos aliens é necessário. O tensão entre humanos e aliens aumenta quando Wikus van der Merwe espalha um misterioso vírus que modifica o DNA das criaturas impedindo a poderosa MNU de colocar em prática seus planos de exploração sobre as criaturas de outro planeta. A direção é de Neill Blomkamp. “Distrito 9” estreia nesta sexta-feira, na sala 4 do Moviecom e na sala 2 do Cinemark. Classificação indicativa 14 anos.

Estréia 2: “Pequenos Invasores”



Um casal decide reunir toda a família para passar as férias em um casarão num lugar ermo. Reunindo todo o clã, o que parecia ser apenas uma reunião chata de família se transforma em uma batalha, quando os meninos descobrem que não estão sós. Quando começa a anoitecer, nuvens escuras cercam a casa. De repente, quatro objetos reluzentes atingem o telhado. A equipe de extraterrestres dentro desses objetos é composta por: Skip, o comandante sádico; Razor, uma soldado letal; Spike, esquentado e mal-humorado; e Sparks, que tem vários braços e é fissurado em tecnologia. Dos quatro invasores, Sparks é o único que não representa uma ameaça. A direção é de John Schultz. “Pequenos Invasores” estreia nesta sexta-feira, na sala 4 do Cinemark. Classificação indicativa livre. Cópia dublada.


Estréia 3: “Te Amarei Para Sempre”

Henry DeTamble (Eric Bana) sofre de uma rara modificação genética, que o faz viajar pelo tempo involuntariamente. Numa de suas viagens, ele conhece a pequena Clare (Rachel McAdams), que se apaixona por ele imediatamente. Anos após anos ela espera sempre no mesmo lugar que este estranho viajante retorne. Até que os dois finalmente se encontram e a paixão começa. Porém, o curso da vida de Clare é normal e quando ela menos espera seu grande amor desaparece, sem data para retornar. A direção é de Robert Schwentke. “Te Amarei Para Sempre” estreia nesta sexta-feira, na sala 6 do Moviecom e na sala 6 do Cinemark. Classificação indicativa 12 anos.




Projeto Moviecom Arte: “De Repente, Califórnia”

Zach foi obrigado a abandonar seus sonhos de estudar numa escola de artes para poder ajudar sua família. Ele passa os dias trabalhando em uma lanchonete, sem perspectivas, e dando suporte à sua irmã Jeanne a cuidar de seu filho, Cody. Zach arrisca o escapismo quando surfa, anda de skate ou pratica a arte do grafite pelas ruas da cidade, seu principal talento que o faz manter o desejo pela formação em artes. Quando o escritor Shaun, o irmão do seu melhor amigo, retorna para casa, ele logo se interessa pelos talentos de Zach. É neste ponto que uma amizade casual motivada pelo surfe se transforma em uma verdadeira e íntima relação a dois. A direção é de Jonah Markowitz. “De Repente, Califórnia” estreia nesta sexta-feira, na Sala 3 do Moviecom, na sessão de 18h. Classificação indicativa 12 anos.

Sessão Cult: “Anticristo”

Um casal devastado pela morte de seu único filho se muda para uma cabana isolada na floresta Éden, onde coisas estranhas e obscuras começam a acontecer. A mulher é uma intelectual escritora que não consegue se livrar do sentimento de culpa pela morte do filho, e ele, um psicanalista, tenta exercer seu meio de trabalho para ajudar a esposa. A história é dividida em capítulos, outra marca do cineasta: "Luto", "Dor (Caos Reina)", "Desespero (Ginocídio)" e "Os Três Mendigos", além de um prólogo e um epílogo. A direção é de Lars Von Trier. A partir desta sexta-feira, na Sala 1 do Cinemark, na sessão de 14h. Classificação indicativa 18 anos.






Confira na TV

“Coach Carter”, no SBT

Ken Carter, campeão de basquete, aceita o desafio de ser técnico do time da escola onde estudou. Diante de alunos desinteressados e agressivos, pais despreparados e uma direção omissa; só tem a seu favor o interesse dos rapazes pelo basquete. Sexta-feira, às 23h.

“Advogado do Diabo”, no SBT
Um promissor advogado é contratado a peso de ouro por um escritório de Nova Iorque. Seduzido pelo dinheiro e pelo sucesso que seu patrão lhe proporciona, ele nem dá ouvidos às aparições demoníacas que sua mulher diz ver. Sábado, às 23h.

“Perigo Iminente”, na Globo
Especialista em esportes radicais, Sarah (Connie Sellecca) leva seus dois filhos e o namorado em um passeio de bote pelas corredeiras. No trajeto, encontram um presidiário ferido e decidem ajudá-lo. Mais tarde, os comparsas do fugitivo os rendem e exigem saber onde o ferido deixou o dinheiro. Sábado, às 23h10.

“Sonhos Eróticos”, na Band

Justine vai com o professor Robson para a Escócia, onde se envolverão em situações eróticas e perigosas. Sábado, às 01h45.

“Deu a Louca na Chapeuzinho”, na Record

A tranquilidade da vida na floresta é alterada quando um livro de receitas é roubado. Os suspeitos do crime são Chapeuzinho Vermelho, o Lobo Mau, o Lenhador e a Vovó, mas cada um deles conta uma história diferente sobre o ocorrido. Domingo, às 16h30.






“Um Drink no Inferno”, na Band

Dois criminosos em fuga com reféns vão parar em uma boate no México, que descobrem ser povoada por vampiros. Com George Clooney, Quentin Tarantino e Harvey Keitel. Domingo, às 1h.



Lançamentos em DVD


“Transformers 2: A Vingança dos Derrotados”, em DVD







Os robôs Decepticon são forçados a retornar à Terra com a missão de tornar o jovem Sam Witwicky prisioneiro, uma vez que ele descobriu toda a verdade sobre as origens dos Transformers. Para se juntar à missão e proteger a raça humana está Optimus Prime, que forma uma aliança com exércitos internacionais. Com Shia LaBeouf e Megan Fox. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1, e, como extras, comentários em áudio e cenas deletadas.


“Viagem Sem Volta”, em DVD

Numa noite gelada, no último trem, conduzido por Miles (Danny Glover), um taciturno e tardio estrangeiro chega do nada, e embarca no mesmo vagão de Pete (Steve Zahn), um falastrão vendedor de seguros e Chloe (Leelee Sobieski) misteriosa aluna de medicina. Horas depois, os dois descobrem que o excêntrico passageiro havia morrido e que carregava uma pequena caixa, repleta de diamantes. Eles decidem se livrar do corpo e ficar com o pequeno tesouro. É quando começam os problemas. O disco traz o filme com formato de tela widescreen anamórfico e áudio Dolby Digital 5.1.



“A Malvada”, em DVD duplo

Desde o momento em que vislumbra seu ídolo pela porta do teatro, Eve Harrington (Anne Baxter) dirige-se impiedosamente rumo a seu objetivo: arrebatar as rédeas do poder da grande atriz Margo Channing (Bette Davis). Apenas o cínico crítico de teatro (George Sanders, vencedor do Oscar) consegue perceber as intenções de Eve, admirando sua audácia e o padrão perfeito de dissimulação. O disco traz o filme com formato de tela standard e áudio Dolby Digital 2.0, e, como extras, Comentários em áudio, o documentário “A Malvada”, entrevista com Bette Davis, entrevista com Anne Baxter, Fox Movietone News e Trailer de cinema.



.
“O Signo da Cidade”, em DVD

No programa noturno de rádio em que atende ouvintes anônimos, a astróloga Teca se vê entre os anseios dos outros e seus próprios problemas. Aos poucos, o destino enreda a todos numa única teia. Na luta para romper o isolamento e achar o rumo da redenção, eles vão descobrir o poder transformador da solidariedade. Com Bruna Lombardi, Juca de Oliveira, Eva Wilma e Denise Fraga. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 2.0.



Eventos

Mostra Vidas na Tela


A VII Mostra Vidas na Tela, parte integrante do FestNatal 2009, prossegue na próxima semana, a partir de segunda-feira, dia 19, com os longas-metragens “O Rei da Munganga”, “Cinderelas, Lobos e um Príncipe”, “O Olhar de um Cineasta” e o documentário “O Tablado e Maria Clara Machado”, dirigido por Creuza Cravina. O evento acontecerá no auditório do SEBRAE, com sessão única e entrada gratuita, iniciando sempre às 18h. O melhor documentário escolhido pelo Júri Oficial receberá o troféu BNB de Cinema e o prêmio no valor de R$ 5.000,00.

“Fausto”, de Murnau, na Sessão Cine Vanguarda











Neste domingo, dia 18 de outubro, o Cineclube Natal, em sua parceria com o Teatro de Cultura Popular Chico Daniel, exibirá o cultuado o clássico expressionista mudo “Fausto” (1926), do diretor alemão F. W. Murnau. O filme é baseado na versão de Goethe para a clássica lenda alemã que conta a história do alquimista / médico que faz um pacto com o demônio Mefistófeles. A sessão será no TCP - Teatro de Cultura Popular “Chico Daniel”, na Rua Jundiaí, 641, Tirol, com início às 17h00 e contribuição de R$ 2,00.




Filmes da Semana: “9 – A Salvação” e “Bastardos Inglórios”

Os dois filmes da semana, que estrearam a semana passada, tem, em comum, além do fato de seus diretores serem famosos por marcarem suas obras de forma muito pessoal, também pertencem ao grupo do “ame-o ou odeie-o”. Os filmes em questão são “9 – A Salvação”, de Tim Burton e “Bastardos Inglórios”, de Quentin Tarantino.

Quem não conhece as obras de Burton poderá confundir “9- A Salvação” com um filme dirigido ao público infantil. Apesar de Tim Burton ter assinado “A Noiva-Cadáver”, um dos meus favoritos, “9 – A Salvação” tem pouco a ver com as crianças.

A história começa com o despertar de um pequeno boneco mecânico, coberto de pano, e com o número 9 nas costas. Ele tem consciência, mas, não sabe quem, nem onde está. Vê apenas um laboratório em ruínas e um corpo no chão.

Ao chegar à rua, descobre estar em um mundo devastado pela guerra. Ele é encontrado por um ser semelhante a ele, com o número 2, que o informa que os humanos foram destruídos pelas máquinas, e que existem outros semelhantes a eles.

Em suas poucas horas de existência, 9 provoca, inadvertidamente, o despertar de uma gigantesca máquina, que caça os pequenos bonecos para roubar-lhes a alma. Ele precisará enfrentar todos os perigos, para descobrir o que está por trás disso tudo, e qual o seu papel neste complexo cenário.

O filme usa uma apuradíssima técnica de animação aliada às vozes de atores famosos, como Elijah Wood, Crispin Glover, John C. Reilly, Jennifer Connelly, Martin Landau e Christopher Plummer. O roteiro, porém, torna a compreensão do filme confusa, pois mistura o cenário de “Exterminador do Futuro” com conceitos metafísicos de transmutação de corpos. Mas, como disse acima, os fãs de Tim Burton irão reconhecer a mão do mestre, nos tons sombrios sempre presentes em seus filmes.

A outra estréia da semana, “Bastardos Inglórios”, é um Tarantino legítimo. Ambientada na França ocupada, durante a Segunda Guerra Mundial, o filme acompanha a história de Shosanna Dreyfus (Mélanie Laurent), uma jovem judia que testemunha a execução da sua família pelas mãos do coronel nazista Hans Landa (Christoph Waltz). Em paralelo, é mostrado o grupo que dá o título ao filme, os Bastardos Inglórios, um grupo de soldados americanos judeus, que é infiltrado na Europa para matar e aterrorizar os alemães.

A trajetória de todos leva à direção de um pequeno cinema de Paris, que é dirigido por Shosanna, já adulta, e vivendo sob um nome falso. Um soldado alemão, Frederick Zoller (Daniel Brühl), se apaixona por ela, e graças a sua condição de herói de guerra e astro de cinema, convence o ministro da propaganda nazista, Goebbels (Sylvester Groth) a fazer a estréia de seu filme no cinema dela.

Para surpresa e desespero de Shosanna, o encarregado da segurança do evento será o mesmo Landa que matou a sua família. Controlando-se a todo custo, ela começa a armar um plano de vingança suicida.

Enquanto isto, os Bastardos, comandados pelo tenente Aldo Raine (Brad Pitt) são encarregados de matar toda a cúpula de comando alemã, que estará na estreia do filme em Paris. No encontro com a agente dupla Bridget Von Hammersmark (Diane Kruger), a intromissão de um oficial da Gestapo (Ludger Pistor) irá provocar um dos memoráveis tiroteios de Tarantino.

O clímax se dará no cinema, onde todos os envolvidos estarão presentes, cada um com suas intenções e dramas pessoais, e o que acontecer ali poderá mudar a história da guerra.

Bem, obviamente, o que é mostrado no filme não é um fato histórico, parecendo mais a brincadeira “e se acontecesse isso...”. Contudo, é sempre interessante ver uma obra de Tarantino, o caso raro de um diretor apaixonado pelo cinema, e que faz questão de homenageá-lo em seus filmes.

Uma atração à parte, e que fará muita gente pensar que errou de filme é a trilha sonora que evoca os velhos filmes de faroeste italiano, os western spaghetti. Não pensem que é algum plágio, a trilha sonora ficou a cargo de Enio Morricone, que musicou inúmeros filmes, entre eles, “Por Um Punhado de Dólares”, considerado o marco inicial do gênero.

Se o filme peca pela “infidelidade” histórica, traz uma trama divertida e agitada, com reviravoltas bem ao estilo de Tarantino, e um final sui generis. Os fãs de Tarantino irão adorar, os outros, deverão ir por conta e risco.

Nenhum comentário: