sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Claquete – 30 de outubro de 2009



Newton Ramalho - colunaclaquete@gmail.com


O que está em cartaz

O mês de outubro se despede em grande estilo, com cinco finais de semana, Halloween e descanso na segunda-feira. As estreias de hoje são o nacional “Besouro”, o terrir “Matadores de Vampiras Lésbicas”, o documentário “Boca a Boca”, e o drama “A Onda”, no Projeto Moviecom Arte. Continuam em cartaz o ótimo drama “Uma Prova de Amor” (vejam em Filme da Semana), o documentário “Michael Jackson's This Is It”, a ficção-científica sul africana “Distrito 9”, o romance “Te Amarei Para Sempre”, “Bastardos Inglórios”, de Quentin Tarantino, a animação “Tá Chovendo Hambúrguer”, e a comédia “Os Normais 2”. Nas programações exclusivas, o Cinemark exibe o romance “A Verdade Nua e Crua”, a aventura “Pequenos Invasores” e o drama oriental “Desejo e Perigo”, na Sessão Cult, enquanto o Moviecom mantém o nacional “O Contador de Histórias”.



Estréia 1: “Besouro”


Bahia, década de 20. No interior, os negros continuam sendo tratados como escravos, apesar da abolição da escravatura ter ocorrido décadas antes. Entre eles está Manoel (Aílton Carmo), que quando criança foi apresentado à capoeira pelo Mestre Alípio (Macalé). O tutor tentou ensiná-lo não apenas os golpes da capoeira, mas, também, as virtudes da concentração e da justiça. A escolha pelo nome Besouro foi devido à identificação que Manuel teve com o inseto, que segundo suas características, não poderia voar. Ao crescer, Besouro recebe a função de defender seu povo, combatendo a opressão e o preconceito existentes. A direção é de João Daniel Tikhomiroff e o roteiro de Patrícia Andrade, baseado em livro de Marco Carvalho. “Besouro” estreia nesta sexta-feira, na Sala 6 do Moviecom e na Sala 7 do Cinemark. Classificação indicativa 14 anos.




Estréia 2: “Matadores de Vampiras Lésbicas”

Fletch (James Corden) perdeu recentemente o emprego, enquanto que seu amigo Jimmy (Matthew Horne) foi largado pela namorada. As férias estão se aproximando e, sem ter para onde ir, eles decidem passar um final de semana no campo. A intenção era respirar ar puro e ficar o tempo inteiro bebendo cerveja. Porém, logo a dupla fica presa em um pequeno vilarejo, cujas mulheres são vítimas da maldição das vampiras lésbicas. Eles precisam então superar seus medos, e também seus desejos, para enfrentá-las. A direção é de Phil Claydon. “Matadores de Vampiras Lésbicas” estreia nesta sexta-feira, na Sala 4 do Moviecom e na Sala 6 do Cinemark. Classificação indicativa 14 anos.


Estréia 3: “Boca a Boca”

Chega aos cinemas o documentário que promete mudar a visão dos brasileiros a respeito de uma de suas maiores calamidades: a saúde bucal. Você já sorriu hoje? Se a resposta é sim, sinta-se um privilegiado. Diariamente, milhões de brasileiros que aprenderam a viver com dor nos dentes - ou que simplesmente não os têm mais - são impedidos de comer, beijar, sorrir, viver em comunidade. Idealizado pelo dentista e empreendedor social Fabio Bibancos e realizado pela Divina Imagem Produções, o filme propõe uma discussão sobre a precária condição de saúde bucal dos brasileiros, o papel de governos e empresas e o que a sociedade civil mobilizada tem tentado fazer para mudar esse cenário perverso. “Boca a Boca” estreia na sala 3 do Moviecom. Classificação indicativa livre.

Projeto Moviecom Arte: “A Onda”

Rainer Wegner (Jürgen Vogel), professor de ensino médio, deve ensinar seus alunos sobre autocracia. Devido ao desinteresse deles, propõe um experimento que explique, na prática, os mecanismos do fascismo e do poder. Wegner se denomina o líder daquele grupo, escolhe o lema “força pela disciplina” e dá, ao movimento, o nome de A Onda. Em pouco tempo, os alunos começam a propagar o poder da unidade e ameaçar os outros. Quando o jogo fica sério demais, Wegner decide interrompê-lo. Mas, é tarde demais, e A Onda já saiu de seu controle. Baseado em uma história real ocorrida na Califórnia em 1967. A direção é de Dennis Gansel. “A Onda” estreia nesta sexta-feira, na Sala 3 do Moviecom, na sessão de 14h. Classificação indicativa 16 anos.

Sessão Cult: “Desejo e Perigo”



Wang Jiazhi (Wei Tang) é uma jovem chinesa que entra na faculdade durante o período de ocupação japonesa, na 2ª Guerra Mundial. Lá ela participa de um grupo de teatro patriótico, tornando-se rapidamente a artista principal. Entretanto os planos do grupo são mais ambiciosos. Eles decidem assassinar o sr. Yee (Tony Leung Chiu Wai), um colaborador do lado japonês. Wang, então, se transforma em Mak, a fictícia esposa de um mercador. Sua função é se tornar amante do sr. Yee, para facilitar a ação do grupo. A direção é de Ang Lee. A partir desta sexta-feira, na Sala 6 do Cinemark, na sessão de 14h. Classificação indicativa 18 anos.







Confira na TV


“A Colheita do Mal”, no SBT

Uma ex-missionária especialista em desvendar fraudes religiosos investiga caso de pragas bíblicas, que são atribuídas a uma garota de 12 anos. Com Hilary Swank e Annasophia Robb. Sexta-feira, às 23h.

“Código Para o Inferno”, na Record

Um garoto autista consegue decifrar um código secreto e tem a sua vida ameaçada, ficando sob a proteção de um agente do FBI. Com Bruce Willis. Sábado, às 21h.



“O Massacre da Serra Elétrica: o Início”, no SBT

Numa pequena cidade do Texas, um grupo de jovens acidentalmente cruza o caminho da família Hewitt. Com Jordana Brewster. Sábado, às 23h.

“Os Normais – O Filme”, na Globo

Vani e Rui estão prestes a se casar, porém, com pessoas diferentes. Ambas as cerimônias estão marcadas para a mesma igreja em horários próximos. É lá que Vani e Rui se conhecem e aprontam muitas confusões. Sábado, às 23h05.

“Rituais do Sexo”, na Band

Justine vai com o professor Robson para a Rússia, à procura de um precioso cálice, e se envolvem em situações eróticas e perigosas. Sábado, às 01h45.
“Click”, na Globo

Um arquiteto ganha um controle remoto que controla tudo. O problema é que, nem sempre aquilo que se deseja nos traz felicidade. Com Adam Sandler e Kate Beckinsale. Domingo, às 12h50.

“Carga Explosiva 2”, na Globo

Um ex-agente das Forças Especiais resolve fazer um favor a um amigo e concorda em trabalhar para uma poderosa família. No entanto, quando um menino é seqüestrado, ele é obrigado a colocar suas antigas habilidades em prática. Domingo, às 23h10.

“Amor ou Amizade”, na Band

O relacionamento de dois ex-inimigos na faculdade, onde buscam descobrir e entender como funciona o amor. Com Freddie Prinze Jr. e Claire Forlani. Domingo, às 1h.









Lançamentos em DVD

"X-Men Origins: Wolverine" - Ed. Especial (DVD Duplo)


“X-Men - Origens: Wolverine” conta a história do passado violento e romântico de Wolverine, de seu complexo relacionamento com Dentes de Sabre, e do ameaçador programa Arma-X. Wolverine encontra muitos mutantes pelo seu caminho, tanto familiares quanto novos, incluindo aparições surpresas de várias lendas do universo dos X-Men. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1, e, como extras, “Wolverine Revelado: A Origem Completa”, Cenas Excluídas e Alternativas, “Arquivos de Armas x Mutantes” e “Perseguição Emocionante: A Sequência do Helicóptero”.


“Inimigos Públicos”, em DVD

“Inimigos Públicos” fala da perseguição do maior inimigo da América, John Dillinger (Johnny Depp). Agentes do FBI tentam capturar lendários gângsteres americanos, dentre eles, Baby Face Nelson (Stephen Graham), Pretty Boy Floyd (Channing Taum) e, claro, o astucioso John Dillinger,que ganha a atenção da imprensa pela sua habilidade em roubar bancos. E, por seu comportamento desafiador, Dillinger se torna o alvo número um de J. Edgar Hoover (Billy Crudup), do FBI, e do seu melhor agente. Melvin Purvis (Christian Bale). O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1.



“Infâmia”, em DVD

Baseado na peça teatral de Lillian Hellman, Infâmia conta a história de duas professoras de uma escola particular que são acusadas, por uma das alunas, de manter uma relação amorosa. A menina ainda convence a avó de que ela e as outras estudantes foram molestadas pelas professoras. É o início de um escândalo que atinge toda a comunidade, com repercussões inesperadas e trágicas. A direção é de William Wyler. O disco traz o filme com formato de tela letterbox e áudio Dolby Digital 2.0, e, como extras, Trailer de Cinema e Vida e Obra de William Wyler.


.
“Tudo Azul”, em DVD



Devido à promessa de mudar para o Canadá se John Kerry perdesse a eleição de 2004, o ardoroso liberal John Logue (Breckin Meyer) de repente se vê sem emprego, sem namorada e...sem país! Para cumprir sua "promessa de campanha", Logue encontra uma companheira de viagem - uma moça sensual e misteriosa chamada Chloe (Anna Paquin) e parte rumo ao norte. Mas Chloe não é exatamente o que parece, e a viagem da dupla tem mais desvios e meandros do que qualquer um deles poderia ter imaginado. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital.


Eventos


“2012” tem venda antecipada

Como acontece com “Lua Nova”, o filme “2012”, do diretor Roland Emmerich, já está vendendo ingressos para as primeiras sessões. O filme, com estreia marcada para o dia 13 de novembro, apresenta um mundo que começa a sofrer uma série de catástrofes que ameaçam torná-lo inabitável, resultando em uma morte massiva de todos os seres vivos do planeta. Um pequeno grupo de sobreviventes é enviado ao espaço, à espera de uma nova chance. Por enquanto, as vendas em Natal são nas bilheterias da rede Moviecom.

“Lavoura Arcaica” no CINESESC




A programação do CineSesc em Natal é retomada em novembro, e inicia no dia 04, com a exibição da primeira parte do filme “Lavoura Arcaica”, do diretor Luiz Fernando de Carvalho. A segunda parte será exibida no dia 06. Apaixonando-se pela própria irmã, André abandona a casa paterna refugiando sua paixão em bordéis, enquanto Ana faz da capela da fazenda seu abrigo. No seu retorno, a tragédia anunciada. Com Selton Mello e Raul Cortez. As exibições acontecem em sessões únicas, às 12h, no SESC Restaurante, na Avenida Rio Branco, 375, Cidade Alta.


Documentário potiguar “Sangue no Barro” vence Mostra Vidas na Tela

A sétima edição da Mostra Vidas na Tela, evento promovido pelo Festival de Cinema e Vídeo de Natal – FESTNATAL, teve como vencedor o documentário potiguar “Sangue no Barro”. O documentário, dirigido por Fábio Silva e Mary Land Brito, conta a história do dia em que o ex-soldado do Exército, Genildo Ferreira da França, matou 14 pessoas em menos de 24 horas, no distrito de Santo Antônio do Potengi, localizado no município de São Gonçalo do Amarante.


Filme da Semana: “Uma Prova de Amor”

É comum, nos dias atuais, sermos conduzidos a agir conforme a imposição da indústria, do governo, da sociedade, da família, ou, até da forma que imaginamos que “deveria ser”. Se isso parece óbvio e correto, é por que nos esquecemos de que o livre-arbítrio deveria ser o nosso guia, já que foi a maior dádiva recebida do Criador. É interessante como esse conflito foi explorado no filme “Uma Prova de Amor”, estreia recente em nossos cinemas.

A história acontece no seio de uma família que convive, há anos, com um fato extremamente grave. A família, aparente normal, era constituída por Brian (Jason Patric), um bombeiro de Los Angeles, Sara (Cameron Diaz), uma advogada em ascensão, o filho Jesse (Evan Ellingson) e a caçula Kate (Sofia Vassilieva).

Um dia, quando Kate era pouco mais do que um bebê, descobriu-se que ela era portadora de um tipo raro de leucemia, extremamente agressivo. Para complicar a situação, nem seus pais ou o irmão eram compatíveis para poder ajudá-la. O médico sugere uma solução: que eles gerem outro filho, geneticamente compatível com Kate, para poder ajudá-la a sobreviver.

Assim, nasce Anna (Abigail Breslin), que, desde os primeiros dias é submetida a inúmeros procedimentos para ajudar a irmã, como células-tronco, transplante de medula, etc.. Tudo na família gravita ao redor de Kate, inclusive a mãe que deixou o emprego, a tia que veio morar com eles. O primogênito, mesmo tendo os seus problemas, como uma grave dislexia, que causa problemas de aprendizado, é deixado meio de lado.

O espectador vai tomando conhecimento dessa situação aos poucos, já que tudo é mostrado pela ótica de Anna, com flashbacks instantâneos, que remetem ao que ela vai narrando.

O que vai mudar o curso da história é a ida de Anna a um famoso advogado, Campbell Alexander (Alec Baldwin), famoso por ter ganhado 90% de suas causas – 91%, corrige ele, sorridente. Quando Anna explica a sua situação, ele fica surpreso, pois a menina quer processar os próprios pais. Kate, agora, precisa do transplante de um rim, e a única pessoa compatível é Anna.

Se o advogado ficou surpreso, a mãe, Sara, fica indignada, perante o egoísmo de Anna, recusando a ajuda à irmã. Brian, o pai, tenta ponderar, argumentando que Anna precisa ser ouvida, e que ela não poderá ser conduzida à força para ter o rim arrancado.

À medida que os dias vão passando, a breve vida de Kate é mostrada, com os momentos críticos, sua reação ao ter a cabeça raspada – e a da mãe, e a momentos mais tocantes, como o primeiro e único namorado, que conhece no lugar mais improvável, a clínica de quimioterapia.

A construção da história segue, propositalmente fragmentada, e com idas e vindas ao passado, confrontando a difícil recusa de Anna em mutilar o seu corpo e o seu próprio futuro, com a morte certa para Kate, sem o transplante.

Só no tribunal, durante o depoimento de Anna, é que serão conhecidos os verdadeiros motivos da menina, ao mover a ação, lastreados, na menos do que em amor e sacrifício. Quais são os motivos? Assista ao filme, já recebo muitas reclamações por antecipar as coisas.

O filme, do diretor Nick Cassavetes, é uma feliz união de uma bela fotografia, trilha sonora envolvente, roteiro sem furos e uma direção segura. Além disso, o elenco, sem grandes estrelas, tem uma atuação perfeita, em especial, as jovens Abigail Breslin (a menininha de “A Pequena Miss Sunshine”) e Sofia Vassilieva, magnífica. O grande momento, porém, é de Cameron Diaz, com uma atuação marcante, que consegue mostrar que é capaz de viver papéis sérios, diferentes das comédias idiotas que marcam a sua carreira.

“Uma Prova de Amor” é um filme sensível, que aborda o tema do câncer sem subterfúgios, mostrando que as pessoas, mesmo as mais jovens, são capazes de enfrentar a doença com coragem e bom humor, dando valor ao que realmente tem valor. Mais do que um simples debate sobre “o que posso fazer com meu corpo”, o filme mostra que nem sempre a solução mais óbvia é mais acertada. Ou menos dolorosa.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Claquete – 23 de outubro de 2009





Newton Ramalho - colunaclaquete@gmail.com

O que está em cartaz

A programação dos cinemas está bem variada, nesta semana, inclusive com a exibição do documentário “Michael Jackson’s This Is It”. As estreias são o drama “Uma Prova de Amor”, com Cameron Diaz e Jason Patric, “O Contador de Histórias” (só no Moviecom), e o drama oriental “Desejo e Perigo”, na Sessão Cult do Cinemark. Continuam em cartaz a inovadora ficção-científica sul africana “Distrito 9” (vejam em Filme da Semana) o romance “Te Amarei Para Sempre”, com Eric Bana e Rachel McAdams, “Bastardos Inglórios”, de Quentin Tarantino, o drama “Salve Geral”, com Andréia Beltrão, a animação “Tá Chovendo Hambúrguer”, o romance “A Verdade Nua e Crua”, e a comédia “Os Normais 2”. Nas programações exclusivas, o Cinemark exibe a comédia “Se Beber Não Case”, e as aventuras “Pequenos Invasores” e “9 - A Salvação”, enquanto o Moviecom mantém o drama “De Repente, Califórnia”, no Projeto Moviecom Arte.

Estréia 1: “Uma Prova de Amor”


Sara (Cameron Diaz) e Brian Fitzgerald (Jason Patric) são informados que Kate (Sofia Vassilieva), sua filha, tem leucemia e possui poucos anos de vida. O médico sugere aos pais que tentem um procedimento médico ortodoxo, gerando um filho de proveta que seja um doador compatível com Kate. Dispostos a tudo para salvar a filha, eles aceitam a proposta. Assim nasce Anna (Abigail Breslin), que, logo ao nascer, doa sangue de seu cordão umbilical para a irmã. Anos depois, os médicos decidem fazer um transplante de medula de Anna para Kate. E, ao atingir 11 anos, Anna precisa doar um rim para a irmã. Cansada dos procedimentos médicos aos quais é submetida, ela decide enfrentar os pais e lutar na justiça por emancipação médica, de forma a que tenha direito a decidir o que fazer com seu corpo. Para defendê-la, ela contrata Campbell Alexander (Alec Baldwin), um advogado que cuidará de seus interesses. A direção é de Nick Cassavetes. “Uma Prova de Amor” estreia nesta sexta-feira, na sala 4 do Moviecom e na sala 1 do Cinemark. Classificação indicativa livre.


Estréia 2: “O Contador de Histórias”



“O Contador de Histórias” é uma cinebiografia do educador e contador de histórias Roberto Carlos Ramos. Nos anos 70, a educadora francesa Margherit, em viagem pelo Brasil, conhece Ramos aos 13 anos, quando ele era interno da FEBEM. Apesar do histórico difícil do garoto, a educadora resolve adotá-lo e descobre sua vocação para contar histórias. Estão no elenco a atriz portuguesa Maria de Medeiros, no papel de Margherit, Marco Antonio Ribeiro, Paulinho Mendes e Cleiton Santos. A direção é de Luiz Villaça. “O Contador de Histórias” estreia nesta sexta-feira, na sala 7 do Moviecom. Classificação indicativa 14 anos.


Estréia 3: “Michael Jackson's This Is It”

“Michael Jackson’s This Is It” é um documentário explicando e mostrando a preparação de Michael Jackson para a turnê que ele faria, não tivesse falecido. O documentário foi feito a partir de cenas das mais de 80 horas registradas de ensaios e produções Michael estava preparando A direção é de Kenny Ortega. “Michael Jackson’s This Is It” será exibido nas próximas quarta e quinta-feira, na sala 7 do Moviecom e na sala 2 do Cinemark. Classificação indicativa 12 anos.

Projeto Moviecom Arte: “De Repente, Califórnia”

Zach foi obrigado a abandonar seus sonhos de estudar numa escola de artes para poder ajudar sua família. Ele passa os dias trabalhando em uma lanchonete, sem perspectivas, e dando suporte à sua irmã Jeanne a cuidar de seu filho, Cody. Zach arrisca o escapismo quando surfa, anda de skate ou pratica a arte do grafite pelas ruas da cidade, seu principal talento que o faz manter o desejo pela formação em artes. Quando o escritor Shaun, o irmão do seu melhor amigo, retorna para casa, ele logo se interessa pelos talentos de Zach. É neste ponto que uma amizade casual motivada pelo surfe se transforma em uma verdadeira e íntima relação a dois. A direção é de Jonah Markowitz. “De Repente, Califórnia” estreia nesta sexta-feira, na Sala 3 do Moviecom, na sessão de 21h35. Classificação indicativa 12 anos.

Sessão Cult: “Desejo e Perigo”

Wang Jiazhi (Wei Tang) é uma jovem chinesa que entra na faculdade durante o período de ocupação japonesa, na 2ª Guerra Mundial. Lá ela participa de um grupo de teatro patriótico, tornando-se rapidamente a artista principal. Entretanto os planos do grupo são mais ambiciosos. Eles decidem assassinar o sr. Yee (Tony Leung Chiu Wai), um colaborador do lado japonês. Wang, então, se transforma em Mak, a fictícia esposa de um mercador. Sua função é se tornar amante do sr. Yee, para facilitar a ação do grupo. A direção é de Ang Lee. A partir desta sexta-feira, na Sala 3 do Cinemark, na sessão de 14h. Classificação indicativa 18 anos.






Confira na TV

“Velozes e Furiosos”, na Record

Um jovem policial se infiltra em uma gangue de corridas clandestinas para investigar roubos de carga. Com Vin Diesel e Paul Walker. Sábado, às 21h.
“Quem Não Cola Não Sai da Escola”, no SBT

Quatro amigos que não querem saber de estudar, desde bem pequenos se especializaram em colar, e agora terão que enfrentar a nova diretora durona. Sábado, às 23h.

“Rapto de Sangue”, na Globo

Anos após ter perdido o filho e o ex-marido em uma viagem, mulher reconhece os dois em um vídeo e decide investigar. Com Gabrielle Anwar. Sábado, às 23h05.

“Escrava Sexual”, na Band

Justine vai com o professor Robson para Egito, onde se envolverão em situações eróticas e perigosas. Sábado, às 01h45.

“Agente Vermelho”, na Band

Após o final da Guerra Fria, um grupo de terroristas rouba uma perigosa arma biológica. Com Dolph Lundgren. Domingo, às 1h.


“Borat - O Segundo Melhor Repórter do Glorioso País Cazaquistão Viaja à América”, na Globo

Borat é um jornalista do Cazaquistão que parte para os Estados Unidos para rodar um documentário. Lá ele conhece pessoas que reagem de modo inesperado ao seu comportamento, expondo o lado mais condenável da cultura americana. Com Sacha Baron Cohen. Segunda-feira, às 22h05.





Lançamentos em DVD

“O Guerreiro Genghis Khan”, em DVD


Temujin é um menino que acaba de ficar órfão. Preso, ele se transforma em escravo de uma tribo inimiga. Mas, o destino daquela criança era ser um dos líderes mais famosos na história e o criador do vasto império Mongol que conquistou metade do planeta. Para que isso aconteça, Temujin come o pão que o diabo amassou. Foge e é preso novamente. Traído por quem sempre confiou, ele vê sua mulher, o grande amor de sua vida, ser capturada e passa anos a procurá-la. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1.



“A Chamada”, em DVD



Max, um jovem engenheiro de computação, recebe um pacote vindo de um remetente desconhecido. Lá dentro, ele encontra um celular de última geração, muito mais moderno do que a maior parte dos modelos disponíveis no mercado. Logo ele começa a receber estanhas e enigmáticas mensagens de texto. A princípio, Max ganha bastante ao seguir as dicas. Mas, as mensagens deixaram de ser positivas e é hora de Max descobrir o que está de fato acontecendo, antes que o FBI coloque as mãos nele. O disco traz o filme com formato de tela widescreen anamórfico e áudio Dolby Digital 5.1.







“Filme Louco”, em DVD

Harold Hall (Harold Lloyd), um homem jovem propenso a acidentes, com pouca ou quase nenhuma habilidade, quer desesperadamente se transformar num ator de cinema. Devido a uma confusão com a sua fotografia, ele recebe um convite para fazer um teste para um filme, e vai para Hollywood. No estúdio, faz tudo errado e causa todo tipo de transtorno. Mas, quando ele pega a fantasia de uma bela atriz, eventualmente o dono de estúdio o reconhece como um gênio cômico. O disco traz o filme com formato de tela standard e áudio Dolby Digital mono, e, como extras, Bio-Filmografia e Galeria de Pôsteres.








.
“A Última Tempestade”, em DVD



Adaptação da obra de William Shakespeare, com experimentalismos e belas imagens. Próspero vive numa ilha com sua filha Miranda, após ter sido banido pelo Rei de Nápoles. Mas, o destino faz com que seus inimigos venham a sua ilha, dando início a um romance proibido e a uma série de conspirações e vinganças. Peter Greenaway mistura teatro, pintura e cinema para realizar uma obra instigante sobre traição. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital, e, como extras, Filmografia, Biografia e Coleção Lume.



Eventos


“Lua Nova” tem venda antecipada

Os fãs da saga “Crepúsculo” contam nos dedos os dias que faltam para a estreia do segundo episódio, “Lua Nova”, que acontece no dia 20 de novembro. Para diminuir a ansiedade da garotada, as duas redes de cinema de Natal já estão vendendo ingressos para as primeiras sessões. Para o dia da estreia, como é de praxe com os filmes mais impactantes para o público jovem, estão sendo preparadas sessões especiais de lançamento, que iniciam nos primeiros minutos do dia marcado.




Filme da Semana: “Distrito 9”

Depois de anos assistindo filmes de Hollywood, o espectador já consegue, aos primeiros minutos de exibição, formar uma idéia do que vai acontecer no resto da projeção. Isto acontece devido aos chavões utilizados, ou, devido à exigência comercial de que aquele investimento traga um lucro garantido. Por isso, sempre é interessante ver um filme como “Distrito 9”, que traz um novo olhar sobre temas antigos.

O filme “Distrito 9” foi rodado entre barracos de Soweto, Johannesburgo. É a estreia do diretor sul-africano Neill Blomkamp e também do ator principal, Sharlto Copley, amigos de infância. A produção foi de Peter Jackson, que, apesar de ser conhecido pelos monumentais sucessos de “Senhor dos Anéis” e “King Kong”, iniciou a carreira com filmes fora do lugar comum, como “Fome Animal” e “Almas Gêmeas”.

Nos minutos iniciais do filme, são misturados trechos de um documentário feito com Wikus Van Der Merwe (Sharlto Copley), e cenas de noticiários, que relatam a chegada de uma nave alienígena a Johannesburgo. Após muita expectativa, quando os homens invadem a nave, encontram milhares de seres doentes e desnutridos.

Os alienígenas são levados para um campo improvisado, no Distrito 9, onde são cercados e mantidos sob vigilância. O que era uma enorme fonte de interesse científico, aos poucos se revela apenas um incômodo para o governo local, obrigado a sustentar mais esse grupo de indesejáveis.

Vinte anos depois, o lugar é uma enorme favela, onde os alienígenas, apelidados pejorativamente de “camarões”, são mantidos como animais, alimentando-se de restos, e explorados por traficantes nigerianos. Apesar de disporem de uma tecnologia avançada, eles não sabem como utilizá-la, e mesmo as suas poderosas armas só funcionam com o seu DNA, sendo inúteis para os humanos.

Uma poderosa corporação, a Multi-National United (MNU), onde Wikus trabalha, tem um especial interesse pelos alienígenas e é contratada para guardá-los e mantê-los. É dada a ordem para remover os alienígenas do Distrito 9 e transferi-los para outro acampamento. Em respeito aos “direitos” dos alienígenas, estes terão de ser notificados e assinar o termo de despejo.

O encarregado da operação é o desajeitado Wikus, que ganhou o cargo por ser casado com Tania (Vanessa Haywood), a filha de um dos executivos da empresa. A segurança dos executivos é providenciada pelo truculento Koobus (David James) e seus comandados, todos fortemente armados.

Em meio à toda confusão do despejo, o alien Christopher e seu filho pesquisam, incansavelmente, um precioso líquido que representa a chance de fuga da Terra. Enquanto Christopher é interrogado, Wikus remexe no barraco, e ao coletar um estranho tubo, recebe o respingo de seu conteúdo. O líquido continha o DNA dos alienígenas, e, ao ingerir involuntariamente, Wikus tem o seu código genético alterado.

Ao perceber o que acontecera, a MNU se apodera do infeliz Wikus e o submete a todo tipo de teste. Agora, era possível manipular as poderosas armas dos aliens, já que dispunham do DNA apropriado.

Apavorado, Wikus consegue fugir do laboratório, refugiando-se no lugar mais improvável de todos, o próprio Distrito 9. Agora, ele terá que encontrar uma forma de reverter o processo de alteração genética, antes que ele se transforme totalmente em um “camarão”.

A construção do herói é uma das coisas mais interessantes do filmes, pois, se no início Wikus é apenas mais preconceituoso burocrata, que conseguiu um cargo graças ao sogro, ele vai se apercebendo da dolorosa condição dos favelados interestelares, à medida que vai – literalmente – colocando-se no lugar deles.

A história é muito bem desenvolvida, e, se em algum momento, o espectador tiver um déja vu de “Homem de Ferro”, será por pouco tempo. Os efeitos especiais, apesar de primorosos, não tomam o lugar dos personagens, e ficam, conveniente, como suporte.

Um aspecto muito interessante, embora não seja explorado abertamente, é a expressão de preconceito e desprezo da população, em algumas entrevistas reais, que foram incorporadas ao filme. Ao perguntar aos sul-africanos de Soweto o que eles achavam dos “illegal aliens” (que pode ser tanto “alienígenas ilegais” quanto “imigrantes ilegais”), eles reclamavam dos zimbabuanos fugidos da ditadura de Robert Mugabe.

“Distrito 9” é, sem dúvida, um dos melhores filmes de 2009, não apenas pelo aspecto técnico, mas, também por ser capaz de provocar discussões sobre temas incômodos, que muitas vezes estão apenas adormecidos, como as brasas sob as cinzas.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Claquete – 16 de outubro de 2009


Newton Ramalho - colunaclaquete@gmail.com

O que está em cartaz

O final de semana chegou, trazendo o novo horário de verão e algumas estreias interessantes. A que promete mais é a inovadora ficção-científica sul africana “Distrito 9”. Teremos, também, o romance “Te Amarei Para Sempre”, com Eric Bana e Rachel McAdams, a aventura “Pequenos Invasores” (só no Cinemark), e o drama “De Repente, Califórnia”, no Projeto Moviecom Arte. Continuam em cartaz “9 – A Salvação”, de Tim Burton, e “Bastardos Inglórios”, de Quentin Tarantino (vejam em Filme da Semana), o drama “Salve Geral”, com Andréia Beltrão, a animação “Tá Chovendo Hambúrguer”, o romance “A Verdade Nua e Crua”, a animação da Pixar “Up – Altas Aventuras”, e a comédia “Os Normais 2”. Nas programações exclusivas, o Cinemark exibe “Anticristo”, na Sessão Cult, e a comédia “Se Beber Não Case”, enquanto o Moviecom mantém a ficção “Gamer”, com Gerard Butler.

Estréia 1: “Distrito 9”

A humanidade esperava por um ataque hostil ou por gigantes avanços tecnológicos, nada disso veio. Os alienígenas chegam à Terra como refugiados e se instalam em uma área da África do Sul, o Distrito 9, enquanto os humanos decidem o que fazer com eles. A Multi-National United (MNU) é uma empresa contratada para controlar os alienígenas e mantê-los em campos de concentração e deseja receber imensos lucros para fabricar armas que tenham como "matéria-prima" as defesas naturais dos extraterrestres. Mas a MNU falha na tentativa de fabricação das armas e descobre que para que elas sejam ativadas, o DNA dos aliens é necessário. O tensão entre humanos e aliens aumenta quando Wikus van der Merwe espalha um misterioso vírus que modifica o DNA das criaturas impedindo a poderosa MNU de colocar em prática seus planos de exploração sobre as criaturas de outro planeta. A direção é de Neill Blomkamp. “Distrito 9” estreia nesta sexta-feira, na sala 4 do Moviecom e na sala 2 do Cinemark. Classificação indicativa 14 anos.

Estréia 2: “Pequenos Invasores”



Um casal decide reunir toda a família para passar as férias em um casarão num lugar ermo. Reunindo todo o clã, o que parecia ser apenas uma reunião chata de família se transforma em uma batalha, quando os meninos descobrem que não estão sós. Quando começa a anoitecer, nuvens escuras cercam a casa. De repente, quatro objetos reluzentes atingem o telhado. A equipe de extraterrestres dentro desses objetos é composta por: Skip, o comandante sádico; Razor, uma soldado letal; Spike, esquentado e mal-humorado; e Sparks, que tem vários braços e é fissurado em tecnologia. Dos quatro invasores, Sparks é o único que não representa uma ameaça. A direção é de John Schultz. “Pequenos Invasores” estreia nesta sexta-feira, na sala 4 do Cinemark. Classificação indicativa livre. Cópia dublada.


Estréia 3: “Te Amarei Para Sempre”

Henry DeTamble (Eric Bana) sofre de uma rara modificação genética, que o faz viajar pelo tempo involuntariamente. Numa de suas viagens, ele conhece a pequena Clare (Rachel McAdams), que se apaixona por ele imediatamente. Anos após anos ela espera sempre no mesmo lugar que este estranho viajante retorne. Até que os dois finalmente se encontram e a paixão começa. Porém, o curso da vida de Clare é normal e quando ela menos espera seu grande amor desaparece, sem data para retornar. A direção é de Robert Schwentke. “Te Amarei Para Sempre” estreia nesta sexta-feira, na sala 6 do Moviecom e na sala 6 do Cinemark. Classificação indicativa 12 anos.




Projeto Moviecom Arte: “De Repente, Califórnia”

Zach foi obrigado a abandonar seus sonhos de estudar numa escola de artes para poder ajudar sua família. Ele passa os dias trabalhando em uma lanchonete, sem perspectivas, e dando suporte à sua irmã Jeanne a cuidar de seu filho, Cody. Zach arrisca o escapismo quando surfa, anda de skate ou pratica a arte do grafite pelas ruas da cidade, seu principal talento que o faz manter o desejo pela formação em artes. Quando o escritor Shaun, o irmão do seu melhor amigo, retorna para casa, ele logo se interessa pelos talentos de Zach. É neste ponto que uma amizade casual motivada pelo surfe se transforma em uma verdadeira e íntima relação a dois. A direção é de Jonah Markowitz. “De Repente, Califórnia” estreia nesta sexta-feira, na Sala 3 do Moviecom, na sessão de 18h. Classificação indicativa 12 anos.

Sessão Cult: “Anticristo”

Um casal devastado pela morte de seu único filho se muda para uma cabana isolada na floresta Éden, onde coisas estranhas e obscuras começam a acontecer. A mulher é uma intelectual escritora que não consegue se livrar do sentimento de culpa pela morte do filho, e ele, um psicanalista, tenta exercer seu meio de trabalho para ajudar a esposa. A história é dividida em capítulos, outra marca do cineasta: "Luto", "Dor (Caos Reina)", "Desespero (Ginocídio)" e "Os Três Mendigos", além de um prólogo e um epílogo. A direção é de Lars Von Trier. A partir desta sexta-feira, na Sala 1 do Cinemark, na sessão de 14h. Classificação indicativa 18 anos.






Confira na TV

“Coach Carter”, no SBT

Ken Carter, campeão de basquete, aceita o desafio de ser técnico do time da escola onde estudou. Diante de alunos desinteressados e agressivos, pais despreparados e uma direção omissa; só tem a seu favor o interesse dos rapazes pelo basquete. Sexta-feira, às 23h.

“Advogado do Diabo”, no SBT
Um promissor advogado é contratado a peso de ouro por um escritório de Nova Iorque. Seduzido pelo dinheiro e pelo sucesso que seu patrão lhe proporciona, ele nem dá ouvidos às aparições demoníacas que sua mulher diz ver. Sábado, às 23h.

“Perigo Iminente”, na Globo
Especialista em esportes radicais, Sarah (Connie Sellecca) leva seus dois filhos e o namorado em um passeio de bote pelas corredeiras. No trajeto, encontram um presidiário ferido e decidem ajudá-lo. Mais tarde, os comparsas do fugitivo os rendem e exigem saber onde o ferido deixou o dinheiro. Sábado, às 23h10.

“Sonhos Eróticos”, na Band

Justine vai com o professor Robson para a Escócia, onde se envolverão em situações eróticas e perigosas. Sábado, às 01h45.

“Deu a Louca na Chapeuzinho”, na Record

A tranquilidade da vida na floresta é alterada quando um livro de receitas é roubado. Os suspeitos do crime são Chapeuzinho Vermelho, o Lobo Mau, o Lenhador e a Vovó, mas cada um deles conta uma história diferente sobre o ocorrido. Domingo, às 16h30.






“Um Drink no Inferno”, na Band

Dois criminosos em fuga com reféns vão parar em uma boate no México, que descobrem ser povoada por vampiros. Com George Clooney, Quentin Tarantino e Harvey Keitel. Domingo, às 1h.



Lançamentos em DVD


“Transformers 2: A Vingança dos Derrotados”, em DVD







Os robôs Decepticon são forçados a retornar à Terra com a missão de tornar o jovem Sam Witwicky prisioneiro, uma vez que ele descobriu toda a verdade sobre as origens dos Transformers. Para se juntar à missão e proteger a raça humana está Optimus Prime, que forma uma aliança com exércitos internacionais. Com Shia LaBeouf e Megan Fox. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1, e, como extras, comentários em áudio e cenas deletadas.


“Viagem Sem Volta”, em DVD

Numa noite gelada, no último trem, conduzido por Miles (Danny Glover), um taciturno e tardio estrangeiro chega do nada, e embarca no mesmo vagão de Pete (Steve Zahn), um falastrão vendedor de seguros e Chloe (Leelee Sobieski) misteriosa aluna de medicina. Horas depois, os dois descobrem que o excêntrico passageiro havia morrido e que carregava uma pequena caixa, repleta de diamantes. Eles decidem se livrar do corpo e ficar com o pequeno tesouro. É quando começam os problemas. O disco traz o filme com formato de tela widescreen anamórfico e áudio Dolby Digital 5.1.



“A Malvada”, em DVD duplo

Desde o momento em que vislumbra seu ídolo pela porta do teatro, Eve Harrington (Anne Baxter) dirige-se impiedosamente rumo a seu objetivo: arrebatar as rédeas do poder da grande atriz Margo Channing (Bette Davis). Apenas o cínico crítico de teatro (George Sanders, vencedor do Oscar) consegue perceber as intenções de Eve, admirando sua audácia e o padrão perfeito de dissimulação. O disco traz o filme com formato de tela standard e áudio Dolby Digital 2.0, e, como extras, Comentários em áudio, o documentário “A Malvada”, entrevista com Bette Davis, entrevista com Anne Baxter, Fox Movietone News e Trailer de cinema.



.
“O Signo da Cidade”, em DVD

No programa noturno de rádio em que atende ouvintes anônimos, a astróloga Teca se vê entre os anseios dos outros e seus próprios problemas. Aos poucos, o destino enreda a todos numa única teia. Na luta para romper o isolamento e achar o rumo da redenção, eles vão descobrir o poder transformador da solidariedade. Com Bruna Lombardi, Juca de Oliveira, Eva Wilma e Denise Fraga. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 2.0.



Eventos

Mostra Vidas na Tela


A VII Mostra Vidas na Tela, parte integrante do FestNatal 2009, prossegue na próxima semana, a partir de segunda-feira, dia 19, com os longas-metragens “O Rei da Munganga”, “Cinderelas, Lobos e um Príncipe”, “O Olhar de um Cineasta” e o documentário “O Tablado e Maria Clara Machado”, dirigido por Creuza Cravina. O evento acontecerá no auditório do SEBRAE, com sessão única e entrada gratuita, iniciando sempre às 18h. O melhor documentário escolhido pelo Júri Oficial receberá o troféu BNB de Cinema e o prêmio no valor de R$ 5.000,00.

“Fausto”, de Murnau, na Sessão Cine Vanguarda











Neste domingo, dia 18 de outubro, o Cineclube Natal, em sua parceria com o Teatro de Cultura Popular Chico Daniel, exibirá o cultuado o clássico expressionista mudo “Fausto” (1926), do diretor alemão F. W. Murnau. O filme é baseado na versão de Goethe para a clássica lenda alemã que conta a história do alquimista / médico que faz um pacto com o demônio Mefistófeles. A sessão será no TCP - Teatro de Cultura Popular “Chico Daniel”, na Rua Jundiaí, 641, Tirol, com início às 17h00 e contribuição de R$ 2,00.




Filmes da Semana: “9 – A Salvação” e “Bastardos Inglórios”

Os dois filmes da semana, que estrearam a semana passada, tem, em comum, além do fato de seus diretores serem famosos por marcarem suas obras de forma muito pessoal, também pertencem ao grupo do “ame-o ou odeie-o”. Os filmes em questão são “9 – A Salvação”, de Tim Burton e “Bastardos Inglórios”, de Quentin Tarantino.

Quem não conhece as obras de Burton poderá confundir “9- A Salvação” com um filme dirigido ao público infantil. Apesar de Tim Burton ter assinado “A Noiva-Cadáver”, um dos meus favoritos, “9 – A Salvação” tem pouco a ver com as crianças.

A história começa com o despertar de um pequeno boneco mecânico, coberto de pano, e com o número 9 nas costas. Ele tem consciência, mas, não sabe quem, nem onde está. Vê apenas um laboratório em ruínas e um corpo no chão.

Ao chegar à rua, descobre estar em um mundo devastado pela guerra. Ele é encontrado por um ser semelhante a ele, com o número 2, que o informa que os humanos foram destruídos pelas máquinas, e que existem outros semelhantes a eles.

Em suas poucas horas de existência, 9 provoca, inadvertidamente, o despertar de uma gigantesca máquina, que caça os pequenos bonecos para roubar-lhes a alma. Ele precisará enfrentar todos os perigos, para descobrir o que está por trás disso tudo, e qual o seu papel neste complexo cenário.

O filme usa uma apuradíssima técnica de animação aliada às vozes de atores famosos, como Elijah Wood, Crispin Glover, John C. Reilly, Jennifer Connelly, Martin Landau e Christopher Plummer. O roteiro, porém, torna a compreensão do filme confusa, pois mistura o cenário de “Exterminador do Futuro” com conceitos metafísicos de transmutação de corpos. Mas, como disse acima, os fãs de Tim Burton irão reconhecer a mão do mestre, nos tons sombrios sempre presentes em seus filmes.

A outra estréia da semana, “Bastardos Inglórios”, é um Tarantino legítimo. Ambientada na França ocupada, durante a Segunda Guerra Mundial, o filme acompanha a história de Shosanna Dreyfus (Mélanie Laurent), uma jovem judia que testemunha a execução da sua família pelas mãos do coronel nazista Hans Landa (Christoph Waltz). Em paralelo, é mostrado o grupo que dá o título ao filme, os Bastardos Inglórios, um grupo de soldados americanos judeus, que é infiltrado na Europa para matar e aterrorizar os alemães.

A trajetória de todos leva à direção de um pequeno cinema de Paris, que é dirigido por Shosanna, já adulta, e vivendo sob um nome falso. Um soldado alemão, Frederick Zoller (Daniel Brühl), se apaixona por ela, e graças a sua condição de herói de guerra e astro de cinema, convence o ministro da propaganda nazista, Goebbels (Sylvester Groth) a fazer a estréia de seu filme no cinema dela.

Para surpresa e desespero de Shosanna, o encarregado da segurança do evento será o mesmo Landa que matou a sua família. Controlando-se a todo custo, ela começa a armar um plano de vingança suicida.

Enquanto isto, os Bastardos, comandados pelo tenente Aldo Raine (Brad Pitt) são encarregados de matar toda a cúpula de comando alemã, que estará na estreia do filme em Paris. No encontro com a agente dupla Bridget Von Hammersmark (Diane Kruger), a intromissão de um oficial da Gestapo (Ludger Pistor) irá provocar um dos memoráveis tiroteios de Tarantino.

O clímax se dará no cinema, onde todos os envolvidos estarão presentes, cada um com suas intenções e dramas pessoais, e o que acontecer ali poderá mudar a história da guerra.

Bem, obviamente, o que é mostrado no filme não é um fato histórico, parecendo mais a brincadeira “e se acontecesse isso...”. Contudo, é sempre interessante ver uma obra de Tarantino, o caso raro de um diretor apaixonado pelo cinema, e que faz questão de homenageá-lo em seus filmes.

Uma atração à parte, e que fará muita gente pensar que errou de filme é a trilha sonora que evoca os velhos filmes de faroeste italiano, os western spaghetti. Não pensem que é algum plágio, a trilha sonora ficou a cargo de Enio Morricone, que musicou inúmeros filmes, entre eles, “Por Um Punhado de Dólares”, considerado o marco inicial do gênero.

Se o filme peca pela “infidelidade” histórica, traz uma trama divertida e agitada, com reviravoltas bem ao estilo de Tarantino, e um final sui generis. Os fãs de Tarantino irão adorar, os outros, deverão ir por conta e risco.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Claquete – 09 de outubro de 2009



Newton Ramalho - colunaclaquete@gmail.com


O que está em cartaz

Véspera de feriadão, dias das crianças, o final de semana promete! Para tirar 10, as estreias estão muito interessantes, a começar pelos pesos-pesados “9 – A Salvação”, de Tim Burton, e “Bastardos Inglórios”, de Quentin Tarantino. Estreiam, também, os documentários “Flordelis – Basta Uma Palavra Para Mudar” (só no Moviecom), “Coração Vagabundo”, no Projeto Moviecom Arte, e “Anticristo”, na Sessão Cult do Cinemark. Continuam em cartaz a ficção “Gamer”, com Gerard Butler (vejam em Filme da Semana), o nacional “Salve Geral”, com Andréia Beltrão, a animação da Sony “Tá Chovendo Hambúrguer”, o romance “A Verdade Nua e Crua”, a animação da Pixar “Up – Altas Aventuras”, e a comédia “Os Normais 2”. Nas programações exclusivas, o Cinemark exibe a comédia “Se Beber Não Case”.


Estréia 1: “9 – A Salvação”

Quando o boneco 9 ganha vida, ele se encontra num mundo pós-apocalíptico em que os humanos foram dizimados. Por acaso, encontra uma pequena comunidade de outros como ele, que estão escondidos das terríveis máquinas que vagam pela Terra com a intenção de exterminá-los. Apesar de ser o novato do grupo, 9 convence os demais que ficar escondido não os levará a nada. Eles devem tomar a ofensiva se quiserem sobreviver e antes disso, precisam descobrir por que as máquinas querem destruí-los. Como eles saberão em breve, o futuro da civilização pode depender deles. A trama conta com as vozes de Elijah Wood, Crispin Glover, John C. Reilly, Jennifer Connelly, Martin Landau e Christopher Plummer. A direção é de Tim Burton. “9 – A Salvação” estreia nesta sexta-feira, na sala 1 do Moviecom e na sala 3 do Cinemark. Classificação indicativa dez anos.

Estréia 2: “Bastardos Inglórios”


Nos primeiros anos da ocupação alemã na França, Shosanna Dreyfus (Mélanie Laurent) testemunha a execução da sua família pelos nazistas. Shosanna consegue escapar e foge para Paris, onde muda de nome e assume a identidade de uma dona de um pequeno cinema. Em outro lugar da Europa, o tenente Aldo Raine (Brad Pitt) organiza um grupo de soldados judeus americanos para colocar em prática uma vingança. Posteriormente conhecido pelos alemães como os "Os Bastardos", o grupo de Raine se junta à atriz alemã e agente secreta Bridget (Diane Kruger) em uma missão para eliminar os líderes do Terceiro Reich. E o destino junta todos no mesmo cinema, onde Shosanna tramou um plano de vingança próprio. A direção é de Quentin Tarantino. “Bastardos Inglórios” estreia nesta sexta-feira, na sala 6 do Moviecom e na sala 7 do Cinemark. Classificação indicativa 18 anos.



Estréia 3: “Flordelis – Basta Uma Palavra Para Mudar”

O documentário 'Flordelis - Basta Uma Palavra Para Mudar', produzido por Marco Antonio Ferraz, conta a história verídica da vida de Flordelis, uma missionária que morava no Jacarezinho, Zona Norte do Rio de Janeiro. Mulher de fibra e coragem, que lutou bravamente para abrigar e cuidar de 40 crianças abandonadas. No elenco estão grandes nomes da televisão e do cinema, como Reynaldo Gianecchini, Cauã Reymond, Alinne Moraes, Letícia Spiller, Fernanda Lima e Letícia Sabatella. A própria Flordelis e sua mãe participam do drama filmado inteiramente em preto e branco. “Flordelis – Basta Uma Palavra Para Mudar” estreia nesta sexta-feira, na sala 3 do Moviecom. Classificação indicativa 14 anos.


Projeto Moviecom Arte: “Coração Vagabundo”




O documentário “Coração Vagabundo” penetra na intimidade de Caetano Veloso, acompanhando-o em duas turnês, nos EUA e no Japão. Diante da câmera, ele se prepara nos bastidores e confessa alguns momentos de insegurança – como quando lamenta supostas falhas no seu inglês numa entrevista no rádio. Andando pelas ruas de Nova York e Osaka, ele dispara comentários sobre sua formação e encontra fãs estrangeiros capazes de cantarolar suas músicas. São ouvidos sobre ele amigos e admiradores como Pedro Almodóvar, David Byrne e Michelangelo Antonioni – que recebeu do compositor uma música em sua homenagem, antes de morrer, em julho de 2007. A direção é de Fernando Grostein. “Coração Vagabundo” estreia nesta sexta-feira, na Sala 3 do Moviecom, na sessão de 16h05. Classificação indicativa 10 anos.

Sessão Cult: “Anticristo”





Um casal devastado pela morte de seu único filho se muda para uma cabana isolada na floresta Éden, onde coisas estranhas e obscuras começam a acontecer. A mulher é uma intelectual escritora que não consegue se livrar do sentimento de culpa pela morte do filho, e ele, um psicanalista, tenta exercer seu meio de trabalho para ajudar a esposa. A história é dividida em capítulos, outra marca do cineasta: "Luto", "Dor (Caos Reina)", "Desespero (Ginocídio)" e "Os Três Mendigos", além de um prólogo e um epílogo. A direção é de Lars Von Trier. A partir desta sexta-feira, na Sala 2 do Cinemark, na sessão de 14h. Classificação indicativa 18 anos.





Confira na TV


“Meninas Malvadas”, no SBT

A tranquila e ingênua Cady morou 12 anos com os pais na África. Agora, aos 16, está de volta aos EUA e conhecerá o competitivo mundo das meninas poderosas. Com Lindsay Lohan e Rachel Mcadams. Sexta-feira, às 23h.

“Escola do Rock”, no SBT

Após ser dispensado de sua banda, um guitarrista (Jack Black) é obrigado a dar aulas em uma escola, o que não combina com o seu estilo de vida. Sábado, às 23h.

“As Branquelas”, na Globo

Dois irmãos negros (Shawn Wayans, Marlon Wayans), agentes do FBI de Nova York, fazem-se passar por louras “patricinhas”, herdeiras de uma fortuna milionária, para desmantelar um plano de sequestro. Sábado, às 23h05.

“Click – Chantagem do Sexo”, na Band

O aparelho do Dr Fez aparece em Washington, onde um homem inescrupuloso tenta obter vantagens sobre as mulheres. Sábado, às 01h45.

“Kazaam”, na Record

Por acidente, o jovem Max desperta o gênio Kazaam (Shaquille O´Neil) e tem direito aos três tradicionais desejos. Domingo, às 14h15.

“Eu, Robô”, na Globo

Em 2035, os robôs são assistentes dos seres humanos. Quando um crime é cometido e o principal suspeito é um robô, tudo fica confuso. Com Will Smith. Domingo, às 23h40.
“A Maldição de Quicksilver”, na Band

Um casal cai em poder de um diabólico mago e tem as suas vidas controladas por ele. Com Christopher Lloyd. Domingo, às 1h.




Lançamentos em DVD

“A Proposta”, em DVD


Para se livrar da deportação, uma poderosa executiva declara estar noiva de seu assistente. Este concorda com a farsa, mas, impõe algumas condições que a irão meter em muitas confusões. Com o casamento improvisado sendo organizado e o oficial de imigração atrás deles, Margaret e Andrew relutantemente seguem seu plano, apesar das consequências. Com Sandra Bullock, Ryan Reynolds e Mary Steenburgen. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1, e, como extras, comentários em áudio e cenas deletadas.

“Dragon Ball Evolution”, em DVD

Baseado numa das séries de mangás mais populares de todos os tempos, Dragonball: Evolution acompanha um jovem guerreiro em uma aventura épica para descobrir o seu destino e salvar o mundo das forças da escuridão. No seu aniversário de 18 anos, o gentil Goku ganha uma misteriosa esfera do dragão, uma das apenas sete que existem e que combinadas podem conceder o desejo perfeito a quem as possuir. Mas um antigo senhor da guerra chamado Piccolo fugiu de sua prisão perpétua e está empreendendo sua própria caçada para reunir todas as esferas. O disco traz o filme com formato de tela widescreen anamórfico e áudio Dolby Digital 5.1.




“Pocilga”, em DVD

A partir de duas histórias paralelas, uma no século XVI e outra na Alemanha pós-moderna, o polêmico diretor italiano Pier Paolo Pasolini faz um retrato metafórico nada alentador da degradação humana alastrada pela sociedades de consumo, as quais não prezam o sentido e a essência do ser humano, mas apenas sua capacidade de consumo. É uma reflexão sobre o lema da era capitalista: "consumo, logo existo". O disco traz o filme com formato de tela letterbox e áudio Dolby Digital 2.0.

.
“Ano Um”, em DVD

Dois homens das cavernas, Zed (Jack Black) e Oh (Michael Cera), um caçador brucutu e um gentil apanhador de frutas e ervas saem das montanhas para se meter nas maiores confusões da História da Humanidade. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 5.1, e, como extras, Trailers, Comentários em áudio, Final Alternativo, Cenas Excluídas, Line-O-Rama, Erros de Filmagem, Cenas Estendidas e Alternativas, Ilha de Edição de Ano Um, Ano Um - Início da Jornada e Sodoma Vai Te Pegar!.



Eventos

Mostra Vidas na Tela

Neste mês de outubro, o Festival de Cinema de Natal segue com a sua programação e realizará a primeira etapa de exibição de filmes de longa-metragem, que é a VII Mostra Vidas na Tela. A Mostra terá início no próximo dia 14 e seguirá com os dias 15, 16, 19, 20, 21 e 22 de outubro. O evento acontecerá no auditório do SEBRAE, com sessão única e entrada gratuita, iniciando sempre às 18h. O melhor documentário escolhido pelo Júri Oficial receberá o troféu BNB de Cinema e o prêmio no valor de R$ 5.000,00.

Programa Projeção no Curta Petrobras às Seis


Até novembro de 2009 continua nos cinemas o Curta Petrobras às Seis. O projeto exibe conjuntos temáticos de curtas-metragens, que se revezam durante quatro semanas em cada sala, completando 52 semanas de exibição em cada cinema. Esta semana, sob o tema Projeção, estão em exibição os curtas “Super-Herói Fora de Série”, de Ale McHaddo e Paulo de Tarso Mendonça, “O Presidente dos Estados Unidos”, de Camilo Cavalcante, e “O Brilho dos Meus Olhos”, de Allan Ribeiro. As sessões são sempre gratuitas e às 18h, na Sala 3 do Cinemark. Classificação indicativa 14 anos.




Filme da Semana: “Gamer”

A fantasia de viver, pelo menos, momentaneamente, sob outra identidade, é muito comum, e está presente na História desde o uso da primeira máscara. Nos tempos modernos, a tecnologia facilita essa fantasia, seja assumindo uma personagem na internet, no Orkut, MSN, Second Life ou salas de chat, ou, mesmo, nos videogames, onde é possível viver um soldado no Counter-Strike ou um avatar no The Sims. Todas essas idéias foram reunidas no filme “Gamer”, estrelado por Gerard Butler.

No filme, em um futuro próximo, o real e o virtual se confundem, graças aos inventos de Ken Castle (Michael C. Hall), um jovem gênio da indústria virtual que revolucionou o mercado criando o Society City. Pessoas que precisam de dinheiro se inscrevem e tem parte do cérebro alterado para serem manipuladas como se fossem personagens de um jogo. Quem as controla são pessoas que pagam para isso.

Após o sucesso do primeiro empreendimento, Castle logo surpreende o mundo com outro jogo: Slayers. Nesse novo ambiente, criminosos condenados, também com os cérebros alterados, são comandados por jogadores, e se enfrentam em batalhas reais, podendo morrer – fisicamente – a qualquer instante. Para tornar a coisa atrativa, se algum jogador resistir a trinta batalhas terá sua pena anulada e poderá sair da prisão.

O jogador Slayer mais famoso é Kable (Gerard Butler), que está a quatro vitórias de alcançar a liberdade. O seu controlador é um garoto, Simon (Logan Lerman), para quem o jogo é apenas uma brincadeira divertida. Ele chega a recusar cinqüenta milhões de dólares pelo controle de Kable.

Se para Simon tudo é um jogo, para Kable, sair daquele inferno é tudo que almeja. Devido à sua prisão, a mulher perdeu a guarda da única filha, e, para sobreviver, ela é obrigada a ser um objeto de Society City.

Enquanto a sociedade fica cada vez mais enlouquecida com os dois jogos, apenas um pequeno grupo de pessoas tenta reverter a ordem das coisas. O grupo, que se autodenomina Humanz Brother, invade a rede para sabotar os inventos de Castle. São eles quem se aproximam de Kable, e passam informações sobre sua família, e fornecem um meio de comunicação entre Simon e Kable, algo considerado impossível.

Kable terá que enfrentar a sua maior batalha, não para vencer o jogo, mas, ao desafiar Castle, que, ao que tudo indica, tem relação com a prisão do herói. Usando todos os seus conhecimentos, bem como os truques mais improváveis (aprenda uma nova maneira de abastecer o seu carro flex...), Kable precisar sair da zona do jogo, resgatar a mulher do Society City, enfrentar os assassinos de Castle e resgatar a sua filha.

O filme é, tecnicamente, muito bem feito, e as cenas de batalha, com a fotografia estourada, lembram “300”, estrelado pelo próprio Butler. As cenas de ação e lutas são bem coreografadas, e os amantes do gênero não terão do que se queixar. Em certos momentos, vem aquela sensação de que “se eu escrevesse esse roteiro, faria isso diferente”. Mas, no cômputo geral, não há grandes falhas. Destaque para as atuações de Butler e de Michael C. Hall, o nerd vilão.

O enredo pode confundir um pouco as pessoas que não estão acostumadas com os jogos e ambientes virtuais. O início do filme, onde as coisas são explicadas de maneira rápida e muito dinâmica, precisa ser visto com atenção, sob o risco de perder o fio da meada.

Os temas apresentados são interessantes, embora, como um retrato de nosso mundo, caminhem para o excesso de informação. É possível utilizar o filme para discutir o efeito viciante de quem vive nos sites de jogos ou sociais, e se esquece de viver a vida real.