Newton Ramalho - colunaclaquete@gmail.com
O que está em cartaz
Curiosamente, apesar de estarmos em maio, mês de trabalho e aulas, acontece um fenômeno típico das férias escolares, quando a programação dos cinemas é toda voltada para o público infanto-juvenil. Exemplo disso é a estréia da semana, “Uma Noite no Museu 2”, que será exibida em sessões dubladas e legendadas nas duas redes de cinema de Natal. A outra estréia é “Canções de Amor”, da Mostra Francesa do Moviecom. Nas continuações, permanecem em cartaz o thriller “Anjos e Demônios” (vejam em Filme da Semana), com Tom Hanks e Ewan McGregor, a ficção-científica “Star Trek”, a ação “X-Men Origens: Wolverine”, a animação “A Festa do Garfield”, e o drama nacional “Divã”, com Lília Cabral. Nas programações exclusivas, o Cinemark mantém o filme israelense “Lemon Tree”, na Sessão Cult. “Anjos e Demônios” e “Wolverine” continuam com sessões dubladas e legendadas.
Estréia 1: “Uma Noite no Museu 2”

Sessão Cult: “Lemon Tree”

Mostra Francesa: “Canções de Amor”

Confira na TV
“Crocodilo”, no SBT
Um grupo de jovens passa o final de semana em um lago deserto e um deles traz um ovo de crocodilo, despertando a fúria da mãe. Sexta-feira, às 23h15.
“Códigos de Guerra”, no SBT
Durante a 2ª Guerra Mundial o exército norte-americano usava a língua dos índios navajos em suas mensagens secretas. Para proteger um soldado de origem navajo, um sargento é escalado para servir como seu guarda-costas. Com Nicolas Cage e Christian Slater. Sábado, às 23h15.
“Annapolis”, na Globo
Após conseguir uma vaga na Academia Naval de Annapolis, Jake Huard (James Franco) acreditava que todos os seus sonhos tinham se realizado. Mas a entrada na academia foi o primeiro de muitos desafios que ele ainda teria que enfrentar. Sábado, às 23h.
“Sedução Final”, na Band
Perseguido por um antigo colega e por um bando de agentes federais, Dr Fez usa o aparelho de excitação contra eles, e provoca uma onda erótica de prazer em todos. Quando termina, eles descobrem que Fez fugiu. Sábado, às 2h30.
“O Bicho Vai Pegar”, na Globo
Um feliz urso pardo domesticado tem sua vida virada de cabeça para baixo ao conhecer um cervo tagarela. O novo amigo acaba colocando-o no meio da floresta, a três dias da temporada de caça. Domingo, às 13h10.
“Força Delta”, na Band
A tropa de elite da Força Aérea Americana chamada de Força Delta é designada para uma importante missão na áfrica: recuperar um vírus mortal roubado por um grupo extremista. Domingo, às 21h.
“Hell”, no SBT
Condenado injustamente pelo assassinato de sua esposa, um americano (Van Damme) é mandado para um prisão de segurança máxima russa que guarda os criminosos mais violentos e perigosos. Após o Domingo Legal.
“Blackjack”, na Globo
Ex-tira que virou guarda-costas é contratado para proteger bela modelo que desfilará com um milionário colar de brilhantes. Mas a moça é o alvo número um das obsessões de um perigoso serial killer. Com Dolph Lundgren. Domingo, às 23h05.
“A Última Ceia”, na Band
Um homem racista, que trabalha em uma prisão, se apaixona pela esposa negra de um dos detentos, que o visita periodicamente. Com Billy Bob Thornton, Halle Berry e Heath Ledger. Vencedor do Oscar de Melhor Atriz. Domingo, às 21h.
Lançamentos em DVD
“Jogo Entre Ladrões”, em DVD

“Noivas em Guerra”, em DVD

“1900”, em DVD duplo

“Um Faz de Contas Que Acontece”, em DVD

Eventos
“Wall-E”, em projeto de extensão da UFRN

Curso “Movimentos Estéticos do Cinema”
O Serviço Social do Comércio - SESC/RN está promovendo o curso “Movimentos Estéticos do Cinema”, que será ministrado pelo professor Francisco Trotta, e tem, como público-alvo, cinéfilos, estudantes e amantes do cinema. O curso será dado por teleconferência, estando programadas as aulas-sessões nos dias 16/06, 21/07, 25/08, 15/09, 20/10, 03/11 e 08/12, de 14:30 às 17h:30m, no SESC Centro, Praça Tomaz de Araújo,s/n, Cidade Alta. Informações e inscrições, através do telefone 3211-5577.
Filme da Semana: “Anjos e Demônios”
Acredito que, como a maioria das pessoas, eu só ouvi falar de Dan Brown quando o livro “O Código DaVinci” fez sucesso mundo afora. Depois de me aprofundar no assunto, descobri a fraqueza dos argumentos do autor, que, diga-se de passagem, é um escritor mediano, que faz os livros numa linha de montagem. Mas, agora é tarde, e Inês é morta. O filme “O Código DaVinci” fez um enorme sucesso nas bilheterias e o seu sucessor, “Anjos e Demônios”, também não vai fazer feio.

“Anjos e Demônios” inicia com a morte do Papa, e o início do processo de escolha de seu sucessor. Embora a escolha seja feita por votação no Conclave dos cardeais, e qualquer um deles possa ser eleito pelos demais, a tradição é que o escolhido esteja entre os “preferetti”, candidatos que eram de agrado do papa anterior. O processo é conduzido pelo cardeal Strauss (Armin Mueller-Stahl), um arrogante membro da velha guarda da Igreja, e pelo Carmelengo Patrick McKenna (Ewan McGregor).
McKenna fora criado pelo papa morto, e, antes de ingressar na vida religiosa, chegara a ser piloto de helicóptero no exército. Sua afinidade com o antigo papa levou-o ao cargo de Carmelengo, que, na Igreja Católica é o administrador da propriedade e receita da Santa Sé, e, durante a Sede Vacante, período entre a morte de um papa e a escolha do sucessor, o Camerlengo serve como o Chefe de Estado atuante do Vaticano.
Nesse meio tempo, na Suíça, em um laboratório de alta tecnologia, um experimento consegue criar uma porção de anti-matéria. Essa substância, entrando em contato com a matéria, produziria uma quantidade de energia imensa, e por isso era preservada em um compartimento especial. Mas, o cientista que conduzia o experimento é assassinado, e o homem que o matou rouba o vasilhame com a anti-matéria.
A cena muda para os Estados Unidos, onde o professor Robert Langdon (Tom Hanks) é contatado por um enviado do Vaticano, que solicita a sua presença na cidade-estado com a máxima urgência.

Langdon estranha o pedido, pois as suas relações com a Santa Sé não são boas, devido suas “descobertas” sobre o Código daVinci (aqui foi feita uma liberdade poética, pois, nos livros, os acontecimentos de Anjos e Demônios se passam antes de O Código DaVinci).
Ao chegar ao Vaticano, ele descobre que os cardeais preferetti foram seqüestrados e estão ameaçados de morte, e a própria Igreja será varrida do mapa pelos seqüestradores. A ameaça está visível em uma imagem de uma câmera de segurança: o depósito da anti-matéria roubado da Suíça.
Para complicar as coisas, a bateria que mantém a substância isolada irá ter a sua carga consumida por volta da meia-noite, o que implica em uma explosão capaz de varrer todo o Vaticano – e boa parte de Roma, junto. A autoria da ameaças está assinada como Iluminatti.
Langdon apressa-se a explicar os Illuminati como um movimento fundado por Galileo Galilei e outros, como uma reação do Iluminismo contra suposta perseguição da Igreja Católica, que teria dizimado a maioria dos seus membros.

Começa, então, uma caçada de gato-e-rato, com investigações no secretíssimo arquivo do Vaticano, pistas dispostas em monumentos seculares, mantendo sempre a polícia a um passo atrás do assassino, que, cumpre a sua promessa e vai matando, um a um, os preferetti, usando os elementos terra, fogo, ar e água, reservando para a destruição final o quinto elemento.
Embora muitas vezes fique difícil acreditar que todas as pistas estariam lindamente disponíveis para serem descobertas pela mente arguta de Langdon, a história cresce em um ritmo frenético, praticamente como se fosse em tempo real, até chegar no desfecho, que, embora meio previsível, poderá surpreender alguns.
Curiosamente, o personagem Robert Langdon continua absolutamente assexuado – embora livre do ridículo topete do outro filme – e a trama romântica que existe no livro foi totalmente ignorada, da mesma forma que em “O Código DaVinci”. Ayelet Zurer, no pouco espaço que lhe é concedido, mostra que tem tanto talento quanto beleza, pouco aproveitados, a mesma sina de Audrei

Outros participantes têm melhor sorte, com destaque grande, tanto o veterano Mueller-Stahl, que já tem mais de 130 filmes na carreira, quanto o brilhante Ewan McGregor, que rouba a cena sempre que aparece.
Se alguém tinha a ilusão de descobrir mais algum segredo fantástico com este filme, pode esquecer a idéia. “Anjos e Demônios” é um filme de ação com um leve toque de mistério, uma empolgante trilha sonora, que se torna um personagem à parte, ambientado em belos cenários, em sua maioria, artificiais, já que não houve permissão para filmar no Vaticano. Assim como todas as obras de Dan Brown, é desligar o cérebro e curtir a ação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário