Newton Ramalho - colunaclaquete@gmail.com
O que está em cartaz
O mês de maio chega ao fim, com uma programação resumida e pouco atraente para o público adulto. Nas estréias do final de semana, só temos a animação “Donkey Xote”, a ação “Heróis” (só no Cinemark), o nacional “O Fim da Picada”, na Sessão Cult do Cinemark e o documentário chinês “Inútil”, no Projeto Moviecom Arte. Continua em cartaz “Uma Noite no Museu 2” (vejam em Filme da Semana), o thriller “Anjos e Demônios”, com Tom Hanks e Ewan McGregor, a ação “X-Men Origens: Wolverine”, e o drama nacional “Divã”, com Lília Cabral. Nas programações exclusivas, o Cinemark exibe a animação “A Festa do Garfield”, enquanto o Moviecom mantém a ficção-científica “Star Trek”. “Uma Noite no Museu 2”, “Anjos e Demônios” e “Wolverine” continuam com sessões dubladas e legendadas.
Estréia 1: “Donkey Xote”

Estréia 2: “Heróis”

Sessão Cult: “O Fim da Picada”

Projeto Moviecom Arte: “Inútil”

Confira na TV
“Amor de Aluguel”, no SBT
Um garoto pobre consegue fazer com que uma menina rica se passe por sua namorada, em troca de ajudá-la a consertar o carro da mãe. Com Nick Cannon e Christina Milian. Sexta-feira, às 23h15.
“Seven – Os Sete Crimes Capitais”, no SBT
Dois policiais, um jovem e impetuoso (Brad Pitt) e o outro maduro e prestes a se aposentar (Morgan Freeman), são encarregados de uma perigosa investigação: encontrar um serial killer que mata as pessoas seguindo a ordem dos sete pecados capitais. Sábado, às 23h15.
“Monkey Bone - No Limite da Imaginação”, na Band
Um desenhista de histórias em quadrinhos se junta à sua principal criação quando entra em coma, onde juntos precisarão lutar contra a Morte para que o desenhista possa retornar à realidade. Com Brendan Fraser, Whoopi Goldberg e Bridget Fonda. Sábado, às 22h.
“O Ilusionista”, na Globo
Um príncipe cético decide desmascarar um mágico, que faz sucesso com seu espetáculo pela Europa. Com Edward Norton, Paul Giamatti, Rufus Sewell e Jessica Biel. Recebeu uma indicação ao Oscar. Sábado, às 23h.
“Rituais do Sexo”, na Band
Justine e o Professor Robson vão à Rússia, em busca de um valioso artefato histórico. Sábado, às 1h45.
“O Medalhão”, na Globo
Um detetive, o comandante de uma equipe da Interpol e uma agente trabalham juntos para proteger uma criança que pode despertar poderes sobrenaturais em um medalhão. Com Jackie Chan, Lee Evans e Claire Forlani. Domingo, às 13h.
“O Plano Perfeito”, na Record
Com um assalto a banco em curso, dois detetives precisam negociar com os ladrões a liberdade dos reféns. Porém, eles parecem estar sempre um passo à frente da polícia. Com Denzel Washington, Jodie Foster e Clive Owen. Domingo, às 22h.
“Fúria em Duas Rodas”, no SBT
Um motoqueiro volta para casa, após a morte do irmão, decidido a investigar o crime e enfrentar o líder de uma violenta gangue. Com Martin Henderson e Ice Cube. Após o Domingo Legal.
“O Escorpião Rei”, na Globo
Para enfraquecer um governante maligno, várias tribos inimigas se unem a fim de contratar um eficaz assassino que poderá eliminar o feiticeiro que ajuda o governante. Com Dwayne Johnson e Michael Clarke Duncan. Domingo, às 0h05.
“A Promessa”, na Band
Prestes a se aposentar, um policial recebe como missão visitar o local onde uma jovem foi assassinada e avisar sua família do ocorrido. Ele decide investigar o caso mesmo estando aposentado, chegando a um homem com problemas mentais. Com Jack Nicholson e Benicio Del Toro. Domingo, às 1h.
“Cova Rasa”, na Globo
Três moradores de uma casa encontram seu outro companheiro de dormitório morto, vítima de overdose. Encontram também uma mala cheia de dinheiro e resolvem ficar com ela, sem prever as consequências que tal ato trará para os três. Com Ewan McGregor. Domingo, às 0h05.
“Operação Babá”, na Globo
Um agente disfarçado precisa cuidar dos filhos de um cientista do governo, que está sendo alvo de ameaças. Com Vin Diesel. Domingo, às 0h05.
Lançamentos em DVD
“Sete Vidas”, em DVD

“Foi Apenas um Sonho”, em DVD

“Plano 9 do Espaço Sideral”, em DVD duplo

“Coraline e o Mundo Secreto”, em DVD

Eventos
Filmes por download
Muito em breve, estará disponível, no Brasil, o serviço de aluguel e compra de filmes pela internet. Não é a compra do DVD, como acontece hoje, mas, do arquivo para download diretamente no computador do consumidor. O serviço será oferecido pela Saraiva, no próprio site que hoje vende de livros a eletrônicos. Se parece ser coisa de primeiro mundo, os pré-requisitos também os são: para usufruir do serviço, o usuário deverá pagar de quatro a sete reais por locação, e quase o mesmo preço de um DVD físico para a compra do arquivo. O ruim é o tempo para download: cerca de duas horas, mesmo para quem tem uma conexão de 1 Mb. Internet discada ou com conexão via rádio, é melhor continuar com o cadastro na locadora.
5º Festival Nacional de Vídeos Universitários - REC
Estão abertas, até 17 de julho, as inscrições para o 5º Festival Nacional de Vídeos Universitários – REC (Rumo Estação Cinema), que será realizado em Vitória, entre 25 de agosto e 28 de setembro. O festival é produzido por universitários, para universitários e para o público em geral, com exibições e discussões e palestras com grandes nomes, além de oficinas e outras atividades paralelas. Na programação oficial estão previstas pré-estréias, mostra competitiva, mostra livre e sessão resgate. Mais informações no site http://www.festivalrec.com.br/, ou nos telefones (27) 2122- 4521 / (27) 9941-1516.
Filme da Semana: “Uma Noite no Museu 2”
Não é novidade para ninguém que Hollywood parece sobreviver de continuações e refilmagens, como se a criatividade tivesse se tornado um bem em extinção na indústria do cinema. Bem, se já contabilizamos onze edições de “Star Trek”, que mal há em se fazer “Uma Noite no Museu 2”, sequência do filme original de 2006.
Larry Daley (Ben Stiller) não é mais o endividado guarda-noturno do primeiro filme. Dono de uma empresa de utilidades, Larry deixou o museu e vende os seus produtos em programas tipo Polishop, contando até com o auxílio de George Foreman, para vender coisas como uma lanterna que brilha no escuro.
Mas, mesmo rico e super ocupado, Larry ainda encontra um tempo para visitar os seus amigos do museu. Numa destas visitas, entretanto, Larry tem uma desagradável surpresa, ao descobrir que todas as atrações do museu serão substituídas por tranqueiras eletrônicas, mais sintonizadas com um público da era do computador. Permanecendo com eles até o amanhecer, quando todos voltam a ser bonecos de cera, Larry assiste, com tristeza, serem embarcados em um caminhão com destino ao instituto Smithsonian, que mantém quase todos os museus da cidade de Washington.

De volta à sua vida, Larry é surpreendido por um telefonema desesperado de Jedediah (Owen Wilson), o caubói em miniatura, que pede a ajuda do amigo. É quando fica sabendo que o macaquinho que vivia implicando com ele roubou a placa egípcia que dava vida aos bonecos. O problema é que, agora, quem queria a placa a todo custo era o faraó Kahmunrah (Hank Azaria).
Larry larga tudo e voa para Washington, onde dá um jeito de entrar nas dependências do complexo do Smithsonian, para tentar ajudar os amigos. Quando, finalmente, os encontra, Larry descobre que a ameaça agora é muito maior, já que Kahmunrah pretende usar a placa para despertar um poderoso exército e dominar a Terra.
Como a maioria dos velhos amigos de Larry está presa em um container, ele terá que procurar ajuda em outros personagens, como o atrapalhado e covarde general Custer (Bill H

As estripulias do grupo se dividem entre o Museu Aeroespacial, o Museu de História Natural e o Museu de História Americana, com direito a uma passadinha pelo Memorial de Lincoln, onde Larry e Amelia tem uma instrutiva conversa com a gigantesca estátua do 16º presidente americano.
Depois de desvendar o mistério da placa egípcia, Larry tem que voltar às pressas para salvar a vida de Jedediah, que está preso em uma ampulheta que vai se enchendo de areia. A batalha final será homérica, com os exércitos imortais do faraó de um lado, e os amigos de Larry do outro. Quem levará a melhor? Só assistindo para saber...
Se, por um lado, os efeitos especiais são absolutamente fantásticos, o roteiro peca pela falta de uma história mais complexa. Contudo, o público infantil, para quem o filme é dirigido, irá adorar a movimentação intensa da história, embora a maioria não vá identificar os marcos históricos e artísticos que fazem parte do filme.
Entre os objetos que são mostrados estão os sapatos vermelhos usados por Judy Garland em “O Mágico de Oz” e as luvas de boxe e o roupão de Muhamad Ali quando foi campeão do mundo.

Algumas liberdades poéticas foram tomadas no filme, como um Museu de Arte que não existe, onde estariam “O Pensador”, de Rodin, e “Patinando no Central Park”, de Glakens, além de inúmeras outras obras de arte, que participam da história, ou, simplesmente brincam nos salões do museu. Em uma dessas obras, “O Beijo”, onde o fotógrafo Alfred Eisenstaedt imortalizou o beijo entre um marinheiro e uma enfermeira, na comemoração do final da guerra, em plena Times Square, serve de abrigo para Larry e Amelia, que fogem de seus perseguidores em um mundo preto e branco.

“Uma Noite no Museu 2” certamente não será lembrado pela profundidade de seus personagens, ou pela complexidade de sua trama. Contudo, para o público-alvo a que se destina, certamente cumprirá sua missão a contento. Como o filme parece presumir que o público conhece bem os personagens do primeiro filme, talvez seja bom assisti-lo, antes de ver a sequência no cinema.