Newton Ramalho - colunaclaquete@gmail.com
O que está em cartaz
Fim de semana com poucas novidades. As estréias do final de semana são o drama “Passageiros” (só no Cinemark) e a comédia romântica “Ele Não Está Tão a Fim de Você”, o drama francês “Quando Estou Amando”, na Sessão Cult do Cinemark, e o documentário “Um Táxi Para a Escuridão”, no Projeto Moviecom Arte. Continuam em cartaz o ótimo drama “Gran Torino”, de Clint Eastwood (vejam em Filme da Semana), a comédia “Pagando Bem, Que Mal Tem?”, de Kevin Smith, “Jogo Entre Ladrões”, com Antonio Banderas e Morgan Freeman, o vencedor do Oscar “Quem Quer Ser um Milionário?”, e o drama nacional “O Menino da Porteira”. Nas programações exclusivas, o Cinemark exibe as animações “Tô de Férias” e “O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes”, e as comédias “Um Hotel Bom Pra Cachorro” e “Se Eu Fosse Você 2”, enquanto o Moviecom mantém a ficção “Watchmen – O Filme”, o drama de guerra “Operação Valquíria” e a comédia “Perdido Pra Cachorro”. Neste final de semana acontece a pré-estreia de “Monstros vs. Alienígenas”.
Estréia 1: “Passageiros”

Estréia 2: “Ele Não Está Tão a Fim de Você”

Pré-Estréia: “Monstros vs. Alienígenas”

Sessão Cult: “Quando Estou Amando”

Projeto Moviecom Arte: “Um Táxi Para a Escuridão”

Confira na TV
“Ladrão de Diamantes”, no SBT
Um exímio ladrão de jóias decide se aposentar em uma ilha do Caribe. Querendo saber se ele cumprirá a promessa, um agente do FBI parte para o local. Com Pierce Brosnan, Woody Harrelson e Salma Hayek. Sexta-feira, às 23h.
“Garganta do Diabo”, na Globo
Em busca de paz, um casal se muda para uma cidade do interior. Porém o que eles não sabem é que sua nova casa tem um passado sombrio. Com Dennis Quaid, Sharon Stone, Juliette Lewis. Sexta-feira, às 23h20.
“U.S. Marshals: Os Federais”, no SBT
Escalado para escoltar um prisioneiro, um delegado federal precisa recapturá-lo, após um acidente aéreo que permitiu que ele fugisse. Com Tommy Lee Jones e Wesley Snipes. Sábado, às 23h.
“O Último Golpe”, na Globo
Ted é um vendedor cínico que redescobre o prazer da vida quando se apaixona pela noiva de Jamie, seu novo colega de trabalho. Com Michael Keaton e Brendan Fraser. Sábado, às 23h30.
“Fantasias Exóticas”, na Band
As fantasias de Justine invadem o universo mágico de Macchu Picchu, príncipes incas e tesouros perdidos e acaba descobrindo que seu "príncipe" é o professor Robson. Sábado, às 2h30.
“Procurando Nemo”, na Globo
Nemo é um peixinho seqüestrado do coral onde vive e levado para um aquário do outro lado do mundo. Decidido a encontrá-lo, seu tímido pai sai em uma grande aventura, tendo como parceria a divertida Dory. Domingo, às 13h05.
“A Múmia”, na Record
Nos anos 20, uma arqueóloga e seu irmão se unem a um aventureiro para encontrar um lendário tesouro, mas terminam por trazer uma múmia de volta à vida. Com Brendan Fraser, Rachel Weisz. Domingo, às 22h.
“Queima de Arquivo”, no SBT
Um agente federal do departamento de proteção a testemunhas é convocado para proteger uma executiva de um fabricante de armas. Ela tem informações secretas sobre a empresa e terá que se esconder para testemunhar na justiça. Com Arnold Schwarzenegger. Após o Domingo Legal.
“8 Milímetros”, na Globo
Um detetive se infiltra no submundo da pornografia, a fim de descobrir a origem de um filme de sexo amador onde uma garota é morta após ser abusada sexualmente. Com Nicolas Cage. Domingo, às 0h10.
“Mais Estranho Que a Ficção”, na Globo
Um dia um homem passa a ouvir uma voz feminina, que narra exatamente seus pensamentos, atos e sentimentos. Apenas ele pode ouvir a voz. Quando ela diz que ele está prestes a morrer, ele busca algum meio de evitar que isto ocorra. Com Will Ferrell, Emma Thompson e Queen Latifah. Domingo às 2h25.
“Acerto Final”, na Band
Depois que sua filha morreu num acidente de carro, Freddy Gale, esperou seis anos para que John Booth, o responsável pelo acidente, saísse da prisão. No dia que foi libertado, Galé o visita e anuncia que irá matá-lo em uma semana. Domingo, às 1h.
“Carga Explosiva 2”, na Globo
Trabalhando para uma poderosa família de Miami, um ex-agente das Forças Especiais parte em uma missão de resgate após o filho de seu chefe ser sequestrado. Com Jason Statham. Domingo às 2h25.
Lançamentos em DVD
“Queime Depois de Ler”, em DVD

“Dias e Noites”, em DVD

“O Mensageiro”, em DVD

“A Bolha”, em DVD

Eventos
11º Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte
Estão abertas, até 10 de abril, as inscrições para o 11º Festival Internacional de Curtas-metragens, que será realizado em Belo Horizonte, de 25 de julho a 1º de agosto. O evento é promovido pelo Centro de Estudos Cinematográficos de Minas Gerais, e, na programação estão mostra competitiva internacional, mostra competitiva brasileiros e mostra especial Minas. Mais informações no site http://www.festivaldecurtasbh.com.br/ ou através do email info@festivaldecurtasbh.com.br.
Cine Fest Brasil – Buenos Aires
Quer exibir o seu filme para os hermanos argentinos? O Cine Fest Brasil, promovido pelo Inffinito Núcleo de Arte e Cultura, programou mostra competitiva de longas-metragens (júri popular), e, diversas atividades paralelas, como intercâmbio universitário, crítica universitária, almoço entre profissionais do setor audiovisual, press conference, encerramento e premiação. Mais informações nos sites http://www.brazilianfilmfestival.com/, http://www.inffinito.com/, ou, através do email claudia@inffinito.com.
Filme da Semana: “Gran Torino”

Confesso ser um fã de Eastwood desde sua aparição nos western spaghetti de Sergio Leone, no final dos anos 60. Contudo, a imagem mais marcante do ator ficou, até hoje, associada ao seu polêmico personagem Harry Calahan, o “Dirty” Harry, que cumpria a lei por cima de pau e pedra!
Ao longo dos anos, o bom ator encontrou-se com o bom diretor, trazendo ao público “Bird”, “Os Imperdoáveis”, “As Pontes de Madison”, “Cowboys do Espaço” e “Menina de Ouro”.
O mais recente trabalho, “Gran Torino”, gira em torno de Walt Kowalski (Eastwood), um americano idoso, veterano da Guerra da Coréia e patriota de hastear a bandeira americana todo dia na porta de casa (isso não é raro por lá).
Tendo enviuvado recentemente de uma mulher que fazia a sua ligação com o mundo – a família inclusive – Walt sente-se perdido e isolado. Ele não consegue trocar mais do que meia dúzia de palavras com os dois filhos, noras e netos.
Para completar o cenário, Walt vive cercado por imigrantes asiáticos, a maioria da etnia hmong, refugiados da guerra do Vietnã, quando apoiavam os sul-vietnamitas e seus aliados americanos. Para Walt, não faz diferença. Para ele, que passou três anos matando coreanos e vendo seus amigos serem mortos por eles, os “chinas” parecem ser todos iguais.
A situação começa a mudar quando ele é obrigado a intervir quando um jovem vizinho, Thao (Bee Vang), um tímido adolescente, é ameaçado por uma gangue de delinqüentes hmong. A contragosto, ele se vê transformado no herói do bairro, recebendo os mimos dos vizinhos.

Thao é obrigado por sua mãe a trabalhar para Walt, em castigo por ter tentado roubar o amado carro Gran Torino do americano. Relutante, Walt termina fazendo o rapaz prestar pequenos serviços aos vizinhos.
Aos poucos, Walt percebe que cada pessoa é diferente, independente da raça, credo ou posição social, e uma inusitada amizade cresce entre ele e o rapaz. Do seu jeito ríspido e antisocial, ele tenta mudar a vida do garoto, conseguindo um emprego para ele e até dando uma ajudinha com a garota dos sonhos de Thao.
Mas, a gangue não deixa a família de Thao em paz, e quando Walt tenta resolver as coisas ao seu modo, com uma arma na mão, só consegue piorar tudo. Agora, ele terá que enfrentar os bandidos em um derradeiro confronto, onde a única solução desejável é que ninguém mais perturbe a família de estranhos que Walt passou a considerar sua.

Mas, “Gran Torino” nada tem a ver com o faroeste urbano de “Dirty” Harry, muito próprio dos turbulentos anos 70. O filme enfoca, com muita sensibilidade, na visão de quem está próximo do fim da vida, e vê com pesar que não consegue relacionar-se com ninguém, principalmente a própria família.
Por outro lado, a questão do livre arbítrio é mostrada, seja no que tange a uma nova forma de romper com valores errados, preconceitos e vícios. “Gran Torino” é um belo exercício de bom cinema, feito sem fogos de artifício, mas, com bom elenco, bom roteiro, e, principalmente, uma boa direção.
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