sexta-feira, 27 de março de 2009

Claquete – 27 de março de 2009


Newton Ramalho - colunaclaquete@gmail.com

O que está em cartaz

Fim de semana com poucas novidades. As estréias do final de semana são o drama “Passageiros” (só no Cinemark) e a comédia romântica “Ele Não Está Tão a Fim de Você”, o drama francês “Quando Estou Amando”, na Sessão Cult do Cinemark, e o documentário “Um Táxi Para a Escuridão”, no Projeto Moviecom Arte. Continuam em cartaz o ótimo drama “Gran Torino”, de Clint Eastwood (vejam em Filme da Semana), a comédia “Pagando Bem, Que Mal Tem?”, de Kevin Smith, “Jogo Entre Ladrões”, com Antonio Banderas e Morgan Freeman, o vencedor do Oscar “Quem Quer Ser um Milionário?”, e o drama nacional “O Menino da Porteira”. Nas programações exclusivas, o Cinemark exibe as animações “Tô de Férias” e “O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes”, e as comédias “Um Hotel Bom Pra Cachorro” e “Se Eu Fosse Você 2”, enquanto o Moviecom mantém a ficção “Watchmen – O Filme”, o drama de guerra “Operação Valquíria” e a comédia “Perdido Pra Cachorro”. Neste final de semana acontece a pré-estreia de “Monstros vs. Alienígenas”.

Estréia 1: “Passageiros”

Claire Summers (Anne Hathaway) é uma jovem terapeuta designada por Perry (Andre Braugher), seu mentor, a dar orientação psicológica aos cinco sobreviventes de um terrível acidente aéreo. Ela enfrenta problemas ao ser confrontada por Eric (Patrick Wilson), que recusa sua ajuda e usa o acidente para tentar cortejá-la. Os dois se aproximam de uma forma tão intensa que essa relação vai além do campo profissional. No decorrer do tempo, os outros sobreviventes começam a desaparecer misteriosamente e Claire acredita que Eric tem as respostas para esses estranhos acontecimentos devido a visões que ele mesmo diz ter. Agora a jovem fará o que for preciso para descobrir a verdade. A direção é de Rodrigo Garcia. “Passageiros” estréia nesta sexta-feira, na Sala 7 do Cinemark. Classificação indicativa 12 anos.

Estréia 2: “Ele Não Está Tão a Fim de Você”

Gigi (Ginnifer Goodwin) é uma romântica incurável, que um dia resolve sair com Conor (Kevin Connolly). Ela espera que ele ligue no dia seguinte, o que não acontece. Gigi resolve ir até à casa dele, onde conhece Alex (Justin Long), colega de quarto de Conor. Alex tem uma visão bastante realista sobre o mundo e tenta apresentá-la a Gigi, através de seu ponto de vista masculino. Paralelamente, Conor namora Anna (Scalett Johansson), uma cantora que se interessa por Ben (Bradley Cooper), que é casado com Janine (Jennifer Connelly). Para completar Gigi trabalha com Janine, sendo chefiadas por Beth (Jennifer Aniston). A direção é de Ken Kwapis. “Ele Não Está Tão a Fim de Você” estréia nessa sexta-feira, na sala 6 do Moviecom, e, na Sala 2 do Cinemark. Classificação indicativa 12 anos.

Pré-Estréia: “Monstros vs. Alienígenas”

Baseada na revista em quadrinhos "Rex Havoc", a animação reinventa os clássicos filmes de monstros dos anos 50 em uma moderna e irreverente história de um caçador de criaturas chamado para combater alienígenas que interromperam as transmissões de TV a cabo nos Estados Unidos. Na animação, o governo americano, liderado pelo presidente, manda monstros para impedir a invasão do planeta pelos alienígenas. Entre os monstros estão Susan Murphy, uma garota normal, que devido a um acidente radioativo, ficou com quinze metros de altura, o anfíbio Elo Perdido, o mutante B.O.B. e o brilhante Dr. Barata. A direção é de Rob Letterman e Conrad Vernon. “Monstros vs. Alienígenas” terá pré-estréia sábado e domingo, na sala 1 do Moviecom, e, na Sala 4 do Cinemark. Classificação indicativa livre. Cópias dubladas.

Sessão Cult: “Quando Estou Amando”

Alain Moreau (Gérard Depardieu) é um cantor de bailes, com uma carreira estabelecida nas pequenas casas de show do interior da França. Galanteador, solitário e já um tanto envelhecido, ele tem sua vida profundamente alterada quando conhece Marion (Cécile De France), uma jovem corretora de imóveis recém-divorciada. A relação entre os dois vai afetar a vida de todos aqueles que vivem em torno deles. A direção é de Xavier Giannoli. “Quando Estou Amando” ganhou o Ganhou o César de Melhor Som, além de ser indicado nas categorias de Melhor Filme, Ator (Depardieu), Atriz (Cécile de France), Atriz Coadjuvante (Christine Citti), Roteiro Original e Edição. A partir desta sexta-feira, na Sala 4 do Cinemark, na sessão de 15h10. Classificação indicativa 12 anos.

Projeto Moviecom Arte: “Um Táxi Para a Escuridão”

Um taxista afegão, preso por líderes militares locais, morre quatro dias depois na Base Aérea de Bagram, em conseqüência dos ferimentos causados por soldados norte-americanos. Meses de investigação levam uma jornalista do New York Times até a vila remota da vítima. Lá, encontra o atestado de óbito em inglês, entregue pelo Exército Americano para a família da vítima, que só fala Pashtu. Causa oficial da morte: homicídio. Documentos oficiais revelam como o exército norte-americano e o FBI gastaram meses de pesquisa aperfeiçoando seus métodos para “dobrar” os prisioneiros. A direção é de Alex Gibney. A partir desta sexta-feira, no Cine 3 do Moviecom, na sessão de 16h40. Classificação indicativa 14 anos.


Confira na TV


“Ladrão de Diamantes”, no SBT

Um exímio ladrão de jóias decide se aposentar em uma ilha do Caribe. Querendo saber se ele cumprirá a promessa, um agente do FBI parte para o local. Com Pierce Brosnan, Woody Harrelson e Salma Hayek. Sexta-feira, às 23h.

“Garganta do Diabo”, na Globo

Em busca de paz, um casal se muda para uma cidade do interior. Porém o que eles não sabem é que sua nova casa tem um passado sombrio. Com Dennis Quaid, Sharon Stone, Juliette Lewis. Sexta-feira, às 23h20.

“U.S. Marshals: Os Federais”, no SBT

Escalado para escoltar um prisioneiro, um delegado federal precisa recapturá-lo, após um acidente aéreo que permitiu que ele fugisse. Com Tommy Lee Jones e Wesley Snipes. Sábado, às 23h.

“O Último Golpe”, na Globo

Ted é um vendedor cínico que redescobre o prazer da vida quando se apaixona pela noiva de Jamie, seu novo colega de trabalho. Com Michael Keaton e Brendan Fraser. Sábado, às 23h30.

“Fantasias Exóticas”, na Band

As fantasias de Justine invadem o universo mágico de Macchu Picchu, príncipes incas e tesouros perdidos e acaba descobrindo que seu "príncipe" é o professor Robson. Sábado, às 2h30.

“Procurando Nemo”, na Globo

Nemo é um peixinho seqüestrado do coral onde vive e levado para um aquário do outro lado do mundo. Decidido a encontrá-lo, seu tímido pai sai em uma grande aventura, tendo como parceria a divertida Dory. Domingo, às 13h05.

“A Múmia”, na Record

Nos anos 20, uma arqueóloga e seu irmão se unem a um aventureiro para encontrar um lendário tesouro, mas terminam por trazer uma múmia de volta à vida. Com Brendan Fraser, Rachel Weisz. Domingo, às 22h.

“Queima de Arquivo”, no SBT

Um agente federal do departamento de proteção a testemunhas é convocado para proteger uma executiva de um fabricante de armas. Ela tem informações secretas sobre a empresa e terá que se esconder para testemunhar na justiça. Com Arnold Schwarzenegger. Após o Domingo Legal.

“8 Milímetros”, na Globo

Um detetive se infiltra no submundo da pornografia, a fim de descobrir a origem de um filme de sexo amador onde uma garota é morta após ser abusada sexualmente. Com Nicolas Cage. Domingo, às 0h10.

“Mais Estranho Que a Ficção”, na Globo

Um dia um homem passa a ouvir uma voz feminina, que narra exatamente seus pensamentos, atos e sentimentos. Apenas ele pode ouvir a voz. Quando ela diz que ele está prestes a morrer, ele busca algum meio de evitar que isto ocorra. Com Will Ferrell, Emma Thompson e Queen Latifah. Domingo às 2h25.

“Acerto Final”, na Band

Depois que sua filha morreu num acidente de carro, Freddy Gale, esperou seis anos para que John Booth, o responsável pelo acidente, saísse da prisão. No dia que foi libertado, Galé o visita e anuncia que irá matá-lo em uma semana. Domingo, às 1h.

“Carga Explosiva 2”, na Globo

Trabalhando para uma poderosa família de Miami, um ex-agente das Forças Especiais parte em uma missão de resgate após o filho de seu chefe ser sequestrado. Com Jason Statham. Domingo às 2h25.



Lançamentos em DVD

“Queime Depois de Ler”, em DVD


Ao ser demitido por alcoolismo, o veterano da CIA Osborne Cox (John Malkovich) decide escrever um livro revelando segredos do governo. Ao saber disso, sua mulher Katie (Tilda Swinton) rouba os arquivos para usar contra ele no processo de divórcio. Acidentalmente, o material cai nas mãos de dois funcionários de uma academia de ginástica, Linda (Frances McDormand) e Chad (Brad Pitt). Visando arranjar dinheiro para pagar as cirurgias plásticas que Linda sonha em fazer, eles chantageiam Cox. Para resolver o caso, é contratado o agente Harry Pfarrer (George Clooney), que coincidentemente é amante de Katie. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 5.1.

“Dias e Noites”, em DVD

Clotilde (Naura Schneider) se casou ainda jovem, por conveniência, com Pedro Ramão (Antônio Calloni), um rico fazendeiro do interior do Rio Grande do Sul. Decidida a não ceder às tentações da época e à violência do marido, Clotilde questiona os valores da sociedade local e resolve sair de casa. Isto faz com que perca a guarda de seus dois filhos. Já em Porto Alegre, ela luta na justiça para reaver sua família, contando com a ajuda do advogado Motta (Zé Vítor Castiel) e do playboy Felipe Clerbon (Dan Stulbach). Entretanto a principal ajuda que recebe vem do empresário Aires de Lucena (José de Abreu). O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 5.1.

“O Mensageiro”, em DVD

No ano de 2013, o futuro não é o que se esperava. A Terra foi destruída pela guerra e os homens não sonham mais com um amanhã melhor... São apenas sobreviventes vagando pelos destroços de um lugar que já foi chamado de lar. Neste cenário apocalíptico surge Bill (Kevin Costner), um homem sem destino que carrega cartas do passado que se tornam mensagens de esperança e inspiram a juventude idealista a lutar para reconstruir suas vidas e sua nação. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 5.1, e, como extras, Documentário sobre os Efeitos Especiais, Produção, Bastidores e Trailer de Cinema.

“A Bolha”, em DVD

Um meteoro cai no interior dos EUA. E nele vem uma gosmenta e terrível ameaça aos humanos. Capaz de aumentar de tamanho conforme vai se alimentando, até chegar a um tamanho descomunal, colocando em risco todos os habitantes da pacata cidade. A Bolha é um dos grandes clássicos cults de todos os tempos, que influenciou o gênero até nas produções atuais. Uma mistura de sci-fi com delinqüência juvenil. Produzido por uma pequena produtora, fora dos grandes estúdios de Hollywood, revelou o jovem ator Steve MacQueen e o compositor Burt Bacharach. O disco traz o filme com formato de tela letterbox e áudio Dolby Digital 2.0.



Eventos

11º Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte

Estão abertas, até 10 de abril, as inscrições para o 11º Festival Internacional de Curtas-metragens, que será realizado em Belo Horizonte, de 25 de julho a 1º de agosto. O evento é promovido pelo Centro de Estudos Cinematográficos de Minas Gerais, e, na programação estão mostra competitiva internacional, mostra competitiva brasileiros e mostra especial Minas. Mais informações no site http://www.festivaldecurtasbh.com.br/ ou através do email info@festivaldecurtasbh.com.br.

Cine Fest Brasil – Buenos Aires

Quer exibir o seu filme para os hermanos argentinos? O Cine Fest Brasil, promovido pelo Inffinito Núcleo de Arte e Cultura, programou mostra competitiva de longas-metragens (júri popular), e, diversas atividades paralelas, como intercâmbio universitário, crítica universitária, almoço entre profissionais do setor audiovisual, press conference, encerramento e premiação. Mais informações nos sites http://www.brazilianfilmfestival.com/, http://www.inffinito.com/, ou, através do email claudia@inffinito.com.




Filme da Semana: “Gran Torino”


Em meio à mesmice dos depósitos de efeitos especiais e comédias descartáveis, um título – muito esperado – chega aos nossos cinemas, depois de ter sido olímpicamente ignorado pela Academia de Hollywood. O filme é “Gran Torino”, drama intimista dirigido e estrelado por Clint Eastwood, que parece ser como vinho, quanto mais velho, melhor fica.

Confesso ser um fã de Eastwood desde sua aparição nos western spaghetti de Sergio Leone, no final dos anos 60. Contudo, a imagem mais marcante do ator ficou, até hoje, associada ao seu polêmico personagem Harry Calahan, o “Dirty” Harry, que cumpria a lei por cima de pau e pedra!

Ao longo dos anos, o bom ator encontrou-se com o bom diretor, trazendo ao público “Bird”, “Os Imperdoáveis”, “As Pontes de Madison”, “Cowboys do Espaço” e “Menina de Ouro”.

O mais recente trabalho, “Gran Torino”, gira em torno de Walt Kowalski (Eastwood), um americano idoso, veterano da Guerra da Coréia e patriota de hastear a bandeira americana todo dia na porta de casa (isso não é raro por lá).

Tendo enviuvado recentemente de uma mulher que fazia a sua ligação com o mundo – a família inclusive – Walt sente-se perdido e isolado. Ele não consegue trocar mais do que meia dúzia de palavras com os dois filhos, noras e netos.

Para completar o cenário, Walt vive cercado por imigrantes asiáticos, a maioria da etnia hmong, refugiados da guerra do Vietnã, quando apoiavam os sul-vietnamitas e seus aliados americanos. Para Walt, não faz diferença. Para ele, que passou três anos matando coreanos e vendo seus amigos serem mortos por eles, os “chinas” parecem ser todos iguais.

A situação começa a mudar quando ele é obrigado a intervir quando um jovem vizinho, Thao (Bee Vang), um tímido adolescente, é ameaçado por uma gangue de delinqüentes hmong. A contragosto, ele se vê transformado no herói do bairro, recebendo os mimos dos vizinhos.

Quem suaviza as relações entre Walt e seu povo é Sue (Ahney Her), irmã de Thao, que também é salva de uma enrascada pelo ranzinza vizinho, e que conhece o suficiente dos dois mundos para perceber e explicar as diferenças. Coisas como não olhar diretamente nos olhos do outro, ou nunca passar a mão na cabeça de uma criança.

Thao é obrigado por sua mãe a trabalhar para Walt, em castigo por ter tentado roubar o amado carro Gran Torino do americano. Relutante, Walt termina fazendo o rapaz prestar pequenos serviços aos vizinhos.

Aos poucos, Walt percebe que cada pessoa é diferente, independente da raça, credo ou posição social, e uma inusitada amizade cresce entre ele e o rapaz. Do seu jeito ríspido e antisocial, ele tenta mudar a vida do garoto, conseguindo um emprego para ele e até dando uma ajudinha com a garota dos sonhos de Thao.

Mas, a gangue não deixa a família de Thao em paz, e quando Walt tenta resolver as coisas ao seu modo, com uma arma na mão, só consegue piorar tudo. Agora, ele terá que enfrentar os bandidos em um derradeiro confronto, onde a única solução desejável é que ninguém mais perturbe a família de estranhos que Walt passou a considerar sua.

Curiosamente, a crítica tem associado este personagem ao “Dirty” Harry do início da carreira de Eastwood. Quem faz isso conhece pouco da cultura americana, fã das armas e avesso aos milhões de imigrantes, que, mesmo após gerações nascidas em solo americano, ainda se apresentam como seus antepassados. Claro que isso gera algumas situações curiosas, como uma americana que se dizia italiana, e não sabia nem de que região da Itália a sua família era originária.

Mas, “Gran Torino” nada tem a ver com o faroeste urbano de “Dirty” Harry, muito próprio dos turbulentos anos 70. O filme enfoca, com muita sensibilidade, na visão de quem está próximo do fim da vida, e vê com pesar que não consegue relacionar-se com ninguém, principalmente a própria família.

Por outro lado, a questão do livre arbítrio é mostrada, seja no que tange a uma nova forma de romper com valores errados, preconceitos e vícios. “Gran Torino” é um belo exercício de bom cinema, feito sem fogos de artifício, mas, com bom elenco, bom roteiro, e, principalmente, uma boa direção.

Nenhum comentário: