sexta-feira, 27 de março de 2009

Claquete – 27 de março de 2009


Newton Ramalho - colunaclaquete@gmail.com

O que está em cartaz

Fim de semana com poucas novidades. As estréias do final de semana são o drama “Passageiros” (só no Cinemark) e a comédia romântica “Ele Não Está Tão a Fim de Você”, o drama francês “Quando Estou Amando”, na Sessão Cult do Cinemark, e o documentário “Um Táxi Para a Escuridão”, no Projeto Moviecom Arte. Continuam em cartaz o ótimo drama “Gran Torino”, de Clint Eastwood (vejam em Filme da Semana), a comédia “Pagando Bem, Que Mal Tem?”, de Kevin Smith, “Jogo Entre Ladrões”, com Antonio Banderas e Morgan Freeman, o vencedor do Oscar “Quem Quer Ser um Milionário?”, e o drama nacional “O Menino da Porteira”. Nas programações exclusivas, o Cinemark exibe as animações “Tô de Férias” e “O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes”, e as comédias “Um Hotel Bom Pra Cachorro” e “Se Eu Fosse Você 2”, enquanto o Moviecom mantém a ficção “Watchmen – O Filme”, o drama de guerra “Operação Valquíria” e a comédia “Perdido Pra Cachorro”. Neste final de semana acontece a pré-estreia de “Monstros vs. Alienígenas”.

Estréia 1: “Passageiros”

Claire Summers (Anne Hathaway) é uma jovem terapeuta designada por Perry (Andre Braugher), seu mentor, a dar orientação psicológica aos cinco sobreviventes de um terrível acidente aéreo. Ela enfrenta problemas ao ser confrontada por Eric (Patrick Wilson), que recusa sua ajuda e usa o acidente para tentar cortejá-la. Os dois se aproximam de uma forma tão intensa que essa relação vai além do campo profissional. No decorrer do tempo, os outros sobreviventes começam a desaparecer misteriosamente e Claire acredita que Eric tem as respostas para esses estranhos acontecimentos devido a visões que ele mesmo diz ter. Agora a jovem fará o que for preciso para descobrir a verdade. A direção é de Rodrigo Garcia. “Passageiros” estréia nesta sexta-feira, na Sala 7 do Cinemark. Classificação indicativa 12 anos.

Estréia 2: “Ele Não Está Tão a Fim de Você”

Gigi (Ginnifer Goodwin) é uma romântica incurável, que um dia resolve sair com Conor (Kevin Connolly). Ela espera que ele ligue no dia seguinte, o que não acontece. Gigi resolve ir até à casa dele, onde conhece Alex (Justin Long), colega de quarto de Conor. Alex tem uma visão bastante realista sobre o mundo e tenta apresentá-la a Gigi, através de seu ponto de vista masculino. Paralelamente, Conor namora Anna (Scalett Johansson), uma cantora que se interessa por Ben (Bradley Cooper), que é casado com Janine (Jennifer Connelly). Para completar Gigi trabalha com Janine, sendo chefiadas por Beth (Jennifer Aniston). A direção é de Ken Kwapis. “Ele Não Está Tão a Fim de Você” estréia nessa sexta-feira, na sala 6 do Moviecom, e, na Sala 2 do Cinemark. Classificação indicativa 12 anos.

Pré-Estréia: “Monstros vs. Alienígenas”

Baseada na revista em quadrinhos "Rex Havoc", a animação reinventa os clássicos filmes de monstros dos anos 50 em uma moderna e irreverente história de um caçador de criaturas chamado para combater alienígenas que interromperam as transmissões de TV a cabo nos Estados Unidos. Na animação, o governo americano, liderado pelo presidente, manda monstros para impedir a invasão do planeta pelos alienígenas. Entre os monstros estão Susan Murphy, uma garota normal, que devido a um acidente radioativo, ficou com quinze metros de altura, o anfíbio Elo Perdido, o mutante B.O.B. e o brilhante Dr. Barata. A direção é de Rob Letterman e Conrad Vernon. “Monstros vs. Alienígenas” terá pré-estréia sábado e domingo, na sala 1 do Moviecom, e, na Sala 4 do Cinemark. Classificação indicativa livre. Cópias dubladas.

Sessão Cult: “Quando Estou Amando”

Alain Moreau (Gérard Depardieu) é um cantor de bailes, com uma carreira estabelecida nas pequenas casas de show do interior da França. Galanteador, solitário e já um tanto envelhecido, ele tem sua vida profundamente alterada quando conhece Marion (Cécile De France), uma jovem corretora de imóveis recém-divorciada. A relação entre os dois vai afetar a vida de todos aqueles que vivem em torno deles. A direção é de Xavier Giannoli. “Quando Estou Amando” ganhou o Ganhou o César de Melhor Som, além de ser indicado nas categorias de Melhor Filme, Ator (Depardieu), Atriz (Cécile de France), Atriz Coadjuvante (Christine Citti), Roteiro Original e Edição. A partir desta sexta-feira, na Sala 4 do Cinemark, na sessão de 15h10. Classificação indicativa 12 anos.

Projeto Moviecom Arte: “Um Táxi Para a Escuridão”

Um taxista afegão, preso por líderes militares locais, morre quatro dias depois na Base Aérea de Bagram, em conseqüência dos ferimentos causados por soldados norte-americanos. Meses de investigação levam uma jornalista do New York Times até a vila remota da vítima. Lá, encontra o atestado de óbito em inglês, entregue pelo Exército Americano para a família da vítima, que só fala Pashtu. Causa oficial da morte: homicídio. Documentos oficiais revelam como o exército norte-americano e o FBI gastaram meses de pesquisa aperfeiçoando seus métodos para “dobrar” os prisioneiros. A direção é de Alex Gibney. A partir desta sexta-feira, no Cine 3 do Moviecom, na sessão de 16h40. Classificação indicativa 14 anos.


Confira na TV


“Ladrão de Diamantes”, no SBT

Um exímio ladrão de jóias decide se aposentar em uma ilha do Caribe. Querendo saber se ele cumprirá a promessa, um agente do FBI parte para o local. Com Pierce Brosnan, Woody Harrelson e Salma Hayek. Sexta-feira, às 23h.

“Garganta do Diabo”, na Globo

Em busca de paz, um casal se muda para uma cidade do interior. Porém o que eles não sabem é que sua nova casa tem um passado sombrio. Com Dennis Quaid, Sharon Stone, Juliette Lewis. Sexta-feira, às 23h20.

“U.S. Marshals: Os Federais”, no SBT

Escalado para escoltar um prisioneiro, um delegado federal precisa recapturá-lo, após um acidente aéreo que permitiu que ele fugisse. Com Tommy Lee Jones e Wesley Snipes. Sábado, às 23h.

“O Último Golpe”, na Globo

Ted é um vendedor cínico que redescobre o prazer da vida quando se apaixona pela noiva de Jamie, seu novo colega de trabalho. Com Michael Keaton e Brendan Fraser. Sábado, às 23h30.

“Fantasias Exóticas”, na Band

As fantasias de Justine invadem o universo mágico de Macchu Picchu, príncipes incas e tesouros perdidos e acaba descobrindo que seu "príncipe" é o professor Robson. Sábado, às 2h30.

“Procurando Nemo”, na Globo

Nemo é um peixinho seqüestrado do coral onde vive e levado para um aquário do outro lado do mundo. Decidido a encontrá-lo, seu tímido pai sai em uma grande aventura, tendo como parceria a divertida Dory. Domingo, às 13h05.

“A Múmia”, na Record

Nos anos 20, uma arqueóloga e seu irmão se unem a um aventureiro para encontrar um lendário tesouro, mas terminam por trazer uma múmia de volta à vida. Com Brendan Fraser, Rachel Weisz. Domingo, às 22h.

“Queima de Arquivo”, no SBT

Um agente federal do departamento de proteção a testemunhas é convocado para proteger uma executiva de um fabricante de armas. Ela tem informações secretas sobre a empresa e terá que se esconder para testemunhar na justiça. Com Arnold Schwarzenegger. Após o Domingo Legal.

“8 Milímetros”, na Globo

Um detetive se infiltra no submundo da pornografia, a fim de descobrir a origem de um filme de sexo amador onde uma garota é morta após ser abusada sexualmente. Com Nicolas Cage. Domingo, às 0h10.

“Mais Estranho Que a Ficção”, na Globo

Um dia um homem passa a ouvir uma voz feminina, que narra exatamente seus pensamentos, atos e sentimentos. Apenas ele pode ouvir a voz. Quando ela diz que ele está prestes a morrer, ele busca algum meio de evitar que isto ocorra. Com Will Ferrell, Emma Thompson e Queen Latifah. Domingo às 2h25.

“Acerto Final”, na Band

Depois que sua filha morreu num acidente de carro, Freddy Gale, esperou seis anos para que John Booth, o responsável pelo acidente, saísse da prisão. No dia que foi libertado, Galé o visita e anuncia que irá matá-lo em uma semana. Domingo, às 1h.

“Carga Explosiva 2”, na Globo

Trabalhando para uma poderosa família de Miami, um ex-agente das Forças Especiais parte em uma missão de resgate após o filho de seu chefe ser sequestrado. Com Jason Statham. Domingo às 2h25.



Lançamentos em DVD

“Queime Depois de Ler”, em DVD


Ao ser demitido por alcoolismo, o veterano da CIA Osborne Cox (John Malkovich) decide escrever um livro revelando segredos do governo. Ao saber disso, sua mulher Katie (Tilda Swinton) rouba os arquivos para usar contra ele no processo de divórcio. Acidentalmente, o material cai nas mãos de dois funcionários de uma academia de ginástica, Linda (Frances McDormand) e Chad (Brad Pitt). Visando arranjar dinheiro para pagar as cirurgias plásticas que Linda sonha em fazer, eles chantageiam Cox. Para resolver o caso, é contratado o agente Harry Pfarrer (George Clooney), que coincidentemente é amante de Katie. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 5.1.

“Dias e Noites”, em DVD

Clotilde (Naura Schneider) se casou ainda jovem, por conveniência, com Pedro Ramão (Antônio Calloni), um rico fazendeiro do interior do Rio Grande do Sul. Decidida a não ceder às tentações da época e à violência do marido, Clotilde questiona os valores da sociedade local e resolve sair de casa. Isto faz com que perca a guarda de seus dois filhos. Já em Porto Alegre, ela luta na justiça para reaver sua família, contando com a ajuda do advogado Motta (Zé Vítor Castiel) e do playboy Felipe Clerbon (Dan Stulbach). Entretanto a principal ajuda que recebe vem do empresário Aires de Lucena (José de Abreu). O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 5.1.

“O Mensageiro”, em DVD

No ano de 2013, o futuro não é o que se esperava. A Terra foi destruída pela guerra e os homens não sonham mais com um amanhã melhor... São apenas sobreviventes vagando pelos destroços de um lugar que já foi chamado de lar. Neste cenário apocalíptico surge Bill (Kevin Costner), um homem sem destino que carrega cartas do passado que se tornam mensagens de esperança e inspiram a juventude idealista a lutar para reconstruir suas vidas e sua nação. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 5.1, e, como extras, Documentário sobre os Efeitos Especiais, Produção, Bastidores e Trailer de Cinema.

“A Bolha”, em DVD

Um meteoro cai no interior dos EUA. E nele vem uma gosmenta e terrível ameaça aos humanos. Capaz de aumentar de tamanho conforme vai se alimentando, até chegar a um tamanho descomunal, colocando em risco todos os habitantes da pacata cidade. A Bolha é um dos grandes clássicos cults de todos os tempos, que influenciou o gênero até nas produções atuais. Uma mistura de sci-fi com delinqüência juvenil. Produzido por uma pequena produtora, fora dos grandes estúdios de Hollywood, revelou o jovem ator Steve MacQueen e o compositor Burt Bacharach. O disco traz o filme com formato de tela letterbox e áudio Dolby Digital 2.0.



Eventos

11º Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte

Estão abertas, até 10 de abril, as inscrições para o 11º Festival Internacional de Curtas-metragens, que será realizado em Belo Horizonte, de 25 de julho a 1º de agosto. O evento é promovido pelo Centro de Estudos Cinematográficos de Minas Gerais, e, na programação estão mostra competitiva internacional, mostra competitiva brasileiros e mostra especial Minas. Mais informações no site http://www.festivaldecurtasbh.com.br/ ou através do email info@festivaldecurtasbh.com.br.

Cine Fest Brasil – Buenos Aires

Quer exibir o seu filme para os hermanos argentinos? O Cine Fest Brasil, promovido pelo Inffinito Núcleo de Arte e Cultura, programou mostra competitiva de longas-metragens (júri popular), e, diversas atividades paralelas, como intercâmbio universitário, crítica universitária, almoço entre profissionais do setor audiovisual, press conference, encerramento e premiação. Mais informações nos sites http://www.brazilianfilmfestival.com/, http://www.inffinito.com/, ou, através do email claudia@inffinito.com.




Filme da Semana: “Gran Torino”


Em meio à mesmice dos depósitos de efeitos especiais e comédias descartáveis, um título – muito esperado – chega aos nossos cinemas, depois de ter sido olímpicamente ignorado pela Academia de Hollywood. O filme é “Gran Torino”, drama intimista dirigido e estrelado por Clint Eastwood, que parece ser como vinho, quanto mais velho, melhor fica.

Confesso ser um fã de Eastwood desde sua aparição nos western spaghetti de Sergio Leone, no final dos anos 60. Contudo, a imagem mais marcante do ator ficou, até hoje, associada ao seu polêmico personagem Harry Calahan, o “Dirty” Harry, que cumpria a lei por cima de pau e pedra!

Ao longo dos anos, o bom ator encontrou-se com o bom diretor, trazendo ao público “Bird”, “Os Imperdoáveis”, “As Pontes de Madison”, “Cowboys do Espaço” e “Menina de Ouro”.

O mais recente trabalho, “Gran Torino”, gira em torno de Walt Kowalski (Eastwood), um americano idoso, veterano da Guerra da Coréia e patriota de hastear a bandeira americana todo dia na porta de casa (isso não é raro por lá).

Tendo enviuvado recentemente de uma mulher que fazia a sua ligação com o mundo – a família inclusive – Walt sente-se perdido e isolado. Ele não consegue trocar mais do que meia dúzia de palavras com os dois filhos, noras e netos.

Para completar o cenário, Walt vive cercado por imigrantes asiáticos, a maioria da etnia hmong, refugiados da guerra do Vietnã, quando apoiavam os sul-vietnamitas e seus aliados americanos. Para Walt, não faz diferença. Para ele, que passou três anos matando coreanos e vendo seus amigos serem mortos por eles, os “chinas” parecem ser todos iguais.

A situação começa a mudar quando ele é obrigado a intervir quando um jovem vizinho, Thao (Bee Vang), um tímido adolescente, é ameaçado por uma gangue de delinqüentes hmong. A contragosto, ele se vê transformado no herói do bairro, recebendo os mimos dos vizinhos.

Quem suaviza as relações entre Walt e seu povo é Sue (Ahney Her), irmã de Thao, que também é salva de uma enrascada pelo ranzinza vizinho, e que conhece o suficiente dos dois mundos para perceber e explicar as diferenças. Coisas como não olhar diretamente nos olhos do outro, ou nunca passar a mão na cabeça de uma criança.

Thao é obrigado por sua mãe a trabalhar para Walt, em castigo por ter tentado roubar o amado carro Gran Torino do americano. Relutante, Walt termina fazendo o rapaz prestar pequenos serviços aos vizinhos.

Aos poucos, Walt percebe que cada pessoa é diferente, independente da raça, credo ou posição social, e uma inusitada amizade cresce entre ele e o rapaz. Do seu jeito ríspido e antisocial, ele tenta mudar a vida do garoto, conseguindo um emprego para ele e até dando uma ajudinha com a garota dos sonhos de Thao.

Mas, a gangue não deixa a família de Thao em paz, e quando Walt tenta resolver as coisas ao seu modo, com uma arma na mão, só consegue piorar tudo. Agora, ele terá que enfrentar os bandidos em um derradeiro confronto, onde a única solução desejável é que ninguém mais perturbe a família de estranhos que Walt passou a considerar sua.

Curiosamente, a crítica tem associado este personagem ao “Dirty” Harry do início da carreira de Eastwood. Quem faz isso conhece pouco da cultura americana, fã das armas e avesso aos milhões de imigrantes, que, mesmo após gerações nascidas em solo americano, ainda se apresentam como seus antepassados. Claro que isso gera algumas situações curiosas, como uma americana que se dizia italiana, e não sabia nem de que região da Itália a sua família era originária.

Mas, “Gran Torino” nada tem a ver com o faroeste urbano de “Dirty” Harry, muito próprio dos turbulentos anos 70. O filme enfoca, com muita sensibilidade, na visão de quem está próximo do fim da vida, e vê com pesar que não consegue relacionar-se com ninguém, principalmente a própria família.

Por outro lado, a questão do livre arbítrio é mostrada, seja no que tange a uma nova forma de romper com valores errados, preconceitos e vícios. “Gran Torino” é um belo exercício de bom cinema, feito sem fogos de artifício, mas, com bom elenco, bom roteiro, e, principalmente, uma boa direção.

sexta-feira, 20 de março de 2009

Claquete – 20 de março de 2009


Newton Ramalho - colunaclaquete@gmail.com

O que está em cartaz

Neste final de semana, temos de tudo um pouco. Finalmente chega aos nossos cinemas o injustiçado “Gran Torino”, de Clint Eastwood. Estréiam, também, as comédias “Pagando Bem, Que Mal Tem?” e “Perdido Pra Cachorro” (este, só no Moviecom), “A Questão Humana”, na Sessão Cult do Cinemark, “Estamos Bem Mesmo Sem Você”, no Projeto Moviecom Arte, e até a ópera “Madame Butterfly”, no Moviecom. Continuam em cartaz o terror “Dia dos Namorados Macabro”, “Jogo Entre Ladrões” (vejam em Filme da Semana), com Antonio Banderas e Morgan Freeman, o vencedor do Oscar “Quem Quer Ser um Milionário?”, a ficção “Watchmen – O Filme”, o drama nacional “O Menino da Porteira”, as comédias “Um Hotel Bom Pra Cachorro” e “Se Eu Fosse Você 2”, e o drama de guerra “Operação Valquíria”. Nas programações exclusivas, o Cinemark exibe as animações “Tô de Férias” e “O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes”. Neste final de semana acontece a pré-estreia de “Ele Não Está Tão a Fim de Você”.

Estréia 1: “Gran Torino”

Walt Kowalski (Clint Eastwood) é um inflexível veterano da Guerra da Coréia, que está agora aposentado. Para passar o tempo ele faz consertos em casa, bebe cerveja e vai mensalmente ao barbeiro (John Carroll Lynch). Sua vida é alterada quando passa a ter como vizinhos imigrantes hmong, vindos do Laos, os quais Walt despreza. Ressentido e desconfiando de todos, Walt apenas deseja passar o tempo que lhe resta de vida. Até que Thao (Bee Vang), seu tímido vizinho adolescente, é obrigado por uma gangue a roubar o carro de Walt, um Gran Torino retirado da linha de montagem pelo próprio. Walt consegue impedir o roubo, o que faz com que se torne uma espécie de herói local. Especialmente para Sue (Ahney Her), mãe de Thao, que insiste que deve trabalhar para Walt como forma de recompensá-lo. A direção é do próprio Eastwood. “Gran Torino” estréia nesta sexta-feira, no Cine 4 do Moviecom e na Sala 1 do Cinemark. Classificação indicativa 14 anos.

Estréia 2: “Pagando Bem, Que Mal Tem?”

Zack Brown (Seth Rogen) e Miriam Linky (Elizabeth Banks) são amigos há muito tempo, sendo que atualmente dividem uma casa e possuem diversas dívidas. Após terem a água e a luz cortadas, eles resolvem fazer um filme pornô caseiro para conseguir algum dinheiro. Desta forma selecionam alguns amigos para ajudá-los, jurando que o sexo não irá prejudicar a amizade existente. Só que, quando as gravações começam, o negócio se torna algo bem maior do que imaginavam. A direção é de Kevin Smith. “Pagando Bem, Que Mal Tem?” estréia nesta sexta-feira, no Cine 6 do Moviecom e na Sala 6 do Cinemark. Classificação indicativa 16 anos.

Estréia 3: “Perdido Pra Cachorro”

Chloe (Miriam Fischer - voz) é uma cadela chihuahua totalmente “patricinha” de Beverly Hills, mimada ao extremo por sua dona, a milionária Viv (Jamie Lee Curtis). Papi (Márcio Simões - voz) é o chihuahua do jardineiro da milionária que só tem olhos e focinho para Chloe, mas ela não dá a menor atenção para ele. Um dia, porém, Chloe é seqüestrada durante uma viagem ao México e, longe de sua dona, enfrenta o perigoso doberman Diablo (Jorge Vasconcellos - voz) e seu dono. Para isso Chloe conta com a ajuda de outros cães, como o pastor alemão Delgado (Júlio Chaves - voz), Monte (Carlos Seidl - voz) e Chucho (Eduardo Dascar - voz) e, claro, Papi, que viaja com seu dono para salvar sua amada. A direção é de Raja Gosnell. “Perdido Pra Cachorro” estréia nesta sexta-feira, no Cine 2 do Moviecom. Classificação indicativa livre. Cópia dublada.

Pré-Estréia: “Ele Não Está Tão a Fim de Você”

Gigi (Ginnifer Goodwin) é uma romântica incurável, que um dia resolve sair com Conor (Kevin Connolly). Ela espera que ele ligue no dia seguinte, o que não acontece. Gigi resolve ir até à casa dele, onde conhece Alex (Justin Long), colega de quarto de Conor. Alex tem uma visão bastante realista sobre o mundo e tenta apresentá-la a Gigi, através de seu ponto de vista masculino. Paralelamente Conor namora Anna (Scalett Johansson), uma cantora que se interessa por Ben (Bradley Cooper), que é casado com Janine (Jennifer Connelly). Para completar Gigi trabalha com Janine, sendo chefiadas por Beth (Jennifer Aniston). A direção é de Ken Kwapis. “Ele Não Está Tão a Fim de Você” terá pré-estréia de sexta a domingo (21h30) na sala 5 do Moviecom, e, sexta-feira (21h20) e sábado (0h30), na Sala 4 do Cinemark. Classificação indicativa 12 anos.

Sessão Cult: “A Questão Humana”

Simon (Mathieu Amalric) trabalha como psicólogo no departamento de recursos humanos da filial francesa de uma corporação petroquímica de origem alemã. Quando o vice-presidente lhe pede que investigue a vida do presidente, suspeito de insanidade mental, a percepção de Simon torna-se caótica. O passado volta à tona durante o inquérito, revelando ligações indeléveis da empresa com o regime nazista. Com Michael Lonsdale, Edith Scob e Lou Castel. A direção é de Nicolas Klotz. “A Questão Humana” ganhou o prêmio da crítica do Festival Internacional de São Paulo de 2007. A partir desta sexta-feira, na Sala 7 do Cinemark, na sessão de 14h. Classificação indicativa 14 anos.

Projeto Moviecom Arte: “Estamos Bem Mesmo Sem Você”

Abandonado pela mãe e pela esposa Stefania (Barbora Bobulova), Renato (Kim Rossi Stuart) e seu casal de filhos formam uma família unida. Tommy (Alessandro Morace), de 11 anos, vive sua rotina, apesar das eventuais brigas com sua irmã Viola (Marta Nobili) e do temperamento duro e disciplinador do pai. Um dia, porém, Stefania volta para casa tão de repente quanto havia partido, e sua presença desequilibra aquela união. Velhas dores e sonhos são revividos. No entanto, Tommy ainda pode contar com seu refúgio secreto no alto dos telhados da cidade. A direção é de Kim Rossi Stuart. A partir desta sexta-feira, no Cine 3 do Moviecom, na sessão de 14h45. Classificação indicativa 12 anos.

Ópera no Cinema: “Madame Butterfly”

Um dos trabalhos mais conhecidos de Puccini, a ópera é ambientada na cidade de Nagasaki, na virada do século XX, e conta a história de uma linda e jovem gueixa que sacrifica tudo pelo amor de seu marido, um oficial da marinha americana, com o qual teve um casamento arranjado. Conduzida pelo maestro Patrick Summers, o elenco principal de Madame Butterfly é formado pela soprano Patricia Racette, a mezzo-soprano Maria Zifchak, o tenor Marcello Giordani e o barítono Dwayne Croft. Domingo, às 16h50, segunda-feira e terça-feira às 20h20, no Cine 3 do Moviecom. Classificação indicativa livre.





Confira na TV


“Dia de Treinamento”, no SBT

Um policial novato entra no departamento de narcóticos da polícia de Los Angeles e passa a ter como parceiro um policial veterano corrupto. Com Denzel Washington e Ethan Hawke. Sexta-feira, às 23h.

“Apostando a Vida”, na Globo

Sonny Briggs é motorista em Las Vegas e jogador compulsivo. Em sua fase de má sorte atual ele acredita que a situação não pode piorar, até descobrir que uma assassina profissional está em sua cola. Sexta-feira, às 23h20.

“Acima de Qualquer Suspeita”, no SBT

Um bem-sucedido promotor é indicado a investigar o assassinato de uma colega de trabalho. Porém, à medida que as investigações avançam, as suspeitas apontam para o próprio promotor. Com Harrison Ford, Brian Dennehy e Raul Julia Sábado, às 23h.

“A Casa de Vidro 2”, na Globo

Após serem adotados por um casal, dois adolescentes passam a desconfiar que seus pais adotivos já planejavam adotá-los antes mesmo deles se tornarem órfãos. Sábado, às 23h30.

“Sonhos Eróticos”, na Band

Justine e o professor Robson vão à Escócia em busca de um livro raro e se envolvem com uma perigosa traficante. Sábado, às 2h30.

“Tarzan”, na Globo

Perdido na selva, um menino é criado por macacos e com eles desenvolve habilidades típicas de um primata. Até que um grupo de pesquisadores chega ao local onde vive, fazendo com que ele tenha contato com a civilização e outros humanos. Domingo, às 13h05.

“Coisas Para se Fazer em Denver Quando Você Está Morto”, na Band

Após falhar em uma missão, um gângster tem apenas 48 horas para escapar de um poderoso chefão do crime organizado que está atrás dele. Com Andy Garcia, Christopher Lloyd e Christopher Walken. Domingo, às 21h.

“Refém”, na Record

Após passar por uma tragédia, um negociador de reféns pede demissão do cargo e passa a trabalhar como delegado em uma pacata cidade. Porém uma tentativa de assalto de três adolescentes faz com que ele tenha que exercer esta função mais uma vez. Com Bruce Willis e Kevin Pollak. Domingo, às 22h.

“Rede de Corrupção”, no SBT

Após ser transferido de distrito, um detetive passa a investigar o núcleo do tráfico de drogas local e para combatê-lo receberá a ajuda de um dos principais chefes do crime local. Com Steven Seagal e Tom Arnold. Após o Domingo Legal.

“Steal – Fuga Alucinada”, na Globo

Uma gangue especializada em assaltos a banco e que utiliza esportes radicais em suas fugas espetaculares, planeja cinco roubos subseqüentes em cinco dias. Com Stephen Dorff e Natasha Henstridge. Domingo, às 23h55.

“Janela Indiscreta”, na Globo

Confinado em seu apartamento, com a perna quebrada, fotógrafo passa o tempo espionando os vizinhos com um binóculo e descobre um possível crime. Clássico dirigido pelo mestre do suspense Alfred Hitchcock, com James Stewart e Grace Kelly. Domingo às 1h29.

“Um Drinque no Inferno”, na Band

Uma dupla de criminosos consegue cruzar a fronteira com o México e, ao comemorar o feito, acabam indo a um bar onde precisarão confrontar as mais diversas criaturas das trevas. Com Harvey Keitel, George Clooney, Quentin Tarantino, Salma Hayek e Juliette Lewis. Domingo, às 1h.

“Mansão Mal-Assombrada”, na Globo

Um homem obcecado por trabalho recebe de um fantasma conselhos para se dedicar mais à família. Com Eddie Murphy e Terence Stamp. Segunda-feira, às 22h30.





Lançamentos em DVD










“007 – Quantum of Solace”, em DVD

James Bond (Daniel Craig) e M (Judi Dench) realizam o interrogatório do Sr. White (Jesper Christensen), responsável pelos eventos do filme anterior da série. Porém uma traição faz com que White seja morto. Para investigar o caso Bond parte rumo ao Haiti, onde conhece Camille (Olga Kurylenko), uma bela e perigosa mulher que possui ligações com Dominic Greene (Mathieu Amalric). Greene tem planos para a Bolívia, incluindo a deposição do atual governo, o que faz com que Bond entre em seu caminho. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 5.1.


“A Lista”, em DVD

Jonathan McQuarry (Ewan McGregor) é um auditor corporativo, que trabalha em meio à elite do poder em Nova York. Um dia ele encontra por acaso com Wyatt Bose (Hugh Jackman), um carismático advogado que o introduz em um núcleo que apenas existe para os privilegiados da cidade. Jonathan é então apresentado à "lista", um clube do sexo onde um telefonema e a frase "você está livre hoje?" podem levá-lo a uma noite de satisfação sexual. Porém, ele se envolve com a sensual e misteriosa S (Michelle Williams), que o leva a um universo de traição e assassinato. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 5.1, e, como extras, Making Of, Cenas Deletadas, Final Alternativo e Ficha Técnica.

“Rebobine, Por Favor”, em DVD

Funcionário de uma locadora de fitas VHS desmagnetiza sem querer todo o acervo da loja. Para atender aos desejos de alguns poucos e fiéis clientes, ele e um amigo regravam de forma caseira filmes como "Robocop", "O Rei Leão" e "Conduzindo Miss Daisy", e viram a sensação do bairro. Com Mos Def, Jack Black, Danny Glover, Sigourney Weaver e Mia Farrow. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 5.1, e, como extras, biografias e filmografias.

“As Bonecas Russas”, em DVD

Continuação do sucesso Albergue Espanhol, este filme reúne o diretor Cédric Klapisch com o mesmo elenco do filme anterior, para narrar os eventos que dão seqüência à história de Xavier e seus amigos. Agora com trinta e poucos anos, Xavier (Romain Duris) trabalha como escritor de telenovelas e jornalista free-lancer, mas sonha poder ser livre para escrever suas próprias histórias. Ele continua em contato com sua ex-namorada Martine (Audrey Tautou), agora mãe solteira. Dividido entre Wendy (Kelly Reilly), a amiga britânica, e uma modelo, Xavier conta com a ajuda de Isabelle (Cécile de France), sua amiga lésbica, para encontrar o verdadeiro amor. O disco traz o filme com formato de tela widescreen anamórfico e áudio Dolby Digital 5.1.


Eventos

Semana da Francofonia


A Aliança Francesa, com apoio do Cineclube Natal, exibe três filmes africanos, de três colônias francesas, como parte da Semana da Francofonia, evento o qual celebra a língua francesa ao redor do mundo. A Mostra Semana da Francofonia ocorre em três dias: sexta 20/03, sábado 21/03 e terça 24/03, sempre às 18h, na sede da Aliança Francesa, na Rua Potengi, 459. A entrada é gratuita.

Semana da Francofonia: “Sarraounia”



Eu uma aldeia da África, um velho homem confia sua filha ao seu amigo. Com este pai adotivo, ela aprende o manejo das armas, as verdades da vida, os modos de comunicação com os espíritos. Uma vez mulher, Sarraounia assume a liderança dos Aznas. Rainha, ela não procura dominar, mas luta pela independência e pela paz. Direção de Med Hondo (Mauritânia, 1986). Sexta-feira, dia 20/03.



Semana da Francofonia: “Guimba - Um Tirano e Sua Época”

Sitakili, uma cidade do Sahel, vive sob a dominação de um homem, Guimba Dunbaya, e deu filho Janguiné. Kani Coulibaly é noiva de Janguiné desde que nasceu. Ela é agora uma bela moça, muito cortejada, mas nenhum pretendente ousa declarar-se, de tão grande o terror imposto por Guimba. Durante uma visita de cortesia a Kani, Janguiné apaixona-se por Meya, a mãe de sua noiva, e quer casar com ela. Para satisfazer o capricho do filho, Guimba expulsa Mambi, o marido de Meya. Este refugia-se, então, em uma aldeia de caçadores e organiza a revolta contra o tirano. Direção de Cheick Oumar Sissoko (Mali, 1995). Sábado, dia 21/03.

Semana da Francofonia: “Pedaços da Identidade”

Mani Kongo, o velho rei de uma província congolesa, decide partir em busca de sua filha, Mwana, que ele mandou para a Bélgica aos oito anos para estudar, e de quem está sem notícias há anos. O rei, que não quer abrir mão de nenhuma de suas tradições, vai cruzar personagens como Chaka-Jo, jovem mestiço belgo-congolês e falso motorista de táxi sem documento nem estadia, Viva Wa Viva, jovem elegante que se apossa de seu dinheiro, ou ainda Noubia, jovem cantora iluminada e solitária... Mani Kongo volta para casa com Mwana e Chaka-Jo, mas será que o regresso a África permitirá a estas personagens "sem lenço nem documento" se reconciliar com eles próprios? Direção de Mweze Dieudonné Ngangura (Congo, 1998). Terça-feira, dia 24/03.




Filme da Semana: “Jogo Entre Ladrões”


É curiosa a constatação de que, embora ninguém deseje ser roubado, a maioria das pessoas adora filmes sobre roubos elaborados e requintados. Para atender esse público, estreou, na semana passada, o filme “Jogo Entre Ladrões”, estrelado por Antonio Banderas e Morgan Freeman.

O filme atual mantém uma tradição que vem do cinema mudo, com “O Grande Roubo do Trem”, de Edwin S. Porter, no longínquo 1903, passando por “Onze Homens e um Segredo”, com Frank Sinatra, e “Crown, o Magnífico”, com Steve McQueen, obras revisitadas, posteriormente, por George Clooney e Pierce Brosnan, chegando ao divertido “A Lenda do Tesouro Perdido”, onde até a Constituição original é roubada.

Jack Monahan (Antonio Banderas) é um assaltante ousado e solitário, que sai da ensolarada Miami para aventurar-se nos meandros de Nova York. Seu primeiro golpe não poderia ser mais ousado: assaltar o condutor de uma rica joalharia da cidade em pleno metrô. O golpe não sai bem como ele planejara, mas, mesmo assim ele consegue escapar com os diamantes, numa ousada ação de fuga.

O golpe chama a atenção de Keith Ripley (Morgan Freeman), um veterano ladrão de obras de arte, que convida Jack para ser seu parceiro em seu próximo trabalho. Mas, o problema é que Ripley é caçado implacavelmente, tanto pelo policial Weber (Robert Foster), quanto pela máfia russa, chefiada pelo misterioso Nicky (Rade Serbedzija), que pressiona o velho malandro por uma dívida de um antigo parceiro.

Este parceiro era o pai de Alexandra Korolenko (Radha Mitchell), uma advogada que tenta se manter distante dos negócios obscuros em que o pai e Ripley se envolviam. Mas, ela parece não ter sucesso nem quanto aos ameaçadores capangas da máfia, nem quanto ao sedutor Jack, com que se envolve num romance proibido.

Em meio a todas as ameaças, eles são obrigados a manter o projeto do roubo em execução. O problema é que o objeto de desejo, que vale quarenta milhões de dólares, está escondido em um dos lugares mais protegidos de Nova York. O objetivo do roubo são dois ovos Fabergé, os últimos exemplares fabricados, que são protegidos tanto pela polícia da cidade quanto pelo Serviço Secreto russo.

Como já tradição neste tipo de filme, os ladrões terão que utilizar a fina flor da tecnologia aliada à astúcia e a improvisação, para penetrar no cofre, roubar os objetos e sair com segurança do lugar. O que torna o desafio mais crucial é que a vida de Alexandra está condicionada a que eles tenham sucesso no roubo. O mais curioso, entretanto, é que nada é o que parece ser.

É sempre um prazer ver o veterano Freeman dar um show de interpretação, já que ele consegue dar seriedade a qualquer papel que faça. Já Antonio Banderas, que parece não ter acertado as escolhas ultimamente, rateia um pouco no início até conseguir equilibrar o seu personagem.

“Jogo Entre Ladrões” é um filme divertido, ágil e leve, sem se dar ao trabalho de querer ser verossímil, característica comum deste tipo de filme. As novas gerações gostarão do ritmo veloz e das soluções nem sempre muito plausíveis, mas, que tornam o filme agradável. É desligar o cérebro e curtir.

sexta-feira, 13 de março de 2009

Claquete – 13 de março de 2009



Newton Ramalho - colunaclaquete@gmail.com

O que está em cartaz

Sexta-feira, 13, quem diria, acompanhada de lua cheia, é propícia ao amor. Talvez por isso, estréia, neste final de semana, “Dia dos Namorados Macabro”. Estréiam, também, “Jogo Entre Ladrões”, com Antonio Banderas e Morgan Freeman, a animação “Tô de Férias” (só no Cinemark), e o elogiado “Gomorra”, no Projeto Moviecom Arte. Continuam em cartaz o vencedor do Oscar “Quem Quer Ser um Milionário?” (vejam em Filme da Semana), a ficção “Watchmen – O Filme”, o drama nacional “O Menino da Porteira”, as comédias “Um Hotel Bom Pra Cachorro” e “Se Eu Fosse Você 2”, e o drama de guerra “Operação Valquíria”. Nas programações exclusivas, o Cinemark exibe a animação “O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes”, e o drama nacional “5 Frações de uma Quase História”, na Sessão Cult do Cinemark, enquanto o Moviecom mantém a comédia “A Pantera Cor de Rosa 2”.

Estréia 1: “Jogo Entre Ladrões”

Jack Monahan (Antonio Banderas) é um criminoso que está passando por uma grande maré de azar. Sua vida muda quando conhece Ripley (Morgan Freeman), um experiente ladrão que o chama para participar de um arriscado roubo. Ele está de olho num comerciante de diamantes, Vitaly Zykov, cujos amigos em ex-locais soviéticos estão escoando os vários tesouros escondidos da Rússia para o depósito high-tech de Zykov para serem vendidos. Trancados atrás de alarmes, guardas armados, vigilância sofisticada e a porta do cofre acionada por voz e impressões digitais encontram-se quadros premiados, jóias e... os dois últimos Ovos Fabergé criados até hoje – e nunca circulados. Ripley precisa roubá-los para quitar uma dívida com a máfia. Jack aceita o convite, mesmo sabendo que no mundo do crime não pode confiar em alguém. Mas, nem tudo acontece como deveria, e nem todos são o que parecem, nesta trama surpreendente. A direção é de Mimi Leder. “Jogo Entre Ladrões” estréia nesta sexta-feira, no Cine 7 do Moviecom e na Sala 7 do Cinemark. Classificação indicativa 14 anos.

Estréia 2: “Dia dos Namorados Macabro”

Há dez anos, uma tragédia mudou para sempre a cidade de Harmony. Tom Hanniger (Jensen Ackles), inexperiente operário nas minas de carvão, causou um acidente nos túneis que matou cinco homens, deixando um único sobrevivente, Harry Warden, em coma permanente. Então, precisamente um ano depois, no Dia dos Namorados, Harry Warden acordou... e assassinou brutalmente 22 pessoas com uma picareta, antes de ser morto. Dez anos mais tarde, Tom Hanniger retorna a Harmony no Dia dos Namorados, ainda assombrado pelas mortes que causou. Lutando para reparar seu passado, ele combate também os sentimentos não resolvidos pela ex-namorada Sarah (Jaime King), agora casada com seu melhor amigo Axel (Kerr Smith), o xerife da cidade. Mas, nessa noite, após um longo período de paz, algo retorna do passado obscuro de Harmony. Usando máscara de minerador e armado com uma picareta, um assassino circula livremente. E conforme ouvem seus passos se aproximando, Tom, Sarah e Axel percebem com pavor que só pode ser Harry Warden, que voltou para se vingar. A direção é Patrick Lussier. “Dia dos Namorados Macabro” estréia nesta sexta-feira, no Cine 4 do Moviecom e na Sala 1 do Cinemark. Classificação indicativa 16 anos.

Estréia 3: “Tô de Férias”

Em uma pequena ilha dos mares do Sul, um grupo de animais - um pinguim, um lagarto, um pássaro e um elefante marinho - tem suas vidas idílicas interrompidas por Impy, um safado e amável bebê dinossauro. Tudo muda quando chega um caçador de pequenos dinossauros, que leva o protagonista a viver num iate de luxo. O conforto, no entanto, esconde intenções nada nobres do visitante. “Tô de Férias” estréia nesta sexta-feira, na Sala 4 do Cinemark. Classificação indicativa livre. Cópia dublada.

Sessão Cult: “5 Frações de uma Quase História”

Carlos (Leonardo Medeiros) é um fotógrafo que tem adoração por pés femininos. Almejando um trabalho sobre isso, ele enfrenta problemas para encontrar os pés e a modelo ideal. Um homem se projeta em personagens de filmes através da televisão, o que o faz realizar uma viagem entre o delírio e a realidade. Akim (Nivaldo Pedrosa) é funcionário de um tribunal de justiça, que é chamado às pressas para um encontro às com um juiz veterano (Jece Valadão), e recebe a oferta de ganhar muito dinheiro caso assuma um crime cometido pelo juiz. Antônio (Cláudio Jaborandy) trabalha em um matadouro. Ele nota que seu casamento está em crise, até que descobre a traição da esposa. Lúcia (Cynthia Falabella) é uma secretária desiludida, que sonha em se casar. Ela marca um encontro às escuras com Beto (Murilo Grossi), que conhece através de um programa de rádio, mas, ao encontrá-lo logo fica nítido que eles têm expectativas diferentes para este encontro. A partir desta sexta-feira, na Sala 1 do Cinemark, na sessão de 15h10. Classificação indicativa 16 anos.

Projeto Moviecom Arte: “Gomorra”

Toto (Salvatore Abruzzese) tem 13 anos e trabalha como mensageiro de um grupo de traficantes de drogas e armas. Pasquale (Salvatore Cantalupo), alfaiate contratado secretamente por chineses para formar operários, descobre subitamente que sua vida corre perigo. Don Ciro (Gianfelice Imparato) é responsável por levar dinheiro a famílias cujos membros estão presos ou mortos. Como eles, outros tantos habitantes de Nápoles e da região da Campanha têm suas vidas regidas pela Camorra, a tradicional máfia local que alimenta uma espiral de violência sem fim. “Gomorra” foi indicado como Melhor Filme Estrangeiro no Globo de Ouro, BAFTA e Independent Spirit Awards, ganhando o Grande Prêmio do Júri, no Festival de Cannes. A direção é de Matteo Garrone. A partir desta sexta-feira, no Cine 3 do Moviecom, na sessão de 16h35. Classificação indicativa 18 anos.




Confira na TV


“Trucks – Comboio do Terror”, no SBT

Homem se muda com o filho para uma pequena cidade do interior, mas vê a paz do local ser ameaçada quando os caminhões adquirem vida própria. Sexta-feira, às 23h.

“Gigolô Europeu por Acidente”, na Globo

Vários gigolôs europeus são assassinados e as suspeitas recaem sobre T.J. Hicks, o cafetão de Deuce Bigalow. Ele, então, vai à Europa para tentar limpar o nome do amigo. Lá, tem que lutar contra o sindicato local, além de "enfrentar" mais uma lista de clientes anormais. Com Mike Bigelow. Sexta-feira, às 23h15.

“O Império Romano”, no SBT

O gladiador Tyrannus presta serviço a Júlio Cesar, mas, não consegue evitar o complô para o assassinato do líder. Sua missão, então, será proteger o herdeiro do ditador. Sábado, às 23h.

“Lado a Lado”, na Globo

Filhos de pais separados não aceitam a nova namorada do pai. Para piorar, a mãe das crianças ainda alimenta esta briga, mantendo a pose de mãe perfeita. A barreira parece ser intransponível, até que uma notícia inesperada muda completamente a relação. Com Julia Roberts e Susan Sarandon. Sábado, às 23h30.

“S.O.S. do Amor”, na Globo

Apaixonada por um astro do rock, uma jovem aceita um emprego num hotel do Caribe para poder encontrá-lo. Lá eles se encontram numa festa em um navio, mas ambos caem ao mar. Com Amanda Bynes. Domingo, às 13h05.

“Perigo Extremo”, na Band

Policial se infiltra em uma quadrilha especializada em roubo de jóias, que o coloca em situações cada vez mais perigosas. Com Chow Yun Fat. Domingo, às 21h.

“+ Velozes + Furiosos”, na Record

O policial Brian O'Conner (Paul Walker) se une a um ex-colega (Tyrese Gibson) para investigar o crime organizado de Miami e o transporte de um carregamento de dinheiro para o chefe do tráfico local. Domingo, às 22h.

“O Fugitivo”, no SBT

Um médico é acusado de ser o assassino de sua própria esposa, mas consegue fugir para encontrar quem é o verdadeiro culpado pelo assassinato, tendo ainda a polícia em seu encalço. Com Harrison Ford, Tommy Lee Jones e Juliane Moore. Após o Domingo Legal.

“Risco Duplo”, na Globo

Ashley Judd é vítima de uma trama que lhe tira a guarda do filho e a coloca na prisão por seis anos. Já em liberdade condicional, ela parte em busca de seu marido, que forjou a própria morte para incriminá-la. Com Tommy Lee Jones. Domingo, às 23h55.

“O Contrato”, na Globo

Um professor de educação física, viúvo, sai para acampar com o filho adolescente. No caminho, eles encontram um assassino profissional, procurado pela polícia, pelo FBI e por matadores que querem exterminá-lo. Com Morgan Freeman e John Cusack. Segunda-feira, às 22h30.




Lançamentos em DVD

“A Duquesa”, em DVD

O filme conta a vida da Duquesa de Devonshire, Georgiana Cavendish, que viveu de 1757 a 1806. Georgiana (Keira Knightley) casou-se aos 18 anos com o Duque de Devonshire (Ralph Fiennes), que queria a todo custo ter um filho. Possuindo o título de Duquesa de Devonshire, logo Georgiana demonstrou sua inteligência e perspicácia perante a corte inglesa. Entretanto ela não conseguia dar ao duque um filho, com todas as suas tentativas de ficar grávida resultando em abortos ou em filhas. Isto faz com que o relacionamento entre eles se deteriore, pouco a pouco. De beleza invejada nas rodas sociais inglesas, Georgiana usou um pouco mais do que suas influências para participar do cenário político. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 5.1.

“O Traidor”, em DVD

Roy Clayton (Guy Pearce) é um agente do FBI que lidera as investigações de uma perigosa conspiração internacional. Uma pista faz com que entre em seu foco Samir Horn (Don Cheadle), um ex-capitão de operações especiais do exército norte-americano. Misterioso, Horn é responsabilizado quando uma grande operação fracassa. Isto faz com que ele desapareça antes que qualquer um o escute, o que gera a criação de uma força-tarefa formada por diversas agências, com o objetivo de encontrá-lo. É quando Carter (Jeff Daniels), um veterano da CIA, e Max Archer (Neal McDonough), um agente do FBI, são incumbidos da missão. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 5.1.

“Satyricon”, de Fellini, em DVD

Livre adaptação de Fellini da famosa peça de Petronius, que faz uma crônica da vida na Roma antiga. Encolpio (Potter) e seu amigo Ascilto (Keller) disputam o afeto do jovem Gitone (Max Born). Quando Encolpio é rejeitado, ele começa uma jornada na qual encontra todos os tipos de pessoas e de acontecimentos, entre eles uma orgia e um desfile de prostitutas na Roma antiga. Durante a orgia, organizada por Trimalchio (Mario Romagnoli), encontra um ex-escravo que menosprezou a mulher em troca de prazeres oferecidos por um jovem garoto. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 2.0, e, como extras, biografias e filmografias.

“A Queda do Império Romano”, em DVD

No auge da expansão geográfica do império romano, o general Lívio (Stephen Boyd) comanda a nova política do imperador Marco Aurélio (Alec Guinness), que quer a pacificação de fronteiras e a adoção para os povos conquistados uma certa autonomia. Mas Marco Aurélio acaba envenenado por Commodus (Christopher Plummer), filho ilegítimo que assume o trono e mergulha Roma no caos político e administrativo, o que dá origem à queda do Império Romano. O filme, de 1964, recebeu uma indicação ao Oscar e ganhou o Globo de Ouro, na categoria de Melhor Trilha Sonora. O disco traz o filme com formato de tela letterbox e áudio Dolby Digital 5.1.



Eventos

“As Vagas Estrelas da Ursa Maior” na Sessão Cine Vanguarda

Neste domingo, dia 15 de março, o Cineclube Natal, em parceria com o Teatro de Cultura Popular Chico Daniel exibe o clássico “As Vagas Estrelas da Ursa Maior” (Vaghe Stelle dell'Orsa, 1965), do diretor italiano Luchino Visconti. Sandra (Claudia Cardinale) retorna a Volterra, cidade onde passou sua infância, com seu marido Andrew (Michael Craig). Ela deseja homenagear seu pai, que morreu ainda quando ela era criança. Lá, Andrew conhece o irmão de Sandra e descobre que eles compartilham um segredo. A sessão começa às 17 horas e a entrada custa R$ 2,00 (dois reais). Classificação indicativa 16 anos.

Quinta do Cinema, no Solar Bela Vista


O Solar Bela Vista, a unidade do SESI, que trabalha a Cultura e o Lazer, criou a Quinta do Cinema, onde irá exibir, toda quinta-feira, um filme de longa ou curta metragem, ou um documentário. A primeira exibição será na próxima quinta-feira, dia 19, quando serão exibidos quatro documentários musicais, “Rua da Escadinha 162”, de Márcio Câmara, “Seu Minervino e a Viola Caipira”, de Pedro Dacosta Lyra, “Viva Volta”, de Heloisa Passos, e “O Mundo é uma Cabeça”, de Bidu Queiroz e Cláudio Barroso. Às 17h.




Filme da Semana: “Quem Quer Ser um Milionário?”


Poucas vezes um filme vencedor do Oscar tem tido reações tão extremadas da crítica quanto “Quem Quer Ser um Milionário?”, de Danny Boyle, que estreou em nossos cinemas no final de semana passado. O mais comum é crítica e público ficarem em campos opostos, mas, pelo menos em se tratando dos espectadores, a aprovação parece ser unânime. Fica a dúvida: este filme é ou não merecedor do Oscar?

“Quem Quer Ser um Milionário?” traz a diferença no seu registro de nascimento. O diretor Danny Boyle iniciou sua carreira com filmes do tipo “ame ou odeie”, como “Cova Rasa” e “Trainspotting – Sem Limites”, passou para pastelões hollywoodianos como “A Praia” e até arriscou na ficção-científica, com o estranho “Sunshine – Alerta Solar”.

No filme atual, Boyle invadiu o maior produtor de filmes do mundo – a Índia – e fez um produto, que, se é dirigido para o Ocidente, mantém firmes traços do cinema indiano, com a imensa maioria da equipe técnica e do elenco local, além, obviamente, de o roteiro ser baseado no livro de um autor indiano, Vikas Swarup. Para superar os desafios, Boyle contou com a parceria de uma co-diretora hindu, a documentarista Loveleen Tandan.

Mas, afinal, de que trata o filme? A história gira em torno da trajetória de três crianças, os irmãos Jamal e Salim, e a menina Latika. Os três pertenciam à minoria mulçumana que vivia na imensa favela de Juhu, na cidade de Mombai, a antiga Bombaim.

Os meninos Jamal (Ayush Mahesh Khedekar) e Salim (Azharuddin Mohammed Ismail) viviam com a mãe, na favela, vivendo a infância comum dos meninos da Índia, em meio às traquinagens, aulas e os deveres de ajudar em casa.

Um dos inúmeros conflitos religiosos que aconteceu na Índia causa a morte da mãe dos meninos e da jovem Latika (Rubiana Ali), fazendo-os fugirem para o mundo, sobrevivendo como catadores no lixão. Dalí, são convidados para viver no orfanato de Maman (Ankur Vikal), que faz os meninos esmolarem para ele, além de uma obsessão por bons cantores. Uma nova fuga leva os garotos para longe dali, mas, desta vez, Latika fica para trás.

Na verdade, o filme vai revelando esses fatos aos poucos. As primeiras cenas mesclam o interrogatório de Jamal (Dev Patel) com sua participação no programa de televisão “Quem Quer Ser um Milionário?”. Ele passa a noite sendo torturado em uma delegacia de polícia para revelar como fraudou o programa. Afinal de contas, como pode um jovem saído de uma favela, que mal sabe ler, responder a todas as perguntas e ficar a um passo de ganhar vinte milhões de rupias?

Para Jamal, que mesmo torturado não perde a serenidade, não há nada além da verdade. Para provar que não cometeu fraude, ele vai mostrando como sabia das respostas, e é através disso que vamos tomando conhecimento da história de vida do rapaz, todas as etapas que venceu para chegar até aquele ponto, e o que pretende, afinal.

Finalmente, Jamal fica de novo frente a frente com Prem Kumar (Anil Kapoor), o cínico apresentador do programa, que fará a pergunta final para o rapaz. Enquanto isso, o país inteiro pára, com a atenção presa pelo desfecho do programa, e, entre eles, Latika (Freida Pinto) e Salim (Madhur Mittal), que vivem sob a influência do poderoso gângster Javed (Mahesh Manjrekar). Conseguirá Jamal se tornar um milionário? Ou melhor, conseguirá ele o que quer? Assista ao filme, e verá.

Pode ser que Boyle nunca tenha pensado nisso, mas, o filme traz uma mensagem muito interessante sobre o que realmente tem valor e o que é preciso fazer para alcançar isso. Para muitos, o importante é fortuna, fama, beleza, poder, etc.. Para Jamal, o que ele quer da vida é muito claro, e ele fará o que for necessário para conseguir o seu objetivo, utilizando, para isso, os talentos que a vida lhe proporcionou. A história, mais do que um fato “real”, é uma fábula sobre como as nossas escolhas, e, principalmente, nossos valores e atitudes repercutirão no resto de nossas vidas.

Muita gente tem comparado “Quem Quer Ser um Milionário?” com “Cidade de Deus”, de Fernando Meirelles. Os dois filmes tem em comum a ambientação na pobreza extrema, o convívio com a violência, e um numeroso elenco jovem. Mas, a mensagem de cada um dos filmes é diferente, além de características cinematográficas próprias, seja a brasileira, seja a indiana. Ponto.

Resta, então, responder a pergunta que fiz anteriormente: o filme é merecedor do Oscar? Bem, qualquer filme pode ganhar o Oscar, pois, ao contrário de premiações mais técnicas, como o Globo de Ouro, a Academia sofre muitas influências, que já resultaram em algumas premiações duvidosas.

Antes do Oscar, o filme já havia acumulado prêmios, como quatro Globos de Ouro (filme, diretor, roteiro e trilha sonora), sete Baftas (inclusive de filme e diretor), prêmios dos sindicatos americanos - como dos produtores, montadores, diretores de fotografia, roteiristas e atores (que premiaram o elenco) - e várias sociedades de críticos (como as de Nova York e Los Angeles).

Mas, “Quem Quer Ser um Milionário?” não é um azarão que ganhou pela simpatia dos jurados. O filme tem um roteiro muito bem escrito e executado, direção segura, um elenco afinado e surpreendente, a montagem perfeita e uma trilha sonora eletrizante, além de uma fotografia excepcional. Observem que foram estas as premiações do filme, além de Canção Original (“Jai Ho”) e Melhor Som.

“Quem Quer Ser um Milionário?” é um filme sensível, leve e divertido, embora mostre uma Índia muito mais crua e real do que da novela da Globo, que só existe na cabeça do novelista. Mostrando uma forma diferente de fazer cinema, o filme foge do hamburger-com-fritas de Hollywood, sem virar um dos longuíssimos dramalhões indianos. Ou seja, o equilíbrio perfeito. Contudo, uma dica: não saia do cinema antes dos créditos finais, quando boa parte do elenco apresenta um número musical que é característico dos filmes indianos. Boa diversão.

sexta-feira, 6 de março de 2009

Claquete – 06 de março de 2009


Newton Ramalho - colunaclaquete@gmail.com

O que está em cartaz

Enquanto as águas de março lavam e levam o verão, descobrimos que há vida na Terra após o carnaval. As estréias do final de semana são o vencedor do Oscar “Quem Quer Ser um Milionário?”, a ficção “Watchmen – O Filme”, o drama nacional “O Menino da Porteira”, o nacional “5 Frações de uma Quase História”, na Sessão Cult do Cinemark, e “Ninho Vazio”, no Projeto Moviecom Arte. Continuam em cartaz o drama “Foi Apenas um Sonho”, (vejam em Filmes da Semana), as comédias “A Pantera Cor de Rosa 2” e “Um Hotel Bom Pra Cachorro”, o drama de guerra “Operação Valquíria”, a animação “Coraline e o Mundo Secreto”, a comédia nacional “Se Eu Fosse Você 2”, e o drama “O Curioso Caso de Benjamin Button”. Nas programações exclusivas, o Cinemark exibe a animação “O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes”, enquanto o Moviecom mantém o terror “Sexta-feira 13”.

Estréia 1: “Quem Quer Ser um Milionário?”

Jamal K. Malik (Dev Patel) é um jovem que trabalha servindo chá em uma empresa de telemarketing. Sua infância foi difícil, tendo que fugir da miséria e violência para conseguir chegar ao emprego atual. Um dia ele se inscreve no popular programa de TV "Quem Quer Ser um Milionário?". Inicialmente desacreditado, ele encontra em fatos de sua vida as respostas das perguntas feitas. “Quem Quer Ser um Milionário?” ganhou oito Oscars, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição, Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora, Melhor Canção Original ("Jai Ho") e Melhor Som. Foi ainda indicado nas categorias de Melhor Edição de Som e Melhor Canção Original ("O Saya"). Além disso, ganhou 4 Globos de Ouro, nas categorias de Melhor Filme - Drama, Melhor Diretor, Melhor Roteiro e Melhor Trilha Sonora, e ainda sete prêmios no BAFTA. A direção é de Danny Boyle, que fez “Trainspotting” e “Cova Rasa”. “Quem Quer Ser um Milionário?” estréia nesta sexta-feira, no Cine 3 do Moviecom e na Sala 2 do Cinemark. Classificação indicativa 16 anos.

Estréia 2: “Watchmen – O Filme”

Em um universo paralelo, no ano de 1977 foi aprovada pelo congresso norte-americano a Lei Keene, que proibia as atividades de mascarados no combate ao crime. Isto fez com que vários super-heróis deixassem a carreira, entre eles, o Coruja (Patrick Wilson) e Espectral (Malin Akerman). Outros, como o Comediante (Jeffrey Dean Morgan) e o Dr. Manhattan (Billy Crudup), passaram a trabalhar para o governo. Dois anos antes da implementação desta lei, Adrian Veidt (Matthew Goode) decidiu revelar sua identidade como Ozymandias, dedicando-se, a partir de então, na construção de um império econômico. Em 1985, o mundo vive o clima da Guerra Fria, no qual um ataque nuclear pode acontecer a qualquer momento, podendo partir tanto dos Estados Unidos quanto da União Soviética. Neste clima de tensão política, Edward Blake, o Comediante, é assassinado. Em seu funeral comparecem, em momentos diversos, seus antigos companheiros. Entre eles está Rorschach (Jackie Earle Haley), que acredita que a morte do herói seja o indício da existência de um assassino de mascarados. Dirigido por Zack Snyder, de “300”, o filme é baseado na famosa graphic novel de Alan Moore e Dave Gibbons. “Watchmen – O Filme” estréia nesta sexta-feira, no Cine 4 do Moviecom e na Sala 7 do Cinemark. Classificação indicativa 18 anos.

Estréia 3: “O Menino da Porteira”

Anos 50. No vilarejo de Rio Bonito o peão Diogo (Daniel) conduz uma grande boiada até a Fazenda Ouro Fino. Ao passar pelo sítio Remanso ele conhece Rodrigo (João Pedro Carvalho), um garoto que sonha em se tornar um boiadeiro. Logo eles se tornam amigos, sendo também testemunhas das injustiças que ocorrem na região devido à ganância do major Batista (José de Abreu), dono da Fazenda Ouro Fino. O major ordena que seus capangas chantageiem os moradores locais, de forma que vendam o gado pelo preço que deseja. A situação muda quando Otacílio Mendes (Eucir de Souza), pai de Rodrigo, decide se rebelar, contando com a ajuda do farmacêutico Dr. Almeida (Zedu Neves). A direção é de Jeremias Moreira. O roteiro é baseado na conhecida canção sertaneja de Teddy Vieira e Luizinho, gravada pela primeira vez em 1955. “O Menino da Porteira” estréia nesta sexta-feira, no Cine 6 do Moviecom e na Sala 6 do Cinemark. Classificação indicativa livre.

Sessão Cult: “5 Frações de uma Quase História”

Carlos (Leonardo Medeiros) é um fotógrafo que tem adoração por pés femininos. Almejando um trabalho sobre isso, ele enfrenta problemas para encontrar os pés e a modelo ideal. Um homem se projeta em personagens de filmes através da televisão, o que o faz realizar uma viagem entre o delírio e a realidade. Akim (Nivaldo Pedrosa) é funcionário de um tribunal de justiça, que é chamado às pressas para um encontro às com um juiz veterano (Jece Valadão), e recebe a oferta de ganhar muito dinheiro caso assuma um crime cometido pelo juiz. Antônio (Cláudio Jaborandy) trabalha em um matadouro. Ele nota que seu casamento está em crise, até que descobre a traição da esposa. Lúcia (Cynthia Falabella) é uma secretária desiludida, que sonha em se casar. Ela marca um encontro às escuras com Beto (Murilo Grossi), que conhece através de um programa de rádio, mas, ao encontrá-lo logo fica nítido que eles têm expectativas diferentes para este encontro. A partir desta sexta-feira, na Sala 1 do Cinemark, na sessão de 15h10. Classificação indicativa 16 anos.

Projeto Moviecom Arte: “Ninho Vazio”

Quando os filhos de Leonardo e Martha saem de casa para o mundo, os dois voltam a conviver de forma intensa, trazendo à tona diferenças antes encobertas. Martha se adapta rapidamente às mudanças: retoma a faculdade e uma vida social intensa. Leonardo, escritor renomado, está cansado das obrigações sociais e opta pela introversão. Ele sente medo das transformações em seu redor e vê uma crise de meia-idade se aproximar. Para descobrir como se acomodar à nova configuração de sua vida e salvar o casamento, Leonardo se entrega à imaginação e embarca numa longa viagem interior. A direção é de Daniel Burman. A partir desta sexta-feira, no Cine 3 do Moviecom, na sessão de 17h10. Classificação indicativa 12 anos.



Confira na TV


“Tempestade”, no SBT

Em meio a uma chuva torrencial, que deixa uma pequena cidade inundada, um guarda de segurança tenta impedir o roubo de US$ 3 milhões. Com Morgan Freeman, Christian Slater, Minnie Driver e Randy Quaid. Sexta-feira, às 23h.

“Refém do Silêncio”, na Globo

A filha de um psiquiatra é sequestrada, forçando-o a decifrar um enigma em torno do roubo de um diamante, cuja resposta está na mente de uma jovem adolescente que está em estado catatônico. Com Michael Douglas e Brittanny Murphy. Sexta-feira, às 23h10.

“Syriana, a Indústria do Petróleo”, no SBT

Um agente veterano da CIA nota que o trabalho da agência vem sendo deixado de lado para favorecer os políticos. Com George Clooney, Matt Damon e Amanda Peet. Vencedor do Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Sábado, à meia-noite.

“Atirador 3”, na Globo

Especialista em eliminar traficantes de drogas e assassinos internacionais, o atirador de elite da marinha americana (Tom Berenger) agora se vê frente a frente com o seu maior desafio: localizar e exterminar o seu melhor amigo. Sábado, às 23h30.

“Academia do Prazer”, na Band

Os inescrupulosos donos de uma academia encontram um aparelho que exacerba a libido e usa em seus clientes. Sábado, às 2h30.

“A Morte Pede Carona”, na Record

Um casal em viagem se depara com um homem misterioso, que está pedindo carona e posteriormente passa a persegui-los. Com Sean Bean, Sophia Bush e Zachary Knighton. Domingo, às 22h45.

“Fuga de Los Angeles”, no SBT

Após um grande terremoto, Los Angeles se torna uma ilha-prisão. Quando a filha do presidente decide se unir aos revolucionários da ilha, a saída do governo é convocar o mercenário Snake, que deve trazê-la de volta. Com Kurt Russell, Peter Fonda e Steve Buscemi. Após o Domingo Legal.

“8 Milímetros”, na Globo

Um detetive (Nicolas Cage) se infiltra no submundo da pornografia, a fim de descobrir a origem de um filme de sexo amador onde uma garota é morta após ser abusada sexualmente. Domingo, às 23h55.

“Assassino Frio”, na Band

Um jovem e brilhante pintor é convencido a mostrar suas obras em uma pequena cidade onde começam a ocorrer fatos estranhos. Com Eric Roberts e Rod Steiger. Domingo, às 1h.

“A Lenda do Zorro”, na Globo

Uma organização secreta deseja impedir que a Califórnia se torne parte dos Estados Unidos, sendo combatida por Zorro. Com Antonio Banderas, Catherine Zeta-Jones e Rufus Sewell. Segunda-feira, às 22h35.



Lançamentos em DVD

“Max Payne”, em DVD

Baseado num videogame interativo de grande popularidade, “Max Payne” conta a história de um policial que decide agir por conta própria para encontrar os responsáveis pelo brutal assassinato de sua família e do seu parceiro. Obcecado por vingança, sua investigação o conduz por uma jornada de verdadeiro pesadelo num submundo sombrio. À medida que se aprofunda no mistério, Max (Mark Wahlberg) se vê forçado a combater inimigos sobrenaturais e a enfrentar uma traição inimaginável. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 5.1.

“A Cor da Romã”, em DVD

Trabalho revolucionário, de 1968, realizado sem diálogos ou movimentos de câmera, é uma das grandes obra-primas do cinema do século XX. Biografia estilizada do poeta e trovador Sayat Nova do século 18. Descreve a vida do músico, poeta e revolucionário da Armênia em oito seções, da infância à morte, rica em seus simbolismos sacros e seculares. Visualmente um deleite, um delírio imaginativo, um poema visual dos mais importantes já realizados. O filme, de Sergei Paradjanov, foi proibido, remontado e permaneceu como um dos filmes mais importantes já realizados no cinema. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 2.0, e, como extras, Filmografia, Biografia e Trailers.

“Bezerra de Menezes: O Diário de um Espírito”, em DVD

Cinebiografia de Bezerra de Menezes, médico, vereador, deputado, abolicionista, que se tornou um exemplo de homem e escreveu uma história de vida marcada pelo amor e pela caridade. Com Carlos Vereza no papel principal, o filme conta a trajetória do médico desde a infância, mostrando o histórico momento em que assume o espiritismo, para desgosto da família. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 2.0, e, como extras, Making Of (34'), Cenas comentadas pelo diretor Glauber Filho (6'), Cenas comentadas pelo diretor Joe Pimentel (7'), Entrevista com o ator Lucio Mauro sobre Bezerra de Menezes (26'), Trailer de cinema, Trailer de TV e Cenas excluídas: Cena do Abraço (4') e Discurso Parlamentar (4').

“Mel Brooks - A História do Mundo - Parte 1”, em DVD

Mel Brooks e sua hilária versão da história do mundo provam que nada é sagrado e nos mostram de forma muito bem humorada o que aconteceu de verdade através dos tempos. Esta comédia delirante tem de tudo, de uma sátira ao filme 2001, Uma Odisséia no Espaço, ao relato legítimo do que aconteceu no Império Romano (Mel Brooks interpreta um filósofo fazendo uma "apresentação" no palácio de César), na Revolução Francesa (Mel Brooks é o rei Luís XVI) e na Inquisição Espanhola (um grande número musical com monges e freiras nadando). O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 2.0.



Eventos

“Contos da Lua Vaga” na Sessão Cine Café

Nesta sexta-feira, dia 06 de março de 2009, o Cineclube Natal, retomando sua cativa parceria com o Nalva Melo Salão Café, apresentará, às 20h, o filme japonês “Contos da Lua Vaga” ("Ugetsu Monogatari", 1953), do diretor Kenji Mizoguchi, ganhador do Leão de Prata em Veneza e indicado ao Oscar de Melhor Figurino. A sessão será no próprio café, na Av. Duque de Caxias, 110, Ribeira, e a entrada custa R$ 2,00 (dois reais). Mais informações no telefone 3212-1655. Classificação indicativa 14 anos.





Filmes para a Mulher, no Natal Shopping

Até o domingo, o Natal Shopping, em parceria com o Cineclube Natal, apresentará sessões de filmes em DVD para as clientes. Entre os filmes que irão ser apresentados, destaque para “As Horas” [Stephen Daldry, 2002] (quinta-feira), “Lanternas Vermelhas” [Zhang Yimou, 1991] (sexta), “Kika” [Pedro Almodóvar, 1993] (sábado), e “Camille Claudel” [Bruno Nuytten, 1988] (domingo). As exibições serão na Loja 301, no segundo piso, sempre a partir das 18h30.




Filmes da Semana: “Foi Apenas um Sonho” e “Marido Por Acaso”


O acaso fez com que, no fim de semana passado, eu assistisse dois filmes que tratam do tema “o que se espera de um relacionamento” com as abordagens mais extremas possíveis. Os filmes em questão foram o drama “Foi Apenas um Sonho”, com Leonardo DiCaprio e Kate Winslet, e, a comédia romântica “Marido Por Acaso”, com Uma Thurman e Colin Firth.

O drama “Foi Apenas um Sonho” é ambientado na América dos anos 50. O mundo recuperava-se da Segunda Guerra Mundial e os Estados Unidos viviam uma era de franca expansão mundial, enquanto a Europa e a Ásia reconstruíam o que fora destruído na guerra.

Quando Frank (Leonardo DiCaprio) e April (Kate Winslet) se conheceram, logo após o final da guerra, eram dois jovens que ansiavam viver da maneira diferente da de seus pais e de todos que conheciam. Os dois tinham sede de aventuras, e nutriam um sonho comum, de viver em Paris.

Mas, no ano de 1955, o casal já tem dois filhos e mora em uma confortável casa no subúrbio, no interior do estado de Nova York. Todos os dias Frank dirige seu carro até a estação, pega o trem para Manhattan e passa o dia no escritório de uma grande empresa, onde exerce um cargo burocrático que detesta. Suas diversões são os almoços com os colegas e transar com alguma secretária novata. Depois, a volta, mais trem e carro, chegando em casa à noite.

No dia do aniversário de trinta anos de Frank, April propõe a idéia mais maluca que já lhe passou pela cabeça: ressuscitar a ida para Paris, recomeçando a vida lá, sobrevivendo com as economias e com um emprego de secretaria que ela conseguiria facilmente. Por sua vez, Frank poderia estudar e procurar o trabalho que mais o interessasse. Era o adeus a sua vida atual, monótona e desinteressante.

Incrédulo, a princípio, aos poucos Frank vai se apegando à ideia, empolgando-se com o pensamento de recomeçar tudo, em um novo mundo, com novos amigos e novos projetos.

Todos ao seu redor pensam que os dois ficaram loucos. A única exceção é John (Michael Shannon), o pirado filho da amiga corretora Helen (Kathy Bates), que fica feliz ao encontrar alguém que quer fugir da mediocridade em que todos vivem.

Mas, o destino prepara algumas armadilhas para o jovem casal. April fica chocada ao descobrir que está grávida, e Frank é assediado pelo presidente da companhia para trabalhar em uma nova divisão que irá fabricar e vender computadores.

Como ficarão os planos do casal? Ir para Paris significa entrar de cabeça em uma aventura incerta, com um recém-nascido em um país estranho. Ficar significa abrir mão dos sonhos e acomodar-se em uma vida segura e confortável, porém, monótona e vazia.

April, mais do que ninguém, sofre com os novos fatores. É em seu corpo que está o maior empecilho para a realização do sonho. Porém, o que mais a aflige é perceber que o seu relacionamento é totalmente diverso do que sempre imaginara...

“Marido por Acaso” não poderia ser mais diverso do que o tratado acima. A história gira em torno de Emma Lloyd (Uma Thurman), uma radialista que possui um famoso programa de rádio, no qual conversa com os ouvintes ao vivo e dá conselhos sobre seus relacionamentos.

Num dos programas, ela recebe a ligação de Sofia (Justina Machado), que está prestes a casar com Patrick Sullivan (Jeffrey Dean Morgan), um simpático bombeiro do Queens. Se Sofia já tinha alguma dúvida sobre o que sentia por Patrick, os conselhos de Emma a fizeram decidir pelo rompimento. Emma, como sempre, defendia que o melhor marido seria aquele que pudesse oferecer solidez e segurança, mesmo que o romantismo ficasse em um segundo plano.

Patrick fica revoltado com a intromissão da radialista, e procura uma maneira de se vingar. Um dia, através de um jovem hacker, seu vizinho, consegue acessar o arquivo com os dados pessoais de Emma, do banco de dados da prefeitura de Nova York. Com o consentimento de Patrick, o rapaz altera o estado civil de Emma, colocando-a como se fosse casada com o bombeiro.

A vingança surte efeito logo, pois Emma estava de casamento marcado com Richard (Colin Firth), um bem sucedido empresário da editora responsável pela publicação do livro da radialista. Quando fazem a consulta na prefeitura, descobrem que ela está casada com uma pessoa que nunca viu na vida.

Disposta a desfazer o mal entendido, Emma vai à procura de Patrick, que faz um jogo de gato e rato, brincando com a garota e sempre adiando a entrega do papel com a anulação do falso casamento.

Aos poucos, porém, os dois vão se envolvendo, fazendo com que Emma passe a duvidar dos conselhos que sempre dá para os outros, que o objetivo mais importante em um relacionamento deve ser a segurança, e não a paixão e outros sentimentos. Mas, tudo pode ir pelo avesso se ela descobrir que tudo começou com uma armação de Patrick.

Como disse no início, os dois filmes discutem, cada um à sua maneira, sobre o que se espera de um relacionamento. No drama, April vê os seus sonhos ruírem, e com eles, a visão que tinha de um relacionamento perfeito, repleto de aventuras e diferente de todos os outros que desprezava. No romance, Emma aposta em um relacionamento seguro, longe das intempéries das paixões, preservando o conforto e a estabilidade.

“Foi Apenas um Sonho” retrata, com notável fidelidade, a vida vazia da classe média americana, aprisionada nos elegantes bairros residenciais nos subúrbios, com vizinhos distantes e amigos artificiais. O tema já havia sido tratado magnificamente em “Pecados Íntimos”, estrelado, também, por Kate Winslet.

“Marido Por Acaso”, por sua vez, é uma comédia romântica leve e divertida, embora discuta, com alguma profundidade, o que realmente importa em uma relação.

Façam suas escolhas e analisem as escolhas das heroínas.