sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Claquete – 13 de fevereiro de 2009


Newton Ramalho - colunaclaquete@gmail.com

O que está em cartaz

Com a proximidade do Oscar e do Carnaval, começam a chegar alguns títulos interessantes. As estréias do final de semana são “Operação Valquíria”, com Tom Cruise, a animação “Coraline e o Mundo Secreto”, o terror “Sexta-feira 13”, o drama “A Troca” (só no Moviecom), com Angelina Jolie, “Lírios D’água” na Sessão Cult do Cinemark e “O Silêncio de Lorna”, no Projeto Moviecom Arte. Continuam em cartaz o drama nacional “Verônica” (vejam em Filme da Semana), “Noivas em Guerra”, “Sim Senhor!” e “Se Eu Fosse Você 2”, o infantil “Um Faz de Conta Que Acontece” e o drama “O Curioso Caso de Benjamin Button”. Nas programações exclusivas, o Cinemark exibe o drama “O Leitor”, “O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes” e “Bolt – Supercão”, enquanto o Moviecom mantém “Austrália”.

Estréia 1: “Operação Valquíria”

Durante a Segunda Guerra Mundial, o conde Claus Schenk Graf von Stauffenberg (Tom Cruise) foi um dos principais personagens da conspiração que culminou com o fracassado atentado contra Hitler em 20 de julho de 1944. Em março de 1942, Stauffenberg havia sido promovido a oficial do Estado Maior, com a incumbência de proteger as tropas do general Rommel, após o desembarque dos aliados no norte da África. Num ataque aéreo, em 7 de abril de 1943, Stauffenberg perdeu um olho, a mão direita e dois dedos da mão esquerda. Após recuperar-se dos ferimentos, aliou-se ao general Friedrich Olbricht (Bill Nighy), Ludwig Beck (Terence Stamp) e Henning von Treskow (Kenneth Branagh) na conspiração que passaram a chamar de Operação Valquíria. A direção é de Bryan Singer. “Operação Valquíria” estréia nesta sexta-feira, no Cine 6 do Moviecom e na Sala 6 do Cinemark. Classificação indicativa 14 anos.

Estréia 2: “Coraline e o Mundo Secreto”

Entediada em sua nova casa, Caroline Jones, um dia, começa a contar as coisas azuis, as janelas e as portas, e encontra atrás de uma delas um universo alternativo, com versões de seus pais com enormes botões no lugar dos olhos. Aquela outra versão de sua própria vida, aparentemente, é bem parecida com a que leva, com a diferença que, neste outro lado, tudo parece ser melhor, inclusive as pessoas com quem convive. Caroline se empolga com a descoberta, mas, logo descobre que há algo de errado quando seus pais alternativos tentam aprisioná-la neste novo mundo. É a primeira animação em stop-motion a ser feita originalmente para o formato 3D, e, até agora, é o mais longo filme de animação em stop-motion já feito. A direção é de Henry Selick. “Coraline e o Mundo Secreto” estréia nesta sexta-feira, no Cine 7 do Moviecom e na Sala 1 do Cinemark. Classificação indicativa dez anos.

Estréia 3: “Sexta-feira 13”

Clay (Jared Padalecki) vai à misteriosa floresta de Crystal Lake, em busca de sua irmã desaparecida. Lá ele encontra restos de velhas cabanas, aparentemente abandonadas. Apesar de ser avisado pelos oficiais e habitantes locais, ele resolve explorar o local juntamente com uma jovem, que está em um grupo que se formou para passar um final de semana de aventuras. O que eles não esperavam era encontrar Jason Voorhess (Derek Mears), o assassino da máscara de hóquei. Este é o 11º filme baseado no personagem Jason Voorhess, iniciado com “Sexta-Feira 13”, em 1980, indo até “Jason X”, em 2002. A direção é de Marcus Nispel. “Sexta-feira 13” estréia nesta sexta-feira, no Cine 4 do Moviecom e na Sala 3 do Cinemark. Classificação indicativa 18 anos.

Estréia 4: “A Troca”

Los Angeles, março de 1928. Christine Collins (Angelina Jolie), uma mãe solteira, se despede de Walter (Gattlin Griffith), seu filho de nove anos, e vai para o trabalho. Ao retornar, descobre que Walter desapareceu, o que faz com que inicie uma busca exaustiva. Cinco meses depois, a polícia traz uma criança, dizendo ser Walter. Atordoada pela emoção da situação, além da presença de policiais e jornalistas que desejam tirar proveito da repercussão do caso, Christine aceita a criança. Porém, no íntimo, ela sabe que ele não é Walter e, com isso, pressiona as autoridades para que continuem as buscas por ele. Baseado na história verídica conhecida como Wineville Chicken Coop Murders, o filme obteve três indicações ao Oscar 2009. A direção é de Clint Eastwood. “A Troca” estréia nesta sexta-feira, no Cine 2 do Moviecom. Classificação indicativa 16 anos.

Sessão Cult: “Lírios D’Água”

Durante o verão, em um subúrbio de Paris, Marie (Paulien Acquart), Anne (Louisse Blachère) e Floriane (Adele Haenel) não têm nada para fazer além de olhar para o teto. Elas têm 15 anos e suas vidas giram em torno da piscina local, onde praticam nado sincronizado. Enquanto convivem pelos corredores e vestiários da academia, os primeiros sentimentos de desejo, amor e violência irão aparecer dramaticamente. Obteve três indicações ao César, o Oscar francês. A direção é de Céline Sciamma. A partir desta sexta-feira, na Sala 3 do Cinemark, na sessão de 15h10. Classificação indicativa 14 anos.

Projeto Moviecom Arte: “O Silêncio de Lorna”

Lorna (Arta Dobroshi) deseja se tornar sócia em uma lanchonete, juntamente com seu namorado belga. Para tanto ela aceita se casar com Claudy (Jérémie Renier), um dos capangas do mafioso Fábio (Fabrizio Rongione), apenas para assim adquirir a nacionalidade belga. Após algum tempo ela é obrigada a mais uma vez se casar, desta vez com um mafioso russo, para obter sua cidadania. Só que, para que este novo casamento seja possível, Lorna precisa antes matar Claudy. No entanto, Lorna acaba se apegando ao rapaz, e tem dúvidas se conseguirá compactuar com o crime. Ganhou o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Cannes 2008. A direção é de Luc Dardenne e Jean-Pierre Dardenne. A partir desta sexta-feira, no Cine 3 do Moviecom, na sessão de 17h. Classificação indicativa 16 anos.



Confira na TV

“Carrie, a Estranha”, no SBT

Uma jovem, filha de uma fanática religiosa, descobre que tem poderes paranormais, ao mesmo tempo em que é alvo de trotes dos colegas. Refilmagem do clássico de Brian de Palma. Sexta-feira, às 23h.

“Closer – Perto Demais”, na Globo

Uma fotógrafa se casa com um homem, mas mantém um caso secreto com outro. Este usa uma stripper como musa inspiradora para tentar conquistar o amor dela. Com Julia Roberts, Jude Law, Natalie Portman e Clive Owen. Sexta-feira, às 23h25.

“Alexandre”, no SBT

Cinebiografia do conquistador Alexandre, o Grande (Colin Farrell), desde sua infância até junho de 323 A.C., quando morreu faltando apenas um mês para completar 33 anos. Sábado, às 23h.

“Quando um Estranho Chama”, na Globo

Uma jovem que trabalha como babá entra em pânico após uma série de telefonemas, em que uma pessoa estranha fala para que cheque as crianças que está tomando conta. Sábado, às 23h45.

“Flashbacks Eróticos”, na Band

Justine é raptada por desconhecidos e drogada, para revelar informações sobre tesouros que ela e o Professor Robson descobriram. Sábado, às 1h45.

“Pequenos Espiões – A Ilha dos Sonhos Perdidos”, na Globo

Os jovens espiões Carmen e Juni estão de volta para combater um perigoso geneticista, que vive em uma misteriosa ilha. Com Antonio Banderas e Steve Buscemi. Domingo, às 13h.

“Hulk”, na Record

Após ter seus genes alterados devido a um acidente com radiação gama, o cientista Bruce Banner passa a se transformar em um ser gigantesco e perigoso. Com Eric Bana, Nick Nolte e Jennifer Connelly. Domingo, às 22h.

“Matrix Revolutions”, no SBT

O confronto decisivo entre humanos e máquinas, quando Zion está prestes a ser completamente destruída. Com Keanu Reeves, Laurence Fishburne, Hugo Weaving, Carrie-Anne Moss, Monica Bellucci e Jada Pinkett Smith. Após o Domingo Legal.

“O Sexto Dia”, na Globo

Arnold Schwarzenegger é um chefe de família que, repentinamente, descobre que foi substituído por um clone. Domingo, às 23h55.

“Droga de Sedução”, na Band

Um dentista renomado, que tem a vida perfeita, mete-se em grandes confusões quando aceita uma fantasia erótica com uma desconhecida. Com Steve Martin. Domingo, à 1h.

“Golpe Baixo”, na Globo

Após ser preso por dirigir embriagado, um ex-astro do futebol americano recebe o pedido do diretor do presídio para que monte um time de presidiários, para jogar uma partida contra os guardas. Com Adam Sandler, Burt Reynolds e Chris Rock. Segunda-feira, às 22h30.



Lançamentos em DVD

“[REC]”, em DVD

A jornalista Ángela Vidal (Manuela Velasco) e o câmera Pablo (Pablo Rosso) fazem uma reportagem em um quartel do Corpo de Bombeiros, na intenção de mostrar seu cotidiano. Porém, o que aparentemente seria uma saída noturna rotineira de resgate, logo se transforma em um grande pesadelo. Presos em um edifício, a equipe de filmagens e os bombeiros enfrentam uma situação desconhecida e letal. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital.

“Amigos, Amigos, Mulheres à Parte”, em DVD

Tank (Dane Cook) é um solteirão convicto, que possui um talento nato para manipular e ofender mulheres. Já Alexis (Kate Hudson) é uma advogada bem-sucedida, que terminou recentemente um namoro com Dustin (Jason Biggs) e deseja apenas ter sexo casual de agora em diante. Tank logo lhe parece ser o parceiro ideal para esta nova fase de sua vida, mas, logo ela se vê tendo que controlar as emoções que passa a sentir por ele. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 5.1, e, como extras, trailers e novidades.

“Fantasma”, em DVD

Embora considerado como uma obra menor do mestre do expressionismo F. W. Murnau, “Fantasma”, realizado em 1922, é um delírio sobre o tema do sósia, tão em voga na literatura e no cinema alemão da época. Lorenz Lubota, um escritor de origem humilde, se apaixona obsessivamente pela mulher que estava na carruagem que o atropelou: Verônica, uma mulher inacessível por pertencer a uma das famílias mais ricas da cidade. Lorenz encontra sua sósia, Melitta, que trabalha num cabaré decadente. O disco traz o filme com formato de tela standard e áudio Dolby Digital, e, como extras, fotos e informações técnicas.

“A Bela da Tarde”, em DVD

Esta é a história de Séverine (Catherine Deneuve), jovem, rica, casada com um cirurgião de sucesso e infeliz, que procura um discreto bordel para realizar suas fantasias sexuais e conseguir o prazer que seu marido não consegue lhe dar. Curiosa, Séverine termina acostumando-se a uma vida dupla. Até o aparecimento de Marcel, um delinquente que se enamora da mulher, e complica a cômoda situação da protagonista. O mais popular e também o mais belo filme do mestre do surrealismo. A direção é de Luis Buñuel. O filme traz formato de tela widescreen e som Dolby Digital 2.0, e, como extras, Biografias, Filmografias e Galeria de pôsteres.



Eventos


Ao invés de Oscar, escola de samba...

Os cinéfilos de plantão, que não perdem uma transmissão do Oscar, podem ir preparando o confete e a serpentina. É que a Rede Globo, que tem os direitos de transmissão para TV aberta, preferiu transmitir o desfile das escolas de samba do domingo de carnaval. Quem quiser assistir a cerimônia do Oscar terá que optar pelo canal pago TNT, com os comentários de Rubem Ewald Filho. Domingo, dia 22, pré-show às 21h e a cerimônia oficial às 22h.

Semana dos Academy Awards


Ainda na TNT, na semana que antecede a entrega do Oscar, todo dia, de 15 a 21 de fevereiro, sempre às 22h, será exibido um filme vencedor da premiação. Na sequência, serão, a partir de domingo, “O Segredo de Brokeback Mountain” (15/02), “O Aviador” (16/02), “O Jardineiro Fiel” (17/02), “Homem-Aranha 2” (18/02), “O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei” (19/02), “King Kong” (20/02) e “Gladiador” (21/02).




Filme da Semana: “Verônica”


Quando li a sinopse de “Verônica”, de Mauricio Farias, não pude evitar a sensação de déja vu, pois enviava diretamente ao filme “Gloria”, de John Cassavetes, de 1980, refilmado posteriormente em 1999 por Sidney Lumet, com Sharon Stone no papel que fora brilhantemente vivido por Gena Rowlands no filme original. Bem, o nosso não é uma refilmagem, podendo ser visto mais como uma homenagem ao filme de Cassavetes.

“Verônica” não poderia ser mais brasileiro, já que é ambientado na selva da guerrilha urbana do Rio de Janeiro. Verônica (Andréa Beltrão) é professora de uma escola primária do ensino público. Após vinte anos de serviço, Verônica sente-se desgastada, é impaciente com os alunos, e se revolta por ter que interromper o recreio das crianças por conta dos tiroteios da favela vizinha.

Além dos problemas no trabalho, a vida pessoal da moça também vai de mal a pior. Separada do marido, Paulo (Marco Ricca), que é policial, Verônica vive em um quitinete onde mal consegue se mexer. Para completar, a mãe precisa fazer uma cirurgia que sempre é postergada no hospital publico.

Chegando ao que pensa ser o seu limite, Verônica decide abandonar o emprego, e já avisa a diretora que aquele será o último dia na escola. No final da tarde, um aluno, Leandro (Matheus de Sá) fica no portão, pois ninguém veio buscá-lo. Verônica, então decide levá-lo até em casa, que fica na favela vizinha.

Quando Verônica chega lá com o menino, descobre que ocorreu um duplo assassinato, exatamente com os pais do garoto. Enquanto tenta entender o que aconteceu, Verônica é alertada por uma vizinha para sair dali com Leandro, pois os assassinos também estão à procura dele.

Sem saber o que fazer, Verônica decide levar o menino para a sua casa. No dia seguinte, quando conversa com Paulo para saber o que fazer com o garoto, não percebe que este está escutando a conversa e revela que os pais estão mortos. Ao saber disso, Leandro foge do apartamento, embrenhando-se na cidade.

Verônica começa a ser seguida e abordada por varias pessoas, entre elas, o Major Diniz (Ailton Graça) que explica que investiga policiais corruptos e que o interesse é por um simples pen drive, que pode estar em poder do garoto.

Outras pessoas começam a persegui-la, alguns colegas do ex-marido e até traficantes da favela onde Leandro morava. Verônica, que reencontra Leandro, começa uma fuga desesperada para salvar a vida do garoto e a sua própria, sem saber em quem confiar e no que acreditar.

Desesperada, ela recorre a Paulo, que descobre que o pen drive contém imagens de policiais e traficantes juntos, e que isso poderia levantar um escândalo por conta da associação com os bandidos.

Ao mesmo tempo em que luta contra as adversidades, Verônica vai crescendo, seja como ser humano, seja como mãe substituta, seja como guerreira, já que chega a pegar em armas para enfrentar os seus perseguidores. Mas, nessa luta inglória ela se depara impotente, pois os inimigos são muitos e poderosos. Conseguirá ela escapar com vida, e, mais importante, com Leandro, que faz despertar nela sentimentos que jamais imaginava possuir?

É curioso que o cinema brasileiro gire em torno de temas recorrentes, em especial, as favelas cariocas, a luta contra os traficantes e a corrupção policial. Mas, enquanto “Tropa de Elite” tinha o herói dos sonhos dos brasileiros, o capitão Nascimento, que resolvia tudo na bala, em “Verônica” temos uma heroína diferente, uma mulher comum, endividada e decepcionada com a vida, que é capaz de feitos incríveis graças a um objetivo real.

Esse filme é todo de Andréa Beltrão, que se revela, a cada dia, uma atriz completa, capaz de realizar papéis cômicos, como a cabeleireira Marilda, de “A Grande Família”, à amargurada protagonista de “Verônica”.

O filme tem algumas falhas de roteiro, não ficando muito bem encadeadas as cenas finais, onde ela negocia com um coronel e logo depois enfrenta outros perseguidores. Mas, o elenco está bem, a fotografia é limpa, sem a sofisticação de “Cidade de Deus”, com muitas cenas à luz do dia, e a trilha sonora é empolgante, principalmente nas cenas de perseguição, o que leva algumas pessoas a lembrar do filme alemão “Corra, Lola, Corra”.

“Verônica” pode não ter o charme de “Meu Nome Não é Johnny”, a graça de “Se Eu Fosse Você 2”, ou, o preciosismo de “Última Parada 174”, mas, certamente está anos-luz a frente de “Era Uma vez...”. Assista e forme a sua própria opinião.

Nenhum comentário: