sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Claquete – 27 de fevereiro de 2009


Newton Ramalho - colunaclaquete@gmail.com

O que está em cartaz

Meio de ressaca, meio pegando no tranco, finalmente o ano de 2009 começa pra valer, no Brasil. As estréias do final de semana são os dramas “Foi Apenas um Sonho”, com Cate Winslet e Leonardo DiCaprio e “Um Homem Perdido”, no Projeto Moviecom Arte. Continuam em cartaz as comédias “A Pantera Cor de Rosa 2” e “Um Hotel Bom Pra Cachorro” (vejam em Filmes da Semana), o drama de guerra “Operação Valquíria”, a animação “Coraline e o Mundo Secreto”, o terror “Sexta-feira 13”, as comédias “Noivas em Guerra” e “Se Eu Fosse Você 2”, o infantil “Um Faz de Conta Que Acontece” e o drama “O Curioso Caso de Benjamin Button”. Nas programações exclusivas, o Cinemark exibe a comédia “Sim Senhor!”, a animação “O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes” e o nacional “Deserto Feliz”, na Sessão Cult do Cinemark, enquanto o Moviecom mantém o drama “A Troca”, com Angelina Jolie.

Estréia 1: “Foi Apenas um Sonho”

Anos 50. Frank (Leonardo DiCaprio) e April (Kate Winslet) formam um casal feliz. Eles sempre se consideraram especiais e prontos para levar uma vida seguindo ideais. Ao se mudarem para uma casa na Revolutionary Road, eles ficam orgulhosos por declarar independência da inércia suburbana que os rodeava. Porém, logo eles percebem que estão se tornando justamente aquilo que não queriam ser. Frank está em um trabalho insignificante e tem medo de tudo, enquanto que April é uma dona de casa infeliz. Decidida a mudar a situação, April propõe que comecem tudo de novo, deixando de lado o conforto da atual casa e recomeçando a vida em Paris. Só que, para executar este plano, eles chegam aos seus extremos. Este filme obteve três indicações ao Oscar, quatro para o Bafta e rendeu o Globo de Ouro de Melhor Atriz - Drama para Kate Winslet, além de ser indicado nas categorias de Melhor Filme - Drama, Melhor Diretor e Melhor Ator - Drama (Leonardo DiCaprio). A direção é de Sam Mendes, de “Beleza Americana”. “Foi Apenas um Sonho” estréia nesta sexta-feira, no Cine 5 do Moviecom e na Sala 1 do Cinemark. Classificação indicativa 16 anos.

Sessão Cult: “Deserto Feliz”

Jéssica (Nash Laila) é uma jovem de 14 anos que vive em Deserto Feliz, uma cidade do sertão pernambucano. Após ser violentada pelo padrasto, sob o olhar cúmplice de sua mãe, ela decide fugir para Recife. Ao chegar à cidade, ela passa a trabalhar no turismo sexual, até conhecer o afeto através de Mark (Peter Ketnath), um turista alemão. Ganhou quatro Kikitos de Ouro no Festival de Gramado, nas categorias de Melhor Filme - Júri Popular, Melhor Diretor, Melhor Fotografia e Melhor Direção de Arte. Ganhou também o Prêmio da Crítica. A direção é de Paulo Caldas. A partir desta sexta-feira, na Sala 5 do Cinemark, na sessão de 15h10. Classificação indicativa 16 anos.

Projeto Moviecom Arte: “Um Homem Perdido”

O solitário Fouad Saleh (Alexander Siddig), um fugitivo dos conflitos que ensangüentaram o Líbano na década de 80, vaga pelos países do Oriente Médio. O fotografo francês Thomas Koré (Melvil Poupaud) viaja ao redor do mundo à procura de imagens novas, retratos íntimos de pessoas estranhas. A primeira vez que o francês viu o libanês foi quando o flagrou com a câmera, beijando uma estranha. Fouad e Thomas, então, dividem um táxi para Amã, na Jordânia, onde a história dos dois se aproxima mais. O fotógrafo, intrigado, tenta descobrir a história desse homem, experiência que muda seu destino para sempre. A direção é de Danielle Arbid. A partir desta sexta-feira, no Cine 3 do Moviecom, na sessão de 17h. Classificação indicativa 14 anos.




Confira na TV


“Players Club”, no SBT

Determinada a sobreviver e conseguir um diploma na faculdade, Diana consegue um emprego de stripper no Clube dos Imorais. Com Bernie Mac, Monica Calhoun e Ice Cube. Sexta-feira, às 23h30.

“Resident Evil – O Hóspede Maldito”, na Globo

Um destacamento militar é designado para enfrentar um supercomputador que está fora de controle e ainda centenas de cientistas que, devido a um acidente, foram transformados em zumbis canibais. Com Milla Jovovich e Michelle Rodriguez. Sábado, às 23h10.

“O Guarda-Costas”, no SBT

Após receber uma série de cartas ameaçadoras, uma estrela da música pop resolve contratar um guarda-costas para protegê-la. Mas a situação se complica quando eles acabam se apaixonando. Com Kevin Costner e Whitney Houston. Sábado, às 23h30.

“Casseta & Planeta – Seus Problemas Acabaram!!!”, na Globo

Dr. Botelho Pinto (Murilo Benício), um advogado idealista, resolve colocar as Organizações Tabajara no banco do réus. Auxiliado pela secretária Dona Priscila (Maria Paula), o advogado representa o simplório Lindauro das Dores (Bussunda), vítima dos efeitos colaterais do Borogodol. Sábado, às 23h30.

“Os Nerds Saem de Férias”, na Band

Um grupo de nerds vai à Flórida, participar de uma convenção de fraternidades universitárias, onde são rejeitados pelos esnobes Alpha-Betas. Domingo, às 21h.

“King Kong”, na Record

Um cineasta em apuros convida uma atriz com problemas financeiros para estrelar seu próximo filme. Eles partem rumo à Ilha da Caveira, que tem a fama de abrigar seres estranhos. Com Naomi Watts, Jack Black e Adrien Brody. Vencedor de três Oscars. Domingo, às 22h.

“007 – Um Novo Dia Para Morrer”, no SBT

O agente secreto 007 parte em busca de um megalomaníaco que pode deflagrar uma guerra mundial de proporções inimagináveis. Com Pierce Brosnan, Halle Berry e Judi Dench. Após o Domingo Legal.

“O Quarto do Pânico”, na Globo

Mulher recém-separada é surpreendida com a invasão de sua casa por três homens. Ela e a filha se refugiam em um quarto secreto, de onde espionam o que acontece em sua casa através de um circuito fechado de TV. Com Jodie Foster e Forest Whitaker. Domingo, às 23h55.

“Guerra dos Mundos”, na Globo

Ray Ferrier luta para proteger seus filhos de um exército de extraterrestres que invade a Terra, levando sua família para uma corrida desesperada a fim de se livrar dessas criaturas. Com Tom Cruise e Dakota Fanning. Segunda-feira, às 22h30.



Lançamentos em DVD

“Os Segredos dos Cinco Furiosos”, em DVD

O desajeitado e guloso Po, o Panda da animação “Kung Fu Panda” está de volta em nova aventura. Desta vez, Po terá que encarar uma nova e desanimadora tarefa: ensinar Kung Fu para um ávido grupo de coelhinhos do Vale da Paz, contando a eles como os Cinco Furiosos se tornaram os heróis do Kung Fu. É a oportunidade para conferir o som original, com as vozes de Jack Black e Dustin Hoffman. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 5.1, e, como extras, Seja um mestre do Kung Fu, Terra dos Pandas, Brincadeiras com o Po, Kung Fu ao redor do mundo, Jogos, atividades em DVD-Rom.

“Segurando as Pontas”, em DVD

Dale Denton (Seth Rogen) trabalha entregando mandatos judiciais, e, nas folgas que possui, e às vezes até mesmo durante o trabalho, fuma maconha. Seu traficante é Saul Silver (James Franco), que um dia lhe oferece uma espécie rara da erva chamada "pineapple express", muito mais forte que o normal. Dale a compra e, em seguida, fica de prontidão para entregar um mandato a Ted Jones (Gary Cole). Só que ele presencia um assassinato, cometido pelo próprio Ted e por Carol (Rosie Perez), uma policial. Desesperado, Dale joga fora a ponta do pineapple express que estava fumando e foge do local. Só que a única pessoa que vendia a erva na cidade era Saul, o que faz com que Dale o procure. Esta informação logo chega a Ted, que faz de tudo para localizá-los e eliminá-los. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 5.1.

“Amor e Inocência”, em DVD

Apenas o dinheiro fazia funcionar a classicista sociedade inglesa de 1795, e amar era considerado tolice. O Senhor e a Sra. Austen querem o melhor para sua filha caçula, e planejam casá-la com o rico sobrinho de uma nobre senhora da região, mas a jovem Jane (Anne Hathaway), abençoada com um espírito independente, enxerga muito além de riquezas e posição social, além de orgulho e preconceito. Ela quer se casar por amor. E é neste momento que Jane conhece o irlandês Tom Lefroy (James McAvoy), um estudante de direito em visita ao campo. Ele é bonito, inteligente... e pobre. Seus caminhos se cruzam várias vezes. Eles duelam verbalmente na floresta, dançam no baile da assembléia, ela o derrota no jogo de cricket e ele lhe dá Tom Jones para ler. Estão se apaixonando. Sem a aprovação dos familiares, a única solução seria fugir, o que acarretaria em vergonha para a família dela e miséria para a dele. Será que o jovem casal está pronto para tomar uma decisão que tanto ofenderia a razão e a sensibilidade da época? O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 5.1, e, como extras, Descobrindo a Real Jane Austen e Cenas Deletadas.

“As Troianas”, em DVD

Baseado na obra de Eurípedes, o filme conta a tragédia de Hécuba, rainha vencida, viúva de Príamo, que, ao lado de outras mulheres de Tróia, resistem em perder sua querida cidade e entregá-la às mãos dos vencedores gregos. Entregar a cidade, para elas, significa o início de uma vida de escravidão e desolamento. Além da humilhação da derrota, um sorteio entregará cada uma delas, como prêmio, a um soldado grego. O elenco impecável é encabeçado por Katharine Hepburn, no papel de Hécuba, Vanessa Redgrave faz Andrômaca, Geneviéve Bujold é Cassandra e Irene Papas faz Helena. O disco traz o filme com formato de tela letterbox e áudio Dolby Digital 2.0.



Eventos

Programa Petrobras Cultural

Foram prorrogadas, até 12 de março de 2009, as inscrições para todas as áreas de seleção pública do Programa Petrobrás Cultural. Os regulamentos foram revisados, com vistas a incorporar as mudanças decorrentes dessa alteração. Novas datas, editais e outras informações: www.petrobras.com.br.

Apoio a Estreante

A Secretaria do Audiovisual/MinC (SAv/MinC) apoiará financeiramente a realização de 20 obras com duração entre 10 e 15 minutos, com o valor de R$ 80 mil, cada uma, para projetos apresentados por pessoas físicas. Trata-se do Concurso de Apoio à Produção de Obras Cinematográficas Inéditas, de Curta-Metragem, de Ficção ou Documentário, onde serão selecionados, no mínimo, sete diretores estreantes e, no mínimo, dois projetos de cada região geográfica, se possível. Edital e outras informações: www.cultura.gov.br.




Filmes da Semana: “A Pantera Cor de Rosa 2” e “Um Hotel Bom Pra Cachorro”


Enquanto a maioria dos brasileiros pulava nos carnavais do Brasil, este vosso colunista cumpria o estranho ritual de ser o único adulto sem crianças em uma exibição de filme infantil. Dois, para ser mais preciso, já que podem ser classificados assim as estréias “A Pantera Cor de Rosa 2” e “Um Hotel Bom Pra Cachorro”.

“A Pantera Cor de Rosa 2” é uma comédia que segue estritamente a cartilha hollywoodiana. Steve Martin, um dos comediantes de maior tradição nos Estados Unidos vive o patético inspetor Jacques Closeau, um atrapalhado membro da polícia parisiense. Alternando momentos de extrema lucidez com extrema idiotice, Closeau é capaz de resolver crimes intrincados, ao mesmo tempo em que transforma uma situação simples em um desastre total.

Quando objetos de valor inestimável são roubados incluindo o precioso diamante Pantera Cor de Rosa, a comunidade internacional fica em polvorosa. Os países onde ocorreram os roubos indicam representantes para formar um “dream team” de investigadores, que deverá ser comandado por Closeau. O time é formado pelo sagaz e sedutor italiano Vicenzo (Andy Garcia), pelo espanhol Pepperidge (Alfred Molina), pelo especialista em tecnologia japonês Kenji (Yuki Matsuzaki) e pela estonteante Sonia (Aishwarya Rai).

Closeau, por sua vez, conta com a ajuda do fiel assistente Ponton (Jean Reno) e de Nicole (Emily Mortimer), por quem é apaixonado, mas não tem coragem de se declarar. Quando Vicenzo derrama seu charme sobre a moça, Closeau fica doente de ciúmes, e, literalmente, incendeia por onde passa, para impedir que Nicole sucumba ao charme do italiano.

As pistas levam a Avellaneda (Jeremy Irons), um enigmático contrabandista de jóias, que vive recluso em seu castelo. A visita que os investigadores fazem a ele será palco de inúmeras trapalhadas do francês. O que vale mesmo é o clímax, onde Closeau viverá o grande duelo do filme.

O filme é uma sucessão de gags destinadas ao público amante da comédia pastelão, graças às trapalhadas que o personagem principal consegue criar. É meio estranho ver monstros sagrados do cinema, como Jeremy Irons e Andy Garcia fazerem papéis secundários e até ridículos, quando os mesmos já viveram personagens extremamente complexos. Mas, como disse antes, isso é Hollywood, e nas entressafras de bons filmes, as estrelas fazem coisas como “A Pantera Cor de Rosa 2”.

“Um Hotel Bom Pra Cachorro”, por sua vez, foi uma agradável surpresa. Produto de uma boa parceria da Dreamworks com a Nickelodeon, é um filme declaradamente destinado ao público infanto-juvenil, e que reuniu uma enorme quantidade de cães-atores, de cair o queixo.

A história gira em torno de dois órfãos, Andi (Emma Roberts), de 16 anos e Bruce (Jake T. Austin), de onze. Os dois estão vivendo com um casal de roqueiros, Lois (Lisa Kudrow, a Phoebe de “Friends”) e Carl (Kevin Dillon), extremamente exigentes e cheios de regras, coisas que os irmãos detestam. O único que os compreende é Bernie (Don Cheadle), o conselheiro tutelar, que faz o possível para que os irmãos possam viver juntos em um lar adotivo.

Os órfãos tem um animal de estimação, o cachorro Sexta-Feira, que vive escondido, pois Lois jamais admitiria que ele vivesse em sua casa. Um dia, quando estão se escondendo da polícia, que os confunde com ladrões, os irmãos entram em um velho hotel abandonado. Lá, eles encontram alguns cães que fizeram sua moradia.

Aos poucos, eles vão transformando o velho hotel em um lar para cães abandonados, salvando-os da carrocinha. Para resolver os problemas elementares dos cachorros, Bruce usa seu gênio mecânico, criando máquinas para alimentar os animais, fazer exercícios, simular um passeio de carro, e até cria um banheiro para os bichinhos.

Para ajudá-los, eles contam com Dave (Johnny Simmons), Heather (Kyla Pratt), que trabalham em um petshop e com Mark (Troy Gentile), um simpático gordinho, que quer melhorar seu relacionamento com as garotas.

Quando tudo parecia ir às mil maravilhas, o lugar é descoberto, e todos os cães são levados para o Controle Sanitário, onde, provavelmente, serão sacrificados. Os irmãos, por sua vez, são separados, e levados para diferentes instituições.

Agora, será necessário um esforço sobre-humano (ou sobrecanino) para conseguir salvar os bichinhos da morte certa.

Mas, o enfoque maior do filme é mesmo a família, que se reflete no esforço para os irmãos se manterem juntos, assim como na transformação de um bando de vira-latas em uma imensa e alegre família.

O filme é muito movimentado, com uma quantidade enorme de cachorros treinados, chegando a um grau de perfeição técnica que há muito não se via, quando os estúdios preferem fazer tudo no computador. O fato de ser dublado permite que até as crianças menores se divirtam e acompanhem a história.

Não saia do cinema antes do final dos créditos, quando são exibidas imagens dos cães que trabalharam no filme junto com os seus donos, os atores e a equipe técnica.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Claquete – 13 de fevereiro de 2009


Newton Ramalho - colunaclaquete@gmail.com

O que está em cartaz

Com a proximidade do Oscar e do Carnaval, começam a chegar alguns títulos interessantes. As estréias do final de semana são “Operação Valquíria”, com Tom Cruise, a animação “Coraline e o Mundo Secreto”, o terror “Sexta-feira 13”, o drama “A Troca” (só no Moviecom), com Angelina Jolie, “Lírios D’água” na Sessão Cult do Cinemark e “O Silêncio de Lorna”, no Projeto Moviecom Arte. Continuam em cartaz o drama nacional “Verônica” (vejam em Filme da Semana), “Noivas em Guerra”, “Sim Senhor!” e “Se Eu Fosse Você 2”, o infantil “Um Faz de Conta Que Acontece” e o drama “O Curioso Caso de Benjamin Button”. Nas programações exclusivas, o Cinemark exibe o drama “O Leitor”, “O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes” e “Bolt – Supercão”, enquanto o Moviecom mantém “Austrália”.

Estréia 1: “Operação Valquíria”

Durante a Segunda Guerra Mundial, o conde Claus Schenk Graf von Stauffenberg (Tom Cruise) foi um dos principais personagens da conspiração que culminou com o fracassado atentado contra Hitler em 20 de julho de 1944. Em março de 1942, Stauffenberg havia sido promovido a oficial do Estado Maior, com a incumbência de proteger as tropas do general Rommel, após o desembarque dos aliados no norte da África. Num ataque aéreo, em 7 de abril de 1943, Stauffenberg perdeu um olho, a mão direita e dois dedos da mão esquerda. Após recuperar-se dos ferimentos, aliou-se ao general Friedrich Olbricht (Bill Nighy), Ludwig Beck (Terence Stamp) e Henning von Treskow (Kenneth Branagh) na conspiração que passaram a chamar de Operação Valquíria. A direção é de Bryan Singer. “Operação Valquíria” estréia nesta sexta-feira, no Cine 6 do Moviecom e na Sala 6 do Cinemark. Classificação indicativa 14 anos.

Estréia 2: “Coraline e o Mundo Secreto”

Entediada em sua nova casa, Caroline Jones, um dia, começa a contar as coisas azuis, as janelas e as portas, e encontra atrás de uma delas um universo alternativo, com versões de seus pais com enormes botões no lugar dos olhos. Aquela outra versão de sua própria vida, aparentemente, é bem parecida com a que leva, com a diferença que, neste outro lado, tudo parece ser melhor, inclusive as pessoas com quem convive. Caroline se empolga com a descoberta, mas, logo descobre que há algo de errado quando seus pais alternativos tentam aprisioná-la neste novo mundo. É a primeira animação em stop-motion a ser feita originalmente para o formato 3D, e, até agora, é o mais longo filme de animação em stop-motion já feito. A direção é de Henry Selick. “Coraline e o Mundo Secreto” estréia nesta sexta-feira, no Cine 7 do Moviecom e na Sala 1 do Cinemark. Classificação indicativa dez anos.

Estréia 3: “Sexta-feira 13”

Clay (Jared Padalecki) vai à misteriosa floresta de Crystal Lake, em busca de sua irmã desaparecida. Lá ele encontra restos de velhas cabanas, aparentemente abandonadas. Apesar de ser avisado pelos oficiais e habitantes locais, ele resolve explorar o local juntamente com uma jovem, que está em um grupo que se formou para passar um final de semana de aventuras. O que eles não esperavam era encontrar Jason Voorhess (Derek Mears), o assassino da máscara de hóquei. Este é o 11º filme baseado no personagem Jason Voorhess, iniciado com “Sexta-Feira 13”, em 1980, indo até “Jason X”, em 2002. A direção é de Marcus Nispel. “Sexta-feira 13” estréia nesta sexta-feira, no Cine 4 do Moviecom e na Sala 3 do Cinemark. Classificação indicativa 18 anos.

Estréia 4: “A Troca”

Los Angeles, março de 1928. Christine Collins (Angelina Jolie), uma mãe solteira, se despede de Walter (Gattlin Griffith), seu filho de nove anos, e vai para o trabalho. Ao retornar, descobre que Walter desapareceu, o que faz com que inicie uma busca exaustiva. Cinco meses depois, a polícia traz uma criança, dizendo ser Walter. Atordoada pela emoção da situação, além da presença de policiais e jornalistas que desejam tirar proveito da repercussão do caso, Christine aceita a criança. Porém, no íntimo, ela sabe que ele não é Walter e, com isso, pressiona as autoridades para que continuem as buscas por ele. Baseado na história verídica conhecida como Wineville Chicken Coop Murders, o filme obteve três indicações ao Oscar 2009. A direção é de Clint Eastwood. “A Troca” estréia nesta sexta-feira, no Cine 2 do Moviecom. Classificação indicativa 16 anos.

Sessão Cult: “Lírios D’Água”

Durante o verão, em um subúrbio de Paris, Marie (Paulien Acquart), Anne (Louisse Blachère) e Floriane (Adele Haenel) não têm nada para fazer além de olhar para o teto. Elas têm 15 anos e suas vidas giram em torno da piscina local, onde praticam nado sincronizado. Enquanto convivem pelos corredores e vestiários da academia, os primeiros sentimentos de desejo, amor e violência irão aparecer dramaticamente. Obteve três indicações ao César, o Oscar francês. A direção é de Céline Sciamma. A partir desta sexta-feira, na Sala 3 do Cinemark, na sessão de 15h10. Classificação indicativa 14 anos.

Projeto Moviecom Arte: “O Silêncio de Lorna”

Lorna (Arta Dobroshi) deseja se tornar sócia em uma lanchonete, juntamente com seu namorado belga. Para tanto ela aceita se casar com Claudy (Jérémie Renier), um dos capangas do mafioso Fábio (Fabrizio Rongione), apenas para assim adquirir a nacionalidade belga. Após algum tempo ela é obrigada a mais uma vez se casar, desta vez com um mafioso russo, para obter sua cidadania. Só que, para que este novo casamento seja possível, Lorna precisa antes matar Claudy. No entanto, Lorna acaba se apegando ao rapaz, e tem dúvidas se conseguirá compactuar com o crime. Ganhou o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Cannes 2008. A direção é de Luc Dardenne e Jean-Pierre Dardenne. A partir desta sexta-feira, no Cine 3 do Moviecom, na sessão de 17h. Classificação indicativa 16 anos.



Confira na TV

“Carrie, a Estranha”, no SBT

Uma jovem, filha de uma fanática religiosa, descobre que tem poderes paranormais, ao mesmo tempo em que é alvo de trotes dos colegas. Refilmagem do clássico de Brian de Palma. Sexta-feira, às 23h.

“Closer – Perto Demais”, na Globo

Uma fotógrafa se casa com um homem, mas mantém um caso secreto com outro. Este usa uma stripper como musa inspiradora para tentar conquistar o amor dela. Com Julia Roberts, Jude Law, Natalie Portman e Clive Owen. Sexta-feira, às 23h25.

“Alexandre”, no SBT

Cinebiografia do conquistador Alexandre, o Grande (Colin Farrell), desde sua infância até junho de 323 A.C., quando morreu faltando apenas um mês para completar 33 anos. Sábado, às 23h.

“Quando um Estranho Chama”, na Globo

Uma jovem que trabalha como babá entra em pânico após uma série de telefonemas, em que uma pessoa estranha fala para que cheque as crianças que está tomando conta. Sábado, às 23h45.

“Flashbacks Eróticos”, na Band

Justine é raptada por desconhecidos e drogada, para revelar informações sobre tesouros que ela e o Professor Robson descobriram. Sábado, às 1h45.

“Pequenos Espiões – A Ilha dos Sonhos Perdidos”, na Globo

Os jovens espiões Carmen e Juni estão de volta para combater um perigoso geneticista, que vive em uma misteriosa ilha. Com Antonio Banderas e Steve Buscemi. Domingo, às 13h.

“Hulk”, na Record

Após ter seus genes alterados devido a um acidente com radiação gama, o cientista Bruce Banner passa a se transformar em um ser gigantesco e perigoso. Com Eric Bana, Nick Nolte e Jennifer Connelly. Domingo, às 22h.

“Matrix Revolutions”, no SBT

O confronto decisivo entre humanos e máquinas, quando Zion está prestes a ser completamente destruída. Com Keanu Reeves, Laurence Fishburne, Hugo Weaving, Carrie-Anne Moss, Monica Bellucci e Jada Pinkett Smith. Após o Domingo Legal.

“O Sexto Dia”, na Globo

Arnold Schwarzenegger é um chefe de família que, repentinamente, descobre que foi substituído por um clone. Domingo, às 23h55.

“Droga de Sedução”, na Band

Um dentista renomado, que tem a vida perfeita, mete-se em grandes confusões quando aceita uma fantasia erótica com uma desconhecida. Com Steve Martin. Domingo, à 1h.

“Golpe Baixo”, na Globo

Após ser preso por dirigir embriagado, um ex-astro do futebol americano recebe o pedido do diretor do presídio para que monte um time de presidiários, para jogar uma partida contra os guardas. Com Adam Sandler, Burt Reynolds e Chris Rock. Segunda-feira, às 22h30.



Lançamentos em DVD

“[REC]”, em DVD

A jornalista Ángela Vidal (Manuela Velasco) e o câmera Pablo (Pablo Rosso) fazem uma reportagem em um quartel do Corpo de Bombeiros, na intenção de mostrar seu cotidiano. Porém, o que aparentemente seria uma saída noturna rotineira de resgate, logo se transforma em um grande pesadelo. Presos em um edifício, a equipe de filmagens e os bombeiros enfrentam uma situação desconhecida e letal. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital.

“Amigos, Amigos, Mulheres à Parte”, em DVD

Tank (Dane Cook) é um solteirão convicto, que possui um talento nato para manipular e ofender mulheres. Já Alexis (Kate Hudson) é uma advogada bem-sucedida, que terminou recentemente um namoro com Dustin (Jason Biggs) e deseja apenas ter sexo casual de agora em diante. Tank logo lhe parece ser o parceiro ideal para esta nova fase de sua vida, mas, logo ela se vê tendo que controlar as emoções que passa a sentir por ele. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 5.1, e, como extras, trailers e novidades.

“Fantasma”, em DVD

Embora considerado como uma obra menor do mestre do expressionismo F. W. Murnau, “Fantasma”, realizado em 1922, é um delírio sobre o tema do sósia, tão em voga na literatura e no cinema alemão da época. Lorenz Lubota, um escritor de origem humilde, se apaixona obsessivamente pela mulher que estava na carruagem que o atropelou: Verônica, uma mulher inacessível por pertencer a uma das famílias mais ricas da cidade. Lorenz encontra sua sósia, Melitta, que trabalha num cabaré decadente. O disco traz o filme com formato de tela standard e áudio Dolby Digital, e, como extras, fotos e informações técnicas.

“A Bela da Tarde”, em DVD

Esta é a história de Séverine (Catherine Deneuve), jovem, rica, casada com um cirurgião de sucesso e infeliz, que procura um discreto bordel para realizar suas fantasias sexuais e conseguir o prazer que seu marido não consegue lhe dar. Curiosa, Séverine termina acostumando-se a uma vida dupla. Até o aparecimento de Marcel, um delinquente que se enamora da mulher, e complica a cômoda situação da protagonista. O mais popular e também o mais belo filme do mestre do surrealismo. A direção é de Luis Buñuel. O filme traz formato de tela widescreen e som Dolby Digital 2.0, e, como extras, Biografias, Filmografias e Galeria de pôsteres.



Eventos


Ao invés de Oscar, escola de samba...

Os cinéfilos de plantão, que não perdem uma transmissão do Oscar, podem ir preparando o confete e a serpentina. É que a Rede Globo, que tem os direitos de transmissão para TV aberta, preferiu transmitir o desfile das escolas de samba do domingo de carnaval. Quem quiser assistir a cerimônia do Oscar terá que optar pelo canal pago TNT, com os comentários de Rubem Ewald Filho. Domingo, dia 22, pré-show às 21h e a cerimônia oficial às 22h.

Semana dos Academy Awards


Ainda na TNT, na semana que antecede a entrega do Oscar, todo dia, de 15 a 21 de fevereiro, sempre às 22h, será exibido um filme vencedor da premiação. Na sequência, serão, a partir de domingo, “O Segredo de Brokeback Mountain” (15/02), “O Aviador” (16/02), “O Jardineiro Fiel” (17/02), “Homem-Aranha 2” (18/02), “O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei” (19/02), “King Kong” (20/02) e “Gladiador” (21/02).




Filme da Semana: “Verônica”


Quando li a sinopse de “Verônica”, de Mauricio Farias, não pude evitar a sensação de déja vu, pois enviava diretamente ao filme “Gloria”, de John Cassavetes, de 1980, refilmado posteriormente em 1999 por Sidney Lumet, com Sharon Stone no papel que fora brilhantemente vivido por Gena Rowlands no filme original. Bem, o nosso não é uma refilmagem, podendo ser visto mais como uma homenagem ao filme de Cassavetes.

“Verônica” não poderia ser mais brasileiro, já que é ambientado na selva da guerrilha urbana do Rio de Janeiro. Verônica (Andréa Beltrão) é professora de uma escola primária do ensino público. Após vinte anos de serviço, Verônica sente-se desgastada, é impaciente com os alunos, e se revolta por ter que interromper o recreio das crianças por conta dos tiroteios da favela vizinha.

Além dos problemas no trabalho, a vida pessoal da moça também vai de mal a pior. Separada do marido, Paulo (Marco Ricca), que é policial, Verônica vive em um quitinete onde mal consegue se mexer. Para completar, a mãe precisa fazer uma cirurgia que sempre é postergada no hospital publico.

Chegando ao que pensa ser o seu limite, Verônica decide abandonar o emprego, e já avisa a diretora que aquele será o último dia na escola. No final da tarde, um aluno, Leandro (Matheus de Sá) fica no portão, pois ninguém veio buscá-lo. Verônica, então decide levá-lo até em casa, que fica na favela vizinha.

Quando Verônica chega lá com o menino, descobre que ocorreu um duplo assassinato, exatamente com os pais do garoto. Enquanto tenta entender o que aconteceu, Verônica é alertada por uma vizinha para sair dali com Leandro, pois os assassinos também estão à procura dele.

Sem saber o que fazer, Verônica decide levar o menino para a sua casa. No dia seguinte, quando conversa com Paulo para saber o que fazer com o garoto, não percebe que este está escutando a conversa e revela que os pais estão mortos. Ao saber disso, Leandro foge do apartamento, embrenhando-se na cidade.

Verônica começa a ser seguida e abordada por varias pessoas, entre elas, o Major Diniz (Ailton Graça) que explica que investiga policiais corruptos e que o interesse é por um simples pen drive, que pode estar em poder do garoto.

Outras pessoas começam a persegui-la, alguns colegas do ex-marido e até traficantes da favela onde Leandro morava. Verônica, que reencontra Leandro, começa uma fuga desesperada para salvar a vida do garoto e a sua própria, sem saber em quem confiar e no que acreditar.

Desesperada, ela recorre a Paulo, que descobre que o pen drive contém imagens de policiais e traficantes juntos, e que isso poderia levantar um escândalo por conta da associação com os bandidos.

Ao mesmo tempo em que luta contra as adversidades, Verônica vai crescendo, seja como ser humano, seja como mãe substituta, seja como guerreira, já que chega a pegar em armas para enfrentar os seus perseguidores. Mas, nessa luta inglória ela se depara impotente, pois os inimigos são muitos e poderosos. Conseguirá ela escapar com vida, e, mais importante, com Leandro, que faz despertar nela sentimentos que jamais imaginava possuir?

É curioso que o cinema brasileiro gire em torno de temas recorrentes, em especial, as favelas cariocas, a luta contra os traficantes e a corrupção policial. Mas, enquanto “Tropa de Elite” tinha o herói dos sonhos dos brasileiros, o capitão Nascimento, que resolvia tudo na bala, em “Verônica” temos uma heroína diferente, uma mulher comum, endividada e decepcionada com a vida, que é capaz de feitos incríveis graças a um objetivo real.

Esse filme é todo de Andréa Beltrão, que se revela, a cada dia, uma atriz completa, capaz de realizar papéis cômicos, como a cabeleireira Marilda, de “A Grande Família”, à amargurada protagonista de “Verônica”.

O filme tem algumas falhas de roteiro, não ficando muito bem encadeadas as cenas finais, onde ela negocia com um coronel e logo depois enfrenta outros perseguidores. Mas, o elenco está bem, a fotografia é limpa, sem a sofisticação de “Cidade de Deus”, com muitas cenas à luz do dia, e a trilha sonora é empolgante, principalmente nas cenas de perseguição, o que leva algumas pessoas a lembrar do filme alemão “Corra, Lola, Corra”.

“Verônica” pode não ter o charme de “Meu Nome Não é Johnny”, a graça de “Se Eu Fosse Você 2”, ou, o preciosismo de “Última Parada 174”, mas, certamente está anos-luz a frente de “Era Uma vez...”. Assista e forme a sua própria opinião.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Claquete – 06 de fevereiro de 2009



Newton Ramalho - colunaclaquete@gmail.com

O que está em cartaz

Chega fevereiro, trazendo as chuvas de verão e o retorno às aulas. As estréias do final de semana são o drama “O Leitor”, com Kate Winslet (só no Cinemark), a comédia “Noivas em Guerra”, com Kate Hudson e Anne Hathaway, o drama nacional “Verônica”, o drama “Fatal”, com Ben Kingsley e Penélope Cruz (só no Moviecom), o coreano “Fôlego” na Sessão Cult do Cinemark e o chinês “O Carregador de Almas”, no Projeto Moviecom Arte. Continuam em cartaz as comédias “Queime Depois de Ler”, e “Sim Senhor!” (vejam em Filme da Semana), “Um Faz de Conta Que Acontece”, “O Curioso Caso de Benjamin Button” e “Se Eu Fosse Você 2”. Nas programações exclusivas, o Cinemark exibe “O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes”, “Madagascar 2 – A Grande Escapada” e “Bolt – Supercão”, enquanto o Moviecom mantém “Austrália” e “O Corajoso Ratinho Despereaux”.

Estréia 1: “O Leitor”

A sociedade acredita que é guiada pela moralidade, mas, isto não é verdade. O premiado diretor de As Horas, Stephen Daldry, mostra novamente toda sua força nesta história de medos e segredos escondidos pelo tempo. Hanna (Kate Winslet) foi uma mulher solitária durante grande parte da vida. Na Alemanha pós-2ª Guerra Mundial, o adolescente Michael Berg (David Kross), que está com escarlatina, recebe a ajuda de Hanna Schmitz (Kate Winslet), que tem o dobro de sua idade. Ao se recuperar, ele a procura para agradecer. Logo, eles se apaixonam e iniciam um caso secreto, até que Hanna desaparece misteriosamente. Oito anos depois, Michael (Ralph Fiennes) é um estudante de direito que, ao analisar os crimes de guerra, se surpreende ao reencontrar Hanna, agora como ré no tribunal. A direção é de Stephen Daldry. “O Leitor” estréia nesta sexta-feira, na Sala 1 do Cinemark. Classificação indicativa 16 anos.

Estréia 2: “Noivas em Guerra”

Liv (Kate Hudson) e Emma (Anne Hathaway) são grandes amigas e planejaram seus respectivos casamentos nos mínimos detalhes desde crianças. Sempre souberam, sem sombra de dúvida, que se casariam no local dos casamentos mais badalados de Nova York: o Hotel Plaza. Agora, aos 26 anos, ambas estão prestes a realizar seus sonhos, vivendo felizes para sempre. Ou talvez não... Um erro na marcação da data faz coincidir os casamentos, e joga essas mulheres sensatas, racionais e respeitáveis uma contra a outra, num conflito que vai abalar a amizade. A direção é de Gary Winick. “Noivas em Guerra” estréia nesta sexta-feira, no Cine 6 do Moviecom e na Sala 2 do Cinemark. Classificação indicativa 12 anos.

Estréia 3: “Verônica”

Verônica (Andréa Beltrão) é professora da rede municipal de ensino há vinte anos e agora, na iminência de se aposentar e passando por sérios problemas pessoais, está exausta e sem a paciência de sempre. Um dia, na escola em que trabalha, ela percebe que ninguém veio buscar Leandro, um aluno de oito anos. Já é tarde da noite quando a professora decide levá-lo em casa. Ao chegar ao morro, encontram a polícia e muito tumulto. Traficantes mataram os pais de Leandro e querem matá-lo também. Verônica foge com o menino. Ela procura ajuda e descobre que a policia também está ligada ao assassinato dos pais do menino. Sem poder confiar em ninguém, ela decide esconder o garoto. Assim, Verônica é obrigada a enfrentar policiais e traficantes para sobreviver. E, enquanto procura uma maneira de escapar com o menino, redescobre sentimentos que estavam adormecidos na sua vida. A direção é de Maurício Farias. “Verônica” estréia nesta sexta-feira, no Cine 3 do Moviecom e na Sala 4 do Cinemark. Classificação indicativa 12 anos.

Estréia 4: “Fatal”

David Kepesh (Ben Kingsley) é um renomado professor de faculdade que se encanta por Consuela Castillo (Penélope Cruz), uma de suas alunas. Logo, eles começam a namorar, apesar de David manter um relacionamento puramente sexual há mais de 20 anos com Carolyn (Patricia Clarkson). David aos poucos se apaixona por Consuela, mas sempre teme que a diferença de idade entre eles seja um empecilho. Ele torna-se obcecado pela beleza de Consuela e tomado por um ciúme doentio. Com uma ternura, graça irônica e intensidade erótica, “Fatal” explora o poder que a beleza tem em cegar, revelar e transformar as pessoas. A direção é de Isabel Coixet. “Fatal” estréia nesta sexta-feira, no Cine 5 do Moviecom. Classificação indicativa 14 anos.


Sessão Cult: “Fôlego”

Yeon (Park Ji-a) vive uma vida confortável, mas vazia. Seu marido (Ha Jung-Woo) a trata com indiferença. Quando ele confessa sua infidelidade, Yeon decide ir até a prisão para encontrar Jin (Chen Chang), um assassino que está esperando a execução. Mesmo sem conhecer o prisioneiro, Yeon trata-o como um velho amigo. De início ele não se abre, mas logo as coisas mudam. Os dois então começam um estranho e apaixonante relacionamento. Mas não resta muito tempo para Jin encontrar seu destino final, e Yeon não se conforma em despedir-se dele dessa forma. A Direção é de Kim Ki-Duk. A partir desta sexta-feira, na Sala 4 do Cinemark, na sessão de 15h10. Classificação indicativa 14 anos.

Projeto Moviecom Arte: “O Carregador de Almas”

Na China contemporânea, um jovem empregado de uma construtora não tem dinheiro para comemorar seu aniversário. Quando pede um empréstimo ao seu chefe, acaba sendo escalado para cuidar do corpo de um funcionário morto em serviço. A partir daí, o jovem carrega o defunto em sua van, na tentativa de entregá-lo a família. A estréia do inglês Conrad Clark na direção lhe rendeu um prêmio no Festival de San Sebastian. A partir desta sexta-feira, no Cine 3 do Moviecom, na sessão de 17h50. Classificação indicativa 12 anos.




Confira na TV

“O Advogado do Diabo”, no SBT

Um jovem advogado é contratado a peso de ouro por um empresário de Nova York, mas a vida de riquezas, mulheres e festas esconde um terrível segredo. Com Al Pacino, Keanu Reeves e Charlize Theron. Sexta-feira, às 22h.

“Menina de Ouro”, na Globo

Um treinador veterano tem sua vida transformada após o aparecimento de uma jovem que deseja ser treinada por ele. Dirigido e estrelado por Clint Eastwood e com Hilary Swank e Morgan Freeman no elenco. Vencedor de quatro Oscars. Sexta-feira, às 22h25.

“Doze Homens e Outro Segredo”, no SBT

Danny Ocean e sua quadrilha precisam realizar um novo roubo para pagar a quantia cobrada por Terry Benedict, caso contrário, serão mortos. Com George Clooney, Brad Pitt, Julia Roberts, Catherine Zeta-Jones e Andy Garcia. Sábado, às 23h15.

“O Ataque das Louras”, na Globo

Duas amigas testemunham um crime da máfia, e, devido a uma série de coincidências, dois mafiosos as confundem com uma dupla de assassinas profissionais. Sábado, às 22h45.

“Rituais do Sexo”, na Band

Justine e o professor Robson e partem para a Rússia em busca de um antigo cálice do Czar. Sábado, às 1h30.

“Táxi”, na Globo

Um atrapalhado policial conta com a ajuda de uma taxista que adora velocidade para capturar um grupo de assaltantes de banco brasileiras. Com Queen Latifah, Jimmy Fallon e Gisele Bündchen. Domingo, às 12h05.

“Velozes e Furiosos”, na Record

Um policial novato se infiltra no submundo das corridas de rua de Los Angeles para capturar o responsável por roubos de cargas nas estradas. Com Paul Walker, Vin Diesel, Michelle Rodriguez e Jordana Brewster. Domingo, às 21h.

“Uma Saída de Mestre”, no SBT

Após ser traído pelo seu ex-sócio, um gênio do crime passa a arquitetar um plano para reaver um cofre repleto de ouro roubado. Com Mark Wahlberg, Charlize Theron, Edward Norton, Donald Sutherland e Jason Statham. Após o Domingo Legal.

“Bater ou Correr”, na Globo

Jackie Chan e Owen Wilson são dois pistoleiros no Velho Oeste americano que precisam resgatar uma princesa chinesa sequestrada. Com Lucy Liu. Domingo, às 22h50.

“A Promessa”, na Band

Um policial promete à mãe de uma criança assassinada que irá capturar o criminoso. Com Jack Nicholson. Domingo, à meia-noite.

“Plano de Vôo”, na Globo

Uma mulher entra em pânico após perceber o sumiço de sua filha em pleno vôo. Desesperada, ela começa a ficar em dúvida se está enlouquecendo. Com Jodie Foster, Sean Bean, Erika Christensen e Peter Sarsgaard. Segunda-feira, às 21h45.





Lançamentos em DVD

“Vida de Casado”, em DVD

Depois de três décadas de um casamento feliz, Harry (Chris Cooper) decide que deve matar sua mulher Pat (Patricia Clarkson) porque a ama demais para permitir que ela sofra quando ele a abandonar, já que está apaixonado pela jovem Kay (Rachel Adams) que, por sua vez, é cortejada pelo melhor amigo de Harry, Richard (Pierce Brosnan). Enquanto Harry prepara seu plano de assassinato, os outros personagens estão ocupados com suas próprias traições. Direção de Ira Sachs. O disco traz o filme com formato de tela cheia e áudio Dolby Digital 5.1.

“Os Mosconautas no Mundo da Lua”, em DVD

Nat, Q.I. e Scooter são três jovens e curiosas mosquinhas em busca de novas e inesquecíveis aventuras que acabam entrando para a história a bordo da lendária Apollo 11 rumo à lua. Os Mosconautas é uma animação inovadora, totalmente rodada em 3D, com efeitos especiais de última geração e que promete conectar pais e filhos em um dos momentos mais importantes da humanidade: a conquista do espaço! O disco 01 contém a Versão 2D exibida no Formato Fullscreen e o disco 02 Contém a Versão 3D exibida no formato widescreen.

“Lady Chatterley”, em DVD

Aos 23 anos, Constance Reide se casa com Clifford Chatterley, universitário de Cambridge, tenente e proprietário de uma mina. Corre o ano de 1917 e Clifford é chamado para lutar na guerra. Quando volta do front, é um homem arrasado, condenado a passar o resto da vida numa cadeira de rodas. O jovem casal muda-se para Wragby, uma das propriedades da família Chatterley. Lá Constance conhecerá Parkin, o caçador de animais da propriedade que desperta o desejo em Lady Chatterley. Com Marina Hands, Jean-Louis Coullo'ch e Hippolyte Girardot. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital.

“Amor e Raiva”, em DVD

Realizado em 1969, quatro diretores italianos e um francês reuniram seus talentos em episódios que mostram a perda da inocência e dos valores individuais em meio à política: “A indiferença”, de Carlo Lizzani. Uma jovem é estuprada na frente do seu prédio, enquanto seus vizinhos assistem indiferentes à cena. “Agonia”, de Bernardo Bertolucci. O grupo teatral de vanguarda Living Theatre representa os últimos momentos de um homem. “A sequência da flor de papel”, de Pier Paolo Pasolini. Imagens dos horrores do Vietnã e dos crimes nazistas são sobrepostas ao caminhar despreocupado de um jovem pelas ruas de Roma. “O amor”, de Jean-Luc Godard. Um casal discute sobre vários temas, como guerra, exploração e inocência. “Discutamos, discutamos”, de Marco Bellocchio. Um grupo de estudantes interrompe uma palestra e começa um debate sobre a guerra do Vietnã, entrando em conflito com a platéia. O filme traz formato de tela widescreen anamórfico e som Dolby Digital 2.0, e, como extras, Depoimentos, Trailers e O Instituto Luce.



Filme da Semana: “Sim Senhor!”

A luta do rochedo com o mar

Confesso aos meus leitores que não imaginava que chegaria, algum dia, a recomendar um filme com Jim Carrey. Isso, na verdade, é um preconceito e uma injustiça com o protagonista de “O Show de Truman” e “Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças”. Fui agradavelmente surpreendido por um contido Carrey brilhando em uma comédia acima da média, “Sim Senhor!”.

Carl Allen (Jim Carrey) mais vegeta do que vive. Além de passar o dia rejeitando pedidos de empréstimos na financeira onde trabalha, Carl, sistematicamente, recusa qualquer convite, seja do irmão, Norman (Rhys Darby), que é o seu chefe, seja dos melhores amigos Peter (Bradley Cooper) e Rooney (Danny Masterson), seja de qualquer estranho que ofereça qualquer coisa. A resposta sempre é não. Sua diversão? Ficar assistindo filmes no apartamento.

Um dia, Carl encontra Nick (John Michael Higgins) e fica surpreso com a mudança de atitude do amigo. Nick está feliz, ousado e desafiador, e atribui isso a um programa de auto-ajuda que mudou a sua vida.

Convencido por Nick a conhecer o programa “Sim Senhor!”, Carl trava contato com Terrence Bundley (Terence Stamp), uma espécie de guru maluco, que defende a teoria de que deve-se dizer sim a tudo na vida. Convencido a participar da experiência, Carl faz um pacto de que dirá sim a qualquer proposta que seja feita – por mais estranha que possa parecer.

A primeira vez que diz sim a tudo leva Carl a ficar sem celular, sem dinheiro e sem gasolina em um parque deserto e assustador. Já arrependido por ter aceitado a idéia, Carl encontra Allison (Zooey Deschanel) em um posto de gasolina, e fica fascinado pela garota. Ela é tudo o que ele não é, dirige uma moto loucamente enquanto bate fotos com uma polaróide, dá carona para ele como se fosse a coisa mais natural do mundo, e ainda dá um beijo de despedida que deixa Carl aturdido.

Convencido de que a teoria do Sim funciona, Carl aceita as mais estranhas ofertas que aparecem, como aulas de pilotagem, arranjar uma noiva iraniana, aprender a falar coreano, etc.. Tudo isso acontece ao mesmo tempo em que ele engata um romance com Allison.

O problema é que toda essa salada de atividades termina chamando a atenção do FBI, que julgam que ele seja um terrorista. Quando Alisson descobre que o que ela considerava ousadia e espontaneidade era simplesmente a obrigação de dizer sim a tudo, ela se afasta dele, decepcionada.

Carl precisará encontrar um meio de provar para ela que seus sentimentos são verdadeiros, a despeito de todas as maluquices que ele pratica. Conseguirá ele realizar o seu intento? Compareça ao cinema mais próximo para descobrir...

Depois de participar de muita porcaria como “Debi & Loide”, “Eu, Eu Mesmo e Irene” (para mim, o campeão da categoria Pior Filme), “As Loucuras de Dick e Jane”, etc., Carrey consegue apresentar um personagem equilibrado, ainda com algumas caretas, mas, deixando que a graça aconteça devido à cena, e não somente à presença dele.

O resto do elenco dá o suporte adequado, principalmente a atuação magnífica de Terence Stamp, que nos faz rir só ao lembrar da transexual de “Priscilla – A Rainha do Deserto”, e da linda Zooey Deschanel, que já chamara a atenção em papéis menores em “Armações do Amor” e “Fim dos Tempos”.

Mas, o mais interessante deste filme são as divertidas e quase imperceptíveis discussões sobre atitudes e comportamento.

No início, Carl era negativo e retraído, e as coisas pareciam estar cada vez piores. A mudança de atitude, passando a dizer sim a tudo, provoca uma revolução em sua vida, trazendo alegria, diversão e um romance improvável. Quem assistiu “O Segredo” irá reconhecer a receita de como uma forma de pensar positiva ajuda a trazer mais coisas positivas, pois, como diz a frase atribuída a Paulo Coelho, “quando você quer alguma coisa, todo o universo conspira para que você realize o seu desejo”.

O outro aspecto interessante é a questão do livre-arbítrio. O personagem do filme vai perceber que dizer sim a tudo pode ser tão danoso quanto dizer não. Como tudo na vida, o equilíbrio entre o desejo (o sim) e o obstáculo (o não) dependerá principalmente do nosso julgamento. É, como diz o sambista, ser o mais valente na luta do rochedo com o mar. Assistam e façam as suas próprias leituras.