Claquete – 02 de maio de 2008
Newton Ramalho - colunaclaquete@gmail.com
O que está em cartaz
À exceção de “Homem de Ferro”, as estréias estão fracas, mesmo com a folga do Dia do Trabalho (afinal, ninguém é de ferro, a não ser o herói do filme...). Neste final de semana, teremos as estréias dos nacionais “Polaróides Urbanas” e “Acredite, um Espírito Baixou em Mim”, ambos na rede Moviecom. Continuam em cartaz a ação “Homem de Ferro”, a aventura “Um Amor de Tesouro” e a comédia “Super-Herói – O Filme”. Nas programações exclusivas, o Cinemark exibe a comédia “Meu Nome é Taylor, Drillbit Taylor”, o terror “O Olho do Mal”, o policial “Um Plano Brilhante”, o infantil “Horton e o Mundo dos Quem”, a fantasia “As Crônicas de Spiderwick”, e, na Sessão Cult, o documentário “O Engenho de Zé Lins”. No Moviecom, mantém-se em cartaz o drama “Apenas Uma Vez” e o nacional “Podecrer!”.
Estréia 1: “Polaróides Urbanas”
Uma jovem em conflito com a mãe, uma terapeuta incapaz de resolver seus problemas, uma dona de casa de classe média que não consegue mais sonhar, uma atriz consagrada cuja carreira está em decadência e uma mulher que, sem querer, foi escolhida como mãe da filha de sua patroa. A vida destas mulheres, e seus respectivos maridos, namorados e amigos, se cruzam no Rio de Janeiro. Com Marília Pêra, Arlete Salles, Natália do Valle, Marcos Caruso e Otávio Augusto. O filme é baseado na peça “Como Encher um Biquini Selvagem”, que levou mais de um milhão de pessoas aos teatros. Estréia de Miguel Falabella como diretor e roteirista de cinema, este filme Ganhou três Lentes de Cristal no Festival de Cinema Brasileiro de Miami, nas categorias de Melhor Filme - Voto Popular, Melhor Atriz (Marília Pêra) e Melhor Roteiro. “Polaróides Urbanas” estréia nesta sexta-feira, no Cine 1 do Moviecom. Classificação indicativa 14 anos.
Estréia 2: “Acredite, um Espírito Baixou em Mim”
Lolô (Ilvio Amaral) é um homossexual assumido que está inconformado com sua própria morte. Ele decide fugir do céu para viver novas experiências e acaba incorporando em Vicente (Maurício Canguçu), um machista radical. O filme é baseado na peça teatral homônima, de Ronaldo Ciambroni, que permaneceu oito anos em cartaz e teve mais de 800 mil espectadores. O elenco conta, ainda, com Marília Pêra, Arlette Salles e Suely Franco. A direção é de Jorge Moreno. “Acredite, um Espírito Baixou em Mim” estréia nesta sexta-feira, no Cine 5 do Moviecom. Classificação indicativa dez anos.
Sessão Cult: “O Engenho de Zé Lins”
A vida e obra do escritor José Lins do Rego, desde sua infância, no ambiente que imortalizaria em seus romances, até a maturidade e glória literária. Lançado no ano do cinqüentenário de falecimento do imortal paraibano, “O Engenho de Zé Lins” contém a gravação do único trecho original preservado da voz de José Lins do Rego. Ganhou o Prêmio Especial do Júri e o Candango de Melhor Edição, no Festival de Brasília. A direção é de Vladimir Carvalho. A partir desta sexta-feira, na Sala 1 do Cinemark, na sessão de 15h10. Classificação indicativa livre.
Lançamentos em DVD:
“O Expresso da Meia-Noite - Ed. 30º Aniversário”, em DVD
Baseado numa história real, “O Expresso da Meia-Noite” conta a dolorosa história de Billy Hayes, um jovem turista americano condenado à prisão na Turquia por uma tentativa tola de contrabandear haxixe para fora do país. Transformado em exemplo por um sistema legal corrupto e vítima de uma diplomacia ineficaz, Hayes é sentenciado a 30 anos e precisa sobreviver à brutalidade impiedosa e à própria loucura para fugir. Dirigido por Alan Parker, e com Brad Davis, John Hurt e Randy Quaid no elenco, ganhou os Oscars de Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Trilha Sonora e recebeu outras quatro indicações, para Melhor Filme, Diretor, Ator (John Hurt) e Edição. O disco traz o filme com formato de tela cheia e widescreen e áudio Dolby Digital 5.1, e, como extras, Comentários do diretor, Os produtores, O filme finalizado, Galeria de fotos e Trailers.
“Margot e o Casamento”, em DVD
Margot (Nicole Kidman), uma brilhante escritora de contos, selvagem e de língua afiada, que cria o caos por onde passa, faz uma viagem de surpresa ao casamento de sua liberal irmã Pauline (Jennifer Jason Leigh). Margot, com seu filho Claude (Zane Pais) à tiracolo, chega com a força de um furacão. No momento em que conhece o noivo de Pauline - uma artista desempregado (Jack Black) - Margot começa a plantar sementes de dúvida sobre a união. O disco com esta edição especial traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 5.1, e, como extras, Uma conversa com Noah Baumbach e Jennifer Leigh, e Trailers de Cinema.
“Desaparecidos”, em DVD
Adriana (Paulina Gaitan) é uma garota de 13 anos da Cidade do México que é seqüestrada por traficantes russos. Sua única amiga é Veronica (Alicja Bachleda), uma jovem polonesa vítima do mesmo grupo. Na tentativa de resgatar sua irmã, o mexicano Jorge (Cesar Ramos) conhece Ray (Kevin Kline), um policial do Texas que imagina ter perdido uma filha para o tráfico de menores. O disco traz o filme com formato de tela cheia e áudio Dolby Digital 5.1, e, como extras, Sinopse, Ficha Técnica, Trailers dos próximos lançamentos, Trailer do filme, comentários em áudio, Making Of e cenas deletadas.
“Ping-Pong da Mongólia”, em DVD
O garoto Bilike e sua família vivem em uma região rural da China. Eles não têm energia elétrica nem água encanada, além de viverem a quilômetros da civilização. Apesar do isolamento, a vida no campo faz com que pequenos detalhes se transformem em grandes eventos para Bilike e seus amigos, Erguoton e Dawa. Ao encontrar uma bola de pingue-pongue, Bilike vai perguntar à sua avó do que se trata. Ela lhe diz que trata-se de uma bola incandescente que veio do céu, o que faz com os garotos aguardem toda noite que ela brilhe. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 2.0.
Eventos
“Pra Frente, Brasil”, no Ciclo de Cinema e Ditadura na América Latina
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no ciclo de filmes e debates sobre as ditaduras na história recente, apresenta, na próxima quinta-feira, dia 8, o longa-metragem “Pra Frente, Brasil”, de Roberto Farias. Em meio à euforia do milagre econômico e da vitória da seleção na Copa de 70, um pacato cidadão da classe média é confundido com um ativista político, sendo, então, preso e torturado por agentes federais. Dirigido por Roberto Farias e com Antônio Fagundes, Reginaldo Faria e Flávio Miggliaccio. No Auditório A – CCHLA (Azulão), às 19 horas. Mais informações, através do email gvitullo@hotmail.com.
Filme da Semana: “Homem de Ferro”
Uma aposta de peso
As adaptações de heróis dos quadrinhos para os cinemas têm despertado muitas críticas, principalmente dos fãs de longa data, pela maneira que os cineastas fazem para levar as histórias para as telonas. Embora, certamente, uma ou outra voz irá clamar no deserto, “Homem de Ferro” tem sido aplaudido pelo público e pela crítica como uma das mais bem sucedidas adaptações de quadrinhos até os dias atuais.
Apesar da tríplice aposta feita neste filme, um diretor, Jon Favreau, sem experiência em grandes filmes de ação, o ator principal, Robert Downey Jr, que luta para reerguer a carreira após uma turbulenta convivência com drogas e um personagem dos quadrinhos, que apesar de uma fiel legião de fãs, não está entre os mais conhecidos. Mesmo com estes fatores de incerteza, a aposta deu certo.
O filme conta a história de Tony Stark (Downey Jr.), um brilhante inventor e playboy bilionário, que adora belas mulheres, carros velozes e projetos ousados. Em uma viagem ao Afeganistão, para apresentar sua mais nova invenção, um poderoso míssil apelidado de Jericó, ele acaba sendo seqüestrado por terroristas de uma organização conhecida como "Os 10 Anéis".
Mesmo ferido, ele é mantido vivo graças a Yinsen (Shaun Toub), outro cientista preso em cativeiro, e é obrigado a construir uma versão do míssil Jericó para seus captores. No entanto, ele monta uma poderosa armadura que o ajudará a escapar do cativeiro.
Ao retornar para a civilização, Stark tem de lidar com seu sócio, o ambíguo Obidiah Stane (Jeff Bridges), um empresário que visa sempre o lucro e que não gostou nada da iniciativa de Stark em levar a empresa para uma atitude mais pacifista. Além disso, o protagonista ainda tem ao seu lado sua fiel secretária Pepper Potts (Gwyneth Paltrow) e seu melhor amigo, o oficial do exército Jim Rhodes (Terrence Howard).
Depois de ter tomado um choque de como as suas invenções são utilizadas para o mal, Stark decide aperfeiçoar a sua armadura, dotando-a dos recursos mais avançados, com o objetivo de combater o crime, usando a identidade do Homem de Ferro.
Os efeitos especiais do filme são muito bons. As armaduras utilizadas pelo herói são um mistura do minucioso trabalho de Stan Winston, que construiu as armaduras reais e da computação gráfica da IL&M - Industrial Light and Magic, que deram os retoques digitais nas peças. As cenas de vôo do Homem de Ferro também são simplesmente perfeitas.
A trilha sonora, composta por Ramin Djawadi, irá agradar os roqueiros, pelo tipo de instrumentos mais utilizados, além de sons do AC/DC e Black Sabbath, com o clássico com “Iron Man”.
Contando com um elenco afiado, um roteiro bem amarrado e ótimos efeitos especiais, “Homem de Ferro” pode ser considerado um dos melhores filmes baseados em quadrinhos já feitos, ao lado de “Superman - O Filme”, “Batman Begins” e “X-Men 2”, o que já dá para imaginar que as seqüências logo virão por aí. Atenção, não saia da sala antes do fim dos créditos. Há uma cena surpresa, que será importante para os fãs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário