segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Coluna Claquete - 29 de Agosto de 2016 - Filme da Semana: "Guernica"



Filme da Semana: “Guernica”

A história da Humanidade é repleta de conflitos, tantos que a maioria das pessoas tem conhecimento apenas dos mais importantes. Mas, um destes conflitos, a Guerra Civil Espanhola, foi marcada por um acontecimento tão brutal e covarde que foi imortalizado por Pablo Picasso em uma pintura excepcional. O quadro, a cidade e o filme inspirado nesta trágica história tem o mesmo nome: “Guernica” (“Gernika”, 2016).
Para ajudar o leitor, farei uma brevíssima contextualização. Após a o fim da monarquia no início da década de 1930, foi instalado o sistema republicano na Espanha. Ao longo da década, os embates entre a esquerda e direita culminaram com um golpe militar liderado pelo general Franco, que desencadeou uma guerra sangrenta que se arrastaria até 1939.
Os nacionalistas, de Franco, tinham o apoio de Hitler e Mussolini, enquanto os republicanos eram suportados pela União Soviética. A situação mundial era de muita tensão, pois todos sabiam que logo aconteceria uma nova guerra mundial.
O mundo naquele momento era muito diferente de hoje. A Alemanha e Itália, sob o domínio de Hitler e Mussolini, haviam ressurgido dos escombros da Primeira Grande Guerra, e eram de novo potências militares cada vez mais agressivas.
A Inglaterra ainda detinha tantas colônias, incluídas a Índia e Paquistão, que tinha o apelido “o império onde o sol nunca se põe”. A África, com poucas exceções, era formada por colônias europeias.
Em boa parte do mundo, inclusive no Brasil de Vargas, os governos eram ditaduras de extrema direita. O Japão saíra de um isolamento milenar para um expansionismo belicoso, já tendo invadido a Manchúria e boa parte da China.
Neste nível de tensão, era natural que Estados Unidos, Inglaterra e França evitassem se envolver no conflito espanhol, pois já previam uma guerra muito maior à sua frente.
É neste momento que encontramos em Bilbao, no norte da Espanha, um grupo de jornalistas que tenta cobrir a guerra. Entre eles está o americano Henry Howell (James D’Arcy), um jornalista veterano na cobertura de outras guerras. Cínico e desiludido, Howell irrita-se com a censura do departamento de comunicação dos republicanos, que impede que ele comunique qualquer notícia que pareça ser negativa.
Os censores do departamento são Teresa (Maria Valverde) e o russo Vasyl (Jack Davenport), este último cumprindo instruções recebidas diretamente de Moscou.
Howell é obrigado a confrontar os seus próprios demônios quando entende que é preciso que o mundo saiba o que realmente está acontecendo ali. O momento de ruptura será o covarde bombardeio da pequena cidade de Guernica, feito por aviões alemães e italianos, testando com sucesso uma nova tática de guerra, a blitzkrieg.
É curioso como Hollywood se apropria dos fatos históricos para recontá-los com sua versão. O personagem de Howell é inspirado em George Steer, um jornalista britânico nascido na África do Sul. Embora ele não estivesse na cidade na hora do bombardeio, ele chegou lá pouco depois e pode construir a história baseado no que via e no relato dos sobreviventes. O telegrama que enviou para o seu jornal, o Times de Londres, é considerado um marco na história do jornalismo. Curiosamente, ele terminou perdendo o emprego, pois o editor simpatizava com o general Franco.
Embora o filme tenha primado pela reconstituição de época, algumas liberdades poéticas ficaram destoantes, como o uso de telefonema intercontinental com grande facilidade. Lembro que na década de 1960, conseguir uma ligação para outro estado já era uma complicação, imagine-se nos anos 30 e em meio a uma guerra...
O famoso pintor espanhol Pablo Picasso inspirou-se na trágica história do bombardeio para fazer o que seria o seu quadro mais famoso. Contudo, ele impôs uma condição: o quadro só poderia vir para a Espanha quando a democracia fosse restabelecida. Esse desejo demorou muito para ser realizado, pois o general Franco ainda governaria a Espanha com mão de ferro até a sua morte, em 1975.
Para quem se interessar por este assunto, recomendo, além de “Guernica”, também os filmes “Terra e Liberdade”, “Libertárias” e “Hemingway & Martha”. E, em livros, “Homenagem a Catalunha”, de George Orwell, “Por Quem os Sinos Dobram?”, de Ernest Hemingway, e “Saga”, do escritor gaúcho Érico Veríssimo.


quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Coluna Claquete – 24 de agosto de 2016




 

Newton Ramalho

 

colunaclaquete@gmail.comwww.colunaclaquete.blogspot.com  - @colunaclaquete

 

O que está em cartaz

Acabada a Olimpíada, voltamos ao teatro manipulado pelos corruptos – modalidade em que são campeões absolutos! Enquanto isso, nos cinemas, as estreias da semana são o filme mais novo de Woody Allen, “Café Society”, a animação “Pets – A Vida Secreta dos Bichos”, o thriller “Nerve: Um Jogo Sem Regras” e o suspense “Águas Rasas”. Nesta semana teremos também a reexibição da fantasia “Malévola”. Continuam em cartaz o remake do épico “Ben-Hur”, o terror “Quando as Luzes se Apagam”, “Esquadrão Suicida”, e “Carrossel 2 – O Sumiço de Maria Joaquina”. Nas programações exclusivas, o Natal Shopping exibe o drama de Almodóvar “Julieta”.

Estreia 1: “Café Society”

Anos 1930. Bobby (Jesse Eisenberg) é um jovem aspirante a escritor, que resolve se mudar de Nova York para Los Angeles. Lá ele deseja ingressar na indústria cinematográfica com a ajuda de seu tio Phil (Steve Carell), um produtor que conhece a elite da sétima arte. Após um bom período de espera, Bobby consegue o emprego de entregador de mensagens dentro da empresa de Phil. Enquanto aguarda uma oportunidade melhor, ele se envolve com Vonnie (Kristen Stewart), a secretária particular de seu tio. Só que ela, por mais que goste de Bobby, mantém um relacionamento secreto. A direção é de Woody Allen. “Café Society” estreia nesta quinta-feira na Sala 5 do Cinemark, e Sala 5 do Natal Shopping. Classificação indicativa 12 anos. (T. O.: “Cafe Society”)

Estreia 2: “Pets – A Vida Secreta dos Bichos”

Max (voz de Danton Mello), um cachorro que mora em um apartamento em Manhattan e Duke (voz de Tiago Abravanel), um vira-lata adotado por sua dona, precisam deixar as diferenças de lado para impedir o plano do coelho Snowball (voz de Luís Miranda) e seu exército de animais abandonados: vingar-se de todos aqueles que tem dono. A direção é de Chris Renaud. “Pets – A Vida Secreta dos Bichos” estreia nesta quinta-feira nas Salas 1 e 6 do Moviecom, Salas 1, 3 e 7 do Cinemark, Salas 2 e 6 do Natal Shopping, e Salas 1, 3 e 4 do Partage Norte Shopping. Classificação indicativa livre. Cópias dubladas, exibição 2D e 3D. (T. O.: “The Secret Life of Pets”)

Estreia 3: “Nerve: Um Jogo Sem Regras”

A tímida Vee DeMarco (Emma Roberts) é uma garota comum, prestes a sair do ensino médio e sonhando em ir para a faculdade. Quando conhece o jogo online “Nerve – Are you a Watcher or a Player?” (Você é um observador ou um jogador?), decide sair da zona de conforto e entrar na “brincadeira”. Porém, ela descobre que a situação é muito mais complexa, e se vê presa dentro da competição, onde seus passos são observados e até manipulados. O filme é baseado no livro Nerve, de Jeanne Ryan. A direção é de Henry Joost e Ariel Schulman. “Nerve: Um Jogo Sem Regras” estreia nesta quinta-feira na Sala 3 do Moviecom, Sala 4 do Cinemark, Salas 4 e 6 do Natal Shopping, e Sala 3 do Partage Norte Shopping. Classificação indicativa 12 anos. Cópias dubladas e legendadas. (T. O.: “Nerve”)

Estreia 4: “Aguas Rasas”

Nancy (Blake Lively) é uma jovem médica que está tendo de lidar com a recente perda da mãe. Seguindo uma dica sua, ela vai surfar em uma paradisíaca praia isolada, onde acaba sendo atacada por um enorme tubarão. Desesperada e ferida, ela consegue se proteger temporariamente em um recife de corais, mas precisa encontrar logo uma maneira de sair da água. A direção é de Jaume Collet-Serra. “Águas Rasas” estreia nesta quinta-feira na Sala 5 do Moviecom, Sala 1 do Cinemark, Sala 4 do Natal Shopping, e Sala 6 do Partage Norte Shopping. Classificação indicativa 14 anos. Cópias dubladas e legendadas. (T. O.: “Nerve”)

 

O Maravilhoso Mundo da Disney: “Malévola”


Baseado no conto da Bela Adormecida, o filme conta a história de Malévola (Angelina Jolie), a protetora do reino dos Moors. Desde pequena, esta garota com chifres e asas mantém a paz entre dois reinos diferentes, até se apaixonar pelo garoto Stefan (Sharlto Copley). Os dois iniciam um romance, mas Stefan tem a ambição de se tornar líder do reino vizinho, e abandona Malévola para conquistar seus planos. A garota torna-se uma mulher vingativa e amarga, que decide amaldiçoar a filha recém-nascida de Stefan, Aurora (Elle Fanning). Aos poucos, no entanto, Malévola começa a desenvolver sentimentos de amizade em relação à jovem e pura Aurora. “Malévola” será exibido no Cinemark no sábado e domingo às 11h30 na Sala 4. Classificação indicativa dez anos. Cópia dublada. (T. O.: “Maleficent”)

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Coluna Claquete – 18 de agosto de 2016 - Programação dos cinemas 18 a 24/08/2016



 
 

Newton Ramalho

 

colunaclaquete@gmail.comwww.colunaclaquete.blogspot.com  - @colunaclaquete

 

O que está em cartaz

Nesta Olimpíada, o Brasil já bateu o recorde de mau comportamento das torcidas – fato esperado para um país que cultiva a intolerância! Enquanto isso, nos cinemas, as estreias da semana são o épico “Ben-Hur”, o terror “Quando as Luzes se Apagam”, e a animação “Barbie: Aventura nas Estrelas”. Nesta semana teremos também a reexibição da fantasia “Malévola” e a Mostra Woody Allen, na rede Cinemark. Continuam em cartaz o policial “Um Espião e Meio”, a comédia “Perfeita é a Mãe”, “Esquadrão Suicida”, “A Lenda de Tarzan”, “Carrossel 2 – O Sumiço de Maria Joaquina”, e a animação “A Era do Gelo: O Big Bang”. Nas programações exclusivas, o Cinemark mantém a animação “Procurando Dory”, enquanto o Natal Shopping exibe o drama de Almodóvar “Julieta”.

Estreia 1: “Ben-Hur”

O nobre Judah Ben Hur (Jack Huston), contemporâneo de Jesus Cristo (Rodrigo Santoro), é injustamente acusado de traição e condenado à escravidão. Ele sobrevive ao tempo de servidão e descobre que foi enganado por seu próprio irmão, Messala (Toby Kebbell), partindo, então, em busca de vingança. Refilmagem do clássico “Ben-Hur” (1959), aclamado como o maior filme da história, o mais caro a ser produzido e ganhador de 11 categorias do Oscar, incluindo Melhor Filme. A direção é de Timur Bekmambetov. “Ben-Hur” estreia nesta quinta-feira na Sala 1 do Moviecom, Salas 1, 2 e 7 do Cinemark, Salas 1 e 6 do Natal Shopping, e Salas 1 e 2 do Partage Norte Shopping. Classificação indicativa 14 anos. Cópias dubladas e legendadas. (T. O.: “Ben-Hur”)

Estreia 2: “Quando as Luzes se Apagam”

Desde que era pequena, Rebecca (Teresa Palmer) tinha uma porção de medos, especialmente quando as luzes se apagavam. Ela acreditava ser perseguida pela figura de uma mulher e anos mais tarde seu irmão mais novo começa a sofrer do mesmo problema. Juntos eles descobrem que a aparição está ligada à mãe deles, Rebecca começa a investigar o caso e chega perto de conhecer a terrível verdade. A direção é de David F. Sandberg. “Quando as Luzes se Apagam” estreia nesta quinta-feira na Sala 7 do Moviecom, Sala 5 do Partage Norte Shopping. Classificação indicativa 14 anos. Cópias dubladas e legendadas. (T. O.: “Lights Out”)

Estreia 3: “Barbie: Aventura nas Estrelas”

Barbie leva uma vida de diversão em planeta distante ao lado do seu bichinho Pipoca. Mas quando ela descobre que o brilho da sua galáxia está enfraquecendo e as estrelas pararam de dançar pelo céu, Barbie decide viajar até o Planeta Capital a fim de salvar as estrelas. Lá, ela conhece a campeã galáctica de hoverboard, Sal-lee, e um grupo de amigos cheios de talento, que a ajudam a escutar seu coração e descobrir que ela pode se tornar a líder que a galáxia inteira está esperando. A direção é de Andrew Tan e Michael Goguen. “Barbie: Aventura nas Estrelas” estreia nesta quinta-feira na Sala 4 do Natal Shopping, e Sala 6 do Partage Norte Shopping. Classificação indicativa livre. Cópias dubladas. (T. O.: “Barbie: Star Light Adventure”)

Mostra Woody Allen

Nesta semana, de 20 a 23 de agosto, o Cinemark exibirá a Mostra Woody Allen, com um filme por dia, em sessão única sempre às 20h30m. Como é uma Mostra de filmes clássicos do diretor, os ingressos custarão R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia). Os filmes serão exibidos na Sala 5. A programação é a seguinte:

Sábado (20/08): “Vicky Cristina Barcelona”

Vicky (Rebecca Hall) e Cristina (Scarlett Johansson) são amigas e passam férias em Barcelona. Vicky está noiva e é sensata nas questões do amor. Cristina é pura emoção e movida a paixão. Durante uma exposição de arte, as duas se encantam pelo pintor Juan Antonio (Javier Bardem), que as convida mais tarde, durante um jantar, para uma viagem. O que elas não sabiam é que o galante sedutor mantém um relacionamento problemático com sua ex esposa Maria Elena (Penélope Cruz). E as coisas ainda ficam piores porque as duas, cada uma de sua forma, se interessam por ele, dando início a um complicado "quadrado" amoroso. Classificação indicativa 12 anos. (T. O.: “Vicky Cristina Barcelona”)

Domingo (21/08): “Blue Jasmine”

Uma milionária mulher (Cate Blanchett) perde todo seu dinheiro e é obrigada a morar em São Francisco com sua irmã (Sally Hawkins) e os sobrinhos em uma casa bem modesta. Ela acaba encontrando um refinado homem (Peter Sarsgaard) que pode resolver seus problemas financeiros, mas antes precisa descobrir quem é e aceitar sua nova condição de vida. Classificação indicativa 12 anos. (T. O.: “Blue Jasmine”)

Segunda-feira (22/08): “Magia ao Luar”

Stanley (Colin Firth), um falso mágico com talento para desmascarar charlatões, é contratado para acabar com a suposta farsa de Sophie (Emma Stone), simpática jovem que afirma ser médium. Inicialmente cético, ele aos poucos começa a duvidar de suas certezas e se vê cada vez mais encantado pela moça. Classificação indicativa 12 anos. (T. O.: “Magic in Moonlight”)

Terça-feira (23/08): “O Homem Irracional”

Em crise existencial, o professor de filosofia Abe Lucas (Joaquin Phoenix) chega para lecionar em uma pequena cidade dos Estados Unidos. Logo, uma de suas alunas, Jill (Emma Stone), se aproxima dele devido ao fascínio que sente pelo seu intelecto, além da tristeza que sempre carrega consigo. Simultaneamente, ele é alvo de Rita (Parker Posey), uma professora casada que tenta ter um caso com ele. Classificação indicativa 14 anos. (T. O.: “Irrational Man”)

Quarta-feira (24/08): “Café Society”

Anos 1930. Bobby (Jesse Eisenberg) é um jovem aspirante a escritor, que resolve se mudar de Nova York para Los Angeles. Lá ele deseja ingressar na indústria cinematográfica com a ajuda de seu tio Phil (Steve Carell), um produtor que conhece a elite da sétima arte. Após um bom período de espera, Bobby consegue o emprego de entregador de mensagens dentro da empresa de Phil. Enquanto aguarda uma oportunidade melhor, ele se envolve com Vonnie (Kristen Stewart), a secretária particular de seu tio. Só que ela, por mais que goste de Bobby, mantém um relacionamento secreto. Classificação indicativa 12 anos. (T. O.: “Cafe Society”)

 

O Maravilhoso Mundo da Disney: “Malévola”


Baseado no conto da Bela Adormecida, o filme conta a história de Malévola (Angelina Jolie), a protetora do reino dos Moors. Desde pequena, esta garota com chifres e asas mantém a paz entre dois reinos diferentes, até se apaixonar pelo garoto Stefan (Sharlto Copley). Os dois iniciam um romance, mas Stefan tem a ambição de se tornar líder do reino vizinho, e abandona Malévola para conquistar seus planos. A garota torna-se uma mulher vingativa e amarga, que decide amaldiçoar a filha recém-nascida de Stefan, Aurora (Elle Fanning). Aos poucos, no entanto, Malévola começa a desenvolver sentimentos de amizade em relação à jovem e pura Aurora. “Malévola” será exibido no Cinemark no sábado e domingo às 11h30 na Sala 4. Classificação indicativa dez anos. Cópia dublada. (T. O.: “Maleficent”)