sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Coluna Claquete – 30 de dezembro de 2011


Newton Ramalho

 

colunaclaquete@gmail.comwww.colunaclaquete.blogspot.com  - @colunaclaquete


 

O que está em cartaz

Chegamos ao final de 2011 com a consciência do dever cumprido em manter o leitor informado das novidades no cinema. Para 2012, esperamos manter e melhorar esta parceria. Nas estreias da semana, teremos o épico “Imortais”, com Henry Cavill e Mickey Rourke, e “Late Bloomers – O Amor Não Tem Fim”, com Isabella Rossellini e William Hurt, na Sessão Cine Cult do Cinemark. Continuam em cartaz a ação “Missão Impossível: Protocolo Fantasma” (vejam na Sessão Filme da Semana), com Tom Cruise, o infantil “Alvin e os Esquilos 3”, o drama “Compramos um Zoológico”, com Matt Damon, a aventura “Roubo nas Alturas”, com Ben Stiller e Eddie Murphy, a animação “O Gato de Botas”, e “Amanhecer – Parte 1”. Tenham todos um próspero Ano Novo, repleto de realizações e bons filmes!

 

Estreia 1: “Imortais


Após os deuses do Olimpo terem vencido e aprisionado os poderosos Titãs, um novo mal ameaça a Terra. O rei Hyperion (Mickey Rourke), acumulando um exército de soldados sanguinários desfigurados pela sua própria mão, vai em busca do lendário “Arco de Epirus”, uma arma de poder inimaginável. Mesmo conscientes desta terrível ameaça, uma antiga lei determina que os Deuses não devem intervir nos conflitos dos homens. Eles permanecem impotentes para parar Hyperion, até que um camponês chamado Teseu (Henry Cavill) surge como a única esperança. Secretamente escolhido por Zeus, Teseu deve salvar seu povo de Hyperion e suas hordas. A direção é de Tarsem Singh. “Imortais” estreia nesta sexta-feira, nas salas 2 e 4 do Cinemark, e na sala 6 do Moviecom. Não haverá exibição deste filme na véspera do Ano Novo. Classificação indicativa 16 anos. Exibição em 3D. Cópias dubladas e legendadas.

 

Sessão Cine Cult: “Late Bloomers – O Amor Não Tem Fim


Casados há 30 anos, Mary (Isabella Rossellini) e Adam (William Hurt) passaram mais da metade de suas vidas juntos, criando os filhos e aguardando a chegada de uma fase mais tranquila. No entanto, percebem que estão envelhecendo e começam, cada uma à sua maneira, a enfrentar essa nova realidade. Adam vê sua carreira e situação financeira não serem tão prósperas como antes e Mary começa a apresentar indícios de senilidade. Num mundo de relações fugazes e imediatistas, esta história é uma bela parábola sobre uma vida a dois vivida com os encantos de todas as idades. A direção é de Julie Gravas. “Late Bloomers – O Amor Não Tem Fim” estréia na Sessão Cine Cult do Cinemark, somente na terça-feira e quinta-feira, na sessão de 19h30, na sala 3 do Cinemark. Classificação indicativa 14 anos.


Filme da Semana: “Missão Impossível: Protocolo Fantasma”

Grande fã do seriado, Tom Cruise foi o grande responsável pela transposição para o cinema, com o filme lançado em 1996, que atingiu grandes índices de público. As sequências, por sua vez, não foram tão fiéis à ideia original, ficando muito associadas à imagem de Cruise. O filme atual, “Missão Impossível: Protocolo Fantasma”, entre outras qualidades, retoma o espírito original do seriado, trazendo um forte impulso à grife.
O filme inicia em Praga, onde uma equipe da IMF está em plena ação. Sob a liderança de Jane (Paula Patton), e com o apoio de Benji (Simon Pegg), a missão do agente Hanaway (Josh Holloway, o Sawyer de “Lost”) é recuperar códigos de lançamento de mísseis russos que foram roubados. Mas, a missão falha, quando Hanaway é morto por Sabine Moreau (Léa Seydoux), uma assassina de aluguel, que rouba os documentos.
A ação muda para uma prisão em Moscou, onde, após uma ousada ação, o agente Ethan Hunt (Tom Cruise) é ajudado na fuga pelo grupo da IMF. Ele é informado de que Hendricks (Michael Nyqvist), um fanático sueco, está decidido a destruir o mundo através de um holocausto nuclear.
Ethan precisará penetrar no próprio Kremlin para obter informações sobre um especialista russo. O que ele não contava é que o próprio Hendricks invadiria o prédio para roubar um dispositivo capaz de comandar um míssil nuclear. Para despistar os perseguidores, o bandido provoca uma enorme explosão, que todos imaginam ter sido causada pela IMF.
Numa ousada ação, Ethan consegue fugir do hospital onde era mantido preso, e entra em contato com a sua agência. Ele consegue se encontrar com o próprio secretário da agência, que explica que o plano de Hendricks é lançar um míssil nos Estados Unidos, provocando uma guerra nuclear. O problema é que os russos acham que foram os americanos que explodiram o Kremlin, e a IMF está por trás disso. Ethan deverá ser preso e levado de volta para os Estados Unidos, culpado pelo ataque terrorista.
Mas, o carro em que estavam é atacado e o secretário é morto. Ethan e o agente Brandt (Jeremy Renner) conseguem fugir e se unir ao resto da equipe. Agora, o destino do mundo depende só deles.
Como Hendricks tem o dispositivo detonador e Sabine os códigos, eles precisam evitar que os dois se encontrem. Para isso, eles precisarão criar ambientes falsos no hotel Burj Khalifa, em Dubai, onde o encontro ocorrerá. Como sempre, eles precisam invadir o computador do hotel, para controlar os elevadores e o sistema de câmeras do prédio. O único problema é que o servidor do hotel fica no 130ͦ andar, e a única maneira de chegar lá é por fora. Imagine fazer isso no prédio mais alto da Terra, com mais de oitocentos metros de altura...
As coisas não saem como planejadas, e o grupo terá que seguir o terrorista até Bombaim, onde ele irá utilizar um satélite de comunicações de um riquíssimo empresário. A partir daí, a ação passa-se quase em tempo real, e enquanto o grupo tenta a comunicação com o satélite, Ethan persegue Hendricks, travando uma batalha alucinante em um estacionamento vertical automatizado, onde o personagem de Cruise faz até uma viagem de cabeça para baixo num BMW Série 1. Os BMW, aliás aparecem tanto quanto os atores, inclusive um modelo híbrido conceitual I8, que é usado para chegar na festa.
Os exageros estão em profusão, como é tradição neste tipo de filme. O diferencial, neste filme, foi uma socialização do foco, onde todos na equipe brilham, não só Cruise, como Renner (que estrelou o premiado “Guerra ao Terror”), o provável herdeiro da série, e até mesmo o ótimo Simon Pegg, que dá vida ao divertido Benji. Destaque, também, para Michael Nyqvist, ator sueco que estrelou a versão original da série Millenium, no personagem que será vivido por Daniel Craig na versão americana.
Além dos espetaculares efeitos especiais e locações fantásticas, que consumiram boa parte dos 140 milhões de dólares do orçamento, o roteiro bem arrumado, e a edição alucinante, mal dão tempo para o espectador recuperar o fôlego entre uma sequência e outra.
“Missão Impossível: Protocolo Fantasma” talvez seja o melhor filme de ação de 2011, conseguindo um equilíbrio excelente entre os efeitos digitais e trabalhos de atuação, além de proporcionar diversão sem precisar apelar para os excessos de violência ou piadas de gosto duvidoso. Para os mais exigentes, é só desligar o cérebro e curtir.


Lançamentos em DVD/Blu-Ray


“Um Sonho de Amor”

Há mais de duas décadas, Emma (Tilda Swinton) deixou a Rússia atrás de Tancredi Recchi (Pippo Delbono), que a pediu em casamento. Fazendo parte de uma poderosa família de Milão, ela se torna mãe de três filhos. Mas Emma, embora não seja infeliz, sente-se perdida na sua vida. Até que um dia, um talentoso chef de cozinha, amigo e sócio de seu filho, desperta desejos em Emma. Não demora muito para que ela embarque em uma perigosa relação com o jovem. Disco com formato de tela widescreen anamórfico e áudio Dolby Digital 5.1, e, como extras, Momentos no set de “Um Sonho de Amor”, e Entrevistas com o elenco e equipe.

“Adam – Memórias de uma Guerra”
 
A estranha história de Adam Stein, um homem que viveu o drama de ser judeu na Alemanha nazista e sobreviveu aos traumas dos campos de concentração. A sua mente ficou afetada e agora está internado num hospital psiquiátrico, onde o tentam reconduzir a uma existência o mais normal possível, para quem viveu os horrores do Holocausto. Mas, Adam não é um homem vulgar e nem um doente comum. Ele é muito inteligente para confundir os seus médicos e perceber o que está para além da realidade. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 2.0, e, como extras, bastidores, cenas deletadas, galeria de fotos, e trailer.

“Godard, Truffaut e a Nouvelle Vague”

Em celebração de 50 anos da Nouvelle Vague, esse documentário relembra a apresentação de "Os Incompreendidos" no Festival de Cannes em 1959 e a criação de "Acossado", mostrando o nascimento desse movimento que mudou a forma de se fazer cinema e revelou ao mundo dois dos maiores cineastas de todos os tempos: François Truffaut e Jean-Luc Godard. Dois grandes amigos e gênios do cinema que durante muito tempo permaneceram amigos e que após ficarem famosos romperam a relação de amizade por completo. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 5.1, e, como extras, Curta "Uma história d´água" (1958) de Godard e Truffaut, e Próximos lançamentos Imovision.

“A Minha Versão do Amor”

Barney Panofsky (Paul Giamatti) tem 65 anos e trabalha em uma produtora de TV. Inconformado com a separação, ele se diverte azucrinando o novo marido de sua ex-esposa. Por ficar muito sozinho, já que seus filhos estão crescidos, ele passa a relembrar fatos do passado. De como se casou com Clara (Rachelle Lefevre), ao acreditar que ela estava grávida de um filho seu, e, um ano depois, com sua segunda esposa (Minnie Driver). No mesmo dia do casamento ele conhece e se apaixona por Miriam (Rosamund Pike). A partir de então Barney tenta conquistá-la a todo custo, passando por cima de seu casamento. Para atingir seu objetivo ele contará com a ajuda não intencional de Boogie (Scott Speedman), seu melhor amigo. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1, e, como extras, Trailer, A Lua de Mel de Barney, O Casamento de Barney e Clara, Barney no Cemitério, Barney e Miriam no Parque, e Barney e Miriam no Trem.


Confira na TV

Noites de Tormenta”, no SBT
A recém-divorciada Adrienne Willis, mesmo num momento delicado e confuso de sua vida, aceita cuidar, por alguns dias, da pousada de sua melhor amiga. Lá conhece o Dr. Paul Flanner, um experiente cirurgião plástico em crise de consciência por conta de sua separação e da rejeição que sofre por parte do filho. Agora, com uma grande tempestade chegando, eles confortam um ao outro e começam um romance que mudará as suas vidas para sempre. Sexta-feira, às 22h00.

Scooby-Doo Especial”, no SBT
Nestas três aventuras, Scooby-Doo e sua turma enfrentam as mais divertidas e assustadoras confusões! Primeiro, eles decidem ir a um festival de Rock onde descobrem tudo sobre a lenda do vampiro e investigam o desaparecimento de integrantes de uma banda. Depois, durante uma viagem, são surpreendidos por uma nave e se vêem envolvidos numa trama onde humanos e alienígenas se confundem. Em seguida, a turma, acidentalmente, entra num jogo de computador de alta tecnologia, onde vão do passado pré-histórico ao futuro e enfrentam horripilantes vilões virtuais!  Sábado, às 20h15.

A Fantástica Fábrica de Chocolates”, no SBT

Charlie Bucket (Peter Ostrum) é um menino pobre, que acha um dos cobiçados "bilhetes dourados" que dão direito a um carregamento vitalício de chocolates Wonka, além de poder conhecer a misteriosa fábrica de chocolates. Ele e mais quatro crianças passeiam pelo lugar, mas Willy Wonka (Gene Wilder), o dono da fábrica, não é um tio gente-boa e sim uma figura manipuladora. As crianças, ao mesmo tempo em que mergulham de cabeça nos seus desejos, pagam um preço por isso, pois pensando melhor a analogia mais perfeita não é com a Terra de Oz, mas com o Jardim do Éden: encantador, mas território da serpente.  Sábado, às 22h15.

Transformers”, na Globo
Durante séculos, duas raças alienígenas de robôs - os Autobots e os Decepticons - estiveram em guerra, colocando em risco o destino do universo. Quando a batalha alcança a Terra, só o que separa os perversos Decepticons do poder é uma pista guardada pelo adolescente Sam. Domingo, às 14h05.
Missão Impossível 3”, na Globo
O agente Ethan Hunt (Tom Cruise) está afastado do trabalho de campo, trabalhando apenas como treinador de novos agentes. Levando uma vida tranqüila com a noiva Julia (Michelle Monaghan), que nada sabe sobre seu verdadeiro trabalho, ele finalmente consegue ter a paz que tanto lhe faltava. Mas Ethan é chamado de volta à ativa quando uma de suas alunas é capturada.  Domingo, às 21h50.

Pequena Miss Sunshine”, na Globo
A desajeitada Olive, filha caçula de uma família problemática e sem sorte, é convidada para participar de um concurso de beleza. Durante três dias eles deixam as diferenças de lado e se unem para atravessar o país numa perua amarela enferrujada. Oscar de melhor ator coadjuvante para Alan Arkin e de melhor roteiro original para Michael Arndt. Domingo, à meia-noite.
Hancock”, na Globo
Will Smith interpreta Hancock, um super-herói que perdeu a sua popularidade na cidade em que protege, pois suas tentativas de resgate pouco convencionais não tiveram sucesso. Durante um resgate, Hancock conhece Ray Embrey (Jason Bateman), um agente de Relações Públicas recentemente demitido que se oferece para representar e recuperar a imagem pública de Hancock. Segunda-feira, às 21h15.




Film de la Semaine: "Mission: Impossible: Protocole Fantôme"


Les enfants qui regardent le film "Mission Impossible" avec Tom Cruise ne imaginent pas que l'idée originale provient des années 60, quand une série du même nom a été un énorme succès pendant sept saisons dans le réseau américain CBS. La série montrait les aventures d'une agence secrète qui a effectué des missions les plus difficiles dans diverses parties du monde.
Grand fan de la série, Tom Cruise a été le plus grand responsable de la transposition pour le cinéma, avec le film sorti en 1996, qui ont atteint un grand nombre de spectateurs. Les séquences, à leur tour, n'ont pas été aussi fidèle à l'idée d'origine, et ils ont plus associé à l'image de Tom Cruise. Le film actuel,"Mission: Impossible: Protocole Fantôme", entre autres qualités, reflète l'esprit de la série originale, apportant une forte impulsion à la marque.
Le film débute à Prague, où une équipe du FMI est en plein essor.Sous la direction de Jane (Paula Patton), et avec le soutien de Benji (Simon Pegg), la mission du agent Hanaway (Josh Holloway, le Sawyer de "Lost") consiste à récupérer les codes pour lancer des missiles russes qui ont été volés.Mais, la mission a échoué lorsque Hanaway est tué par Sabine Moreau (Léa Seydoux), une tueuse à gages, qui vole les documents.
L'action passe à une prison de Moscou, où, après une action audacieuse, l'agent Ethan Hunt (Tom Cruise) est aidé par le groupe du IMF a s'enfuir. Il est informé que Hendricks (Michael Nyqvist), un fanatique suédois, est déterminé à détruire le monde par un holocauste nucléaire.
Ethan aura besoin pour entrer dans le Kremlin lui-même pour obtenir des informations sur un expert russe. Ce qu'il ne s'attendait pas, c'est que Hendricks s'est pris d'assaut le bâtiment pour voler un appareil capable de commander un missile nucléaire. Pour déjouer leurs poursuivants, le méchant provoque une énorme explosion, que tous imaginent ont été causés par le IMF.
Dans une action audacieuse, Ethan s'échappe de l'hôpital où il a été emprisonné, et entre en contact avec leur agence. il rencontre le propre secrétaire de l'agence IMF, qui explique que le plan de Hendricks est de lancer un missile aux Etats-Unis, en provoquant une guerre nucléaire.Le problème est que les Russes pensent ce sont les Américains qui ont fait sauter le Kremlin, et le IMF est derrière ils. Ethan doit être arrêté et ramené aux Etats-Unis, a accusé de l'attentat terroriste.
Mais, la voiture ou ils étaient est attaqué et le secrétaire est mort. Ethan et l'agent Brandt (Jeremy Renner) parviennent à s'échapper et à rejoindre le reste de l'équipe. Maintenant, le destin du monde dépend de leurs propres.
Comme Hendricks a l'appareil détonateur et Sabine les codes, Ethan et ses amies ont besoin pour empêcher que les deux se rencontrent. Pour cela, ils ont besoin pour créer des environnements faux dans l'hotel Burj Khalifa à Dubaï, où la réunion aura lieu.Comme toujours, ils ont besoin pour pénétrer dans l'hôtel d'ordinateur, pour contrôler les ascenseurs et le système de caméras de surveillance. Le seul problème est que l'ordinateur est situé à 130me étage de l'hôtel, et la seule façon d'y arriver est par l'extérieur.Imaginez faire cela dans le plus grand bâtiment sur la Terre, avec plus de huit cents pieds de haut ...
Les choses ne se passent pas comme prévu, et le groupe aura à suivre le terroriste à Bombay, où il va utiliser un satellite de communication d'unriche homme d'affaires.De là, l'action est presque en temps réel, et alors que le groupe tente de communiquer avec le satellite, Ethan poursuit Hendricks a un parking verticale automatisée, où ils ils mènent une bataille hallucinant. Le personnage de Tom Cruise fait un voyage à la tête dans la BMW Série 1, pour atteindre l'ennemi.Les BMW apparaissent autant que les acteurs, participant à toutes les scènes d'action, y compris un I8 hybride conceptuel, qui est utilisée pour arriver à la fête.
Les exagérations sont à profusion, comme d'habitude dans ce type de film. La différence dans ce film était une socialisation de centre, où chacun d'équipe brille, tant Cruise, comme Renner (qui a joué dans le primé film «Démineurs»), le probrable héritier de la série, et même le drôle Simon Pegg, qui donne vie au amusant Benji.En vedette également, Michael Nyqvist, acteur suédois qui a joué dans la version originale de la série Millenium, le personnage qui serait joué par Daniel Craig dans la version américaine.
En plus des espetacurlares effets spéciaux et endroits fantastiques, qui ont consommé une grande partie du budget de 140 millions de dollars, le script soignée, la édition hallucinante, qui mal donne le temps au spectateur pour reprendre son souffle entre une séquence et autre.
"Mission: Impossible: Protocole Fantôme" est sans doute le meilleur film d'action de 2011, en atteignant un excellent équilibre entre les effets numériques et les performances des comedians, en plus de fournir du plaisir sans avoir à recourir à des excès de violence ou de plaisanteries d'un goût douteux.Pour les plus exigeants, juste éteindrez votre cerveau et profitez-vous. 



Movie of the week: “Mission: Impossible – Ghost Protocol”

The kids who watch the movie "Mission Impossible" starred by Tom Cruise barelly know that the original idea comes from the sixties, when a series of the same name was a huge success during seven seasons on CBS. The series portrayed the adventures of a secret agency that performed the most difficult missions in various parts of the world.
Big fan of the show, Tom Cruise was largely responsible for the transposition into the cinema, with the film released in 1996, which reached great levels of public. The sequences were not as faithful to the original idea, being more associated with the image of Cruise. The current film,"Mission: Impossible: Ghost Protocol", among other qualities, reflects the spirit of the original series, bringing a strong impetus to the brand.
The film begins in Prague, where an IMF team is in full action.Under the leadership of Jane (Paula Patton), and with the support of Benji (Simon Pegg), the mission of agent Hanaway (Josh Holloway, the Sawyer from "Lost") is to retrieve codes for launching Russian missiles that were stolen.But the mission failed when Hanaway is killed by Sabine Moreau (Léa Seydoux), a hired killer, who steals the documents.
The action switches to a prison in Moscow, where, after a daring action, agent Ethan Hunt (Tom Cruise) is helped to run away by the group of the IMF. He is told that Hendricks (Michael Nyqvist), a fanatical Swedish, is determined to destroy the world through a nuclear holocaust.
Ethan will need to enter in the Kremlin for information on a Russian expert. What he did not expect is that Hendricks himself stormed the building to steal a device capable of commanding a nuclear missile. To outwit their pursuers, the villain causes a huge explosion, causing everybody imagine that it has been caused by the IMF.
In a bold action, Ethan escapes from the hospital where he was imprisoned, and comes in contact with your agency. He gets to meet the IMF's secretary, who explains that the planfrom Hendricks is to launch a missile in the United States, provoking a nuclear war.The problem is that the Russians think it was the Americans who blew up the Kremlin, and the IMF is behind it. Ethan should be arrested and taken back to the United States, blamed for the terrorist attack.
But, the car they were in is attacked and the secretary is dead. Ethan and the agent Brandt (Jeremy Renner) manage to escape and join the rest of the team. Now the fate of the world depends on this little group.
As Hendricks has the detonator and Sabine device codes, they need to prevent the two meet each other. For this, they need to create false environments in the Burj Khalifa hotel, in Dubai, where the meeting will take place.As always, they need to penetrate the computer hotel, to control the elevators and the camera surveillance system of the building. The only problem is that the server is located in the hotel's 130th floor, and the only way to get there is by outside.Imagine doing this in the tallest building on Earth, with almost three thousand feet high ...
Things did not go as planned, and the group will have to follow the terrorist to Bombay, where he will use a communications satellite owned by a rich businessman.From there, the action is almost in real time, and while the group tries to communicate with the satellite, Ethan hunts Hendricks, fighting a terrible battle in an waging an automated vertical parking lot, where Cruise's character makes a trip head down in a BMW Serie 1.The BMW cars, by the way, appear as much as the actors in the movie, including a hybrid conceptual I8, which is used to arrive at the party.
The exaggerations are in profusion, as usual in this kind of film. The difference in this movie was a socialization of focus, where everyone on the team shines, not only Cruise. Jeremy Renner (who starred in the award winning "War on Terror"), it is the probable heir to the series, and the great Simon Pegg gives life to his funny character, Benji. It is important to highlight the performance of Michael Nyqvist, Swedish actor who starred in the original version of the Millennium series, the character who is played by Daniel Craig in the American version.
In addition to spectaculars special effects and fantastic locations, which consumed a lot of the $ 140 million budget, the neat script, and the awesome edition, it is hard for the viewer to catch his breath between one sequence and another.
"Mission: Impossible: Ghost Protocol" is perhaps the best action movie of 2011, achieving an excellent balance between the digital effects and acting work, and providing fun without need of violence excesses or jokes of dubious taste.For the most demanding, just turn off your brain and enjoy.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Coluna Claquete – 23 de dezembro de 2011




Newton Ramalho


 


colunaclaquete@gmail.comwww.colunaclaquete.blogspot.com  - @colunaclaquete




 

O que está em cartaz

A Coluna Claquete deseja a todos os seus leitores um maravilhoso e feliz Natal, repleto de alegria e felicidade. Nas estreias da semana, teremos a ação “Missão Impossível: Protocolo Fantasma, com Tom Cruise, o infantil “Alvin e os Esquilos 3”, e o drama “Compramos um Zoológico”, com Matt Damon. Teremos ainda a pré-estreia de “Imortais”, com Henry Cavill e Mickey Rourke. Continuam em cartaz a aventura “Roubo nas Alturas” (vejam na Sessão Filme da Semana), com Ben Stiller e Eddie Murphy, as animações “O Gato de Botas”, e “Operação Presente”, “Os Muppets”, e “Amanhecer – Parte 1”. Nas programações exclusivas, o Cinemark exibe o drama “Noite de Ano Novo”, com um mega elenco, e o documentário “Rock Brasília – Era de Ouro”, na Sessão Cine Cult.

 

Estreia 1: “Missão Impossível: Protocolo Fantasma


Acusado pelo bombardeio terrorista ao Kremlin, o agente da IMF Ethan Hunt (Tom Cruise) é desautorizado junto com o resto da agência quando o Presidente dá início ao "Protocolo Fantasma". Deixado sem qualquer recurso ou apoio, Ethan tem que encontrar uma maneira de limpar o nome de sua agência e prevenir outro ataque. Para complicar ainda mais as coisas, Ethan é forçado a assumir esta missão com uma equipe de colegas fugitivos da IMF cujos motivos pessoais ele não conhece completamente. A direção é de Brad Bird, e no elenco estão também Jeremy Renner, Ving Rhames e Tom Wilkinson. “Missão Impossível: Protocolo Fantasma” estréia nesta sexta-feira, nas salas 1 e 6 do Cinemark, e nas salas 4 e 7 do Moviecom. Classificação indicativa 12 anos. Cópias dubladas e legendadas.

 

Estreia 2: “Alvin e os Esquilos 3


Os irmãos Alvin, Simon e Theodore partem em uma viagem de cruzeiro juntamente com Dave (Jason Lee) e as esquiletes, formadas por Eleanor, Jeanette e Brittany. Durante a viagem Alvin quer se divertir, enquanto que Dave tenta ter algum controle sobre os esquilos. Numa de suas brincadeiras Alvin acaba em uma asa delta, que o leva, juntamente com os irmãos e as esquiletes, para uma ilha. Dave parte atrás deles usando outra asa delta e acaba carregando consigo Ian (David Cross), o ex-empresário dos esquilos que agora trabalha vestindo a roupa de um pelicano, para entreter os passageiros do cruzeiro. A direção é de Mike Mitchell. “Alvin e os Esquilos 3” estréia nesta sexta-feira, na sala 1 do Cinemark. Classificação indicativa livre. Cópias dubladas.

Estreia 3: “Compramos um Zoológico


“Compramos um Zoológico”, baseado em uma história real, apresenta Benjamin (Matt Damon), um pai solteiro que vive uma incrível história de superação. Após a morte da esposa, Benjamin e seus filhos mudam-se para o interior da Califórnia para renovar e reinaugurar um zoológico em decadência. Sem nenhuma experiência prévia, a família verá seus valores transformados pelo convívio com os animais do zoológico em uma experiência inebriante para toda família. A direção é de Cameron Crowe, e no elenco estão também Scarlett Johansson, Thomas Haden Church, e Elle Fanning. “Compramos um Zoológico” estréia nesta sexta-feira, na sala 5 do Cinemark, e na sala 3 do Moviecom. Classificação indicativa livre. Cópias dubladas.

Pré-Estreia: “Imortais


Após os deuses do Olimpo terem vencido e aprisionado os poderosos Titãs, um novo mal ameaça a Terra. O rei Hyperion (Mickey Rourke, acumulando um exército de soldados sanguinários desfigurados pela sua própria mão, vai em busca do lendário “Arco de Epirus”, uma arma de poder inimaginável. Mesmo conscientes desta terrível ameaça, uma antiga lei determina que os Deuses não devem intervir nos conflitos dos homens. Eles permanecem impotentes para parar Hyperion, até que um camponês chamado Teseu (Henry Cavill) surge como a única esperança. Secretamente escolhido por Zeus, Teseu deve salvar seu povo de Hyperion e suas hordas. A direção é de Tarsem Singh. “Imortais” terá pré-estreia na sala 7 do Cinemark (sessão de 22h25), e na sala 6 do Moviecom (sessão de 22h00). Não haverá exibição deste filme na véspera do Natal. Classificação indicativa 16 anos. Exibição em 3D.



Filme da Semana: “Roubo nas Alturas”

Quase todos os dias nós vemos em nossos telejornais anúncios pessimistas sobre o rombo da Previdência, enquanto os aposentados reclamam da falta de aumento. Mas, já imaginou se não existisse INSS – e, pior – se um espertalhão roubasse a sua poupança para a aposentadoria? Este é o tema do filme “Roubo nas Alturas”, estréia recente em nossos cinemas.
Josh Kovacs (Bem Stiller) é o eficiente gerente de um dos prédios mais luxuosos de Nova York. Ele comanda um pequeno exército de funcionários, que atendem a exigente população do condomínio, ao mesmo tempo em que precisa ter jogo de cintura para resolver casos mais complicados, como convencer um executivo desempregado a entregar o apartamento que foi tomado pelo banco.
Um dos moradores mais importantes do prédio é Arthur Shaw (Alan Alda), o rico ocupante da cobertura, que, mesmo tendo saído do mesmo bairro que Josh, construiu sua fortuna no mundo financeiro de Wall Street.
Um dia, Josh percebe uma movimentação estranha e vê Shaw ser levado para um furgão de lavanderia. Pensando tratar-se de um seqüestro, ele tenta impedir a ação dos criminosos, até que descobre uma realidade muito diferente. Na verdade, Shaw estava tentando fugir, sendo impedido por uma ação do FBI, que o prendeu por crimes contra o mercado financeiro.
Aturdido, Josh descobre que Shaw perdeu todo o dinheiro que tinha em operações fraudulentas, e, também o de todos os seus investidores, o que incluía a poupança de aposentadoria de todo o pessoal do prédio – incluindo a do próprio Josh.
Quando um dos funcionários do prédio tenta suicidar-se, desesperado, pois estava às portas da aposentadoria, Josh invade o apartamento de Shaw, onde este é mantido em prisão domiciliar, e danifica uma Ferrari que o financista mantém na sala de estar – e que teria pertencido a Steve McQueen.
Mas, quem foi rei nunca perde a majestade, e, enquanto Josh e dois colegas são demitidos, pelos danos à Ferrari, Shaw é liberado, e pode ter o caso arquivado.
Josh tem a simpatia da agente Gertie Fiansen (Tea Leoni), que comanda o grupo do FBI que investiga e guarda o financista. Numa conversa mais relaxada ela comenta que ainda não descobriram onde Shaw escondeu o pé-de-meia, o dinheiro que todo malandro reserva para um momento em que precisa fugir.
Unindo o seu conhecimento do prédio com a frustração contra Shaw, Josh chega à conclusão de que o dinheiro deve estar em um cofre oculto dentro do apartamento do financista. O problema é que fica no topo de um prédio onde ele é proibido de entrar, e em um apartamento que é vigiado 24 horas por agentes do FBI.
Ele convida o grupo mais prejudicado para participar do seu plano: Cole (Casey Afleck), o cunhado, cuja esposa está prestes a ter um filho, Dev’Reaux (Michael Peña), o ex-ascensorista, e Mr Fitzhugh (Matthew Broderick), um ex-executivo falido que é um gênio com números.
O que faltava ao grupo era exatamente a experiência criminosa. Para isso, Josh recorre a um colega de infância, Slide (Eddie Murphy) o único ladrão que conhecia. Para convencê-lo, foi preciso tirá-lo da cadeia e submeter o grupo a vários testes propostos pelo novo membro.
O problema é que Slide era ladrão de antenas parabólicas, e não sabia nada de cofres. Para resolver mais esse problema, Josh convence Odessa (Gabourey Sidibe), uma camareira jamaicana filha de um chaveiro, a entrar para o bando.
Dai para frente, o grupo executa um plano mirabolante para enganar os agentes federais, fazendo-os sair do prédio, invadem o apartamento sem serem notados, para tentar achar o dinheiro de Shaw. Para dar mais emoção, acontecem traições, imprevistos, e a maior decepção, quando descobrem que a grana do financista não está tão disponível quanto parecia.
“Roubo nas Alturas” segue uma longa tradição de filmes sobre roubos elaborados, que iniciou com a primeira versão de “Onze Homens e um Segredo”, com Frank Sinatra e sua turma. Embora tenham surgido muitos outros, muito mais sofisticados, talvez o que atraia mais no filme atual seja a sua verossimilhança.
Não é novidade para ninguém que os maiores ladrões de hoje são homens engravatados, com conversas bonitas e ternos caros, que fazem desaparecer milhões de dólares num passe de mágica. Seria melhor se não fosse verdade, que muitos dos que perdem dinheiro, principalmente no mercado americano, são os pequenos poupadores, que costuma empregar o dinheiro no mercado financeiro.
O filme é estrelado por dois atores muito conhecidos, Stiller e Murphy, mas, que não tem sido bem sucedidos nas suas escolhas, principalmente Eddie Murphy, que insistiu em personagens exagerados e caricatos, como “Professor Aloprado” e “Norbit”. Quem rouba mesmo a cena, sempre que aparece é a gordinha Gabourey Sidibe, que prova ter merecido a indicação ao Oscar de Melhor Atriz por “Preciosa”.
Uma grata surpresa foi a aparição de dois grandes nomes já meio esquecidos. Alan Alda, que já foi galã em muitos filmes de décadas passadas, dá vida a um crível vilão, simpático, cínico e cruel, como se pode imaginar de um executivo de Wall Street. O outro nome é Matthew Broderick, anos-luz distante do Ferris Bueller de “Curtindo a Vida Adoidado”, mas, ainda traz um charme e inocência ao executivo desempregado.
O roteiro conseguiu dosar bem o humor e ação, excluindo o sexo e a violência, realizando um filme “família”, divertido e movimentado. Ë bom ver que não é necessário exageros e apelações para se fazer a diversão pura e simples.
Achei um final meio moralista, para esse tipo de filme, mas, com as falcatruas financeiras que estão acontecendo na vida real, talvez não se queira estimular uma reação contra os especuladores financeiros – pelo menos não mais do que já está acontecendo com os “indignados”, na Europa, e o movimento “Ocuppy Wall Street”, nos Estados Unidos.



Lançamentos em DVD/Blu-Ray


“Coco Chanel e Igor Stravinsky”

Em 1913, a jovem Coco Chanel começa a se destacar no mundo da moda. Ao mesmo tempo, o compositor russo Igor Stravinsky desponta no cenário artístico ocidental. A estreia do balé A Sagração da Primavera, em Paris, arrebata a jovem estilista enquanto causa revolta no público em geral por sua ousadia. Anos mais tarde, já célebre, Coco está de luto pela morte de seu amante, Boy Capel, quando conhece Stravinsky, recém-chegado a Paris como exilado da nova União Soviética. A estilista oferece sua casa de campo para abrigar o músico e sua família e os dois começam uma relação proibida e intensa. Disco com formato de tela widescreen anamórfico e áudio Dolby Digital 5.1, e, como extras, Galeria de imagens com os croquis do figurino, e Trailer do filme.

“Jean de Florette”
 
França, 1920, um vilarejo da região da Provença. Na disputa por uma nascente abandonada, o dono da terra morre e dois gananciosos fazendeiros tentam enganar seu herdeiro, bloqueando a nascente para que este não possa usá-la, a fim de forçá-lo a vendê-la por um baixo valor. Com uma história envolvente, ótimos diálogos e linda fotografia, Claude Berri realizou um filme memorável que traduz toda a riqueza do universo literário inconfundível de Marcel Pagnol. No elenco estão Yves Montand, Gérard Depardieu, Daniel Auteuil, e Elisabeth Depardieu. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 5.1, e, como extras, Making of, e Trailers.

“A Vingança de Manon”

França, 1930 - Continuação do filme "Jean de Florette", dez anos depois. Aimée Cadoret retornou à cidade, onde voltou a cantar ópera, mas Manon preferiu continuar no campo com a senhora Baptistine. A filha de Jean e Aimée tornou-se uma linda pastora de cabras. Tendo descoberto a verdade sobre as ações desprezíveis de Cesar e Ugolin Souberayn, a camponesa os detesta, assim como evita os moradores da aldeia. Só Bernard Olivier, o novo professor da escola local, desperta sua curiosidade. Manon viu nele um homem de bom coração, tal como seu pai Jean. Ugolin ganhou muito dinheiro com a plantação de flores nas antigas terras dos Cadoret. Seu tio Cesar quer que ele arranje uma esposa, afinal é preciso um herdeiro para o nome e o dinheiro da família Souberayn. Ocasionalmente, o criador de cravos vê Manon banhando-se numa fonte nas montanhas e se apaixona. Orientado pelo tio, Ugolin compra uma elegante roupa de caçador e se declara à moça, antes que o professor o faça. Manon foge, repudia o agricultor e descobre um meio terrível de se vingar dele e de todos na aldeia. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 5.1, e, como extras, Making of, e Trailers.

“Vincere”

Há um segredo na vida de Benito Mussolini: uma mulher, Ida Dalser, e um filho, Benito Albino, que nasceu, foi reconhecido, e em seguida renegado. É uma página negra da história da Itália, ignorada na biografia oficial do Duce. Quando Ida conhece Mussolini em Milão, ele é um fervoroso socialista que pretende orientar as massas contra a Igreja e a monarquia. Ela acredita nele e em seus ideais, e vende tudo que tem para financiar II Popolo d´Itália, um jornal que Mussolini funda para ser o núcleo do futuro Partido Fascista. Quando a 1° Guerra Mundial começa, ele se alista e desaparece. Ao reencontrá-lo, Ida descobre que ele está casado com outra mulher e exige seus direitos como verdadeira esposa e mãe de seu filho primogênito. Levada à força para um asilo de loucas, Ida decide que mesmo trancada e impedida de ver seu filho, não vai desistir de lutar por seus direitos.   O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1, e, como extras, Cenas do filme com narrador, e Documentário "Mussolini, segredo de família"






Confira na TV

Titio Noel”, no SBT

Fred Claus bem que tentou ser o melhor irmão do mundo, mas cresceu à sombra do seu irmão mais famoso, o Papai Noel. Anos de trambicagem levam Fred à cadeia, e agora ele só pode contar com a generosidade do seu irmão. O bom velhinho paga a fiança do irmão, mas em troca lhe reserva uma missão. Sexta-feira, às 22h00.

O Natal do Pimentinha”, no SBT

O levado Dennis Mitchel, 6 anos, não para de aprontar. Mesmo assim, se julga merecedor de uma bicicleta que pediu ao Papai Noel. Enquanto espera o natal, Dennis tenta achar o presente ideal para seu "amigo", o vizinho rabugento, sr. Wilson. Para sorte do pestinha, um anjo que está na terra parece que o ajudará nesta difícil tarefa. Sábado, às 20h15.

Os Dez Mandamentos”, no SBT

O pequeno órfão Moisés é salvo por uma princesa egípcia e criado para se tornar príncipe! Quando adulto descobre sua origem escrava e, ao fugir para o deserto, recebe uma mensagem de Deus para conduzir seu povo à libertação. Nesta difícil jornada, enfrentando uma poderosa nação, Moisés conta com sua força, fé e sabedoria! Sábado, às 22h15.


Um Natal Brilhante”, na Globo

Steve Finch (Matthew Broderick) adora comemorar o Natal. Todo ano ele segue uma série de curiosas tradições natalinas, que muitas vezes desagradam sua esposa Kelly (Matthew Broderick) e seus filhos Madison (Alia Shawkat) e Carter (Dylan Blue). Porém a alegria natalina de Steve é destruída quando Buddy Hall (Danny Devito), um vendedor de carros, torna-se seu vizinho. Domingo, às 14h05.

Bem-Vindo à Selva”, na Globo

Jack Stanfield é um especialista em segurança de computadores que trabalha para o Landrock Pacific Bank e desenvolveu um dos mais eficazes sistemas contra fraude. Sem perceber, ele teve sua vida monitorada por quase um ano por mercenários. O líder do grupo invade a casa de Jack e toma como reféns sua esposa e filhos, obrigando- o a participar de um roubo.  Domingo, às 23h45.

Meu Papai é Noel”, na Globo

Com a chegada do Natal, Scott Calvin (Tim Allen) convida os pais de sua esposa para as festas de final de ano. O feriado se transforma em um caos quando Scott percebe que está sem a sua roupa de Papai Noel e que o maligno Jack Frost (Martin Short) congelou o Natal. A menos que Scott consiga resolver toda essa confusão a tempo, o clima vai esfriar ainda mais no Pólo Norte. Domingo, às 01h30.














Film de la semaine: “Le casse de Central Park



Tous les jours nous voyons sur nos bulletins de nouvelles annonces pessimistes quant à l'insuffisance de la sécurité sociale, alors que les retraités se plaignent du manque de augmentation des pensions. Mais, imaginez s'il n'y avait pas de sécurité sociale - et pire - si un escroc a volé votre épargne-retraite? C'est le thème du film "Le Casse de Central Park", a récemment fait ses débuts dans nos salles.

Josh Kovacs (Ben Stiller) est le gestionnaire efficace de l'un des bâtiments les plus luxueux de New York. Il commande une petite armée d'employés qui satisfont la population exigeante du bâtiment, dans le même temps qu'il a besoin de habilité à résoudre les cas plus compliqués, comment convaincre un chômeur de livrer l'appartement qui a été prise par la banque.

L'un des résidents les plus importantes de l'édifice est Arthur Shaw (Alan Alda), le riche proprietaire de la couverture, qui, bien qu'ayant viennent du même quartier que Josh, a fait sa fortune dans le monde financier de Wall Street.

Un jour, Josh comprend un mouvement étrange, et il voit Shaw être prise dans une camionnette de blanchisserie. Pensant qu'il s'agissait d'un enlèvement, il essaie d'arrêter les actions des criminels, jusqu'à ce qu'il découvre que la realité est très différente. En fait, Shaw a essayé de s'échapper, étant empêchée par l'action du FBI, qui le arrête pour des crimes contre les marchés financiers.

Abasourdi, Josh découvre que Shaw a perdu tout l'argent qu'il avait dans les transactions frauduleuses, et aussi de ses investisseurs, le qui comprenait l'épargne-retraite de tout le personnel du bâtiment.

Quand un employé de l'immeuble tente de se suicider de désespoir parce qu'il était sur le point de départ à la retraite, Josh Shaw envahit l'appartement où Shaw est maintenu en résidence surveillée, et endommage la Ferrari qui le financier conserve au salon - et que avait appartenu à Steve McQueen.

Mais, qui était roi ne perd jamais sa majesté, et tandis que ses collègues Josh et deux sont licenciés, pour les dommages à la Ferrari, Shaw est libéré, et peut avoir le procès clos.

Josh a la sympathie de l'agent Gertie Fiansen (Tea Leoni), qui dirige le groupe que le FBI enquête et détient le financier. Dans une conversation plus détendue, elle commente qu'elle ne sait pas encore où Shaw cache son pécule, l'argent que toutes les escrocs réservent pour les moments quand ils ont besoin d'évasion.

Joindre sa connaissance de la construction et la frustration contre Shaw, Josh arrive à la conclusion que l'argent doit être caché dans un coffre dans l'appartement du financier. Le problème est que le coffre se trouve au sommet d'un bâtiment où ils son interdits d'entrer, et dans un appartement qui est surveillé 24 heures par des agents du FBI.

Il invite le groupe le plus affecté pour participer à leur plan: Cole (Casey Afleck), le beau frère, dont la femme est sur le point d'avoir un fils, Dev'Reaux (Michael Peña), un opérateur de opérateur d'ascenseur, et M. Fitzhugh (Matthew Broderick) , un cadre chômeur qui est un génie avec les nombres.

Ce que le groupe manquait c'est exactement l'expérience criminel. Pour ce faire, Josh se tourne vers un ami d'enfance, Slide (Eddie Murphy), un vrai voleur. Pour le convaincre, Josh a besoin de le faire sortir de prison et amener le groupe à plusieurs tests proposés par le nouveau membre.

Le problème est que Slide était un voleur d'antennes paraboliques, et ne savait rien de coffres-forts. Pour résoudre ce problème, Josh convainc Odessa (Gabourey Sidibe), une femme de chambre jamaïcaine, fille d'un serrurier, de rejoindre le groupe.

Par la suite, le groupe réalise un plan absurde de tromper le gouvernement fédéral, les obligeant à quitter le bâtiment, ils envahissent l'appartement sans être remarqués, pour essayer de trouver de l'argent de Shaw. Pour donner plus d'excitation, trahisons arrivent, imprévus, et la plus grande déception, c'est quand ils découvrent que l'argent provenant du financier n'est pas aussi disponible.

"Le Casse de Central Park" suit une longue tradition de films sur les vols élaborées, qui a commencé avec la première version de "L'inconnu de Las Vegas", de 1960, avec Frank Sinatra et sa bande. Bien qu'il y ait eu beaucoup d'autres, plus sophistiquées, peut-être le quíl attire plus dans le film actuel être sa vraisemblance.

Il n'est pas des nouvelles à tous que les plus grands voleurs d'aujourd'hui sont des hommes en cravates, avec costumes magnifiques et conversations belles, qui font quelques millions de dollars disparaissent comme par magie. Ce serait mieux si elle n'était pas vrai, que beaucoup de ceux qui perdent de l'argent, surtout dans le marché américain sont les petits épargnants, qui investissent ses economies dans le marché financier.

Le film met en vedette deux acteurs bien connus, Stiller et Murphy, mais qui n'a pas été couronnés de succès dans leurs choix, surtout Eddie Murphy, qui a insisté sur les caractères exagérés et caricaturaux, comme "Le Professeur Foldingue" et "Norbit". Qui vole la scène, partout où elle apparaît est le grassouillet Gabourey Sidibe, qui s'avère avoir valu une nomination aux Oscar pour la meilleure actrice pour "Precious".

Une agréable surprise a été l'apparition de deux grands noms déjà à moitié oublié. Alan Alda, qui a été le héros dans nombreux films de ces dernières décennies, donne vie à un méchant crédible, sympathique, cynique et cruel, comme on peut imaginer un cadre de Wall Street. L'autre nom est Matthew Broderick, des années-lumière du Ferris Bueller de la "La folle journée de Ferris Bueller", mais apporte encore un charme et d'innocence pour le cadre chômeur.

Le scénario a reussi en équilibrer d'humour et d'action, en prouvant que le sexe et la violence ne sont pas nécessaries pour faire un film "familial" amusant et bien remplie. C'est bien de voir que vous n'avez pas besoin de éxagerationes pour faire l'amusement pur et simple.

J'ai trouvé la fin très moraliste, pour ce type de film, mais avec les escroqueries financières qui se passent dans la vraie vie, on ne veul pas de stimuler une réaction contre les spéculateurs financiers - du moins pas plus que ce qui se passe avec les "indignés" en Europe, et le mouvement "Ocuppy Wall Street", dans les Etats-Unis.





Movie of the Week: "Tower Heist"

Almost every day we see on our newscasts pessimistic news about the shortfall of Social Security, while retirees complain about the lack of pension increase. But, imagine if there were no Social Security - and worse - if a smart guy stole your savings for retirement ? This is the theme of the movie "Tower Heist" recently debuted in our theaters.
Josh Kovacs (Ben Stiller) is the efficient manager of one of the most luxurious buildings in New York. He commands a small army of employees who serve the demanding population of the condominium, at the same time as he needs to have a hip to solve more complicated cases, how to convince an unemployed executive to deliver the apartment that was taken by the bank.
One of the most important residents of the building is Arthur Shaw (Alan Alda), the wealthy occupant of the coverage, which, despite having come from the same neighborhood that Josh, has made his fortune in the financial world of Wall Street.
One day Josh realizes a strange movement and sees Shaw been taken to a laundry van. Thinking that it was a kidnapping, he tries to stop the action of criminals, until he discovers a very different reality. In fact, Shaw was trying to run away, being stopped by the FBI, who arrested him for crimes against the financial market.
Stunned, Josh discovers that Shaw has lost all the money he had in fraudulent transactions, and also the money of all his investors, which included the retirement savings of all personnel of the building - and Josh's money too.
When an employee of the building attempts to commit suicide, in despair because he was on the verge of retirement, Josh Shaw invades the apartment, where Shaw is kept under house arrest, and damage a Ferrari exposed in the living room - and that is believed to have belonged to Steve McQueen.
But who was a king never loses his majesty, and while Josh and two colleagues are fired, for the damage to the Ferrari, Shaw is released, and may have filed the case.
Josh has the sympathy of the agent Fiansen Gertie (Tea Leoni), who heads the group that the FBI investigates and guards the financier. In a more relaxed conversation she comments that they do not yet know where Shaw hid his nest-egg, the money that every rogue reserve for when he need to escape.
Joining his knowledge of the building with the frustration against Shaw, Josh comes to the conclusion that money should be in a safe hidden in the apartment of financier. The problem is that the safe is in a building where he is forbidden to enter, and in an apartment that is guarded 24 hours by FBI agents.
He invites the group most affected by Shaw to participate in his plan: Cole (Casey Afleck), the brother-in-law, whose wife is about to have a son, Dev'Reaux (Michael Peña), a former elevator operator, and Mr. Fitzhugh (Matthew Broderick) , a bankrupt former executive who is a genius with numbers.
What the group lacked more was the criminal experience. To do this, Josh turns to a childhood friend, Slide (Eddie Murphy) tha was the only thief he knew. To convince him, Josh had to get him out of jail and bring the group to several tests proposed by the new member.
The problem is that Slide was a thief of satellite dishes, and knew nothing about safes. To solve this problem, Josh convinces Odessa (Gabourey Sidibe), a Jamaican maid, that was daughter of a locksmith, to join the band.
Thereafter, the group performs a preposterous plan to fool the feds, causing them to exit the building, while Josh and his friends break into the apartment without being noticed, to try to find money of Shaw. To give more excitement, betrayals happen, a lot of surprises, and the biggest disappointment is when they discover that the money from the financier is not as available as it seemed.
"Tower Heist" follows a long tradition of movies about elaborate robberies, which began with the first version of "Ocean's Eleven" with Frank Sinatra and his gang. While there have been many other films on the theme, more sophisticated, perhaps what attract more in the current film is its verisimilitude.
It is not news to anyone that the biggest thieves of today are men in ties, with expensive suits and beautiful conversations, which make millions of dollars disappear almost magically. It would be better if it were not true, that many who lose money, especially in the U.S., were not the small savers, who often invest their money in the financial market.
The stars of the film are two well known actors, Stiller and Murphy, not very successful in their choices, especially Eddie Murphy, who insisted on exaggerated and grotesque characters, such as "Nutty Professor" and "Norbit." The one that steals the scene, wherever appears, is the chubby Gabourey Sidibe, who proves to worth the Oscar nomination for Best Actress for "Precious."
A pleasant surprise was the appearance of two big names already half forgotten. Alan Alda, who has been leading man in many films of past decades, brings to life a believable villain, friendly, cynical and cruel, as you can imagine a Wall Street executive. The other name is Matthew Broderick, light years away from the Ferris Bueller of "Bueller's Day Off", but still brings a charm and innocence to the executive unemployed.
The script was able to dose and humor and action, ignoring the sex and violence, to make a "family" film, fun and full of action. It is very good to see that is possible make pure and simple fun without exaggerations or low-level jokes.
I found through the end somewhat moralist, for this type of film, but with the financial shenanigans that are happening in real life, it is better do not stimulate a reaction against financial speculators - at least no more than is already happening with the "indignants" in Europe, and "Ocuppy Wall Street" movement, in the United States.