sexta-feira, 18 de junho de 2010

Coluna Claquete – 18 de junho de 2010

Newton Ramalho - colunaclaquete@gmail.com – colunaclaquete.blogspot.com


O que está em cartaz

Pelo visto, vai ser preciso muita pamonha e canjica pra agüentar as emoções desta Copa do Mundo. Para acalmar o coração, nada melhor que voltar a ser criança, e matar as saudades dos brinquedos de “Toy Story 3”, que estreia neste final de semana. A outra estreia é o drama espanhol “À Moda da Casa”, na Sessão Cult do Cinemark. Continuam em cartaz as comédias românticas “Cartas Para Julieta”, com Amanda Sevfried e “Plano B”, com Jennifer Lopez, a ação, “Esquadrão Classe A” (vejam na Sessão Filme da Semana), a aventura “Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo”, com Jake Gyllenhaal, e o infantil “Marmaduke”. Não esqueçam de consultar os horários em dias de jogo do Brasil, pois os cinemas só abrirão mais tarde.


Estreia 1: “Toy Story 3”

Woody, Buzz, e o resto de seus amigos, são despejados para uma creche depois que seu dono, Andy, vai para a faculdade. Embora estando animados no começo pelo novo ambiente, e os brinquedos aparentemente amigáveis que também vivem no centro, não demora muito para se tornarem determinados a voltar para casa, uma decisão partilhada por Andy, que começa a perceber que seus brinquedos sempre tiveram um lugar no seu coração. Na dublagem original, Tom Hanks e Tim Allen emprestam suas vozes aos personagens principais, que na dublagem brasileira são vividos por Marcos Ribeiro e Guilherme Briggs. Terceira e última sequência de “Toy Story”, de 1995, considerado por muitos o primeiro longa-metragem da história totalmente feito por computação gráfica. Produção da Pixar/Disney, com a direção de Lee Unkrich. “Toy Story 3” estreia nesta sexta-feira, nas Salas 4 e 6 do Moviecom, e nas Salas 3 e 6 do Cinemark. Classificação indicativa livre.


Sessão Cult: “À Moda da Casa”

O personagem central é Maxi (Javier Camara, de "Fale com Ela"), um chef de cozinha famoso e dono de um restaurante elegante em Madri, muito bem resolvido em relação à sua homossexualidade. Quando começa a namorar Horacio (Benjamín Vicuña), um comentarista esportivo e ex-jogador de futebol, surge um impasse: eles não podem assumir publicamente o relacionamento. O súbito aparecimento de seus filhos, depois que sua ex-mulher morre, e a condição do seu atual relacionamento, irão obrigá-lo a reconsiderar tudo. A direção é de Nacho G. Velilla. A partir desta sexta-feira, na Sala 1 do Cinemark, na sessão de 14h. Classificação indicativa 14 anos.






Confira na TV


“Um Diabo Diferente”, no SBT

Revoltados com o pai, dois filhos mais velhos do demônio se mandam para N.Y. onde farão da cidade um inferno particular. Essa rebeldia custará ao demônio-pai a perda de poderes, ou seja, ele se tornará cada vez mais humano. O pai então recorre ao atrapalhado adolescente Nicky, seu filho com um anjo, que agora tem a missão de recuperar o equilíbrio entre o bem e o mal na Terra. Com Adam Sandler, Patricia Arquette e Harvey Keitel. Sexta-feira, às 23h15.

“Batman Eternamente”, no SBT

Batman tem pela frente dois maníacos: Charada e Duas Caras. O herói tem que dividir suas atenções no combate à dupla, com seu novo objeto de afeto, a belíssima doutora Chase Meridian, e com o recém órfão Dick Grayson, que está prestes a se transformar em Robin, seu companheiro na luta contra o crime. Com Val Kilmer, Jim Carrey, Tommy Lee Jones e Nicole Kidman. Sábado, às 14h15.

“Rios Vermelhos 2: Anjos do Apocalipse”, no SBT

O detetive Niemans e seu antigo aluno Reda, se encontram investigando a morte de um homem num mosteiro que guarda um grande mistério sobre a revelação de um tesouro cristão. Perseguidos por monges com poderes anormais, os dois tentam salvar as próximas vítimas. Com Jean Reno, Benoit Magimel e Christopher Lee. Sábado, às 23h15.

“Procura-se um Marido”, na Globo

Georgina (Heather Graham) é uma bela jovem, que tem uma carreira promissora e apenas um mês para engravidar. O problema é que seu namorado não quer ter filhos de jeito nenhum. Ela só conta com a ajuda de uma fiel e otimista amiga, que promete encontrar o pai ideal para a criança antes que o prazo acabe. Mas algumas surpresas e divertidas situações irão surgir. Sábado, às 23h05.

“Divisão de Homicídios”, na Globo

Joe Gavilan (Harrison Ford) e Kasey Calden (Josh Hartnett) desvendam um crime envolvendo um famoso cantor de rap. Durante a investigação, eles percebem a possibilidade de realizar seus sonhos. Ao conhecerem os grandes nomes da indústria musical, Joe acha que finalmente vai se consolidar como agente imobiliário, e Kasey faz de tudo para conseguir um teste. Domingo, às 0h10.

“Hollywoodland – Bastidores da Fama”, na Globo

filme conta a história do dia 16 de junho de 1959, quando o ator George Reeves (Ben Affleck), protagonista da série de TV "As Aventuras do Super-Homem", comete suicídio. Deixando sua namorada, a aspirante a atriz Leonore Lemmon (Robin Tunney), e milhões de jovens fãs boquiabertos. Domingo, às 2h10.

“Jogo Entre Ladrões”, na Globo

Jack Monahan (Antonio Banderas) é um criminoso que não está em uma boa fase. A sorte muda quando Ripley (Morgan Freeman), um experiente ladrão, o convida para participar de um arriscado roubo, envolvendo uma das jóias mais valiosas do mundo, guardada a sete chaves na Rússia. Ripley quer a jóia para quitar uma dívida com a máfia russa. Segunda-feira, às 22h15.




Lançamentos em DVD “Um Olhar do Paraíso”

Susie Salmon (Saoirse Ronan) está voltando para casa quando é abordada por George Harvey (Stanley Tucci), um vizinho que mora sozinho. George estupra Susie, a esfaqueia e posteriormente desmembra seu corpo. A única parte de seu corpo encontrada é o cotovelo, que cai acidentalmente. Os pais de Susie, Jack (Mark Wahlberg) e Abigail (Rachel Weisz), inicialmente não aceitam a morte da filha, mas precisam aceitar a situação quando o pedaço do corpo dela é encontrado. Jack e Lindsey (Rose McIver), a irmã de Susie, desconfiam de George e passam a atormentar sua vida. Toda esta situação é observada por Susie, que agora está no Paraíso. Lá, ela precisa lidar com o sentimento de vingança e a vontade de ajudar sua família a superar o trauma de sua morte. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1.

“Anjo Maldito”

Este filme transpõe o antigo mito de Lilith para o século 21, com uma mortalmente sexy e sedutora vilã, que, por ser a primeira mulher do mundo, orgulhosamente se proclama como a primeira assassina serial. A mitologia descreve Lilith como a primeira mulher de Adão no Jardim do Paraíso, que por não ser submissa, Deus a expulsa e a substitui por Eva. Isso a deixa furiosa e ela se vinga da posteridade de Adão e Eva desde então. Com Ving Rhames e Ava Gaudet. O disco traz o filme com formato de tela letterbox e áudio em Dolby Digital 5.1.


“O Fim da Escuridão”

Thomas (Mel Gibson) é um detetive policial que testemunha o assassinato da filha ativista na porta de sua casa. Perturbado pela perda e convencido de que ele era o alvo, Thomas parte para uma investigação incansável, obcecado pela sede de justiça. As evidências o levarão a descobrir um complexo esquema de corrupção envolvendo políticos e a indústria de armas nucleares norte americanas. “O Fim da Escuridão” é dirigido por Martin Campell (“Casino Royale”) e é baseado numa série de TV inglesa de muito sucesso dos anos 1980. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1.

“Capitalismo: Uma História de Amor”

O foco do filme é a grande crise econômica que abalou os mercados mundiais ao final de 2008, provocando a quebra de instituições financeiras e a falência não só de empresas, como de pessoas físicas – milhares delas perderam suas casas nos EUA, por não poderem pagar suas hipotecas, que haviam sido refinanciadas para adquirir novas casas. O filme é polêmico e tem a marca marqueteira de Moore. Mais um filme do polêmico e gozador Michael Moore, trazendo sua visão sobre a crise gerada pelo mercado financeiro americano em 2008. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1.




Filme da Semana: “Esquadrão Classe A”

Ao saber que iriam lançar a versão para o cinema de “Esquadrão Classe A”, fiquei esperando as habituais reclamações dos fãs da série original. Para minha surpresa, não só o filme foi aprovado pelos fãs, como também por quem nunca tinha assistido nenhum episódio da série. O filme, além de ser fiel às origens, mostra-se divertido e repleto de ação.

Esquadrão Classe A (A-Team, no original) foi uma série de televisão americana, exibida pela rede NBC entre os anos de 1983 e 1987, sobre um grupo de ex-soldados das Forças Especiais do Exército dos Estados Unidos que atuavam como mercenários, utilizando práticas comuns da Guerra do Vietnã.

No filme atual, a sequência inicial é um prólogo mostrando como eles teriam se conhecido e formado o grupo. O coronel Hannibal (Liam Neeson), um brilhante estrategista, procura um general mexicano corrupto, com a ajuda de Templeton “Cara-de-Pau” Smith (Bradley Cooper), um tenente impetuoso, cínico e mulherengo.

Hannibal consegue a ajuda de B. A. Baracus (Quinton Jackson), um gigante negro que dirige como ninguém. Na fuga, eles encontram o capitão Murdock (Sharlto Copley, o protagonista de “Distrito 9”), um louco de jogar pedra, mas, que é capaz de pilotar qualquer coisa que voe. Esse primeiro vôo faz com que B.A. crie um pânico em voar, o que irá gerar inúmeras situações cômicas.

Oito anos mais tarde, vamos encontrar o grupo no Iraque, na segunda Guerra do Golfo, com o currículo cheio de missões bem sucedidas. A composição excêntrica e a insistência de fazer tudo do seu próprio jeito granjeia antipatia para o grupo, principalmente entre os membros da organização paramilitar Black Forest, liderada por Pike (Briam Bloom). A Black Forest é uma menção à Blackwater, uma organização real de mercenários que participou ativamente da invasão ao Iraque.

O grupo recebe a informação de que placas de impressão de dólar, bem como uma quantidade enorme de dinheiro falso será retirada de Bagdá. O grupo recebe autorização do general Morrison (Gerald McRaney) e consegue roubar o caminhão com a carga.

Mas, quando eles chegam na base, o caminhão é explodido e as placas roubadas, enquanto o general Morrison é assassinado. Como só ele sabia da missão, o grupo de Hannibal é acusado de roubo e assassinato, sendo expulso do exército e condenados à prisão.

Quando Hannibal recebe a visita do agente Lynch (Patrick Wilson) na prisão, recebe a confirmação de que Pike preparara uma armadilha para eles, enquanto fugia com as placas de falsificação. Ele decide ir atrás dele, embora isso implique em fugir de uma prisão de segurança máxima.

Hannibal não só foge, como ajuda a libertar os colegas. Com a ajuda de Lynch, eles partem para a Europa, seguindo a pista de Pike, tendo que driblar os seus perseguidores, liderados por Clarissa Sosa (Jessica Biel), uma oficial durona e ex-mulher do Cara-de-pau.

O resto do filme é uma montanha russa de situações extremas, com muitas perseguições, tiroteios, explosões e até queda de avião em um tanque de guerra... Obviamente, não dá para querer realismo nesse filme.

A sequência final, no porto de Los Angeles, também é sensacional, onde os vilões destroem um navio e fazem uma verdadeira avalanche de containers, para fazer frente aos truques engenhosos dos nossos heróis.

“Esquadrão Classe A” é um divertido filme de ação, sem a violência geralmente observada nesses filmes, e bem poderia ser imaginada como um piloto para uma nova série. Afinal, como reza a lenda, “Se você tem algum problema, se ninguém mais puder ajudá-lo, e se conseguir encontrá-los, talvez consiga contratar o ESQUADRÃO CLASSE A”.


quinta-feira, 3 de junho de 2010

Coluna Claquete – 04 de junho de 2010


Newton Ramalho - colunaclaquete@gmail.com – colunaclaquete.blogspot.com


O que está em cartaz


Chegou o mês de junho, com muitas quadrilhas e fogueiras, além da torcida na Copa do Mundo. Para completar a diversão, teremos, no final de semana, as estreias de “Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo”, com Jake Gyllenhaal, o infantil “Marmaduke” e o drama nacional “Os Famosos e os Duendes da Morte”, na Sessão Cult do Cinemark. Continuam em cartaz a comédia romântica “Sex And The City 2”, “Fúria de Titãs”, com Sam Worthington, o drama nacional “Quincas Berro D’Água”, com Paulo José e Mariana Ximenes, a aventura “Robin Hood” com Russell Crowe e direção de Ridley Scott, a ação “Homem de Ferro 2”, com Robert Downey Jr. Nesta semana, matéria especial sobre o ator, diretor, músico e produtor Clint Eastwood, que completou 80 anos.

Estreia 1: “Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo”

Se você conhece um pouco de jogos, vai lembrar desse. "Prince of Persia" foi um grande sucesso em meados de 1989. Um príncipe guerreiro (Jake Gyllenhaal) relutantemente une forças com uma misteriosa princesa (Gemma Arterton) e, juntos, eles lutam contra forças obscuras para salvaguardar uma antiga adaga capaz de libertar as Areias do Tempo, um dom dos deuses que dá à pessoa que o possui o poder de controlar o mundo. Produzido por Jerry Bruckheimer, o mesmo da trilogia de "Piratas do Caribe", e dirigido por Mike Newell. Dos estúdios Disney. “Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo” estreia nesta sexta-feira, nas Salas 4 (dublado) e 6 (legendado) do Moviecom, e, nas Salas 1 (dublado) e 2 (legendado) do Cinemark. Classificação indicativa 12 anos.



Estreia 2: “Marmaduke”



Marmaduke é um dog alemão adolescente de 90 kg, muito bagunceiro, que mora com a família Winslow. Quando os Winslows mudam-se para Califórnia, Marmaduke apaixona-se pela linda afghan Jezebel, e terá de passar por vários desafios para aprender que o caráter e a beleza interior são as verdadeiras provas de um "TOP DOG". A produção é inspirada nas tirinhas em quadrinhos publicadas pelo artista Brad Anderson em jornais dos Estados Unidos desde os anos 1950. A direção é de Tom Dey. “Marmaduke” estreia nesta sexta-feira, na Sala 7 do Moviecom e na Sala 3 do Cinemark. Classificação indicativa livre. Cópias dubladas.



Sessão Cult: “Os Famosos e os Duendes da Morte”


Baseado no livro homônimo de Ismael Caneppele, conta a história de uma cidade em que cada um de seus habitantes sonha em segredo. O menino sem nome conhece a garota sem pernas, que lhe mostra um mundo no qual ele embarca como alguém que nunca mais deseja voltar à realidade. Para o menino, a vida virtual é a única verdade. Mas a garota parte para outro mundo, deixando imortalizada sua história em vídeos e fotos na internet. A partida da única pessoa da cidade com quem ele se identifica deixa o menino ainda mais sozinho. Guiado pela música de Bob Dylan, ele mergulha em suas lembranças até o surgimento de Julian, uma figura misteriosa que desencadeia uma série de acontecimentos em sua vida até então previsível. Especialista em curtas-metragens, Esmir Filho ganhou notoriedade com “Tapa na Pantera”, vídeo que ficou famoso pelo Youtube. A partir desta sexta-feira, na Sala 4 do Cinemark, na sessão de 14h. Classificação indicativa 16 anos.







Confira na TV


“Como Perder um Homem em 10 Dias”, no SBT


A competente colunista Andie tem como novo desafio escrever sobre relacionamentos, mais precisamente de: "Como perder um homem em 10 dias". Para tal, ela terá que deixar um homem extremamente apaixonado e largá-lo após 10 dias de namoro. O "escolhido" é o cobiçado publicitário Ben, que aceita uma aposta com o seu chefe: ele terá que deixar uma mulher perdidamente apaixonada por ele, em apenas 10 dias. Com Kate Hudson e Matthew McConaughey. Sexta-feira, às 22h15.


“Seis Dias, Sete Noites”, na Globo


O piloto Quinn Harris (Harrison Ford) se envolve em uma enorme confusão quando é contratado pela executiva Robin Monroe (Anne Heche) para levá-la ao Taiti. Durante a viagem, o avião onde estão é surpreendido por uma tempestade e forçado a fazer um pouso de emergência numa ilha deserta. Mas na verdade, o problema só começa quando se dão conta que estão obrigados a conviver juntos. Sábado, às 14h35.


“Doce Novembro”, no SBT


O jovem executivo Nelson Moss é viciado em trabalho e dá pouca importância aos sentimentos. O que acontecerá com ele quando a encantadora Sara Deever, com seu dom de trazer à tona o melhor das pessoas, cruza seu caminho? Com Keanu Reeves e Charlize Theron. Sábado, às 23h15.


“Adrenalina”, na Globo


Chev Chelios (Jason Statham) é um assassino profissional que resolve se aposentar para curtir a vida com a namorada. Mas ao acordar depois de seu último serviço, descobre que foi envenenado enquanto dormia. A toxina afeta a glândula supra-renal, que produz adrenalina, diminuindo os batimentos cardíacos. Para piorar as coisas, ainda sequestram sua namorada. Sábado, às 23h05.


“Academia do Prazer”, na Band


Em um avião, um estranho homem é perseguido. Ele pega um pequeno objeto, que parece um controle remoto, e joga-o no sanitário. O objeto cai do avião e vai parar numa academia. Ben e Linda, instrutores de lá, acabam descobrindo as propriedades do estranho aparelho: ele incita seres humanos a níveis altíssimos de libido, desejo e prazer. Sábado, às 1h45.


“Os Sem Floresta”, na Globo


Um grupo de animais acorda após um longo período de hibernação diante de um condomínio residencial, construído na entrada da floresta em que moram. Alguns querem reconquistar a floresta, mas surge RJ, um esperto guaxinim, que ensina o grupo a aproveitar a oportunidade e saquear as casas dos condôminos. Na disputa entre o certo e o errado, surge uma história cheia de ensinamentos. Domingo, às 14h05.


“A Rocha”, na Globo


Um general (Ed Harris), revoltado com o tratamento dado aos veteranos, toma de assalto a antiga prisão de Alcatraz, fazendo 81 turistas como reféns. Para resgatá-los, um agente do FBI (Nicolas Cage) requisita a ajuda do único homem que conseguiu fugir da prisão (Sean Connery). Domingo, às 23h50.


“Dia da Ira”, na Band


O xerife Ruy de Mendoza enfrenta uma série de assassinatos brutais de membros da nobreza espanhola do século XVI. Antes que ele possa confirmar a identidade das vítimas, os corpos desaparecem sem deixar rastro e a cena do crime é deixada sem nenhuma pista. O mais estranho é que todos na vila agem como se as mortes não tivessem ocorrido. Domingo, às 1h.


“Herói”, na Globo


Na China ancestral, antes do surgimento do primeiro imperador, a nação divide-se em sete reinos. O soberano da província do norte sofre constantes ameaças e tentativas de assassinato. O que mais o preocupa são três assassinos de elite, contratados por seus adversários políticos. Certo dia, um dos magistrados de seu reino entra no palácio carregando as armas dos assassinos. Domingo, às 2h10.


“Piratas do Caribe: O Baú da Morte”, na Globo


Elizabeth (Keira Knightley), a filha do governador, está prestes a se casar com Will Turner (Orlando Bloom). Porém, o evento é atrapalhado pelo capitão do assombrado navio Holandês Voador, que tem uma dívida de sangue com o capitão Jack Sparrow (Johnny Depp), amigo do casal. Para escapar de uma vida após a morte como escravo, Sparrow precisa encontrar o misterioso baú.



Lançamentos em DVD



“Legião”


Em uma remota parada de caminhões no deserto, o destino do mundo será decidido. Os exércitos do mal estão se reunindo. Armados e conclamados pelo Arcanjo Miguel (Paul Bettany), um grupo de estranhos se tornam, involuntariamente, soldados da linha de fogo do Apocalipse. Sua missão é proteger uma garçonete e sua sagrada criança, ainda por nascer, contra o cerco impiedoso e mortal da legião demoníaca. Com Dennis Quaid e Kate Walsh. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1.




“Decisões Extremas”


Um filme que retrata o drama do casal John e Aileen Crowley na luta para encontrar a cura para seus dois filhos, que sofrem de uma doença genética rara. Quase sem esperança de encontrar a salvação das duas crianças, John descobre um pesquisador que pode mudar o destino da família. Decisões Extremas é uma história sobre o poder do amor e da fé contra o impossível. Inspirado no livro “The Cure”, escrito pela escritora Geeta Anand, ganhadora do Prêmio Pulitzer. Com Brendan Fraser, Harrison Ford e Keri Russell. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1.


“Dumbo: Edição Especial de 70º Aniversário”


Quando o filhote da Senhora Jumbo finalmente chega, Dumbo e suas grandes orelhas são o assunto da vez no circo. Desprezado por todos e separado da mãe, ele conta com a ajuda do ratinho Timóteo para descobrir que suas orelhas, na verdade, lhe proporcionam uma habilidade muito especial: voar. Nesta edição especial de 70º aniversário, além do filme restaurado, o disco traz, como extras, Comentários em Áudio de Peter Docter, Paula Sigman e Andreas Deja, Voando: Por Trás das Câmeras de Dumbo, A Magia de Dumbo: Um Ritual de Passagem, O Design Sonoro: Trecho de O Dragão Relutante, Introdução de Walt Disney, Trailers: Trailer de Cinema Original: 1941 e Trailer de Relançamento no Cinema: 1949.

“A Caixa”

O que você faria se lhe entregassem uma caixa com apenas um botão e que se você o apertasse lhe deixaria milionário mas, ao mesmo tempo, tirasse a vida de alguém que você não conhece? Norma (Cameron Diaz) e Arthur (James Marsden), são um casal com um filho que leva uma vida normal. Tudo muda, quando um misterioso homem aparece com uma proposta tentadora: a caixa. Norma e Arthur têm 24 horas para fazer a escolha. Logo eles irão descobrir que certas escolhas estão fora de seu controle e vão muito além da fortuna e do destino. O disco traz o filme com formato de tela letterbox e áudio em Dolby Digital 5.1.





Eventos


Festival do Vídeo Potiguar 2010



Estão abertas, até o dia 30 de junho de 2010, as inscrições para o Festival do Vídeo Potiguar. O limite de projeção é de 30 minutos. O evento será realizado nos dias 20, 21 e 22 de julho no auditório do SEBRAE, em sessões únicas, às 18h30, com entrada franca. As cópias em DVD deverão ser enviadas para a Comissão de Seleção, até 30 de junho, para o endereço: Rua Dom Joaquim de Almeida, 45 / 104 – Lagoa Nova – CEP.: 59.056-140.



Especial: Clint Eastwood


Completar oitenta anos de idade não é incomum, principalmente nos dias atuais, onde cada dia aumenta a expectativa de vida das pessoas. Mas, quando a pessoa chega aos oitenta anos ainda ativo, mantendo uma carreira brilhante e bem sucedida, é motivo de admiração, como é o caso do premiado ator, produtor e diretor Clint Eastwood, que soprou as oitenta velinhas nesta segunda-feira, 31.

As novíssimas gerações só conhecem o ator por seus últimos trabalhos em “Menina de Ouro” e “Gran Torino”, mas, este charmoso senhor de voz rouca já tem nada menos de cinco décadas de atividade no cinema, já ganhou vezes o Oscar — duas cada como Melhor Diretor e de Melhor Filme, recebeu, em 1995, o prêmio Prêmio Memorial Irving G. Thalberg em reconhecimento à sua longa carreira no cinema, e por duas vezes foi eleito o ator favorito dos americanos.

Clinton Eastwood Jr nasceu em São Francisco, em 1930, filho de um metalúrgico. Na infância, como tantas outras famílias, viveu sem lugar fixo, devido à dificuldade de emprego em virtude da Grande Depressão.

O acaso evitou que o jovem Clint fosse para a Guerra da Coréia. Convocado para o exército em 1950, seu avião caiu em São Francisco. Ele escapou, gravemente ferido, e ficou muito tempo se recuperando e prestando depoimentos para a investigação da causa do acidente.

Sua carreira como ator começou tarde, com breves aparições em filmes pequenos. Em 1959, Eastwood se dedicou somente a trabalhar na TV com a série de western Rawhide, na qual interpretava o personagem Rowdy Yates.

A grande virada na carreira de Eastwood aconteceu após interpretar o misterioso Homem sem nome na “Trilogia dos Dólares”, do diretor italiano Sergio Leone. Os filmes “Por um Punhado de Dólares” (1964), “Por uns Dólares a Mais” (1965), e “Três Homens em Conflito” (1966) fizeram um enorme sucesso, difundindo o gênero do western spaghetti, e tornando Eastwood mundialmente famoso.

Nos anos 70, Eastwood ainda faria diversos filmes de faroeste, mas, a sua primeira experiência como diretor, em “Perversa Paixão”, sobre um homem perseguido por uma psicótica com quem passara uma noite, e, a série de filmes Dirty Harry, mais uma vez levaram o ator às alturas. O mal humorado e agressivo policial apareceu em “Perseguidor Implacável” (1971), “Magnun 44” (1973), “Sem Medo da Morte” (1976), “Impacto Fulminante” (1983) e “Dirty Harry na Lista Negra” (1988).

No início dos anos 90, Eastwood dirigiu e estrelou seu último faroeste, “Os Imperdoáveis”, onde vive um pistoleiro aposentado, que é aliciado a fazer um último trabalho. O filme contou com os atores Gene Hackman, Morgan Freeman e Richard Harris. Após um imenso sucesso de bilheteria, o filme foi indicado para nove Oscars e ganhou quatro, incluindo as de Melhor Filme e Melhor Diretor.

Outro filme notável, dessa fase, foi “As Pontes de Madison”, romance baseado no livro de Robert James Waller, que mereceu uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz para Meryl Streep.

Ao contrário de outras estrelas, que renegam a maturidade, Clint Eastwood não apenas a assumiu, como fez diversos filmes sobre o choque de gerações. Um é o divertido “Cowboys do Espaço”, onde ele e mais três astronautas veteranos (Tommy Lee Jones, James Garner e Donald Sutherland) são enviados para corrigir um problema em um satélite.

Em 2004, dirigiu e atuou em “Menina de Ouro”, sobre um velho treinador de boxe que prepara uma pugilista. O filme ganhou os Oscars de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz (Hilary Swank) e Melhor Ator Coadjuvante (Morgan Freeman).

Clint fez outros filmes sobre temas sensíveis, como “A Troca”, com Angelina Jolie, “Sobre Meninos e Lobos”, com Tim Robbins e Sean Penn, e a dupla visão da batalha de Iwo Jima, com “A Conquista da Honra” e “Cartas de Iwo Jima”.

Em 2009, Eastwood estrelou, dirigiu e produziu o drama “Gran Torino”. O filme, lançado em janeiro de 2009, arrecadou mais de 30 milhões de dólares na primeira semana de exibição nos Estados Unidos, fazendo de Clint o ator mais velho a conseguir um primeiro lugar em bilheterias. O filme, considerado o maior sucesso comercial da carreira de Eastwood, arrecadou mais de 148 milhões até junho de 2009.

No filme, Eastwood vive um veterano da Guerra da Coréia, viúvo e sem manter uma boa relação com os filhos, que se vê cercado por vizinhos asiáticos. A forçada convivência com um jovem imigrante o leva a rever sua vida sobre uma nova ótica, numa interessante reversão de valores.

Seu trabalho mais recente como diretor foi “Invictus”, onde Morgan Freeman vive o líder Nelson Mandela durante a delicada fase de reconstrução da África do Sul pós apartheid. O filme mereceu duas indicações ao Oscar, de Melhor Ator (Freeman) e Melhor Ator Coadjuvante (Matt Damon).

No segundo semestre deste ano, Eastwood lança mais uma produção, “Hereafter” (ainda sem título no Brasil). Também está em fase de pré-produção com o longa “Hoover”, previsto para ser lançado em 2012.