Newton Ramalho - colunaclaquete@gmail.com
O que está em cartaz
Depois das paradas do sete de setembro, vamos às estréias. Neste final de semana, as estréias são o musical “Mamma Mia!”, o policial “Perigo em Bangkok”, o terror nacional “Encarnação do Demônio” (só no Moviecom) e os dramas “A Última Amante”, na Sessão Cult do Cinemark e “O Escafandro e a Borboleta”, no Projeto Moviecom Arte. Continuam em cartaz a ação “Hellboy II – O Exército Dourado” (veja em Filme da Semana), a aventura “A Ilha da Imaginação”, o suspense “O Nevoeiro”, a ação “O Procurado”, e o drama nacional “Era Uma Vez...”. Nas programações exclusivas, o Cinemark exibe a cinebiografia “Bezerra de Menezes – O Diário de um Espírito”, “O Reino Proibido”, “Caçadores de Dragões”, “A Múmia: Tumba do Imperador Dragão” e “O Guerreiro Didi e a Ninja Lili”. Já o Moviecom mantém em cartaz o drama nacional “O Signo da Cidade”.
Estréia 1: “Mamma Mia!”
Sophie está prestes a se casar quando resolve enviar três convites da cerimônia para três homens diferentes, acreditando que um deles é seu pai. De diferentes partes do mundo, os três voltam à ilha e à mulher por quem se apaixonaram vinte anos atrás. E, enquanto eles inventam desculpas por estar ali, Donna, a mãe de Sophie, se pergunta qual deles é, realmente, o pai dela. Tudo isso embalado com muita música do Abba. Com Colin Firth, Christine Baranski, Pierce Brosnan, Stellan Skarsgård e Meryl Streep. Versão cinematográfica de um famoso musical, “Mamma Mia!” tem a direção de Phyllida Lloyd. “Mamma Mia!” estréia nesta sexta-feira, no Cine 1 do Moviecom e na Sala 2 do Cinemark. Classificação indicativa dez anos.
Estréia 2: “Perigo em Bangkok”
Joe (Nicolas Cage), um matador profissional, está em Bangkok para executar quatro inimigos de um brutal criminoso chamado Surat. Para ajudá-lo, Joe contrata Kong (Shahkrit Yamnarm), um ladrão de rua, para enviar mensagens para ele com a intenção de cobrir seus passos. A intenção, é claro, seria matá-lo ao fim do serviço. Estranhamente, no entanto, Joe, solitário por natureza, se apega ao garoto, enquanto emenda um romance com uma garota local. Ao mesmo tempo em que se apaixona pela beleza exótica de Bangkok, ele começa a questionar sua existência e baixa a guarda… justamente quando Surat decide que é hora de fazer uma limpeza geral. A direção é de Oxide Pang Chun e Danny Pang. “Perigo em Bangkok” estréia nesta sexta-feira, no Cine 4 do Moviecom e na Sala 6 do Cinemark. Classificação 16 anos.
Estréia 3: “Encarnação do Demônio”
Após 40 anos preso, Zé do Caixão (José Mojica Marins) enfim é libertado. De volta às ruas, ele está decidido a cumprir sua missão: encontrar uma mulher que possa gerar seu filho perfeito. Caminhando pela cidade de São Paulo ele enfrenta leis não naturais e crendices populares, deixando um rastro de sangue por onde passa. Capítulo final da trilogia composta por “À Meia-Noite Levarei Tua Alma” (1964) e “Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver” (1967), ganhou sete prêmios do Festival de Paulínia. A direção é do próprio José Mojica Marins. “Encarnação do Demônio” estréia nesta sexta-feira, no Cine % do Moviecom. Classificação indicativa 18 anos.
Sessão Cult: “A Última Amante”
Na mundana Paris do século 19, só se fala no casamento do jovem libertino Ryno de Marigny (Fu'ad Ait Aattou) com a bela e pura Hermangarde (Roxane Mesquida), uma flor da aristocracia. Os noivos se amam, porém as más línguas insinuam que Ryno não vai conseguir romper um antigo romance com Vellini (Asia Argento), uma cortesã escandalosa, filha de uma duquesa com um toureador. A direção é de Catherine Breillat. A partir desta sexta-feira, na Sala 1 do Cinemark, na sessão de 15h10. Classificação indicativa 14 anos.
Projeto Moviecom Arte: “O Escafandro e a Borboleta”
Jean-Dominique Bauby (Mathieu Amalric) tem 43 anos, é editor da revista Elle e um apaixonado pela vida. Mas, subitamente, tem um derrame cerebral. Vinte dias depois, ele acorda. Ainda está lúcido, mas sofre de uma rara paralisia: o único movimento que lhe resta no corpo é o do olho esquerdo. Bauby se recusa a aceitar seu destino. Aprende a se comunicar piscando letras do alfabeto, e forma palavras, frases e até parágrafos. Cria um mundo próprio, contando com aquilo que não se paralisou: sua imaginação e sua memória. A direção é de Julian Schnabel. A partir desta sexta-feira, na Sala 3 do Moviecom, na sessão de 16h35. Classificação indicativa dez anos.
Confira na TV
“A Noiva de Chucky”, no SBT
A namorada de Chucky realiza um ritual para ressuscitá-lo, mas, termina sendo também transformada em boneco. Agora, eles buscam por um par de corpos de carne e osso para se alojar. Com Jennifer Tilly. Sexta-feira, às 23h30.
“Miss Simpatia”, no SBT
Uma agressiva agente do FBI precisa se disfarçar de candidata a miss para desbaratar um grupo de terroristas que ameaça o concurso de Miss Estados Unidos. Com Sandra Bullock e Michael Caine. Sábado, às 23h30.
“American Pie 2: A Segunda Vez é Ainda Melhor”, na Globo
Em plena faculdade, os quatro amigos mais uma vez se encontram, sendo que Jim precisa se preparar para a chegada ao país de Nadia, a garota que o enlouquecia na época de colégio. Com Jason Biggs, Shannon Elizabeth e Mena Suvari. Sábado, às 23h15.
“Maui – Sexo e Traição”, na Band
A redatora de uma revista de moda tem que lidar com belas modelos, ao mesmo tempo em que precisa se esquivar de pessoas que querem sabotá-la. Sábado, às 2h30.
“Madagascar”, na Globo
Um grupo de animais que sempre viveu no zoológico de Nova York decide deixar o local, para conhecer o que há no mundo exterior. Domingo, às 13h.
“O Plano Perfeito”, na Record
Durante o assalto a banco, dois detetives precisam negociar com os ladrões a liberdade dos reféns. Porém, estes parecem estar sempre um passo à frente da polícia. Dirigido por Spike Lee, com Denzel Washington, Jodie Foster e Clive Owen. Domingo, às 22h.
“Mega Snake”, no SBT
Um rapaz rouba uma serpente raríssima, que cresce numa velocidade imensa, tornando-se um monstro aterrorizante. Após o Domingo Legal.
“O Negociador”, na Globo
Um policial especializado em negociar a libertação de reféns utilizando métodos pouco ortodoxos tem o grande desafio de sua carreira quando sua namorada é seqüestrada por um criminoso. Com Eddie Murphy. Domingo, às 23h55.
“Doze é Demais 2”, na Globo
Tentando reunir toda a família uma última vez, Tom propõe que os Bakers passem férias juntos em uma casa à beira do lago. Lá, reencontram um velho rival. Com Steve Martin, Eugene Levy, Bonnie Hunt e Hilary Duff. Segunda-feira, às 22h10.
Lançamentos em DVD
“Efeito Dominó”, em DVD
Terry (Jason Statham), um homem com passado suspeito, esta diante de uma oportunidade única em sua vida: é convidado pela linda Martine (Saffron Burrows) a ser o líder em um assalto sem erros, pistas ou rastros. O alvo são cofres pessoais de um grande banco, repleto de milhões em dinheiro e jóias. Mas o que Terry e sua equipe não sabem é que esses cofres também guardam grandes segredos, envolvendo altos escalões do governo, a máfia e até a família real. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 5.1, e, como extras, Slide Show, Trailer e Novidades.
“Encurralados”, em DVD
Tenso do começo ao fim, este suspense estrelado por Pierce Brosnan, Gerard Butler e Maria Bello mantém o espectador intrigado. Por que um casal, aparentemente realizado e feliz, é seqüestrado por Tom, um maluco que começa a destruir suas vidas? Qual o objetivo daquele homem que, numa trama inteligente e bem arquitetada, joga Abby e Neil num buraco difícil de sair. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 2.0.
Coleção “Cineastas Indígenas”, em DVD
Entrelaçando passado e presente, palavra e imagem, corpo e memória, os filmes apresentados na coleção Cineastas Indígenas revelam outras possibilidades de perceber a diversidade das realidades indígenas no Brasil. Cineastas dos coletivos de cinema Kuikuro, Huni Kui, Panará, Ikpeng, Ashaninka e Xavante nos oferecem olhares íntimos sobre seus povos, seus modos de pensar e viver o mundo. Os discos trazem, além dos filmes, como extras, os documentários “Os Kuikuro se apresentam”, “O manejo da câmera”, “De volta à terra boa, “Para os nossos netos”, “Já me transformei em imagem” e “Filmando Manã Bai”.
“Queimada”, em DVD
Uma ilha do Caribe na metade do século XIX. A natureza fez um paraíso aqui; o homem o transformou em inferno. Escravos de vastas plantações de açúcar dos portugueses estão prontos para transformar sua miséria em revolta - e os britânicos estão prontos para despejar a última gota d'água. Eles enviam o agente William Walker (Marlon Brando) em uma missão tripla e desonesta: convencer os escravos a se rebelarem, tomar o comércio de açúcar para a Inglaterra... e restabelecer o regime de escravidão. A direção é de Gillo Pontecorvo. O disco traz o filme com formato de tela letterbox e áudio mono.
Eventos
Circuito Cinema BR em Movimento (1)
O Circuito Cinema BR em Movimento exibe quatro filmes, de 12 a 19 de setembro, nos municípios de Areia Branca, Mossoró, Felipe Guerra, Apodi, Governador Dix-sept Rosado e Upanema. Todas as sessões são gratuitas. Patrocinado pela Petrobras Distribuidora, dentro do projeto Petrobras Cultural, o Circuito começa no dia 12, em Areia Branca, com o filme “Porralokinhas”, em duas sessões.
Circuito Cinema BR em Movimento (2)
Em Mossoró, na próxima segunda-feira, será apresentado “O Garoto Cósmico”, com Raul Cortez, às 9h. Às 13h30, será a vez de “Uma Aventura na Floresta”. As duas exibições vão ser na Escola Aleixo Rosas, no bairro Belo Horizonte II. “O Garoto Cósmico” também será exibido na terça-feira, dia 16, às 19h, na praça Francisco das Chagas, em Felipe Guerra, e, no dia 17, em Apodi, às 19h, na Quadra de Esportes, em Soledade. “Porralokinhas” será a atração em Governador Dix-sept Rosado, dia 18, no Educandário Municipal Dix-sept Rosado, em dois horários: às 8h e 14h. Upanema recebe os filmes “Garoto Cósmico” e “Saneamento Básico – O Filme”.
“O Enigma de Kaspar Hauser” no Cine Vanguarda
O Cineclube Natal, em parceria com o Teatro da Cultura Popular, apresentará o premiado filme “O Enigma de Kaspar Hauser”, do diretor Werner Herzog. Kaspar Hauser, liberto após anos em cativeiro, é inserido numa sociedade dotada de costumes e tradições. No entanto, ele não consegue se identificar naquele meio: suas atitudes, sempre espontâneas, vão contra todos os padrões estabelecidos, gerando curiosidade, interesse e conflito. A sessão começa às 17h e as entradas custam dois reais. O TCP fica na Rua Jundiaí, 641, Tirol. Classificação indicativa 12 anos.
Cine SESI exibe filmes em São Paulo do Potengi
O Cine SESI Cultural continua sua programação pelo interior do Rio Grande do Norte. Neste final de semana, a cidade de São Paulo do Potengi terá exibições na sexta, no sábado e no domingo, a partir das 18h30. A programação é: sexta – “Até o Sol Raiá” e “Tapete Vermelho”; sábado – “Câmera Viajante” e “O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias” e domingo – “Vida Maria” e “Ratatouille”, além da apresentação do Grupo de Chorinho do Solar Bela Vista - SESI. A exibição será no Largo da Matriz.
Treco-nologia
Suportes de TV
Fica muito bonito uma dessas TVs de plasma ou LCD que são fixadas na parede, dando uma sensação de modernidade que lembra os filmes de ficção científica. Mas, o feliz proprietário precisa ter em mente que não adianta gastar uma pequena fortuna e economizar na hora do suporte. Não apenas deve ser adquirido um produto de boa qualidade, mas, também, apropriado para o tamanho da TV. E, mais importante: não pense em chamar o Zé da esquina para fazer a instalação. Esta deve ser feita por pessoal especializado, para que o prazer não se transforme em dor de cabeça, por causa de uma instalação mal feita.
Filme da Semana: “Hellboy II – O Exército Dourado”
O diabo sem chifres e o príncipe sem coroa
Embora não seja tão glamoroso como Batman ou Homem de Ferro, Hellboy, também originário do universo dos quadrinhos, detém uma legião de admiradores fiéis, que cultuam as histórias criadas pelo quadrinhista Mike Mignola, que, desde 1994, continua sendo o único responsável pelo herói. O personagem chegou aos cinemas em 2004, em “Hellboy”, onde eram mostradas as origens do herói. Agora, ele volta às telas, em “Hellboy II – O Exército Dourado”, em uma nova aventura.
Hellboy (apelido que lhe foi dado, pois seu nome verdadeiro é Anung un Rama) foi trazido ao nosso mundo durante a Segunda Guerra Mundial, graças a uma experiência sobrenatural dos nazistas e de Rasputin. Ele foi salvo pelo Professor Trevor Broom, que o criou como filho, ensinando-lhe a importância de ser humano, e treinando-o para combater as forças das trevas.
Ao atingir a maioridade, Hellboy (Ron Perlman), meio homem, meio demônio, é uma figura gigante, vermelha e com chifres, e que passou a integrar o B.P.R.D. (Birô para Pesquisa e Defesa Paranormal) ao lado de figuras como Abe Sapien (Doug Jones), um peixe falante, e Liz Sherman (Selma Blair), uma pirocinética. Suas aventuras combatendo o mal os levam a viajar por todo o mundo enfrentando ameaças tão diversas como vampiros, lobisomens, fantasmas e todo tipo de monstros.
No filme atual, num inteligente preâmbulo, Hellboy, ainda garoto toma conhecimento de uma antiga lenda, sobre uma época de guerra entre os habitantes do mundo fantástico e os homens. O Rei dos seres fantásticos vence a guerra, com o auxílio de um poderoso e indestrutível Exército Dourado. Mas, chocado com a destruição causada, ele propõe uma trégua com os homens e esconde o exército em um lugar secreto. Para garantir que ninguém usaria tal poder, ele divide em três partes a coroa de ouro que comanda o Exército Dourado, entregando uma para os homens e guardando as outras duas.
Hoje, encontramos Hellboy adulto, tentando encontrar uma forma de manter um bom relacionamento com a esquentada – literalmente – Liz Sherman. O jovem – o seu crescimento biológico é mais lento do que o dos humanos – ainda se divide entre os programas de televisão, os seus adorados gatos e a namorada, que insiste em uma relação mais madura.
Enquanto tentam resolver os seus problemas domésticos, Hellboy, Liz e Abe recebem a notícia de que tem um novo chefe, o misterioso Johann Krauss (voz de Seth Mac Farlane), um ser etéreo que se movimenta graças a um corpo mecânico.
Do outro lado da cidade, um leilão de arte, onde se negociava uma valiosa e misteriosa peça de ouro é interrompida por um estranho ser, o príncipe Nuada (Luke Goss), acompanhado de Wink, seu gigantesco e monstruoso guarda-costas, e de uma infinidade de fadas-de-dentes, que são apresentadas em uma versão nada delicada.
Ao mesmo tempo em que Hellboy e seus amigos investigam o misterioso ataque, Nuada invade a corte de seu pai, o rei Balor (Roy Dotrice) e o mata, para roubar a segunda parte da coroa de ouro. Mas, a terceira parte e o destino do Exército Dourado ficam em poder de sua irmã, a princesa Nuala (Anna Walton), que foge para proteger o segredo.
O destino dos dois grupos é se encontrar, em um embate final, nas profundezas de uma caverna da Irlanda, onde o poderoso Exército Dourado se mantém à espera de seu novo líder. Conseguirá Nuada o seu intento, ou sucumbirá à volúpia do poder o próprio Hellboy, profetizado como o destruidor da Humanidade? Assista e saberá...
“Hellboy II – O Exército Dourado” é um ótimo filme de ação e fantasia, repleto de efeitos especiais, e bem fiel ao universo criado por Mignola, que também participou da produção. A caracterização dos monstros talvez assuste as crianças mais jovens (a indicação é para maiores de 14 anos), embora isso seja cada vez mais difícil. Boa diversão!