quinta-feira, 24 de abril de 2014

Coluna Claquete – 25 de abril de 2014



Newton Ramalho

 

colunaclaquete@gmail.comwww.colunaclaquete.blogspot.com  - @colunaclaquete

 

O que está em cartaz

Durante o feriadão chegaram vários títulos em nossos cinemas, que vale à pena conferir. As estreias da semana são o besteirol “Inatividade Paranormal 2”, e o policial “Profissão de Risco”. Continuam em cartaz a aventura “Capitão América 2: O Soldado Invernal” (vejam na seção Filme da Semana), os dramas nacionais “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho” e “Júlio Sumiu”, a ficção “Divergente”, a comédia “Copa de Elite”, o épico “Noé”, e a animação “Rio 2”. Na próxima quarta acontece a pré-estreia de “O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro”. Nas programações exclusivas, o Cinemark exibe a comédia nacional “S.O.S. – Mulheres ao Mar”. Lembro que a programação agora muda nas quintas-feiras.

Estreia 1: “Inatividade Paranormal 2


Sequência de Inatividade Paranormal (2012), sátira de filmes de terror escrita e atuada por Marlon Wayans. As principais produções parodiadas são os "found footage films", ou seja, as produções que simulam gravações reais e amadoras encontrados posteriormente, contendo imagens de possessões e fenômenos sobrenaturais. A direção é de Michael Tiddes. “Inatividade Paranormal 2” está em exibição na Sala 3 do Moviecom, Sala 7 do Cinemark, Sala 4 do Natal Shopping, e Sala 6 do Norte Shopping. Classificação indicativa 12 anos. Cópias dubladas e legendadas. (T. O.: “A Haunted House 2”)

 

Estreia 2: “Profissão de Risco


Jack (John Cusack), um valentão azarado, recebe a missão de entregar uma misteriosa mala ao mafioso Dragna (Robert De Niro). Ele vai encontrar o bandido em um motel de beira de estrada, onde acontecem coisas estranhas, e aparecem outros personagens também convocados para a reunião. Jack se envolve com a prostituta Rivka, interpretada pela atriz brasileira Rebecca da Costa, salva por ele e por quem o personagem se apaixona. A direção é de David Grovic. “Profissão de Risco” está em exibição na Sala 3 do Natal Shopping, e Sala 6 do Norte Shopping. Classificação indicativa 12 anos. Cópias dubladas e legendadas. (T. O.: “A Haunted House 2”)

 

Em Cartaz 1: “Divergente


Na futurística Chicago, quando a adolescente Beatrice (Shailene Woodley) completa 16 anos ela tem que escolher entre as diferentes facções que a cidade está dividida. Elas são cinco, e cada uma representa um valor diferente, como honestidade, generosidade, coragem e outros. Beatrice surpreende a todos e até a si mesma quando decide pela facção dos destemidos, escolhendo uma diferente da família, e tendo que abandonar o lar. Ao entrar para a Dauntless, ela torna-se Tris e vai enfrentar uma jornada para afastar seus medos e descobrir quem é de verdade. Além disso, Tris conhece Four, um rapaz mais experiente na facção que ela, e que consegue intrigá-la e encantá-la ao mesmo tempo. “Divergente” está em exibição na Sala 2 do Moviecom, Sala 3 do Cinemark, Sala 6 do Natal Shopping. Classificação indicativa 14 anos. Cópias dubladas e legendadas. (T. O.: “The Bag Man”)

 

Em Cartaz 2: “Copa de Elite


O policial Jorge Capitão (Marcos Veras) é um competente capitão do BOP e um ídolo brasileiro. Só que depois dele salvar de um sequestro o maior craque argentino, às vésperas da Copa, acaba virando o inimigo público número 1 da nação. Expulso da corporação e desacreditado pelo povo, Capitão precisa reaprender a trabalhar em equipe para evitar um atentado contra o Papa na final do torneio. É quando entra em cena a empresária de sex shop Bia Alpinistinha (Julia Rabello), um médium (Bento Ribeiro) e sua mãe muito louca (Alexandre Frota). A direção é de Vitor Brandt. “Copa de Elite” está em exibição na Sala 2 do Moviecom, Sala 4 do Cinemark, e Salas 5 e 6 do Norte Shopping. Classificação indicativa 14 anos. (T. O.: “Copa de Elite”)

 

Em Cartaz 3: “Julio Sumiu


Zona sul do Rio de Janeiro. Edna (Lilia Cabral) é mãe de Julio (Pedro Nercessian) e Sílvio (Fiuk). Um dia ela acorda desesperada ao perceber que Julio simplesmente desapareceu, sem deixar pistas. Após receber na secretária eletrônica um aviso de que o filho está com Tião Demônio (Leandro Firmino), o chefão do tráfico do morro ao lado, Edna decide ir até lá negociar. Surpreendida por um tiroteio, ela acaba guardando 20 kg de cocaína para o traficante que, em troca, promete libertar Julio. O problema é que Sílvio, ao descobrir a cocaína, decide vendê-la. A direção é de Roberto Berliner. “Julio Sumiu” está em exibição na Sala 3 do Moviecom, Sala 5 do Cinemark, Sala 4 do Natal Shopping, e Sala 5 do Norte Shopping. Classificação indicativa 16 anos. (T. O.: “Julio Sumiu”)

 

Pré-Estreia: “O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro


Depois das aventuras do primeiro filme, Peter Parker (Andrew Garfield) tenta manter a promessa que fez ao pai de Gwen Stacey (Emma Stone), de que a protegeria sem chegar perto dela. Mas, o herói está apaixonado, e não consegue se afastar. Ao mesmo tempo, vários inimigos tomam conta da cidade, e a formatura da escola se aproxima. Neste contexto, surge um novo vilão, o poderoso Electro (Jamie Foxx), para desafiar as habilidades do Homem-Aranha. Mas, o amigo da vizinhança poderá contar com a ajuda do velho amigo Harry Osborn (Dane DeHaan), que o ajudará a descobrir novos segredos sobre o seu passado. A direção é de Marc Webb. “O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro” terá pré-estreia na meia-noite da quarta-feira,  na Sala 4 (legendado) do Natal Shopping, e Sala 2 (dublado) do Norte Shopping. Classificação indicativa 12 anos. (T. O.: “The Amazing Spider-Man 2”)

 

Filme da Semana: “Capitão América 2: O Soldado Invernal”

Analisando a história da Humanidade, não é difícil encontrar exemplos de “guerras para acabar com as guerras”, ou “armar-se para evitar a violência”, geralmente inúteis ou distorcidos nos seus resultados. Curioso é isso servir de tema a um filme de aventuras para o público juvenil, “Capitão América 2: O Soldado Invernal”. Curioso, mas, positivo, pois traz uma discussão interessante para um público pouco habituado a isso.
Capitão América é um personagem de histórias em quadrinhos da Marvel Comics, criado por Joe Simon e Jack Kirby, e que apareceu pela primeira vez em Captain America Comics #1 em março de 1941. Ele foi um dos mais importantes de uma onda de super-heróis que surgiram sob a bandeira do patriotismo norte-americano durante os anos da Segunda Guerra Mundial. Ao lado de seu parceiro Bucky, o Capitão América enfrentou as hordas nazistas vestindo um uniforme com as cores da bandeira americana, e usando um escudo indestrutível para atacar os inimigos.
No filme “Capitão América: O Primeiro Vingador”, de 2011, é mostrada a origem do herói, Steve Rogers (Chris Evans) um rapaz franzino que é submetido a um tratamento experimental, e com a ajuda de um soro especial e de irradiações dos raios "Vita", ele torna-se um supersoldado, dotado de força, rapidez, reflexos, capacidade de aprendizagem rápida e poderosa imunidade fisiológica.
O novo herói terá como missão deter o Caveira Vermelha - um auxiliar de armas de Adolf Hitler e líder da H.I.D.R.A., uma misteriosa organização que pretende usar um dispositivo chamado Tesseract como fonte de energia para dominar o mundo. Rogers consegue impedir a organização, mas cai nas águas do Ártico, permanecendo congelado por décadas, até ser resgatado e cooptado por Nick Fury para atuar na S.H.I.E.L.D.
O personagem surge novamente em “Os Vingadores”, filme de 2012, onde Evans vive novamente o herói, lutando ao lado do Homem de Ferro, Thor, Hulk, Gavião Arqueiro e a sensual Viúva Negra, interpretada por Scarlett Johansson.
No filme atual, dois anos depois da batalha de Nova York, Steve Rogers (Chris Evans) vive em Washington, D.C. e trabalha para a S.H.I.E.L.D. enquanto tenta se ajustar ao mundo moderno. Rogers e Natasha Romanoff (Scarlett Johansson) são enviados para libertar reféns de um navio da agência que foi dominado por piratas franceses. Durante a missão, Natasha extrai dados do computador do navio, por ordens de Nick Fury (Samuel L. Jackson). De volta à sede da S.H.I.E.L.D. Rogers questiona Fury e é informado sobre o projeto Insight, três aero-porta-aviões, destinados a eliminar ameaças antes que aconteçam.
Fury é emboscado por um grupo de "policiais", liderados por um assassino misterioso chamado de Soldado Invernal. Fury consegue chegar ao apartamento de Rogers e avisa-o que a S.H.I.E.L.D. está comprometida, entregando-lhe um pen drive que contém os dados do navio, mas é morto a tiros pelo Soldado Invernal.
Quando o diretor da S.H.I.E.L.D. Alexander Pierce (Robert Redford) interroga Rogers, e este se recusa a dizer informações sobre Fury, Pierce o considera como fugitivo. Procurado pela S.H.I.E.L.D. Rogers se junta a Natasha, e descobrem que um supercomputador contém a consciência preservada de Armin Zola, que revela que desde que a S.H.I.E.L.D. vem sendo controlada pela H.I.D.R.A., semeando o caos global.
Os poderosos aero-porta-aviões do projeto Insight serão utilizados para eliminar qualquer pessoa que possa se tornar uma ameaça contra a organização, incluindo o presidente americano, e os próprios Rogers e Natasha.
O Soldado Invernal ataca os dois, e Rogers descobre que o bandido é, na verdade, o seu antigo companheiro Bucky Barnes (Sebastian Stan), a quem julgava morto desde a Segunda Guerra, e que fora transformado pela organização criminosa em uma máquina de matar. A partir daí, uma batalha épica pelo controle dos aero-porta-aviões acontecerá, com direito a muitos tiros explosões e cenas espetaculares.
Obviamente, os efeitos especiais são fantásticos, incluindo muitas cenas com luz do dia, o que mostra a sofisticação da performance digital do filme. A atuação do trio principal é correta, aproveitando bem o contraste do inocente Rogers e da sensual Natasha.
Apesar de ser um produto voltado para o pouco exigente público juvenil, o filme levanta a discussão sobre o tema do armamento, onde alguns defendem que é preciso ter algo que ameace para que os outros temam e não ataquem.
O que o filme mostra, e reflete bem a realidade, é que não importa qual seja a intenção com que uma arma é criada, seja um estilingue ou uma bomba nuclear. A intenção real é a de quem está com o dedo no gatilho.
Não saia do cinema antes do final total dos créditos. Como já é tradição nestes filmes, existem duas cenas nos créditos, que dão dicas sobre as sequencias futuras. Não poderia deixar de ter também a tradicional “ponta” com Stan Lee, desta vez como guarda do museu do Capitão América.


Livros de cinema:

“O Cinema Pensa”

Para Julio Cabrera, grandes diretores de cinema como Ingmar Bergman, Alain Resnais, Stanley Kubrick ou mesmo Steven Spielberg não são apenas cineastas, são filósofos. No livro 'O cinema pensa', o autor defende sua teoria de que os filmes, mais do que experiências estéticas ou produtos de lazer para as massas, são conceitos-imagem, ferramentas poderosas para a exposição e a discussão de questões caras à humanidade. Seguindo esse raciocínio, Cabrera discute Roman Polanski com base em Santo Tomás de Aquino, compara Michelangelo Antonioni a Descartes, analisa Wim Wenders sob a ótica de Hegel e estabelece um paralelo entre Nietzsche e Oliver Stone, por exemplo. Cada capítulo do livro é dedicado a um tema, analisado sob o ponto de vista de um grande filósofo e de três ou quatro filmes consagrados. 400 p – Editora Rocco.


Lançamentos em DVD/Blu-Ray:

“Última Viagem a Vegas”

Billy (Michael Douglas), Paddy (Robert De Niro), Archie (Morgan Freeman) e Sam (Kevin Kline) são amigos desde a infância e hoje são senhores de idade. Quando Billy, o solteirão do grupo, decide enfim pedir em casamento sua namorada de trinta e poucos anos, ele e os amigos resolvem viajar até Las Vegas para reviver a juventude e curtir uma tremenda despedida de solteiro. O que eles não imaginavam é que a Las Vegas atual seria bem diferente da cidade que eles conheceram décadas atrás. O disco traz o filme com tela widescreen anamórfico e Áudio em Dolby Digital 5.1. (T. O.: “Last Vegas”)

“Caminhando com Dinossauros”

Em plena era dos dinossauros, quando estes gigantescos seres dominavam a Terra, um pequeno filhote luta para sobreviver em meio às ameaças da natureza. Já crescido, ele é separado dos pais e obrigado a confrontar uma realidade dura em que se luta o tempo todo pela sobrevivência. Não fosse o bastante, terá que lidar com uma rivalidade com o irmão, que é bem mais forte que ele.  Filme com formato de tela widescreen anamórfico e áudio em Dolby Digital 5.1. (T. O.: “Walking with Dinosaurs”)

“Rashomon”

Japão, século XI. Durante uma forte tempestade, um lenhador (Takashi Shimura), um sacerdote (Minoru Chiaki) e um camponês (Kichijiro Ueda) procuram refúgio nas ruínas de pedra do Portão de Rashomon. O sacerdote diz os detalhes de um julgamento que testemunhou, envolvendo o estupro de Masako (Machiko Kyô) e o assassinato do marido dela, Takehiro (Masayuki Mori), um samurai. Em flashback é mostrado o julgamento do bandido Tajomaru (Toshirô Mifune), onde acontecem quatro testemunhos, inclusive de Takehiro através de um médium. Cada um é uma "verdade", que entra em conflito com os outros.  O disco traz o filme com formato de tela widescreen anamórfico e Áudio em Dolby Digital 5.1. (T. O.: “Rashômon”)

“O Sonho de Wadjda”

Wadjda (Waad Mohammed) tem dez anos de idade, e mora no subúrbio de Riad, a capital da Arábia Saudita. Ela é uma garota teimosa e cheia de vida, que gosta de brincar com os garotos. Um dia, após uma disputa com o amigo Abdullah, ela vê uma bela bicicleta verde à venda. Wadjda gostaria de comprar a bicicleta, para superar o colega em uma corrida, mas na sociedade conservadora onde vivem, garotas não podem dirigir carros ou bicicletas. Ela decide então fazer de tudo para conseguir o dinheiro sozinha. Filme com tela widescreen anamórfico e Áudio em Dolby Digital 5.1. (T. O.: “Wadjda”)


quinta-feira, 10 de abril de 2014

Coluna Claquete – 11 de abril de 2014



Newton Ramalho

 

colunaclaquete@gmail.comwww.colunaclaquete.blogspot.com  - @colunaclaquete

 

O que está em cartaz

Nesta semana a nossa cidade vive uma situação curiosa, com um mínimo de filmes no circuito comercial, e um grande número de títulos disponíveis, graças ao Festival Varilux de Cinema Francês (vejam a programação na seção Especial). As estreias da semana são a aventura “Capitão América 2: O Soldado Invernal” e o drama nacional “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”. Continuam em cartaz o épico “Noé”, com Russell Crowe, a animação “Rio 2”, e a comédia nacional “S.O.S. – Mulheres ao Mar”. Lembro que a programação agora muda nas quintas-feiras.

Estreia 1: “Capitão América 2: O Soldado Invernal


Dois anos após os acontecimentos em Nova York mostrados em “Os Vingadores”, Steve Rogers (Chris Evans) continua seu dedicado trabalho com a agência S.H.I.E.L.D. e também segue tentando se acostumar com o fato de que foi descongelado e acordou décadas depois de seu tempo. Em parceria com Natasha Romanoff (Scarlett Johansson), também conhecida como Viúva Negra, ele é obrigado a enfrentar um poderoso e misterioso inimigo chamado Soldado Invernal, que visita Washington e abala o dia a dia da S.H.I.E.L.D., ainda liderada por Nick Fury (Samuel L. Jackson). A direção é de Anthony Russo e Joe Russo. “Capitão América 2: O Soldado Invernal” está em exibição nas Salas 4 e 7 do Moviecom, Salas 2, 3 e 7 do Cinemark, Salas 1, 2, 5 e 6 do Natal Shopping, e Salas 1, 3, 4 e 5 do Norte Shopping. Classificação indicativa 12 anos. Cópias dubladas e legendadas, 2D e 3D. (T. O.: “Captain America: The Winter Soldier”)

 

Estreia 2: “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho


Leonardo (Guilherme Lobo), um adolescente cego, tenta lidar com a mãe superprotetora ao mesmo tempo em que busca sua independência. Quando Gabriel (Fabio Audi) chega na cidade, novos sentimentos começam a surgir em Leonardo, fazendo com que ele descubra mais sobre si mesmo e sua sexualidade. A direção é de Daniel Ribeiro. O filme é um desdobramento do curta “Eu Não Quero Voltar Sozinho”, também de Daniel Ribeiro, lançado em 2010. “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho” está em exibição na Sala 2 do Moviecom, e na Sala 1 do Cinemark. Classificação indicativa 14 anos. (T. O.: “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”)

 

Especial: Festival Varilux de Cinema Francês 2014

Como já se tornou tradição, o Festival Varilux de Cinema Francês volta às telas dos cinemas brasileiros com o melhor da dramaturgia francesa recente. Em 2014, o festival chega a 45 cidades – Natal entre elas - e 70 salas de cinema. De 9 a 16 de abril o festival exibe uma seleção de 16 filmes, contemplando longas de maior impacto do ano de 2013, com os mais variados gêneros e os mais destacados diretores e atores do momento.
Os filmes serão exibidos na Sala 6 da Rede Moviecom, no Praia Shopping. A programação detalhada segue abaixo:
10/04 – 13h10 – “Uma Viagem Extraordinária” - T.S. Spivet, vive num rancho isolado de Montana. Garoto superdotado e apaixonado por ciência, ele inventou a máquina de movimento perpétuo, o que o fez receber um prêmio muito prestigioso. Sem dizer nada à família, ele parte sozinho para buscar sua recompensa, e atravessa os EUA num trem de carga. Mas, ninguém imagina que o feliz premiado só tem dez anos e carrega um segredo tão pesado... Cópia dublada, 3D - Livre

10/04 – 15h20 – “O Amor É um Crime Perfeito” - Professor de literatura na universidade de Lausannne, Marc tem a fama de colecionar aventuras amorosas com suas alunas. Alguns dias após o desaparecimento da mais brilhante entre elas que foi sua última conquista, ele encontra Anna que tenta saber mais sobre sua nora desaparecida. 14 anos

10/04 – 17h40 – “Eu, Mamãe e os Meninos” - A primeira lembrança que tenho da minha mãe foi quando tinha 4 ou 5 anos. Ela nos chamava, meus dois irmãos e eu, para o jantar dizendo : "Meninos e Guillaume, está na mesa !" e da última vez que falei com ela pelo telefone, ela desligou me dizendo: "Um beijo, minha querida"; pois é, digamos que entre essas duas frases, há alguns mal-entendidos. 14 anos

10/04 – 19h30 – “Um Amor em Paris” - Um Amor em Paris, inédito tanto no Brasil quanto na França, mostra a vida de um casal (Isabelle Huppert e Jean-Pierre Darroussin) que vive da criação de gado. A rotina traz segurança para Brigitte Lecanu (Huppert), no entanto ela começa a ficar entediada. Um dia, quando viaja à Paris para consultar o médico, descobre uma nova paixão. 14 anos

10/04 – 21h50 – “O Passado” - Após quatro anos de separação, Ahmad chega a Paris de Teerã, a pedido de Marie, sua esposa francesa, para assinar o divórcio deles. Durante sua estada, ele descobre a relação conflituosa entre Marie e sua filha, Lucie. Os esforços de Ahmad para tentar melhorar essa relação vão revelar um segredo do passado. 14 anos

11/04 – 13h35 – “Suzanne” - Filha-mãe na adolescência, Suzanne vive com seu pai caminhoneiro e sua irmã, da qual é inseparável. Sua vida muda quando ela se apaixona por Julien, ladrãozinho que a leva para sua vida de vagabundo. Segue a fuga, a prisão, o amor louco que ela persegue até abandonar tudo para trás... 14 anos

11/04 – 15h35 – “Uma Relação Delicada” - Vítima de uma hemorragia cerebral, Maud, cineasta, acorda uma manhã hemiplégica e diante de uma solidão inexorável. Presa à cama, mas determinada a continuar seu filme, ela conhece Vilko, embusteiro de gente famosa, ao assistir a um programa na televisão. Maud o quer em seu próximo filme. Eles se encontram. Ele não a deixa mais, tira tudo o que ela tem, mas lhe dá alegrias. 14 anos

11/04 – 17h45 – “Yves Saint Laurent” - Paris, 1957. Com apenas 21 anos, Yves Saint Laurent assume a famosa marca de alta costura fundada por Christian Dior, falecido recentemente. Em seu primeiro desfile triunfal, ele conhece Pierre Bergé, um encontro que irá mudar sua vida. 14 anos

11/04 – 20h00 – “Uma Juíza Sem Juízo” - Ariane Felder está grávida! É ainda mais surpreendente por ser uma jovem juíza de hábitos rígidos e solteira convicta. Mas o pior, é que o pai da criança é nada menos que Bob, um criminoso perseguido por uma terrível agressão! Ariane, que não se lembra de nada, tenta então entender o que pode ter acontecido e o que a aguarda... 14 anos

11/04 – 21h50 – “Antes do Inverno” - Paul é um neurocirurgião de 60 anos, casado com Lucie. Um dia, buquês de rosa começam a ser entregues de forma anônima na casa deles no mesmo momento em que Lou, uma jovem de 20 anos não para de cruzar o caminho de Paul. Então as máscaras começam a cair: será que todos são realmente o que fingem ser? Ainda há tempo, antes velhice, de ousar revelar os subentendidos e os segredos? 14 anos

12/04 – 13h35 – “Um Plano Perfeito” - Para evitar a maldição que destrói todos os primeiros casamentos da sua família, Isabelle tem uma estratégia para se casar com o homem que ama: encontrar um tolo, se casar com ele e se divorciar. Um plano perfeito se o alvo não fosse o infernal Jean-Yves Berthier, redator de um guia de viagem que ela vai acompanhar do Kilimanjaro a Moscou. 14 anos
12/04 – 15h50 – “Uma Viagem Extraordinária” - Cópia dublada

12/04 – 18h05 – “Lulu, Nua e Crua” - Após uma entrevista de emprego que não é boa, Lulu decide não voltar para casa e parte deixando o marido e seus três filhos. Ela não premedita nada. Ela se concede alguns dias de liberdade sem outro projeto além de aproveitar plenamente. No caminho, ela cruza pessoas que também estão na beirada do mundo. Três encontros decisivos vão ajudar Lulu a reencontrar uma antiga conhecida que ela perdeu de vista: ela mesma. 14 anos
12/04 – 20h00 – “Eu, Mamãe e os Meninos”
12/04 – 21h50 – “O Amor É um Crime Perfeito”

13/04 – 13h40 – “Grandes Garotos” - Logo depois de ficar noivo, Thomas conhece seu futuro sogro Gilbert, casado há 30 anos com Suzanne. Gilbert, desiludido, está convencido de que deixou a vida passar por causa do seu casamento. Ele dissuade Thomas a se casar com sua filha Lola e o motiva a abandonar tudo junto com ele. Eles se lançam numa nova vida de garotos, cheia de peripécias, convencidos de que a liberdade é isso. Mas, qual é o preço de retomar seus sonhos de adolescente? 14 anos

13/04 – 15h45 – “Os Incompreendidos” Homenagem a Truffaut - O filme narra a história do jovem parisiense Antoine Doinel, um garoto de 14 anos que se rebela contra o autoritarismo na escola e o desprezo dos pais Gilberte e Julien Doinel. Rejeitado, Antoine passa a faltar as aulas para frequentar cinemas ou brincar com os amigos, principalmente René. Com o passar do tempo, vivenciará algumas descobertas e cometerá pequenos delitos em busca de atenção. 14 anos
13/04 – 17h50 – “Suzanne”

13/04 – 19h50 – “Um Belo Domingo” - Baptiste é professor no sul da França. Na véspera de um fim de semana, contra sua vontade, ele herda Mathias, um dos seus alunos esquecido na saída da escola por um pai negligente. Mathias leva Baptiste até sua mãe, Sandra. Em um dia os três se apaixonam. Mas Sandra tem que ir embora, fugir de uma ameaça por causa de uma dívida. Para ajudá-la Baptiste deverá voltar às origens da sua vida, ao que ele tem de mais doloroso. 14 anos
13/04 – 21h50 – “Yves Saint Laurent”
14/04 – 13h10 – “Eu, Mamãe e os Meninos”
14/04 – 15h00 – “O Passado”
14/04 – 17h35 – “Um Amor em Paris”
14/04 – 19h55 – “Lulu, Nua e Crua”
14/04 – 21h50 – “Uma Relação Delicada”
15/04 – 13h35 – “Uma Juíza Sem Juízo”
15/04 – 15h25 – “Um Belo Domingo”
15/04 – 17h25 – “Antes do Inverno”
15/04 – 19h35 – “Uma Viagem Extraordinária” Cópia legendada

15/04 – 21h50 – “A Grande Volta” - François é apaixonado pelo Tour de France. Demitido por seu patrão e abandonado pela mulher, ele vai fazer a Grande Boucle saindo um dia antes dos profissionais. Ele é logo seguido pelos outros, inspirados por seu desafio. Os obstáculos são inúmeros mas os rumores da sua proeza se espalham. As mídias se inflamam, os passantes o aclamam, o Maillot Jaune se enfurece. François deve ser detido! 14 anos
16/04 – 13h35 – “Yves Saint Laurent”
16/04 – 15h50 – “A Grande Volta”
16/04 – 17h55 – “Uma Juíza Sem Juízo”
16/04 – 19h45 – “Grandes Garotos”
16/04 – 21h50 – “Um Plano Perfeito”

Livros de cinema:

“Fundamentos da Produção Cinematográfica”

Unindo linguagem acessível e material altamente visual, Jane Barnwell explica, de modo claro e conciso, todo o processo de produção que resulta no produto final com que estamos tão familiarizados – o filme. Dividida em dez capítulos, esta obra estabelece uma divisão do trabalho dentro da produção cinematográfica e mostra como diferentes departamentos se unem para produzir um filme. São discutidos tópicos como a estrutura da equipe de filmagem, a criação do roteiro, as etapas da produção e a direção, o design de produção, os elementos a serem considerados nas áreas de cinematografia e som, a pós-produção e as questões de produção de sentidos. Um capítulo de apêndice traz ainda uma relação de filmes obrigatórios para qualquer amante do cinema, fontes de consulta e “minientrevistas” com profissionais da área. 208 p – Editora Bookman.


Lançamentos em DVD/Blu-Ray:

“O Hobbit: A Desolação de Smaug”

Após iniciar sua jornada ao lado de um grupo de anões e de Gandalf (Ian McKellen), Bilbo Bolseiro (Martin Freeman) segue em direção à Montanha Solitária, onde deverá ajudar seus companheiros de missão a retomar a Pedra de Arken, que fará com que Thorin  (Richard Armitage) obtenha o respeito de todos os anões e o apoio na luta para retomar seu reino. O problema é que o artefato está perdida em meio a um tesouro protegido pelo temido dragão Smaug (voz de Benedict Cumberbatch). Ao mesmo tempo, Gandalf investiga uma nova força sombria que surge na Terra Média. O disco traz o filme com tela widescreen anamórfico e Áudio em Dolby Digital 5.1. (T. O.: “The Hobbit : The Desolation of Smaug”)

“Cinzas”

James (Jim Sturgess) quer se reconectar com seu pai, Frank (Ray Winstone), depois de muitos anos, mas descobre que eles está sendo mantido em uma residência para pessoas com problemas mentais, pois foi diagnosticado com Alzheimer. Ele tira o pai da casa de repouso mas o faz cedo demais: o homem não se lembra de seu filho e, quando o passado dele vem à tona, Frank se mostra uma pessoa diferente do que James conhecia, alguém que se envolveu em situações complicadas - até então irreais para James - e com criminosos. Quando um deles (Luke Evans) vai atrás dos dois cobrando uma antiga dívida de Frank, James tem que convencer o homem que seu pai não se lembra do que fez.  Filme com formato de tela widescreen anamórfico e áudio em Dolby Digital 5.1. (T. O.: “Ashes”)

“Questão de Tempo”

Ao completar 21 anos, Tim (Domhnall Gleeson) é surpreendido com a notícia dada por seu pai (Bill Nighy) de que pertence a uma linhagem de viajantes no tempo. Ou seja, todos os homens da família conseguem viajar para o passado, bastando apenas ir para um local escuro e pensar na época e no local para onde deseja ir. Cético a princípio, Tim logo se empolga com o dom ao ver que seu pai não está mentindo. Sua primeira decisão é usar esta capacidade para conseguir uma namorada, mas logo ele percebe que viajar no tempo e alterar o que já aconteceu pode provocar consequências inesperadas. O disco traz o filme com formato de tela widescreen anamórfico e Áudio em Dolby Digital 5.1. (T. O.: “About Time”)

“Os Belos Dias”

Quando decide de aposentar, Caroline (Fanny Ardant) não sabe muito bem como ocupar o seu tempo. Ele pensa em viajar, pensa em conhecer novas pessoas... Até encontrar o jovem Julien (Laurent Laffite), com quem passa uma ótima tarde. Apesar da diferença de idade, os dois iniciam uma relação amorosa. Mas Caroline é casada, e seu marido Philippe (Patrick Chesnais) vai fazer o que for necessário para recuperar sua esposa. O título remete ironicamente ao que chamamos no Brasil de “melhor idade”. Filme com tela widescreen anamórfico e Áudio em Dolby Digital 5.1. (T. O.: “Les Beaux Jours”)

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Coluna Claquete – 04 de abril de 2014


Newton Ramalho

 

colunaclaquete@gmail.comwww.colunaclaquete.blogspot.com  - @colunaclaquete

 

O que está em cartaz

No início da semana, foi lembrado o triste aniversário do golpe militar que implantou o regime de exceção. O que choca mais não são os relatos dos que sofreram pelo regime, mas pelos alienados que negam que tenha existido ou os que desejam a sua volta. Enquanto isso, nos cinemas, as estreias da semana são o épico “Noé”, com Russell Crowe, e “A Grande Beleza”, na sessão Cine Cult. Continuam em cartaz a animação “Rio 2” (vejam a resenha em Filme da Semana), o drama nacional “Entre Nós”, a comédia nacional “S.O.S. – Mulheres ao Mar”, e “300 – A Ascensão do Império”. Nas programações exclusivas, o Moviecom exibe “Alemão”, “Namoro ou Liberdade?”, e “Need For Speed – O Filme”. Lembro que a programação agora muda nas quintas-feiras.

Estreia 1: “Noé


Adaptação da história bíblica da Arca de Noé. Noé (Russell Crowe) vive com a esposa Naameh (Jennifer Connelly) e os filhos Sem (Douglas Booth), Cam (Logan Lerman) e Jafé (Leo McHugh Carroll) em uma terra desolada, onde os homens perseguem e matam uns aos outros. Um dia, Noé recebe uma mensagem do Criador de que deve encontrar Matusalém (Anthony Hopkins). Durante o percurso ele acaba salvando a vida da jovem Ila (Emma Watson), que tem um ferimento grave na barriga. Ao encontrar Matusalém, Noé descobre que ele tem a tarefa de construir uma imensa arca, que abrigará um casal de cada espécie de animal que exista sobre a Terra, durante um dilúvio que acabará com a vida no mundo, de forma a que a visão do Criador possa ser, enfim, resgatada.  A direção é de Darren Aronofsky. “Noé” está em exibição nas Salas 4 e 6 do Moviecom, Salas 2 e 6 do Cinemark, Salas 1, 5 e 6 do Natal Shopping, e Salas 1, 4 e 6 do Norte Shopping. Classificação indicativa 14 anos. Cópias dubladas e legendadas, 2D e 3D. (T. O.: “Noah”)

 

Estreia 2: “A Grande Beleza (Sessão Cine Cult)


Em Roma, durante o verão, o escritor Jap Gambardella (Toni Servillo) reflete sobre sua vida. Ele tem 65 anos de idade, e desde o grande sucesso do romance "O Aparelho Humano", escrito décadas atrás, ele não concluiu nenhum outro livro. Desde então, a vida de Jep se passa entre as festas da alta sociedade, os luxos e privilégios de sua fama. Quando se lembra de um amor inocente da sua juventude, Jep cria forças para mudar sua vida, e talvez voltar a escrever. “La Grande Bellezza” foi selecionado na competição oficial do festival de Cannes em 2013. A direção é de Paolo Sorrentino. “A Grande Beleza” está em exibição na Sala 7 do Cinemark, na sessão de 19h00. Classificação indicativa 14 anos. (T. O.: “La Grande Bellezza”)

Pré-Estreia: “Capitão América 2: O Soldado Invernal


Dois anos após os acontecimentos em Nova York mostrados em “Os Vingadores”, Steve Rogers (Chris Evans) continua seu dedicado trabalho com a agência S.H.I.E.L.D. e também segue tentando se acostumar com o fato de que foi descongelado e acordou décadas depois de seu tempo. Em parceria com Natasha Romanoff (Scarlett Johansson), também conhecida como Viúva Negra, ele é obrigado a enfrentar um poderoso e misterioso inimigo chamado Soldado Invernal, que visita Washington e abala o dia a dia da S.H.I.E.L.D., ainda liderada por Nick Fury (Samuel L. Jackson). A direção é de Anthony Russo e Joe Russo. “Capitão América 2: O Soldado Invernal” terá pré-estreia na próxima quarta-feira, na sessão de meia-noite, na Sala 2 do Cinemark. Classificação indicativa 12 anos. (T. O.: “Captain America: The Winter Soldier”)

 

Filme da Semana: “Rio 2”

Desde os idos da Segunda Guerra Mundial, quando os Estados Unidos cortejavam o Brasil para que lutasse ao seu lado, e várias missões culturais nos visitaram, sempre houve a esperança de unir a criatividade brasileira com os recursos de Hollywood. Bom, o samba nunca predominou sobre o rock, como o pessoal sonhava, mas, de vez em quando vemos algum brilho tupiniquim nas plagas do tio Sam. É o caso da recente estreia, “Rio 2”, animação escrita e dirigida pelo brasileiro Carlos Saldanha.
Como o próprio título indica, o filme atual é a sequência de “Rio”, de 2011, animação que alcançou um tremendo sucesso de público, com as aventuras de Blu e Jade, supostamente as últimas araras-azuis, no Rio de Janeiro.
Embora estivesse sob a batuta de Carlos Saldanha, um brasileiro radicado nos Estados Unidos há mais de vinte anos, “Rio” teve algumas liberdades poéticas que desagradaram os espectadores nacionais, mostrando nas telas um Brasil mais parecido com aquele que existe na imaginação dos americanos.
No filme atual, Saldanha parece ter mais domínio, e consegue levar às telas uma Amazônia com alguns problemas reais, como a exploração ilegal de madeira e animais silvestres, o desmatamento, etc.. Obviamente, tudo é muito colorido e animado, com direito belíssimas imagens que aproveitam bem o recurso da exibição em 3D.
Do Rio de Janeiro, o filme mostra pouco, apenas o início, numa feérica festa de réveillon com muita música, fogos de artifício, e até uma rave animal – literalmente! – em pleno monumento do Cristo Redentor.
Blu (voz de Jesse Eisenberg no original, e de Gustavo Pereira na dublagem nacional) e Jade (Anne Hathaway / Adriana Torres) vivem em uma reserva ecológica mantida por Túlio (Rodrigo Santoro nas duas versões) e Linda (Leslie Mann / Sylvia Salustti). A família cresceu, e já existem mais três araras-azuis no pedaço: Carla (Rachel Crow / Ana Elena), Bia (Amandla Stenberg / Bruna Laynes) e Tiago (Pierce Gagnon / Yago Machado). Os amigos do primeiro filme continuam por perto: o tucanaçu Rafael (George Lopez / Luiz Carlos Persy), o canário Nico (Jamie Foxx / Alexandre Moreno) e o cardeal Pedro (will.i.am / Mauro Ramos).
A aventura começa quando Tulio e Linda, que tinham ido para a Amazônia devolver um pássaro ao seu ambiente natural, descobrem uma arara-azul no habitat natural. Quando Jade vê a notícia na TV, ela convence Blu a viajar até lá, para ajudar Tulio e Linda, e, quem sabe, encontrar mais indivíduos de sua espécie.
A viagem é um pouco acidentada, pois Blu, sempre acostumado a confiar na tecnologia dos humanos, leva o grupo em uma rota errática, que passa por Ouro Preto, Brasília e Salvador, antes de chegar ao seu destino final. No caminho, um antigo inimigo reaparece, a cacatua Nigel (Jemaine Clement / Guilherme Briggs), que jurou vingança, e tem como aliados o tamanduá Carlitos, com uma língua de 1001 utilidades, e Gabi (Kristin Chenoweth / Sheila Dorfman), uma rãzinha tóxica super dramática.
O resultado termina sendo muito mais impactante para Jade, pois ela reencontra não apenas o grupo de que fazia parte na infância, mas, também, a família, na figura do pai, Eduardo (Andy Garcia / Hercules Franco), o líder do bando, a tia Mimi (Rita Moreno) e do bonitão amigo de infância Roberto (Bruno Mars / Manolo Rey).
Se para Jade tudo está maravilhoso, para Blu as coisas parecem ir de mal a pior. Ele não consegue entender-se com o sogro, sente falta das comodidades a que está acostumado, e não consegue encontrar Linda e Túlio. Para completar, ele arranja confusão com um grupo de araras vermelhas, e logo o bando de madeireiros ilegais virá destruir o cantinho das aves!
O filme demora um pouco para engrenar, com alguns personagens pouco encaixados na história. Contudo, o clímax é bem intenso, na batalha dos bichos com os bandidos, unindo ação e humor, de forma bem divertida.
A trilha sonora, que teve a produção de Sérgio Mendes contém canções de Carlinhos Brown, e a voz de Milton Nascimento, na música “Favo de Mel”. O ritmo brasileiro já se faz notar na introdução do logo da 20th Century Fox, e permeia pelo filme todo. Algumas referências a “Cats” e “Flashdance” são surpresas deliciosas, bem como a interpretação de “I Will Survive” pelo vilão Nigel.
Embora dirigida para o público infantil, “Rio 2” deve agradar a família toda como um programa leve e divertido.

Livros de cinema:

“Telenovela - Um Olhar do Cinema”

Neste livro, José Roberto Sadek mostra que as telenovelas são uma maneira moderna de contar histórias. O autor baseia-se em estudos consagrados sobre as narrativas do cinema clássico e aplica-os às telenovelas, mostrando ângulos pouco conhecidos. Na primeira parte do livro, traça um breve histórico da telenovela; na segunda, compara a estrutura dramática do cinema clássico com a das telenovelas; na terceira parte, aborda os personagens principais e secundários; por fim, trata do tempo na narrativa e do espaço em que as cenas se desenvolvem. Nas comparações que faz entre filme e telenovela, o autor revela os segredos dessas duas modalidades, com exemplos de histórias consagradas. 152 p – Editora SUMMUS.

Lançamentos em DVD/Blu-Ray:

“Pra Frente, Brasil”

Em 1970, o Brasil vibra com a Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo do México. Enquanto isso, prisioneiros políticos são torturados por agentes da repressão oficial e inocentes também acabam sendo vítimas dessa violência. Jofre Godoi da Fonseca (Reginaldo Faria) é um pacato trabalhador de classe média, casado com Marta (Natália do Valle), com quem tem dois filhos. Miguel (Antonio Fagundes), seu irmão, goza dos mesmos privilégios que ele, apesar de amar Mariana (Elizabeth Savalla), uma guerrilheira de esquerda. Quando Jofre divide um táxi com um militante de esquerda, é tido como "subversivo" pelos órgãos de repressão. É preso e submetido a inúmeras sessões de tortura. Miguel e Marta tentam encontrá-lo através dos meios legais, mas se deparam com a relutância da polícia em investigar o desaparecimento. O disco traz o filme com tela widescreen anamórfico e Áudio em Dolby Digital 5.1. (T. O.: “Pra Frente, Brasil”)

“O Que é Isso, Companheiro?”

O jornalista Fernando (Pedro Cardoso) e seu amigo César (Selton Mello) abraçam a luta armada contra a ditadura militar no final da década de 60. Os dois alistam num grupo guerrilheiro de esquerda. Em uma das ações do grupo militante, César é ferido e capturado pelos militares. Fernando então planeja o sequestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Burke Elbrick (Alan Arkin), para negociar a liberdade de César e de outros companheiros presos. Filme com formato de tela widescreen anamórfico e áudio em Dolby Digital 5.1. (T. O.: “O Que é Isso, Companheiro?”)

“Hércules 56”

Na semana da independência de 1969 o embaixador americano no Brasil, Charles Burke Elbrick, foi sequestrado. Em sua troca foi exigida a divulgação de um manifesto revolucionário e a libertação de 15 presos políticos, que representam diversas tendências políticas que se opunham à ditadura militar. Banidos do território nacional e com a nacionalidade cassada, eles são levados ao México no avião da FAB Hércules 56. Através de entrevistas com os sobreviventes os fatos desta época são relembrados.  O disco traz o filme com formato de tela widescreen anamórfico e Áudio em Dolby Digital 5.1. (T. O.: “Hércules 56”)

“Zuzu Angel”

Brasil, anos 60. A ditadura militar faz o país mergulhar em um dos momentos mais negros de sua história. Alheia a tudo isto, Zuzu Angel (Patrícia Pillar), uma estilista de modas, fica cada vez mais famosa no Brasil e no exterior. Paralelamente, seu filho, Stuart (Daniel de Oliveira), ingressa na luta armada, que combatia as arbitrariedades dos militares. Numa noite Zuzu recebe uma ligação, dizendo que "Paulo caiu", ou seja, Stuart tinha sido preso pelos militares. As forças armadas negam, mas, algum tempo depois, ela recebe uma carta dizendo que Stuart foi torturado até a morte na aeronáutica. Então ela inicia uma batalha para localizar o corpo do filho e enterrá-lo. Zuzu vai se tornando uma figura cada vez mais incômoda para a ditadura, a ponto de acontecer o que ela mesma previra. Filme com tela widescreen anamórfico e Áudio em Dolby Digital 5.1. (T. O.: “Carrie”)